quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Coleção de Graphic Novels DC Comics Eaglemoss - O que Já Saiu? - Lista de Lançamentos - Atualizada - Novembro/2017!!

Nº 01 - Batman: Silêncio - Parte 1; Nº 02 - Batman: Silêncio - Parte 2; Nº 03 - Superman: O Último Filho; Nº 04 - Liga da Justiça: Torre de BabelNº 05 - Superman - Batman: Inimigos Públicos; Nº 06 - Batman: O Longo Dia das Bruxas - Parte 1; 07 - Batman: O Longo Dia das Bruxas - Parte 2; 08 - Superman: O Homem de Aço.

Bem amigos... Depois de um tempo relativamente longo de espera, eis que uma das coleções mais esperadas de Graphic Novels chega definitivamente às bancas e livrarias de nosso país. Completando o time ao lado de outras duas coleções da Editora Salvat, a Coleção de Graphic Novels - Os Heróis Mais Poderosos da Marvel - 2015 (Capa Vermelha) e a Coleção Oficial de Graphic Novels Salvat - 2013 (Capa Preta), esta coleção da Eaglemoss vem trazer à todos nós sagas e arcos considerados importantes na mitologia dos grandes heróis e super-grupos da DC. Lançada a partir de um possível acordo com a PANINI (Editora que detém os direitos de publicação destes personagens no Brasil) esta coleção possui alguns atrativos que, embora sejam parecidos com aqueles vistos nas suas duas contra-partes da Salvat, estão aqui aprimorados em minha opinião.

Nº 09 - Liga da Justiça da América: Ano Um - Parte 1Nº 10 - Liga da Justiça da América: Ano Um - Parte 2; Nº 11 - Batman: Morte em Família; Nº 12 - Lex Luthor: O Homem de Aço; Nº 13 - Liga da Justiça da América: Terra 2Nº 14 - Superman/Batman: SupergirlNº 15 - Batman: O Nascimento do Demônio - Parte 1; Nº 16 - Batman: O Nascimento do Demônio - Parte 2.

Diferentemente das coleções da Salvat, a da Eaglemoss conta com um sistema de assinatura, o que não podemos deixar de reconhecer que é um diferencial. Outro ponto que me pareceu digno de menção positiva é o acabamento de cada encadernado que conta com uma capa brilhante e não fosca como os da Salvat. A estrutura de cada volume obedece uma apresentação interessante e já adotada pelos encadernados das coleções da Marvel/Salvat, porém aqui pareceu-me melhorada. Além de contar com a aventura principal do personagem/grupo, a aventura extra do volume traz quadrinhos clássicos da Era de Ouro ou Prata que incluem: 1) a 1ª aparição de personagens emblemáticos como Batman e Superman; 2) origens de determinados personagens (sejam eles heróis ou vilões); 3) as primeiras parcerias entre heróis; e 4) alguns momentos importantes de suas vidas. Ou seja, em minha opinião a reapresentação da trajetória clássica dos personagens foi expandida dentro desta coleção, trazendo material histórico mais amplo e raro da editora.

Nº 17 - Mulher-Maravilha: O Círculo; Nº 18 - Superman: Brainiac; Nº 19 - Liga da Justiça da América: O Prego; Nº 20 - Os Novos Titãs: O Contrato de Judas;  Nº 21 - Mulher-Maravilha, Batman e Superman: Trindade; Nº 22 - Mulher-Gato: Um Crime Perfeito; Nº 23 - Mulher-Gato: A Trilha da Mulher-Gato; Nº 24 - Superman: A Morte do Superman.

Além disso, cada história, seja ela a história-título ou a extra, são precedidas de uma explicação que a situa dentro de um contexto, permitindo uma maior compreensão para o leitor jovem e mesmo para aquele mais experiente. Por fim, outro atrativo ímpar é a arte da lombada de ninguém menos que Alex Ross. A decisão de lançar os volumes já com a arte da lombada coincidente e na sequencia (algo já adotado também na coleção de capa vermelha da Salvat) é a mais acertada, pois permite ao fã a apreciação do painel já em seus volumes iniciais. Soma-se a isso a possibilidade de se detectar qualquer problema relacionado à justaposição de cada lombada já de início, evitando ter que se esperar os números vindouros para se ter uma ideia se a arte está ou não coincidindo entre cada edição. Erros ortográficos precisam ser evitados a todo custo, já que o fã se sente extremamente ofendido ao comprar um material tão belo com erros ortográficos grosseiros tal qual ocorreu com alguns números da Coleção de Capa Vermelha da Salvat.

Nº 25 - Lobo: Sem LimitesNº 26 - Mulher-Maravilha: Paraíso Perdido; Nº 27 - Liga da Justiça: Justiça - Parte 1Nº 28 - Liga da Justiça: Justiça - Parte 2; Nº 29 - Superman e Batman: Poder Absoluto; Nº 30 - Lanterna Verde: Crepúsculo Esmeralda/Novo Amanhecer; Nº 31 - Arlequina - Prelúdios e Trocadilhos; Nº 32 - Arqueiro Verde: O Espírito da Flecha - Parte 1.

Nº 33 Arqueiro Verde: O Espírito da Flecha - Parte 2; Nº 34 Batman: O Homem que Ri & Asilo Arkham; Nº 35 - DC - A Nova Fronteira - Parte 1; Nº 36 - DC - A Nova Fronteira - Parte 2; Nº 37 - Superman e Batman: Vingança Máxima!; Nº 38 - Mulher-Maravilha: Deuses e Mortais; Nº 39 Batman: Estranhas Aparições; Nº 40 - Superman e Batman: Inimigos Entre Nós.

Nº 41 - Arqueiro Verde - Ano Um; Nº 42 Batman - Sina Macabra; Nº 43 Batman - Descanse em Paz; Nº 44 - Flash - Nascido para Correr; Nº 45 - Robin - Ano Um; Nº 46 - Superman e Batman: Tormento; Nº 47 - Mulher-Maravilha: Os Olhos da Górgona; Nº 48 - Batgirl - Ano Um. 

Nº 49 - Justiça Jovem - Uma Nova liga; Nº 50 - Flash - O Retorno de Barry Allen; Nº 51 - Batman - Amantes e Loucos; Nº 52 - Arqueiro Verde - Os Caçadores; Nº 53 - O Bravo e o Audaz - Os Donos da Sorte.

Bem amigos... Manterei os lançamentos atualizados aqui para que possam servir de consulta a todos nós! Sem dúvida nenhuma vivemos uma época ímpar para qualquer colecionador de quadrinhos, com tantas sagas Marvel e DC lançadas em coleções incríveis. É isso aí! Grande abraço à todos!!

31 comentários:

  1. Aháá sabia que teria um post para abrir essa coleção!
    Já adquiri o meu primeiro volume.
    Eu concordo com você e acho que realmente deram uma evoluída. Principalmente se comparada com a rival coleção vermelha da SALVAT que regrediu em qualidade (revisão ortográfica por exemplo).
    O único ponto que me deixa um pouco apreensivo é o fato de que a coleção teste.. as lobadas me pareceram um tanto torta. Depois do fiasco das primeiras 4 edições, a SALVAT enviou livros novos para os mais persistentes acabando com essa frustração.
    Como é sequencial, você percebe desde o início o erro e acaba ficando um pouco desanimado se você for uma pessoa detalhista como eu rsrs
    Espero que tenham consertado isso

    Abração, sempre bom acompanhar os seus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí grande DENIS!!!! Blz cara!!?!??

      Valeu pela presença amigo!!

      Acho que será saudável esta concorrência para a evolução destas Coleções de Graphic Novels em nosso país. A Salvat até o momento era a líder e acredito que com a entrada da Eaglemoss ela deverá se cuidar mais, sobretudo em relação a estes pequenos detalhes que não custam muito consertar e sem dúvida nenhuma deterioram bastante o material (Ex. os erros ortográficos!).

      Essa questão da lombada é importante. Pois acaba sendo um "BRINDE" vamos dizer assim. Não tenho conhecimento técnico para saber o quão difícil é o trabalho gráfico e de impressão para deixar essas lombadas alinhadas. Mas em pleno Século 21 acredito que não seja muito difícil. Entendo sua colocação sobre o desânimo do fã ao ver logo de cara a lombada desalinhada. Um ponto positivo é que podemos logo reclamar.

      Valeu Denis!! Vindo a São Paulo não deixe de me avisar para marcarmos um Café Nerd!!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Marcelo, tudo bem?

    Novamente, parabéns pela postagem!
    Pretendo adquirir alguns exemplares desta coleção, vou ir acompanhando e vendo os que me despertam maior interesse.

    Um abraço.

    Att,
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!! Valeu Gabriel!!

      Agradeço bastante sua presença, comentário e elogio!

      Fico contente que a postagem possa te ajudar a acompanhar. Apareça sempre e quando quiser deixe sua opinião sobre as Histórias dos encadernados que vc ler!

      Abração!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Achei mesmo que essa coleção aprendeu com os erros da Salvat e trás um material mais maduro. Outro atrativo que você não comentou, é o fato dessa coleção trazer muitos títulos que estão esgotados no Brasil, como a Morte do Superman, e a própria estreia Batman Silêncio. Essa vou colecionar pois consegui pegar no começo, os da Salvat quem sabe se um dia eu conseguir os primeiros números sem ter de vender um rim eu compre rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Bruno!! Blz!?

      Legal te encontrar aqui no BLOG!

      Você tem toda razão Bruno. Comentei bastante sobre a apresentação física dos volumes e praticamente nada sobre seu conteúdo. Esse detalhe que vc coloca faz diferença com certeza, ou seja, os arcos escolhidos para fazerem parte da coleção.

      Uma HQ que gostaria muito de ver publicada seria "Superman: A foice e o martelo". Nas listas que foram divulgadas contendo todos os títulos eu não encontrei menção a essa HQ, mas espero que tais listas sofram alteração e incluam esta HQ.

      Puxa! Realmente fica complicado dar conta de tantas coleções. Tem toda razão.

      Quando quiser apareça para comentar suas impressões sobre os títulos!

      Espero vê-lo no próximo domingo (25/10) no Encontro do Vórtice Fantástico!

      Abração!!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Olá Marcelo, tudo bem?
    Você já adquiriu as três primeiras edições? Os erros que o pessoal está comentando na primeira edição são verídicas? Tipo a falta da imagem da Arlequina?
    O que eu sinto falta é de uma lista oficial das sessenta edições. Tenho interesse pela Guerra dos Anéis, e se não sair pela Eaglemoss tenho que correr atrás das edições da Panini. E acho que muitos tem a mesma dúvida em relação à Crise.
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos.. Tudo bem?

      Desculpe a demora em te responder amigo! Além da correria eu queria olhar as edições da Eaglemoss primeiro para poder te responder melhor a sua dúvida! Olha... Dei uma olhada geral no encadernados que comprei e não vi nenhuma falha não. Pode ser que um olhar mais "cirúrgico" consiga ver os defeitos na edição 01. Mas eu não identifiquei.

      Então... Sobre a lista oficial das edições eu já vi muitos sites emitindo a lista completa. Mas fico me perguntando se elas estão certas mesmo. Pois quando a coleção é publicada sempre há uma ou outra mudança em relação ao material original.

      Acho que Crise nas Infinitas Terras deve sair sim. Uma que eu gostaria muito que saísse seria "A Foice e o Martelo" do Superman.

      Eu não a vi nas listas divulgadas ate agora, por isso gostaria que estivessem erradas.

      Bom Carlos... É isso aí! Desculpe mais uma vez a demora da resposta amigo!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Oi Marcelo! Só pra avisar que já saiu no site de assinatura dessa coleção da Eaglemoss os títulos das edições até o número 10. São 5- Superman/Batman Inimigos Públicos, 6- Longo Dia das Bruxas parte 1, 7- Longo Dia das Bruxas parte 2, 8- Superman o Homem de Aço, 9- LJA Ano Um parte 1, 10- LJA Ano Um parte 2.

    Com certeza pretendo acompanhar essa coleção! Mesmo já tendo vários dos títulos anunciados, em especial os do Batman, acho que o material vale muito a pena. Sem contar a beleza que ficará a estante após completar essa lombada hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laís! Tudo bem!?

      Sempre bom encontrar seu comentário por aqui! Valeu pela dica. Estamos todos ansiosos pelo andamento desta coleção. Por isso toda informação é bem vinda!

      Conforme comentei acima, queria muito que saísse "A Foice e o Martelo" do Superman, mas nas listas que tenho visto por aí em alguns sites, este arco não está entre os lançamentos. Por isso torço para que tais listas não estejam totalmente corretas. rs rs

      Fui lá no site oficial da Eaglemoss conferir e vc tem razão Laís, já colocaram mesmo os volumes que sairão até o numero 10.

      Sobre comprar novamente alguns arcos que já temos eu concordo com vc. O material é especial, possui muitos extras, tem um acabamento muito bom e no final forma a tão linda imagem do Alex Ross!!

      Vou comprar também, ainda que uma ou outra HQ eu tenha repetida.

      Valeu Laís! Apareça mais vezes!

      Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Oi Marcelo fazia tempo que eu não deixava um comentário aqui, mas sempre estou acompanhando suas dicas e aqui tem sempre ótimas matérias. Estava achando pesado fazer a assinatura em 12 parcelas de 152,00, até porque já faço das miniaturas tanto da Marvel, como as da DC, mas nesses dias ficou disponibilizado em 10 parcelas de 96,00 para as 30 primeira edições e aí não teve jeito amigo, fiz na hora, o grande problema para mim é que a mesma vai começar a ser entregue a partir do número 02, e espero que mais para frente a Eaglemoss disponibilize o número 01 para venda na sua loja virtual, para que a coleção não fique incompleta. Outra coisa,estou comprando também as da Salvat capa preta e até agora na minha região já saíram 45 edições e tenho todas. Quanto a coleção capa Vermelha, infelizmente tinha muita vontade de fazer, mas na minha cidade só chegou o número 02 e até hoje não veio mais nada, o que é uma pena, pois é uma coleção muito boa também. Uma falha da Salvat, é justamente a falta de assinatura, pois em cidades como a minha que muitas vezes não chega uma coleção como essa, a assinatura se torna essencial. Espero também que mais para frente se disponibilize de novo essa coleção e que venha para minha região. Abraços amigo e continue com este ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcílio! Blz, amigo!?

      Realmente fazia algum tempo que não lia comentários seus por aqui. Estava fazendo falta!

      Que legal que conseguiu aproveitar e fazer a assinatura de pelo menos as 30 primeiras Marcílio. Espero que possamos trocar figurinhas a respeito dos títulos aqui!!

      Sobre a questão do número 01 você quer que eu veja se consigo ele pra vc por aqui por São Paulo nas bancas?

      Sobre a coleção de capar preta da Salvat aqui em Sampa já estamos terminando, faltam apenas três! Ufa!! Espero que, caso eles expandam esta coleção, isto demore um pouco, pois o bolso agradece.

      Valeu amigo!!! Espero ver sempre seus comentários por aqui!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Ola Marcelo e amigos/as que gostam, de assim como eu, ler os comentários.
    Sem duvida a chegada da coleção DC Eaglemoss foi muito bem vinda, mesmo em tempos de crise financeira que o Brasil atravessa, aliada a tantas outras publicações que fazem nossos olhinhos brilharem. Tirando um ou outro deslize ortográfico, achei o material de ótima qualidade e concordo com os pontos positivos que analisou. A unica coisa que me incomoda fica por conta da incerteza dos títulos a serem lancadas aqui.Sabemos que a lista teve variação de alguns títulos onde já foi publicada. Dessa forma, fico em duvida de comprar alguns encadernados com receio de saírem posteriormente nessa coleção. Exemplo ocorreu com Odisseia Cósmica, a qual comprei esses dias, pois fazia anos que queria mas também pode sair pela Eaglemoss. Sem falar que cogita-se uma possível extensão DC, igual a Salvat capa preta. E quanta coisa boa, que nao vi em nenhuma lista, que poderia ser publicada ! A Foice e o Martelo , como mencionou, Camelot 3000, Crise de Identidade, Asilo Arkan, As Quatro Estacoes, Lendas, Batman: Messias ,etc. Quanto a Crises, parece que realmente sairá apenas por um encadernado gigante pela Panini no fim do ano. Ficaremos no aguardo.

    Abs

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Fernando!! Blz??

      Que bom que gosta de ler comentários (!!) rs rs Acho algo bem legal para nos conhecermos e criarmos amizades.

      O Brasil está em um momento incrível para o colecionismo e mesmo a crise parece não afetar tanto esse ramo. Sobre a lista de títulos eu nem fico olhando muito estas listas que alguns sites ficam disponibilizando porque sei que pode haver mudanças.

      A Foice e o Martelo é a que eu mais queria ver depois de Crise nas Infinitas Terras. Ainda tenho esperança de ver esse arco na coleção, embora ele seja um dos que não constam nas listas disponibilizadas por aí. Esse problema que vc coloca é real mesmo. Ou seja, compramos alguns títulos na incerteza de serem lançados na coleção e depois pimba! Acabam saindo. E daí ficamos naquela, se não compramos ficamos com a imagem da lombada incompleta. Difícil realmente!!

      BATMAN MESSIAS é outra!! Excelente. Tenho em fascículos quando saiu pela Abril nos anos 80! Relíquia! rs rs

      Vamos acompanhando as novidades Fernando!!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  8. Oi Marcelo, gostaria sim amigo, se vc conseguir por aí, seria muito bom para mim, pois a gente sempre fica achando que vai ficar com a coleção incompleta. Se vc achar pode comprar e combinamos como será o envio ok. O meu e-mail para contato e marcarcoverde@gmail.com

    Abraços amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Marcílio...

      Então... Andei olhando o número da coleção DC para comprar para você. Estou na correria de final de semestre no trabalho e acabei ficando meio fora do ar esses dias. Mas pode deixar. Assim que eu passar na livraria cultura eu vejo para você. Ok?

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  9. Oi Marcelo. Não sei se isso já aconteceu contigo ou se sou eu que tenho muito azar, mas a cola estranha que a Eaglemoss está usando pra prender os livros na cartela algumas vezes atravessa o plástico e suja a contracapa do livro, não sei como. Muito chato isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphael!! Blz!?!?

      Cara... Eu sou igual a você! Esses detalhes me incomodam muito. Qualquer coisa que venha a estragar o encadernado já me deixa pilhado. Penso que se compramos algo queremos ele em boas condições. Gostei dos grandes banners promocionais nos quais as edições vem coladas. No entanto, retira-las pode acabar sendo um trabalho perigoso e capaz de estraga-as.

      Utilizei um canivete que tenho para fazer cortes cirúrgicos no plástico que envolve os volume. Até o momento consegui retira-los sem grandes problemas.

      Mas entendo vc perfeitamente.

      Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Valeu pela dica, vou tentar fazer o mesmo e ver se isso não acontece mais.

      Abraços!

      Excluir
    3. Disponha Raphael!

      Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  10. Agora o preço aumentou para 39,90. Penso que não vale a pena mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gustavo...

      Com tantos lançamentos o que podemos fazer é priorizar por duas questões importantes.

      Dinheiro e Espaço.

      Uma dupla complicada atualmente para todo colecionador ou fã de quadrinhos!

      É isso aí!

      Um grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  11. Vim só pra dizer que essa coleção está fazendo sucesso assim como a da salvat e a linda lombada do Alex Ross faz muito sucesso porém o aumento do preço vem me frustrando muito mesmo estando apenas no 4° volume, além do aumento alguns volumes estão esgotados e terei que procurar no mercado livre e pagar altos preços. Mad nao adianta so reclamat porque tem volumes sensacionais como morte em familia ou a morte de superman ou ate o longo dia das bruxas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus!

      Blz!?

      Vc tem toda razão. Esse aumento vem deixando todo mundo de cabelo em pé. Afinal todos querem dar continuidade à coleção. E a lombada contribui muito para esse desejo.

      Eu tenho e impressão que alguns exemplares serão reeditados viu Matheus. Essa semana mesmo via notícia de que o volume 10 "LJA: Ano Um" que estava esgotado foi novamente lançado.

      Estou confiante que haverão outros relançamentos.

      Valeu amigo!

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir
  12. No Rio já temos Justiça( Liga da Justiça por Alex Ross )...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano...

      Valeu por avisar!

      Conforme comentei na outra postagem em respeito às pessoas que demoram a receber os encadernados em banca eu procuro postar aqui aqueles que com certeza já chegaram em quase todas as praças. Antigamente eu postava até os que nem tinham saído ainda. Mas comecei a perceber que muitos acabavam por receber muito tempo depois. Assim, procuro atualizar a postagem à medida que a distribuição já está praticamente concluída de determinado Número.

      Valeu pela participação!

      Abcs.

      Marcelo

      Excluir
  13. Olá Marcelo, parabéns pelo belo trabalho aqui realizado. Realmente um excelente lugar para encontros nerd's e para fazer amigos com interesses em comum.
    Estou colecionando a Coleção de Graphic Novels DC Comics da Eaglemoss e até o momento estou curtindo muito as histórias já lidas. Sou fã de HQ's, só fiquei como muitos...longe por anos dos quadrinhos. Agora com o sucesso de Hollywood nas telas dos cinemas as editoras não perderam tempo e ressuscitaram as velhas HQ's impressas em novas edições de capa de luxo, claro para novos fãs e principalmente para colecionadores...o próprio nome já diz tudo.
    Depois de ler alguns comentários de nossos amigos, eu já estou escolhendo colecionar primeiramente a Coleção de Graphic Novels da Marvel - Salvat de Capa Preta, depois com o tempo farei a de Capa Vermelha.
    Você esta sabendo de uma nova coleção só do Batman, uma Coleção de Graphic, ela já foi até lançada em outros países, será que podemos esperar algo por aqui no Brasil? Ah e outra, esta nova coleção do Batman-Terra de Ninguém é uma boa ?
    Forte abraço e até a próxima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago...

      Tudo bem? Espero que sim. Agradeço a presença e as palavras. Sempre fico contente em saber que o Blog está ajudando as pessoas. O espaço aqui é exatamente para esse fim que você ressalta, fazer amigos e curtir nossos Hobbies.

      Fiz como você. Fiquei longe das HQs por muitos anos. Sobretudo nos anos 90. Voltando mesmo no final dos anos 2000 (tipo 2009 - 2010). Acho que vivemos uma época de Ouro pois clássicos até esquecidos estão voltando e quem ganha somos nós.

      Acho que as duas coleções da Salvat são boas (capa preta e vermelha). Mas em se tratando de abrangência a de capa preta é mais interessante, já que aborda sagas e a vermelha aborda personagens especificamente.

      Sobre essa coleção exclusiva do Batman eu ouvi falar sim. Mas acredito que ela por enquanto esteja apenas nos planos da Editora. Isso porque eu acredito que o mercado tem uma determinada capacidade de absorção de tantos lançamentos. Muitos lançamentos podem comprometer a continuidade até dos que já estão saindo. Mas vamos ver. Parece ser uma coleção bem legal.

      Essa Terra de Ninguém eu estou fazendo. Fiz os cálculos e o preço de cada encadernadão pareceu razoável frente ao seu número de paginas. O arco que ela aborda é importante na vida do Morcego.

      Valeu amigo!!

      Apareça mais vezes. Vamos trocando figurinhas!!

      Abração!

      MArcelo

      Excluir
  14. Olá Marcelo,
    passando para aprender mais sobre esse fabuloso mundo nerd.
    Aqui no seu cantinho parece que viajo nesse universo maravilhoso.
    Parabéns por tão belo post.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela presença Maria Fernanda!

      Agradeço a presença e o carinho sempre...

      Fique super à vontade por aqui!

      Abcs!!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados