Translate

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Coleção Caminhões Brasileiros de Outros Tempos


Olá amigos... O início desta década viu nascer um novo movimento no colecionismo Brasileiro. Algumas emblemáticas coleções foram as responsáveis por pavimentar esta história de sucesso. Dentre elas eu destacaria 04: A Coleção de Miniaturas de Metal Marvel (2012); A Coleção de Miniaturas de Metal da DC (2013); A Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil (2012) e a Coleção de Graphic Novels da Salvat (2013) (capa preta). Um verdadeiro Tsunami que chegou em nosso país impulsionado ainda mais pela onda "nerd" que varreu e ainda varre o mundo por meio dos filmes de super-heróis, séries de TV e literatura ficcional. Esse ano tivemos mais coleções dignas de nota, dentre elas a Coleção de Graphic Novel da Salvat "Os Heróis Mais Poderosos da Marvel" (capa vermelha) e a promessa de ainda este ano chegar a versão da DC para a coleção de Graphic Novel. Nessa esteira de grandes coleções a Planeta DeAgostini, grande empresa neste setor não fica de fora e lança outras duas coleções que ao meu modo de ver merecem destaque: a 1ª Caminhões Brasileiros de Outros Tempos e a 2ª Veículos de Serviço do Brasil. Nesta matéria comentarei um pouco sobre a 1ª.



Caminhões Brasileiros de Outros Tempos é uma coleção que lida com o sentimento que alguns adultos trazem consigo e que também está presente na Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil, o sentimento de saudade/saudosismo que é tão caro àquele que viveu ao lado de veículos que são verdadeiros patrimônios nacionais. O que move o colecionador é a ideia de se ter em casa pequenos pedaços de memórias que podem ser acessados todas as vezes que se olha para a estante e se vê estes pequenos fragmentos de lembranças. Fragmentos que nos lembram de nossa história e de nossa experiência pessoal.



No meu caso, confesso que não sou entendido de automobilismo ou mesmo mecânica. Por isso, o que explicaria meu fascínio por estas peças? Creio que encontro resposta para esta pergunta dentro da minha história. Aos 44 anos de idade contemplo estas peças e percebo como esses veículos faziam parte de um cenário comum do meu dia a dia no passado.



Confesso que achei esta coleção cara, cada peça sai por R$ 89,99. Acabei assinando-a, tendo que me adequar em meu orçamento para que isso acontecesse. As peças realmente possuem um bom acabamento e trazem os caminhões na mesma escala que os veículos da Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil, 1:43. O que permitirá ao colecionador que possui peças destas duas coleções compor cenários compatíveis com os veículos.



A Coleção também traz fascículos com informações técnicas e históricas a respeito de cada caminhão. O assinante tem direito à alguns brindes bem interessantes que apresento abaixo. Ao final, o conjunto completo desta coleção será bem robusto, uma vez que possui 60 miniaturas. Este fato faz com que se tenha em mente outro grande problema na vida de todo amante do colecionismo: o espaç, afinal serão 60 miniaturas + 04 peças de brinde. Confira tais brindes abaixo:

Caminhão Esso Articulado


Caminhão FNM Cegonha Articulado

Caminhão Citroën U55-60 - Transporte de Gado


Barreiros Azor

Fichário

A política da Planeta deAgostini para esta coleção é a mesma das demais da empresa, debitar o valor mensal no cartão de crédito conforme as entregas são liberadas para envio. Infelizmente o momento econômico do país não é favorável, o que faz com que não se possa adquirir todos os modelos. Essa opção de aquisição avulsa só é possível de ser implementada por aqueles que vivem em cidades nas quais a coleção está saindo em bancas, já que a Planeta não possui sistema de vendas avulsas pelo seu site.



Bem amigos...  De qualquer forma não há como negar a imponência e arrojo das miniaturas. Se você possui interesse nesta coleção é possível checar maiores informações em dois locais: 1) na própria Página da Planeta DeAgostini dedicado à coleção e 2) em um Site Exclusivo onde é possível assistir à um vídeo e ter acesso à conteúdo promocional exclusivo. Há também um vídeo no Youtube que também pode ser acessado neste link.

É isso aí amigos!

23 comentários:

  1. Olá, Marcelo!

    Esta coleção é muito bacana. A semelhança com os caminhões da época é impressionante. O das balas Kid's e da Kibon estão perfeitos nas fotos. Difícil acreditar que são miniaturas.

    O preço é realmente um ponto negativo, principalmente pra quem já acompanha todas as coleções que você citou.

    De qualquer forma, é uma coleção que fica linda exposta.

    Amigo, até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moisa!

      Legal receber uma visita por aqui! Valeu!

      Realmente são réplicas muito boas mesmo. E o fato de trazerem algumas marcas (como este das Balas de Leite Kids) só faz aumentar o valor afetivo de cada peça.

      Valeu Moisa!!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Bom dia, Marcelo!

    Realmente, nosso mercado se mostrou fértil para o colecionismo. Muito bom saber que várias empresas estão investindo no ramo, algo que sempre faltou no nosso país.

    Infelizmente, como são várias coleções sendo lançadas ao mesmo tempo, acaba que optamos pelas que realmente fazemos questão de colecionar, deixando desta forma várias outras de fora, senão o bolso não aguenta!

    Abraço,

    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel!

      Tudo bem, amigo!?

      Realmente vivemos um momento ímpar da história nerd no Brasil. Coleções e HQs dos mais variados tipos.

      Tem toda razão também ao lembrar que muitos destes lançamentos são simultâneos, dificultando o acompanhamento. Resta-nos só fazer escolhas mesmo.

      Valeu Gabriel!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Olá Fabiano!! Blz!?

    Que bom encontra-lo por aqui de novo!! o/

    Sou exatamente como você. Não entendo de aspectos técnicos de carros e veículos em geral. Mas o que me aproxima deste mundo são as lembranças e afinidades pessoais. Não há como negar que boa parte de nossas vidas passamos dentro de veículos e eles estão intrinsecamente ligados a fatos, acontecimentos e pessoas que passaram por nossas vidas. Por isso não dá para negar seu papel.

    A coleção é cara mesmo viu Fabiano. Mas achei bem interessante a abordagem que você deu a ela. Ou seja, sem denegrina-la pelo fato de ser cara, mas sim tentando identificar os porquês dos valores. Concordo com vc e acho que é isso mesmo. É uma coleção que se dirige a um segmento que gosta deste tipo de peças e por isso valoriza-as.

    Valeu Fabiano!! Um grande abraço pra você!!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcelo, tudo bem?

    Muito legal a matéria. Não sabia que tinha esses brindes para assinantes. Como são na mesma escala, as miniaturas da coleção de carros ficariam bem na cegonha, não? E como você está se virando para guardar/expor as miniaturas dos caminhões?
    E tem miniatura especial do Jonah Hex na Eaglemoss.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Carlos!!!

      Blz!? Puxa! Nem tinha pensado nisso. Mas você tem toda razão. Teoricamente, como são na mesma escala realmente as miniaturas da Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil ficariam muito legais na Cegonha com certeza!! Genial!!

      Então... Estou me mudando para um novo apartamento (atualmente em reforma) e lá estou fazendo um escritório no qual pretendo deixar um espaço especial para as coleções. Vamos ver.

      Pois é!! Vi a Miniatura do Jonah Hex mesmo! Vai pegar!?

      Abção!!

      Marcelo.

      Excluir
  5. E ai Marcelo, beleza?

    Como anda sua cristaleira?

    Podia postar novas fotos, já que as ultimas que achei no blog são de 2013.

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Pois é amigo!! É verdade...

      Minhas fotos são de 2013 mesmo. Como o tempo passa.

      Na verdade, como disse ao amigo Carlos acima estou me mudando para um novo apartamento (atualmente em reforma), e estou fazendo um lá escritório no qual pretendo deixar um espaço especial para as coleções. Mas acho que ficará pronto apenas em Outubro, acredito.

      Mas pode deixar que postarei fotos aqui. Quando ficar pronto!

      Abção!!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Ola Marcelo! Tenho lido teu blog, mas pela vez primeira resolvo manter contato, tuas postagens são sempre muito legais, além das dicas ótimas, teus comentários e a fidalguia com que trata todos são dignas dos maiores elogios, coleciono miniaturas de carros hot wheels e na escala 1/43, tenho comprado algumas minis da coleção inesquecíveis do brasil, os carros são bonitos, mas infelizmente na minha opinião são muito frágeis, duas minis que comprei (rural e DKV) chegaram quebradas mesmo bem acondicionadas, sendo que a DKV tinha problema de fabricação nas rodas, ainda, não abrem as portas e nem possuem fricção, detalhes que melhorariam significativamente o produto, em outra coleção "carros do Brasil", da qual tenho algumas unidades, os carros possuem fricção, abrem as portas e o material parece mais resistente, apesar de não virem nas caixas de acrilico. Bem, só queria ressaltar que me decepcionei um pouco com a fragilidade das minis e até com o tamanho, pois na escala 1/43 acredito que elas deveriam ser um pouco maiores. Com relação a coleção dos caminhões achei legal também, mais fazer as duas sai um pouco pesado! Bem meu amigo por hoje era isso, só pra finalizar faço as coleções "também" para incentivar meu único filho de 04 anos, moro em Rosário do Sul-RS, tenho 47 anos e trabalho como Oficial do Registro Civil aqui. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério!!!

      Tudo bem, amigo! Puxa... Fico muito contente em saber que tem frequentado o Blog e melhor, que tem gostado do conteúdo. Procuro fazer tudo com dedicação e respeito aos outros e à cultura NERD.

      Fico contente também que tenha resolvido manter contato por aqui. Um dos meus grande objetivos é também estabelecer vínculos e amizades que considero um dos grandes efeitos colaterais positivos do nosso Hobby. Peço, inclusive desculpas pela demora em responder. Estou mudando de apartamento e por isso estou hospedado em meu sogro, por isso as coisas ficam meio complicadas e acabo não conseguindo responder com a rapidez que gostaria.

      Sobre o que vc comenta penso que para colecionadores de maios tempo e mais experiente é possível mesmo que estas coleções da Planeta DeAgostini deixem a desejar em algumas coisas. Para aqueles que conhecem a fundo os detalhes e possibilidades (como parece ser o seu caso) realmente algumas fragilidades da coleção acabam por aparecer de forma mais evidente.

      Fiquei muito contente com sua presença e comentário Rogério. Gostaria de ver você mais vezes por aqui comentando e trazendo comentários importantes como este. Mande um grande abraço para seu filho!!! Esse nosso Hobby acaba sendo um grande ponto de contato com os pequenos. Esse ano estou tentando meu primeiro filho (a). Vamos ver!! Somos da mesma geração, tenho 44 anos.

      Grande abraço pra você!!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Realmente são muito bonitos!Só vale uma ressalva que ninguém notou:Não são todos caminhões fabricados no Brasil!Alguns são,mas a maioria são de caminhões europeus.As carrocerias e altura da suspensão revelam ser caminhões produzidos no exterior.Segundo pesquisei,essa coleção foi lançada inicialmente na Europa,por isso as pequenas diferenças,que só quem entende de caminhão pode ver!Rsrsr
    Mas de qualquer forma,é muito interessante,inclusive possuo algumas(que modifiquei pra ficarem mais parecidas com nossos caminhões)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nighttrider! Blz, amigo!?

      Poxa... Valeu aí pela informação!! Legal saber disso. Confesso que às vezes eu leio os fascículos que acompanham algumas peças, mas na maioria das vezes não dá tempo. Muito interessante sua observação. Isso indica que muitos caminhões que fizeram parte de nossa história na verdade vieram de fora e criaram sua carreira aqui dentro, embora sejam Europeus.

      Você sabe me dizer se as miniaturas desta coleção possuem diferenças entre aqueles que realmente existiram por aqui? Ao que tudo indica pela sua frase final ""que modifiquei pra ficarem mais parecidas com nossos caminhões", parece-me que sim.

      Mas qual a extensão destas diferenças?

      Grande abraço!!

      Marcelo.

      Excluir
  8. Pequena, mas belo trabalho de introdução!
    Estou colecionando como assinante, este mês (01/16)receberei as edições 20, 21 + o 1* brinde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Que legal que você está colecionando.

      Depois vá postando suas impressões sobre a coleção aqui. Em breve pretendo postar uma matéria sobre a sequência de lançamentos.

      Abc.!

      Marcelo.

      Excluir
  9. Pequena, mas belo trabalho de introdução!
    Estou colecionando como assinante, este mês (01/16)receberei as edições 20, 21 + o 1* brinde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Que legal que você está colecionando.

      Depois vá postando suas impressões sobre a coleção aqui. Em breve pretendo postar uma matéria sobre a sequência de lançamentos.

      Abc.!

      Marcelo.

      Excluir
  10. Boa noite!

    Eu estou a procura da cegonheira articulada FMN. Você me indica um lugar onde possa adquirir sem assinar a revista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo...

      Puxa... Eu vinha indicando um site onde há muitos produtos chamado http://www.revistaqui.com.br/. No entanto já ouvi elogios e reclamações sobre esse site.

      Mas acho que lá você poderá encontrar alguma coisa.

      Gde. Abc.

      Marcelo

      Excluir
  11. Grande Marcelo, como vai tudo bem? Estou a procura do caminhão Barreiros Azor, (SKOL) da coleção. Sabe onde posso compra-lo?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!!

      Tudo bem sim!!

      Puxa amigo! Tem um site que indico que as pessoas que compraram lá não reclamam, não. Chama-se revistaqui.com

      Tente lá!

      Há também uma banca aqui em São Paulo Capital que possui muitas peças desta coleção. O telefone é 11 - 3283-2926 Banca Paulista News.

      Gde. Abc.!!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados