Translate

domingo, 16 de dezembro de 2018

Miniatura Marvel Série Especial Nº 15 - Ka-Zar e Zabu

Miniatura Marvel Especial Nº 14 - Ka-Zar e Zabu

Ka-Zar é o homem selvagem da Marvel... Criado na década de 30, o personagem foi remodelado nos anos 60 por Stan Lee e Jack Kirby para integrar o panteão de heróis que naquela época se formava na Marvel e brilhar ao lado de pesos pesados da Editora tais como, Hulk, X-Men, Shield e até Thanos. O personagem saiu na linha Especial da Coleção de Miniaturas de Metal da Eaglemoss, e não podia ser lançado sem seu inseparável Tigre Dentes-de-Sabre, Zabu. Embora a existência de um homem das selvas descendente de uma rica família europeia não fosse novidade mesmo quando o personagem foi criado em 1936 (Edgar Rice Burroughs já havia criado seu John Clayton III (mais conhecido como Tarzan) em 1912), isso não implica que a ideia e as histórias envolvendo este selvagem da Marvel não sejam interessantes e significativas dentro do Universo da Editora. Hoje viajaremos à Terra Selvagem, lar de Ka-Zar e dissecaremos um pouco da origem deste personagem.

Miniatura Marvel Especial Nº 14 - Ka-Zar e Zabu

As miniaturas Double-Pack de Ka-Zar e Zabu são muito interessantes e, sobretudo a do Tigre não deixa nada a desejar. O Tigre é pesado e feito totalmente em metal. Sua pelagem é bem minuciosa e podemos distinguir reentrâncias perfeitas ao toque. As patas são bem modeladas e trazem o detalhe das garras de forma perfeita, levando-se em consideração o tamanho da peça. Podemos perceber, inclusive pequenos tufos de pelos que se acumulam nas articulações das patas, algo que é comumente visto em felinos de grande porte. A característica mais marcante de Zabu, seus grande dentes, estão visíveis e inconfundíveis, formando um diorama perfeito ao lado de seu protegido, Ka-Zar. Embora visto como a contraparte inseparável de Ka-Zar, a peça que representa Zabu funcionaria sozinha em uma estante, tendo brilho e excelência próprias.

Miniatura Marvel Especial Nº 14 - Ka-Zar e Zabu

Ka-Zar aparece com sua tradicional tanga (ao melhor estilo "Homem-das-Selvas) e com seus poucos, mas tradicionais acessórios: faca, bainha e munhequeiras em couro de animal. Não posso deixar de dizer que diante da robustez de Zabu, Ka-Zar fica até diminuído em sua simples aparência. A modelagem do rosto do jovem selvagem mostra traços agressivos e rudes. Os olhos poderiam ter sido melhor modelados em minha opinião, já que pelo menos nesta minha peça eles ficaram um pouco estrábicos. Mas no geral Ka-Zar está bem representado.

Miniatura Marvel Especial Nº 14 - Ka-Zar e Zabu

O Ka-Zar moderno, reintroduzido por Lee e Kirby nos anos 60 é na verdade Kevin Reginald Plunder, filho do milionário britânico Lorde Robert Plunder. O pai de Ka-Zar era um Engenheiro famoso e dedicara sua vida à busca de uma Terra esquecida e oculta da humanidade no Polo Sul. Robert descobre e visita esta Terra quando Kevin era ainda uma criancinha, trazendo de lá um estranho metal com características e propriedades estranhas, ao qual deu o nome de Vibranium ou Antimetal. Embora, a maciça maioria da comunidade científica tenha considerado a experiência de Robert Plunder uma farsa, potências estrangeiras reconheceram naquele metal e na Terra Selvagem uma fonte de exploração. Para proteger sua descoberta, Robert esconde a localização da Terra Selvagem em um medalhão que parte ao meio, dando uma metade ao pequenino Kevin e a outra metade ao seu irmãozinho menor, Parnival Plunder. Infelizmente, Robert toma uma decisão equivocada, deixando seu filho menor na Inglaterra e viajando com Kevin para a Terra Selvagem. Lá, uma tribo de selvagens mata Robert e o pequeno Kevin é salvo pela intervenção de um imenso Tigre Dentes-de-Sabre (Zabu).

Miniatura Marvel Especial Nº 14 - Ka-Zar e Zabu

Kevin e Zabu desenvolveram uma relação de amizade profunda e quase mística, e a pequena criança cresceu tornando-se um jovem de força e habilidades incríveis na Selva, o agora Ka-Zar. Tudo continuaria assim não fosse os X-Men começarem a investigar relatos a respeito de um jovem que sobrevivia aos rigores do inverno polar apenas de tanga. Obviamente pensaram que ele seria um mutante. Isso motivou a ida do grupo à Terra Selvagem para, no fim, descobrirem que Ka-Zar na verdade era um humano normal. Os X-Men seriam os primeiros, mas não os últimos heróis a adentrarem a Terra Selvagem, Hulk e Demolidor também viveriam aventuras ao lado do Senhor da Terra Selvagem. O 1º ajudou Ka-Zar a derrotar o Gigante conhecido como Umbu. Já o Homem Sem Medo visitou o lar do nosso homem das selvas ao ser raptado por um vilão chamado Saqueador. O Saqueador era na verdade Parnival Plunder (irmão de Ka-Zar), cujo plano era encontrar seu irmão e com isso localizar a reserva de Vibranium para fins nefastos. O confronto entre os dois irmãos foi muito violento, sendo que Ka-Zar contou com a ajuda do Demolidor para vence-lo.

Miniatura Marvel Especial Nº 14 - Ka-Zar e Zabu

Além de Hulk e Demolidor, outros heróis tiveram suas aventuras ligadas à Terra Selvagem e à Ka-Zar, e um deles foi ninguém menos que o Homem-Aranha, que ajudou Ka-Zar a recuperar Zabu que havia sido vítima de uma caçada de Kraven. Embora Ka-Zar parecesse um jovem selvagem, na verdade ele conseguia falar e se relacionar de forma muito adequada com a civilização fora da Terra Selvagem. Isso se mostrou verdadeiro quando ele conheceu duas pretendentes à namorada, Bobbi Morse (uma superespiã da Shield e também heroína conhecida como Harpia) e Shanna, uma aventureira com grande experiência na selva e amiga dos animais. Shanna era conhecida como A Mulher-Demônio. E foi com esta última que Ka-Zar formaria uma família. Os anos se passaram e Ka-Zar viveu aventuras ao lado de Shanna, inclusive descobriu uma 2ª Terra Selvagem chamada Pangea (um posto avançado da antiga Atlântida).  Esta misteriosa Terra ficava bem próxima, porém oculta à Terra Selvagem original. A grande descoberta na verdade era a de que o clima temperado das duas Terras Selvagens, em meio ao frio polar, era mantido por uma avançada tecnologia alienígena. Esta tecnologia avançada foi alvo da cobiça do vilão Terminus, que arquitetou uma forma de rouba-la, levando as duas Terras Selvagens a perderem seu clima ameno, o que matou milhões de pessoas e animais congelados.

Miniatura Marvel Especial Nº 14 - Ka-Zar e Zabu

Os Vingadores derrotaram Terminus e salvaram muitos habitantes do local evacuando a área. Ka-Zar, Shanna e Zabu estavam entre estes sobreviventes salvos pelos Vingadores. A Terra Selvagem seria restabelecida a partir do auxílio de dois personagens, o Bio-Engenheiro cósmico chamado Alto-Evolucionário e o Semi-Deus Garokk, uma entidade adorada pelo povo da Terra Selvagem. O Alto-Evolucionário usaria um Cubo Cósmico Terraformador para manter a Terra Selvagem. Este artefato gerou até a cobiça de Thanos, contra quem Ka-Zar lutou e venceu. Após o combate Ka-Zar descobriria que este era na verdade um clone de Thanos, mas mesmo assim Ka-Zar lutou e venceu para proteger o Cubo. As Nações Unidas reconheceriam a Terra Selvagem como local a ser respeitado e como uma reserva selvagem, e Ka-Zar se tornaria reconhecidamente seu protetor. A vida familiar de Ka-Zar também frutificaria em um filho, o bebê Mathew. 

Miniatura Marvel Especial Nº 14 - Ka-Zar e Zabu

A história de Ka-Zar tem seu lugar dentro do Universo Marvel, e suas aventuras ao lado de importantes personagens da Editora mostram que ele é conhecido e reconhecido por todos os heróis e vilões da Casa das Ideias. Para mim ele seria um ótimo personagem para ser utilizado em histórias com cunho ambientalista. Um tema muito importante e que precisa ser colocado na pauta das histórias da Marvel.

É isso aí amigos! Forte abraço!

2 comentários:

  1. Olá Marcelo , acompanho seu blog há um tempo e me "beneficio" com suas dicas referentes as coleções da eaglemoss.. recentemente lhe enviei um e-mail mas não obtive resposta, até achei que vc havia encerrado seu blog, mas como vi postagens mais recentes resolvi tentar novamente um contato.. sou colecionador das coleções Marvel, DC e Senhor dos Anéis da eaglemoss, e curto muito esse universo.. grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Dei um tempo na compra de miniaturas.
    Passando para lhe desejar boas festas.
    Abraços, Marcelo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados