Translate

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Miniatura DC Nº 29 - Adão Negro

Miniatura DC Nº 29 - Adão Negro

Com o passar das décadas e, sobretudo após os anos 80, o desenvolvimento de personagens cada vez mais complexos em suas motivações foi ficando cada vez mais frequentes. Isso fez parte do movimento de amadurecimento dos quadrinhos como mídia que espelha nossa realidade muitas vezes ambígua, complexa e injusta. Personagens como Doutor Destino e Ciclope na Marvel são exemplos excelentes, ou seja, passaram a lutar por seus ideais não importando os meios para defender o que consideram um bem maior, ou uma determinada população da qual fazem parte e que foi massacrada ao longo do tempo. Nos casos citados acima, os ciganos (Dr. Destino) e os mutantes (Ciclope). Adão Negro poderia ser alocado dentro desta classe de personagens de comportamento ambíguo e muitas vezes justificável aos olhos de muitos. Um homem com uma origem que remonta ao Egito antigo e que foi cada vez mais assumindo sua ideia de mundo e lutando por ela. Hoje veremos este personagem e a miniatura que a representa dentro da Coleção de Miniaturas Marvel Eaglemoss.

Miniatura DC Nº 29 - Adão Negro

Na peça Adão Negro aparece em sua tradicional postura de arrogância e nobreza em pé com braços cruzados e com um olhar que se dirige para baixo, como que a encarar alguém ou algo que considera abaixo de si. Seu traje obedece ao design criado desde sua primeira aparição em dezembro de 1945 na Revista The Marvel Family Nº 01. O uniforme é na verdade o mesmo de sua contraparte considerada "do bem", o Capitão Marvel, hoje nomeado de Shazam. A diferença está apenas na cor preta que predomina no uniforme. A indumentária de Adão Negro foi muito bem aceita, tanto que até hoje praticamente não sofreu mudanças. A concepção original do personagem já trazia traços faciais marcantes, as sobrancelhas erguidas e pontudas (como que em uma constante averiguação ou análise), orelhas que foram ficando cada vez mais pontudas (como que a expressar um "ar" élfico superior), cabelos bem curtos modelados ao redor de duas entradas na testa caracterizando o aspecto alienígena (pelo menos para época em que foi criado em 1945). Pequenos ajustes como estes impregnam nosso inconsciente e permitem que aloquemos o personagem dentro de um escopo "estranho" e quem sabe até "bizarro". E é justamente isso que nos atrai.

Miniatura DC Nº 29 - Adão Negro

A peça traz uma musculatura razoavelmente bem delimitada e uma pintura que, embora chame bastante a atenção em seu brilho (algo bem caraterístico do personagem), poderia ter sido um pouco melhor realizada nas delimitações entre o amarelo da faixa da cintura e botas com o preto da malha. Mas sabemos que as peças desta coleção são pintadas a mão e, isso explica estes pequenos deslizes. Embora a peça possa parecer sem grandes atrativos em função da ausência de acessórios (armas, dispositivos e outros adereços), ela caracteriza bem o Adão Negro, alguém que não precisa de nada além de si próprio para lutar suas batalhas. Mas de onde veio tanto poder, confiança e orgulho próprio? Veremos agora quem foi e quem é Adão Negro.

Miniatura DC Nº 29 - Adão Negro

O Adão Negro surgiu na antiguidade durante o reinado do Faraó Ramsés II. Teth-Adam era um dos filhos do faraó e, apesar de sua juventude, possuía uma vasta fama por seus atos de justiça. Foi a partir desta conduta que Teth-Adam chamou a atenção do Mago Shazam. Este estava à procura de um protetor para a humanidade e assim escolheu Teth para este fim. Dotando-o de incríveis poderes, o Mago Shazam havia finalmente encontrado seu campeão para o Mundo. Ao dizer a palavra Shazam, Teth passava a ostentar um poder incrível. Durante muitos anos ele protegeu a sua nação de origem, um país chamado Kahndaq, no entanto sua perspectiva das coisas mudaria quando um louco chamado Ahk-ton matou sua família durante sua ausência. Teth-Adam mergulhou em trevas e desespero, passando a governar seu país (Kahndaq) com mão de ferro para que nunca mais alguém sofresse a injustiça que ele próprio havia sofrido. Insatisfeito com as ações de seu pupilo o Mago Shazam chamou-o de Adão Negro, retirando então os poderes de Teth e aprisionando sua alma dentro de um escaravelho.

Miniatura DC Nº 29 - Adão Negro

Milhares de anos depois, o arqueólogo Theo Adam encontra o escaravelho e passa a portar os poderes do Adão Negro. Imbuído de poder Theo mata seus companheiros (CC e Marilyn Batson) para que não descobrissem seu roubo do escaravelho. CC e Marilyn eram os pais naturais de Billy Batson, aquele que viria a portar o título de Shazam em nossos dias. O herói Shazam confronta e vence Adão Negro em uma terrível baralha. Tempos depois o Adão Negro misteriosamente reaparece dizendo que na verdade a personalidade maligna de Theo é que o havia induzido a assassinar os pais de Billy, o que foi estranhamento provado ao compararem as impressões digitais deste Adão Negro com as impressões digitais de Theo. Com isso, o Adão Negro estaria livre para seguir seu caminho, e o fez ao passar a integrar o grupo Sociedade da Justiça da América (SJA), um local que ocupou sob supervisão do herói Shazam. O período de Adão Negro na SJA aproximou-o de outro herói, o Esmaga-Átomo. Ambos compartilhavam de ideias mais radicais para manutenção da lei, ordem e justiça pelo mundo. A partir desta amizade os dois saíram da SJA e formaram um grupo de heróis renegados ao lado do Senhor Cérebro, Nêmese e Eclipso II. A ideia era trazer soluções permanentes para problemas criminais em todo o globo.

Miniatura DC Nº 29 - Adão Negro

Adão Negro e seus amigos renegados voltaram sua atenção para o opressivo regime que governava o atual Kahndaq. Os anti-heróis depuseram e mataram o ditador do Kahndaq e Adão Negro passou a ser seu governante supremo. A SJA opôs-se às ações de Adão Negro e este impasse se resolveu somente após negociações levadas a cabo pelo Esmaga-Átomo que costurou um acordo no qual a SJA deixaria Adão Negro em paz caso ele permanecesse sempre dentro dos limites do Kahndaq. A vida de Adão Negro passaria por um intervalo de paz. Durante este tempo ele se apaixona por uma escrava que lhe fora dada de presente pela Intergangue, a bela Adriana Tomaz. Ela e o irmão também passariam a ostentar poderes derivados do próprio Adão Negro, sendo chamados de Ísis e Osíris. Foi um tempo de paz e justiça no Kahndaq. Infelizmente, no entanto a família de Adão seria vítima de um intrincado jogo de poder arquitetado por ninguém menos que o Dr. Silvana. Tanto a esposa (Adriana Tomaz) quanto o cunhado de Adão morreriam, despertando sua Ira. 

Miniatura DC Nº 29 - Adão Negro

Adão Negro varreu muitos países com sua fúria, e só foi detido pela união de diversos heróis, dentre eles Shazam, que por fim consegue reverter Adão Negro para sua forma humana, destituída de poderes. No processo Shazam muda a palavra mágica que fornece os poderes à Adão, que passa a vagar pela Terra como um homem comum em busca da palavra que lhe conferiria novamente seus poderes. Anos se passariam na vida de Adão até que ele, fortuitamente, descobre a palavra que restauraria seus poderes. Na pele de um andarilho ele chega à Fawcett City e, ao entrar em uma lanchonete ele pode um "Milk-Shake de Chocolate". Shazam, talvez em função de sua personalidade infantil, havia escondido os poderes do Adão Negro dentro desta expressão: Milk-Shake de Chocolate. E foi assim que Adão Negro retornava para sua vida de superpoderes.

Miniatura DC Nº 29 - Adão Negro

Adão Negro possui total potencial para fazer carreira nos cinemas conforme vem sendo esporadicamente alardeado pela Warner dentro de seu Universo Cinematográfico da DC. Para seu sucesso o mais importante é trata-lo com  a nobreza e densidade que sua origem e história exigem. Espero que a DC faça bom uso do personagem.

É isso aí amigos... Um Forte abraço!!

Um comentário:

  1. Olá amigo Fabiano!! Tudo bem!?

    Puxa... Exatamente! Ele não tem apenas o rosto do Namor, tem o temperamento difícil do Namor também rs rs... lembrança a sua.

    Cara... Sobre meu canal e ando meio parado sabe. Percebi que gosto mais de escrever do que de falar (rs rs rs). Ainda não consegui encontrar o Youtuber que vive dentro de mim... rs rs rs


    Mas aqui vai o endereço dele.

    https://www.youtube.com/channel/UC8tP7G0ERL7LP5462j8dEiw?view_as=subscriber

    Valeu amigo!!

    Marcelo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados