Translate

domingo, 4 de outubro de 2015

Deuses e Monstros


Olá amigos... Que a DC está muito, mas muito à frente da Marvel no Universo da animação isso todos nós já sabíamos. O que surpreende à todos é o quão longe ela está. Bruce Timm e companhia já atingiram um grau de requinte e seriedade em suas animações que nos deixa (surpreendentemente) sem palavras. Deuses e Monstros é uma das mais recentes animações da DC a chegar no Brasil em DVD e é tudo e mais um pouco do que eu já havia ouvido a respeito dela. Ousada, subversiva, adulta, cheia de surpresas e com vários segredos escondidos (Easter Eggs) ao longo da trama. Qualquer fã da DC se deliciará com o simples fato de ir descobrindo as diferenças existentes entre o Universo em que se passa Deuses e Monstros e o Universo tradicional da Editora.



A história é enxuta e traz uma Liga da Justiça com apenas 03 integrantes: Superman, Mulher-Maravilha e Batman. Porém, uma trindade bem diferente da tradicional, não apenas em suas personalidades, mas sobretudo em suas origens que são contadas em forma de Flash backs sem, no entanto tornar a narrativa cansativa. Aliás, um dos pontos altos da trama é justamente ir descobrindo quem são estes 03 integrantes da Liga. O expectador com certeza terá grandes surpresas ao descobrir quem é quem. Histórias como esta revelam o quanto a DC tomou a decisão certa nos quadrinhos ao, recentemente, optar pela volta de histórias mais diversificadas e sem muito compromisso entre elas. Ou seja, um retorno (de certa forma) às realidades alternativas ou ao conceito de Multiverso, onde roteiristas e desenhistas possuem muito mais liberdade para ousar com os tradicionais personagens da editora.



Quaisquer coisas que eu venha a falar poderá revelar determinada parte da trama e assim constituir-se em spoiler. Portanto, me restringirei a comentar que os personagens aqui apresentados serão (para muitos) a atualização dos tradicionais heróis da editora. Todo aquele fã que sempre quis gostar do Superman, porém nunca conseguiu engolir seu "ar" de bom moço, terá aqui uma grande surpresa, pois verá um personagem que congrega a complexa personalidade de alguém que é bom, no entanto traz a Guerra em seu DNA. Com certeza este é o Superman que muitos gostariam de ver. Eu, particularmente gosto da personalidade do Homem de Aço tradicional, por mais que às vezes ela pareça piegas. Porém, entendo perfeitamente aqueles que gostariam de ver o último sobrevivente de Krypton agindo à altura de seus Super-poderes. 



Batman possui uma outra personalidade também. Um temperamento diverso daquele tão tradicionalmente apresentado nos quadrinhos. Uma índole que o coloca mais perto da humanidade, por mais paradoxal que esta minha afirmação seja em relação à imagem acima. Seguindo esta mesma premissa, a Mulher-Maravilha também apresenta-se como alguém diferente em sua concepção e origem. Bruce Timm e Alan Burnet conseguiram subverter os conceitos mais pétreos e imutáveis do Universo DC de uma forma elegante e competente.



As diferenças não são apenas para chocar o expectador, mas trazem consigo uma certa crítica à sociedade e até mesmo à própria indústria dos quadrinhos. Personagens periféricos à mitologia da Liga da Justiça e de seus 03 principais heróis são apresentados na animação de forma que relações antes tidas como imexíveis na editora são aqui desconstruídas. E o que poderia ser um ponto negativo para a animação (já que muitos iriam reclamar de ver determinados fatos do cânon modificados) funcionam muito bem. O fã acaba terminando de assistir o DVD e ficando com a vontade de ver o desenrolar deste estranho universo.



Particularmente confesso que não gostei muito quando vi pela 1ª vez a proposta desta animação. Achei que seria uma animação tentando surfar na onda da mudança de personagens clássicos apenas para tentar chocar o público e assim ganhar novos leitores ou expectadores. Tal qual foi o caso, por exemplo, de converterem o Lanterna Verde da Era de Ouro em homossexual. Uma mudança totalmente desnecessária para um herói que já possuía toda uma mitologia bem fundamentada e consolidada. Eu não tenho contra personagens com orientações sexuais diferentes, pelo contrário. Apenas acho que para inseri-los não há necessidade de mexer com ícones já estabelecidos. Mas enfim... Isto não acontece com Deuses e Monstros, já que a subversão dos conceitos ao redor dos personagens não está a serviço apenas do mercado ($$), mas sim da possibilidade de atualização e aeração de antigos conceitos.



Bom amigos... Como disse no início da matéria, mais um ponto para a equipe de Bruce Timm e para a DC. É isso aí!!

11 comentários:

  1. E aí Marcelo!

    Eu ia dizer que as animações da DC são um show a parte, mas aí eu já ia chover no molhado, pois você já retratou isso muito bem!

    Tinha ficado com um pé atrás com essa animação, mas pelo o seu texto para que acertaram a mão de novo!

    Estou com ele aqui em casa e pretendo ver em breve!

    Grande abraço

    - André Betioli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André!!

      Blz, amigo!?

      Acertaram a mão sim. Pensei a mesma coisa que você ao ver pela primeira vez o anúncio desta animação. Que usariam essa coisa de realidade paralela apenas para chocar a galera sem muito roteiro ou profundidade de personagens. Só que não. Tudo é muito bem trabalhado, sem desrespeitar o expectador, pelo contrário.

      Depois que assistir me avise o que achou! Blz!?

      Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  2. blz marcelo?

    obrigado pela dica, nem sabia desta animação, confesso que gosto bem mais da marvel que da DC nos quadrinhos, mas nas animações não tem nem comparação, a DC da de 1000 a zero.
    tenho alguns DVDs da DC na minha coleção:
    as quatro temporadas do batman, três do superman, batman ano um (a melhor animação da DC), batman cavaleiros de gothan, liga da justiça a nova fronteira e batman e superman os melhores do mundo.
    uma pena que no brasil as duas series da liga da justiça não tenham uma coleção definida, são só aqueles episódios salteados.
    fora os que tenho, já assisti outras animações que são boas/medianas mas não valem a compra, cavaleiro das trevas é um bom exemplo desta situação.
    quando achar baratinho tb vou comprar o grades astros superman.
    o próximo da lista é a piada mortal, será que vai ficar bom?

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!!

      Tem toda razão. A DC tem uma "pegada" excelente nas animações. Eu acho que o cérebro por trás disso é o Bruce Timm, sabia? O "know-how" dele vem de longe, desde a época da Batman Series e Superman Series.

      Puxa... Temos coleções parecidas então Gustavo. Tenho todas essas animações em DVD também. Muitos são avessos à ter DVDs com as animações. Porque ter se posso "Baixar"!? Mas a verdade é que gosto de revisita-los em minha estante e para mim é como coleciona-los.

      Você tem toda razão sobre a LIGA DA JUSTIÇA e LIGA DA JUSTIÇA SEM LIMITES. Eu já varri toda a internet brasileira em busca das temporadas, e realmente a única coisa oficial que saiu foram esses DVDs com episódios esparsos.

      Não sabia que A Piada Mortal iria sair em animação. Legal!! Excelente notícia. Se adaptarem a risca ficará excelente.

      Grande abraço Gustavo!

      Marcelo.

      Excluir
    2. blz marcelo?

      assisti deuses e monstros hoje e achei a animação bem legal, esta história não existe (até onde lembro, não sou um grande conhecedor DC) nas HQs da DC, animação bem diferente das histórias convencionais, gostei muito da origem da "mulher maravilha" onde o traço dos personagens são muito parecidos com os desenhos do kirby.
      se um dia achar pra comprar com um bom preço nem penso duas vezes.

      abraço

      Excluir
    3. Olá Gustavo...

      Que bom que gostou... Para mim foi uma grata surpresa. Realmente a DC está de parabéns em seu setor de animações.

      Realmente esta história não existe no Canone da editora, mas encaixa-se perfeitamente no ramo de "Realidades Paralelas". O próprio Batman aparece com uma leitura muito interessante.

      Mas a melhor leitura para mim foi a do Sueprman. Sua origem é completamente subvertida. Muito interessante mesmo!

      Eu adquiri o DVD na Livraria Cultura já há algum tempo!

      Valeu amigo!!

      Marcelo

      Excluir
  3. Marcelo,

    Obrigado pela dica! Ia deixar passar!

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Imagina!!

      Espero que você você goste. Quando assistir me avise o que achou!!

      Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Marcelo,

      Vi e achei muito bom. Me pareceu estilo "marvel max" só que da DC.

      Pena que os quadrinhos da DC não são assim, salvo "Injustice", claro.

      Abç

      Excluir
    3. Que legal que gostou!

      Achei excelente também. O lance do Superman ter sido criado por latinos achei fenomenal. Inclusive ele tem uma fala em espanhol na animação em determinado momento.

      Injustice está excelente com certeza. Estou até pensando em fazer uma matéria sobre essa série.

      Valeu amigo!!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Olá Fabiano!

    E aí? Tudo bem, amigo!? Cara... Realmente o DVD está ficando algo antigo. Eu, no entanto acabo comprando alguns porque tenho uma relação de colecionador com eles. Mas realmente hoje em dia a relação dos fãs com essas mídias (música, filmes) está mudando radicalmente, passando para ago virtual.

    Espero que assista a essa "Deuses e Monstros". Quando vir me avise se gostou!

    Grande Abraço!

    Marcelo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados