Translate

domingo, 31 de março de 2013

Boa Leitura: Homem de Ferro & Thor Nº 32


Acompanhar revistas de linha, tanto da Marvel quanto da DC, tem sido um exercício de persistência, resignação e fé. A irregularidade na qualidade das histórias, falta de cuidado com alguns detalhes importantes e certa dose de roteiros incrivelmente intrincados e pouco verossímeis tem levado muitos leitores a desistirem de suas coleções. Embora o universo que envolve Super-Heróis seja, por princípio, de fantasia, os dramas e tensões alí existentes não podem ser. Precisam ser reais. E para que funcionem, tais dramas e tensões precisam de roteiros consistentes. Eis a fórmula de sucesso, por exemplo, para clássicos da ficção como "Guerra nas Estrelas", "Jornada nas Estrelas" e "Senhor dos Anéis". Roteiros que tratam de coisas que, à princípio pelo menos, sabemos que não existem, porém são assentados em uma base dramática sólida. O que temos atualmente na verdade é uma revista de linha ou outra que eventualmente traz em seu mix uma leitura interessante e agradável, lembrando as revistas de antigamente. No momento acompanho apenas algumas da Marvel e da DC. Recentemente com o Reboot da DC tentei seguir vários títulos, porém já desisti, ficando apenas com alguns como Batman, A Sombra do Baman e Liga da Justiça. Do lado da Marvel acompanho Homem de Ferro & Thor, Vingadores e Capitão América e os Vingadores Secretos, sendo essa última uma revista interessante, que traz histórias boas mas que sempre uma ou outra destoa do resto. O universo Aracno-Mutante da Marvel por exemplo tenho deixado de lado há muito e, com as atuais histórias do Aranha nos EUA, acho pouco provável que eu retome a leitura do querido e saudoso "Cabeça de Teia". Eventualmente porém acontece de uma determinada revista de linha das quais acompanho trazer uma leitura interessante e agradável. Para divulgar tais revistas resolví criar há algum tempo aqui no Blog a coluna "Boa Leitura", cujo objetivo é divulgar títulos que, na minha opinião, ficaram um pouco acima da média. Nesse sentido gostaria de falar do Nº 32 da revista Homem de Ferro & Thor.
Leito de Morte de Bor, pai de Odin (à direita do leito) e de Cul (irmão mais velho de Odin e à esquerda)

Como todos sabem o universo Marvel aqui no Brasil passou recentemente por uma saga (A Essência do Medo) que, embora tenha ficado devendo em qualidade e maiores cuidados com o roteiro trouxe repercussões principalmente para a vida dos Asgardianos (residentes atualmente na cidade de Broxton, EUA). HdF & Thor Nº 32 traz de forma rápida o 1º embate entre Odin e Cul (seu irmão mais velho e maligno). Esses acontecimentos ocorreram quando Odin ainda era jovem e a história termina com a sombria profecia sobre a morte de seu adorado filho Thor.

Odin e seu adorado filho Thor, ainda bebê

Com o fim da Essência do Medo, Thor (pelo menos em tese) está morto, mas aparece acordando em um estranho mundo pós-morte. Além disso, essa 2ª história traz o início de uma nova trama envolvendo Geirrodur (Rei dos Trolls), Karnilla - A Feiticeira Rainha da Nornes, Três outras estranhas feiticeiras e o Troll Ulik (atualmente disfarçado de Tanarus - O Novo Deus do Trovão). Os Asgardianos estão desnorteados vivendo na Terra agora sob o comando da Mães Supremas (Freia, Gaia e Idum). Odin se afastou para Asgard para cuidar que seu irmão mais velho jamais volte à assolar nenhum mundo, vivendo daqui para frente como um "Guardião do Próprio Irmão".

A Mães Supremas

Outro ponto interessante da revista é uma rápida passagem sobre a tentativa do Surfista Prateado viver agora como um humano comum. Norin Radd abdicou de seus poderes e cargo de arauto de Galactus há uns meses atrás. Em seu lugar ninguém menos que um senhor idoso e cristão assumiu sua função junto ao devorador de mundos.

As últimas histórias da revista são do Homem de Ferro e trazem Tony Stark novamente às voltas com seu vício (alcolismo), agora, no entanto acompanhado de um improvável amigo: o Anão Asgardiano chamado "Beicinchado". Forma-se no horizonte a ideia de que o próximo arco que envolverá o Homem de Ferro trará dois grandes oponentes: Zeke Stane (gênio industrial da envergadura de Tony Stark) e o velho inimigo Mandarim.


Homem de Ferro & Thor Nº 32 seria um bom ponto de partida para acompanhar novamente o universo marvel pois traz o rescaldo da última grande saga do Universo Marvel, ao mesmo tempo que projeta algumas sombras para o futuro. Vale a Boa Leitura.

Abc à todos! E à propósito Boa Páscoa!

2 comentários:

  1. Hola Marcelo, ¿como andas? Espero que todo bien.
    Muy bueno tu blog, lo estoy mirando y veo cosa smuy interesantes.
    Te cuento que soy de Argentina, estoy viviendo en La Plata. Aqui están sacando la coleccion de miniaturas de D.C. Comics, van por la figura nº 45.
    cuestan alrededor de 90 pesos argentinos.
    Las miniaturas de Marvel las consigo por un vendedor que las importa. Aqui estas todavía no salieron a la venta.
    Estaría bueno, si es posible intercambiar o generar una manera de ver si podemos ayudarnos a conseguir algunas figuras que te interesen a vos y viceversa.
    Bueno, nos mantenemos en contacto, espero que entiendas el idioma. Vos en donde vivis?
    Exitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dante...

      Aqui no Brasil está saindo apenas as da Marvel. Há uma promessa de sairem as figuras da DC para o segundo semestre de 2013. Estamos aguardando. A Marvel está saindo pela PANINI e há uma promessa da Eaglemoss assumir o lançamento da coleção a partir do segundo semestre também. A Panini garantiu até o Nº 27 apenas. Muitos por aqui estão comprando de importadores como você mesmo disse que acontece aí.

      Teremos maiores informações sobre a continuidade da coleção acredito que em Maio ou Junho.

      Vamos nos falando sim! Moro em São Paulo (Capital).

      Abraço.

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados