Translate

domingo, 19 de julho de 2015

Miniatura Marvel Série Especial Nº 04 - Sentinela

Miniatura Marvel Especial Nº 04 - Sentinela

Flagelo mutante, encarnação do ódio e da intolerância, frio, letal e por vezes com uma propensão à senciência os Robôs Sentinelas talvez sejam o maior inimigo da raça Mutante, uma vez que mesmo Magneto (um dos maiores inimigos dos X-Men) já se tornou alvo da fúria desta tropa mortal. Uma das peças mais cobiçadas atualmente no meio dos colecionadores da Coleção de Miniaturas Marvel da Eaglemoss em seu segmento Especial, o Robô Sentinela será hoje alvo do meu escrutínio. Veremos características desta peça, bem como alguns detalhes principais do passado destes Monstros Metálicos mortais!

Miniatura Marvel Especial Nº 04 - Sentinela

Primeiramente vamos à miniatura. Obedecendo o conceito inicial da Série Especial (de trazer personagens de grande estatura) a peça realmente é maior e mais robusta que as demais. Ainda que só possa ser sentido ao toque, seu peso traz imponência adicional em virtude do material do qual é feita: o polêmico Metal. A coloração da vestimenta obedece às cores clássicas e que ficaram famosas nas principais histórias envolvendo os malignos robôs nos anos 70. A cabeça, em minha opinião, está ótima ao trazer a feição clássica e bizarra. Não dá para não notar uma possível inspiração, de Stan Lee e Jack Kirby (seus criadores), em "Monges", ou seres provenientes de alguma Ordem Medieval. Esta pode ser lembrada como uma das grandes qualidades de Lee e Kirby, a capacidade de trazer para o visual de suas criações alusões a personagens e tipos com os quais as profundezas de nosso inconsciente se identifica. Ainda que não saibamos isso de forma consciente.

Miniatura Marvel Especial Nº 04 - Sentinela

Um ponto, no entanto que confesso que não me agradou na peça foi o fato da modelagem ter obedecido com precisão a anatomia muscular humana. Estamos diante de um corpo muito bem modelado, e isso não é compatível com o lay-out robótico da imensa máquina anti-mutante. Confesso que esperava que a miniatura fosse construída emulando placas retas e sem muitas ondulações, tal qual a armadura do Homem de Ferro. Isso talvez não tenha incomodado muita gente, porém confesso que para mim foi um erro de concepção. Talvez o escultor não soubesse muito a respeito da mitologia dos Sentinelas de Bolívar Trask.

Miniatura Marvel Especial Nº 04 - Sentinela

A postura adotada pela miniatura é interessante. Diferentemente de outras miniaturas da coleção que pouco lembram suas poses mais famosas nos quadrinhos, esta aqui sem dúvida nenhuma é uma posição digna e clássica de um Robô Sentinela. Aquele que se posta diante de seu alvo e levanta a mão como que ordenando que a rendição seja imediata e incondicional, caso contrário uma execução sumária será perpetrada. Infelizmente, justo a "posição da peça" fez com muitas fossem enviadas aos colecionadores com problemas nos dedos da mão esquerda (mão em alerta). Eu por exemplo, comprei uma do excelente Site Gringo TFAW (Things for Another World) e ao recebe-la os dedos estavam muito, muito tortos. Algo estranho, uma vez que são muito, mas muito duros, como pude observar ao tentar conserta-los sem sucesso em minha casa. Isso me motivou a comprar uma segunda peça por ocasião do lançamento Brasileiro. Mesmo essa 2ª peça (a da foto) está com uma leve inclinação dos dedos da mão esquerda (como pode ser visto na 1ª foto).

Miniatura Marvel Especial Nº 04 - Sentinela

Os Sentinelas apareceram pela primeira vez em X-Men Nº 14 de Novembro de 1965. Criados por Bolívar Trask, um cientista ativista da causa anti-mutante, os Robôs Sentinelas foram concebidos como uma força tarefa letal para proteger a humanidade contra a potencial ameça mutante. Os primeiros Sentinelas (Mark I) voltaram-se contra Bolívar Trask ao criarem uma independência mental (uma consciência). Essa revolta se deu, curiosamente, durante um programa de TV ao vivo no qual Trask apresentava ao Mundo sua criação. Salvo inicialmente pelos X-Men, Trask acaba morrendo ao explodir a si próprio junto com sua criação ao perceber o erro que havia cometido.

Miniatura Marvel Especial Nº 04 - Sentinela

A 2ª geração de Sentinelas (Mark II) foi construída pelo filho de Bolívar, Larry Trask. O rapaz culpava os X-Men pela morte do pai, só que vejam só: Larry era um Mutante. Algo que o pai sempre escondeu do filho ao dar-lhe, ainda em vida, um colar que suprimia seus poderes. Quando o colar foi removido as criaturas voltaram-se contra Larry, matando-o, apesar da interferência dos X-Men. Não tardou até que mais um cientista do governo americano, Steven Lang, recriasse os Robôs (Mark III) à luz das anotações dos falecidos Bolívar e Larry que, infelizmente nada traziam sobre o erro que era continuar com o Projeto Sentinela. Lang recebeu fundos do Conselho dos Escolhidos (o grupo que viria a se tornar o Clube do Inferno sob a direção de Sebastian Shaw e Emma Frost!!). O projeto Mark III fracassaria, mas Lang retornaria à prancheta concebendo os Sentinelas X, cópias exatas dos integrantes dos X-Men. Às custas do faro inato de Wolverine o embuste foi descoberto e os Sentinelas X (ou Mark IV) destruídos. Lang acabaria seus dias ao ter sua mente fundida com um dos Sentinelas e ser derrotado.

Miniatura Marvel Especial Nº 04 - Sentinela

Os Sentinelas Mark V seriam construídos ainda sob a batuta megalomaníaca de Sebastian Shaw, que via nisso uma grande chance de fazer fortuna junto ao governo, mesmo ele sendo um mutante também (!!). Com uma nova derrota de Shaw, o vilão Massacre tomou o controle dos Sentinelas. Agora sob o comando de Massacre, os Robôs se voltaram desta vez contra os Humanos, sendo detidos apenas com a intervenção conjunta dos Vingadores e X-Men. Tentando não repetir erros anteriores o governo americano decidiu deixar o Projeto nas mãos de um homem, o sombrio Bastion. Os Sentinelas foram então construídos para albergarem em seu interior seres humanos que se fundiam com a máquina: Os Suprassentinelas. Esse plano foi frustado quando o próprio governo reconheceu seu viés ético e moral. Mas talvez o mais arrasador ataque dos Sentinelas ao Mutantes tenha sido sob o comando da mutante maligna Casssandra Nova. Sob seu comando os Sentinelas empreenderam o maior massacre de mutantes até então, na Ilha conhecida como Genosha (16 milhões de Mutantes mortos!).

Miniatura Marvel Especial Nº 04 - Sentinela

Os Sentinelas tiveram tantas participações letais na mitologia mutante da Marvel que seu nome virou sinônimo de intolerância, letalidade e perigo. Abrindo a discussão eterna sobre o medo das máquinas um dia dominarem o Mundo. Com participação importante no filme Dias de Um Futuro Esquecido da Fox, hoje os mortíferos Robôs Anti-Mutantes são conhecidos até pelo público leigo. Daí, provavelmente terem se tornado objeto de desejo de tantos fãs e não fãs diretos de quadrinhos.

É isso aí amigos!

6 comentários:

  1. Parabéns de novo Marcelo, excelente matéria para uma excelente peça
    Gostei muito deste Sentinela sem conta que foi meu primeiro especial tenho mo carinho pela peça
    forte abraço
    Lucas Lima......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas!

      Obrigado amigo. Pela presença e comentário.

      Em geral guardamos em carinho especial mesmo por determinada peça. E isso é totalmente relacionado ao histórico de cada um. Também tenho algumas peças especiais para mim. Um sentimento que nem se relaciona tanto à qualidade em si da peça, mas a acontecimentos pessoais.

      Valeu!

      Marcelo

      Excluir
  2. Olá Marcelo, parabéns por mais uma excelente postagem com muitas informações e detalhes. Das peças especiais lançadas no Brasil e que eu queria ter, essa foi a única que passou e não consigo encontrá-la mais pra comprar, seja no site da Eagemoss do Brasil ou lá de fora.

    Você tem uma dica onde eu possa adquirir uma ?

    Um grande abração e mais uma vez parabéns, não só pela matéria mas por todo o conteúdo do Blog que considero o mais informativo e bem escrito de todos que acompanho.

    Abs, João Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João!

      Muito obrigado, amigo!! Valeu! o/

      Curiosamente hoje, vi que a Eaglemoss voltou com essa peça em seus estoques aqui no Brasil. Corra lá meu amigo e garanta o seu!!

      Infelizmente algumas peças tem se tornada raras mesmo e acabamos ficando na mão de scalpers (vendedores sem escrúpulos). Mas acho que essa vc poderá comprar direto com a Eaglemoss agora! ;)

      Agradeço muito seu feed-back João.

      Um grande abraço para vc!

      Marcelo.

      P.S.: Depois me conte se conseguiu comprar a peça!

      Excluir
  3. Bom dia, Marcelo.

    Sim amigo, todo dia pela manhã entro no site deles pra ver se há a reposição e hoje tive a grata surpresa de que a Eaglemoss está oferecendo peças que estavam esgotadas. Adquiri a minha do Sentinela, e verifiquei que outras que estavam esgotadas há algum tempo voltaram a ser oferecidas, como o Vigia, o Rhino, o Surfista, o Homem de Ferro e etc. Dei sorte nessa, rs...

    Os amigos que quiserem a peça do Mojo (esgotada aqui no Brasil), a mesma está disponível para venda no site britânico da Eaglemoss, no link... https://shop.eaglemoss.com/marvel-figurines


    Um grande abraço,

    João Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal João!

      Isso é novamente um duro golpe para os scalpers de plantão! rs rs

      Mas não há nada melhor do que se conseguir aquela peça tal esperada. o/

      Valeu também pela dica do Mojo.

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados