Translate

segunda-feira, 27 de maio de 2019

N. - Uma Experiência Lovecraftiana


Depois de várias décadas Stephen King continua sendo um dos maiores nomes da literatura do século XX, por mais que a Academia tenha relutado em aceitar isso. Sua longeva e profícua carreira atestam uma das mentes mais inquietas da literatura. N. é uma adaptação de um conto de King presente no livro Ao Cair da Noite, publicado no Brasil pela Editora Suma das Letras. Nesta adaptação em quadrinhos o escritor Marc Guggenheim e o artista Alex Maleev assumem a difícil tarefa de colocarem seus nomes em um material que tem o selo de King. Verdadeiramente assustadora, a HQ foi lançada no Brasil pela DarkSide Books, uma editora que entendeu a paixão e exigência dos leitores do gênero suspense e terror e tem nos brindado com lançamentos cada vez mais excepcionais. Não apenas em função do conteúdo, mas também pelo acabamento gráfico e concepção artística das obras.


Impresso em um papel diferenciado, permitindo que a arte de Alex Maleev ganhasse conotações intimistas, a edição Brasileira é um primor em acabamento e experiência sensorial ao leitor. A começar pelo toque, cheiro e exuberância visual. Maleev conseguiu expressar os personagens com expressões corporais e faciais que literalmente transportam o leitor para o interior de cada um deles. O trabalho de adaptação de Guggenheim fez jus à ideia inicial de King, expandindo o que era apenas um conto, em uma história que se aprofunda no universo interno de cada um dos envolvidos.


Para mim, a especialidade de Stephen King sempre foi relatar universos pequenos e perdidos. Cidades pequenas (à princípio simples e sem atrativos), sítios, fazendas... Locais em que ninguém veria qualquer problema acontecendo. Porém, King sempre foi mestre em nos fazer mergulhar naquilo que está escondido debaixo dos "tapetes" sociais, relacionais e pessoais. Em N., temos algo parecido, um local perdido e que possivelmente nem consta no Google Maps. Este pequeno e isolado pedaço de terra é visitado sem nenhuma pretensão pelo economista e fotografo amador N. (do título). N. tem um hobby, tirar fotos de paisagens e estruturas da vida rural no entorno da pequena cidade na qual reside. E este é o começo da trama, N. fica interessado em uma pequena formação de pedras dispostas em círculos no local mas que, estranhamente, alterna entre 7 e 8 o número de pedras que compõe o círculo. Quando observado à olho nu são 7, quando observado pelas lentes de sua câmera são 8.


O assustador da história está no que não é revelado, ou seja, o objetivo milenar daquelas pedras e sobretudo o efeito perturbador e psíquico que passa a ter sobre N. Uma parte significativa da história gira em torno da lenta deterioração da psiquê de N., que em suas sessões de terapia tenta explicar ao seu psiquiatra as visões, manias, compulsões e distúrbios que vem apresentando. O leitor acaba por entender algumas coisas nas entrelinhas e é o preenchimento destas lacunas da história pela mente do leitor que  acaba por construir um painel assustador e profundo. Em suas obras, Stephen King  sempre sugeriu a imanência de certos lugares, ou seja, as emoções e sensações que certos locais guardam, e que nós, imersos em nossos universos tecnológicos e virtuais acabamos por não perceber. Mas dependendo do lugar, aquilo que está ali guardado começa a transbordar e vazar, chegando a invadir até mesmo as mentes mais urbanas e racionais.


Este "vazamento" começa ocorrer do local que N. encontra e atinge outras pessoas ao seu redor. Outras pessoas passam protagonizar a história e este é outro positivo da obra, ou seja, a centralidade da trama passa de uma pessoa para outra, o que dinamiza o drama e o expande. O termo "Lovecraftiano", muito em voga atualmente, pode ser muito bem aplicado em N. Sem dúvida nenhuma a origem da pedras e sua função são diretamente ligadas à um Universo inominável que existiria paralelo ao nosso. A influência de Lovecraft sobre King nesta história e sobre Guggenheim ao adapta-la é total. Se você é fã de Lovecraft deve ler esta obra. Não pude deixar de associar a história a existência de outros monumentos estranhos presentes no mundo como Stonehenge na Inglaterra.


A DarkSide Books está de parabéns por este lançamento, que estará entre minhas indicações de melhores HQs lidas em 2019.

Um grande abraço à todos!

2 comentários:

  1. Ótima resenha, como sempre. Vi este lançamento e fiquei tentado. Talvez dê uma chance. Sou um entusiasmado leitor de King. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ando um pouco mais crítico sabe Kleiton. E mesmo assim gostei da adaptação. Caso você venha a ler depois me conte o que achou!

      Abcs

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados