Translate

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Pílula Gráfica #3: O Fantasma por Jim Aparo (2020)


Neste final de 2020 tive a grata surpresa de ler um lançamento da Editora Mythos que resgata o trabalho do célebre ilustrador Jim Aparo durante sua passagem pelo emblemático Fantasma. Conhecido do público brasileiro, sobretudo pela sua obra junto ao Batman, Aparo desenhou o Fantasma durante uma parte de sua estada na Editora Charlton Comics, mais especificamente de abril de 1969 à junho de 1970, compreendendo The Phantom 31 à 34 e 36 à 38 (todas integradas neste volume). De alguma forma misteriosa, o encadernado é muito envolvente. "Misteriosa" porque quando se lê essas histórias é possível verificar muito bem que são narrativas mais simples e ingênuas, mas de alguma forma, mesmo o leitor de 2020 é envolvido pela aura de mistério do Espírito-que-Anda. Acredito que boa parte deste envolvimento se dá pela arte de Jim Aparo, que tem um traço dinâmico, suave e ao mesmo tempo robusto. Sua representação da selva é ótima e seus quadros permitem fluidez à leitura. Mesmo que você não conheça tão bem o herói da Selva de Bengala, este seria uma ótima porta de entrada, já se você é um fã então já sabe da importância deste material. A edição da Mythos tem outros mérito que vão além do conteúdo. A começar pelo rápido, mas ótimo texto introdutório (não creditado na edição). Outro ponto é a manutenção das propagandas (no início de cada número) que saíram junto com as edições originais. São propagandas que possuem um forte efeito subliminar no leitor, fazendo-nos imergir no contexto da época. Por fim, ressalto o papel usado na impressão (parece-me papel pólen, mas não tenho certeza), que dá um efeito ao mesmo tempo nostálgico, de qualidade e vintage. O único ponto mais frágil é a colorização da obra, que às vezes peca na precisão e foco, principalmente nas primeiras histórias. Mas se você contextualizar isso à idade e importância da obra, talvez até vire um ponto positivo. Não posso deixar de lembrar da peça colecionável que veio junto com o encadernado: uma réplica do anel de metal usado pelo herói com sua marca. Excelente lançamento!



2 comentários:

  1. A Mythos lançou coisas bem bacanas do Fantasma nestes últimos 2 anos. Os brindes também são lindos, tenho todos. O Fantasma sempre foi (para mim) um personagem sensacional e com boas histórias mas que, com a honrosa exceção de Ray Moore, nunca teve um artista a altura. Esse volume do Aparo, mesmo com histórias pouco interessantes, mostra bem isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo... Sabe que O Fantasma sempre foi um personagem que nunca esteve muito no meu radar. Cresci ao redor dos heróis Marvel e DC dando pouca chance para aquilo que não estava neste circuito. O que que considero um grande erro de minha parte.

      Ao ler essas histórias, por exemplo, percebe-se o quão rica e interessante é sua mitologia. Com abertura para diversos gêneros: aventura, suspense, terror, romance... O Fantasma congrega atributos que seriam sucesso em personagens diversos depois dele.

      Estou muito contente de reparar esse erro.

      Obrigado pela presença!!

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados