Translate

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Destaques 2022 - Quadrinhos


Findando o ano é hora de resgatar e apontar minhas melhores leituras de 2022 dentro da 9ª Arte. Como nos outros anos, meus apontamentos e destaques não serão necessariamente para as HQs lançadas no decurso do ano vigente. Mas sim, simplesmente para aquelas que li em 2022. Por isso não estranhe HQs até antigas figurarem nesse extrato. A ordem das obras abaixo também não obedece a critérios de qualidade, mas sim uma simples ordem cronológica de leitura. Dito isso vamos à elas.


Estranhas Aventuras provavelmente figura no ranking de melhores leituras dos últimos dois anos para muitos leitores. Lançada no Brasil em dois encadernados pela Panini em 2021, a obra traz aquilo que o roteirista Tom King sabe fazer melhor, ou seja, escrever personagens fora de suas cronologias trazendo abordagens pouco convencionais. Foi assim com o Senhor Milagre e o Visão. Embora um personagem obscuro para muitos, o explorador Adam Strange é o centro desta obra que disseca importantes perguntas acerca de lealdade, traições e o questionamento acerca de até onde estaríamos dispostos a ir por aqueles que amamos e os custos envolvidos. Obra que consolida a excelente parceria de King com o artista Mitch Gerads.


O que poderia parecer uma HQ voltada para o público adolescente subverte completamente esta ideia ao apresentar com toda crueza o dia a dia de uma comunidade satanista. Embora a personagem central (Sabrina) seja adolescente, o contexto que a cerca é completamente adulto e possivelmente real. A leitura de O Mundo Sombrio de Sabrina faz frente às melhores histórias arcanas da antiga Vertigo e aprofunda mais ainda o submundo da magia. A série do NetFlix, baseada na obra, é boa mas não chega a cruzar certos limites que a HQ facilmente cruza. Pena que a Editora Geektopia trouxe apenas dois encadernados desta obra que tem o excelente roteirista Roberto Aguirre-Sacasa. O grande destaque da história é sabermos que o que é relatado ali acerca de cultos e comunidades satanistas é, possivelmente, tudo verdade!!


Quem acompanha o Blog já percebeu o quanto gosto da epopeia europeia Storm. Lançada de forma incompleta em 1989 pela Editora Abril, a obra voltou ao Brasil em 2021 com o lançamento de Storm Integral Vol. 01 pela estreante Editora Tundra. Só a soberba arte de Don Lawrence já seria atrativo suficiente para se ter o material. Porém, a história avança por terrenos literários como Space Opera, Distopia, Weird Fiction entre outros, e o faz de forma muito competente. Em 2022 tivemos o lançamento do vol. 02 e para 2023 já temos a campanha da Editora no Catarse para o vol. 03. Storm é uma obra que, sem o menor medo de errar, é uma das maiores HQs de todos os tempos em minha opinião. 


Um dos grandes achados nos últimos anos para mim foi a Editora Bonelli. Ainda que a tenha conhecido tardiamente, eu cheguei com sorte ao ver diversos títulos serem lançados por uma grande variedade de editoras brasileiras. Um deles é Morgan Lost. Um título no qual o protagonista que dá nome à obra vive em um universo que claramente não é o nosso, muito embora as semelhanças sejam enormes. Morgan Lost vive em um universo distopico que muito lembra a estética Art Deco e Noir dos anos 30 e 40, ao mesmo tempo em que tecnologias atuais são mescladas a este ambiente retrô. Isso cria no leitor uma sensação de anacronismo misturado com uma forte estética dark. Morgan é um detetive que, ao melhor estilo Noir, enfrenta assassinos que parecem saídos diretamente do livro Laranja Mecânica de Anthony Burgess. Embora a Editora 85 já esteja no lançamento do 4º volume, apenas em 2022 pude ler o primeiro deles que figura acima.


Outro lançamento de 2021 que fui ler apenas em 2022 foi As Aventuras de Sherlock Holmes, um lançamento muito pouco comentado da Editora Mythos (infelizmente), mas que é excepcional. Trata-se da adaptação muito fiel dos primeiros contos originais de Sherlock Holmes. Esta adaptação, ao cargo de Giancarlo Berardi (criador de Ken Parker) e do desenhista Giorgio Trevisan, foi produzida na década de 80 por ocasião do centenário da criação máxima de Sir Arthur Conan Doyle. A fenomenal arte de Trevisan capturou totalmente a atmosfera Londrina da Era do Gaslight. Afora isso, a adaptação de Berardi mostra um lado menos infalível do maior detetive de Londres, e isso não vem dele, vem (pasmem) da própria concepção original de Doyle!


Acredito que eu não seja o único a desconhecer os trabalhos iniciais do grande desenhista Frank Frazetta. Conhecido por suas fenomenais artes relacionadas ao mundo da "Espada e Feitiçaria", Frazetta teve uma carreira de desenhista em uma arte sequencial mais tradicional, como é apresentado aqui nesse compilado completo de sua trajetória junto ao personagem Dran Brand. Para muitos a obra Dan Brand e Outras Histórias pode parecer se desviar para o roteiro mais simples, e talvez realmente seja assim, mas justamente por isso a obra cresce ao descortinar um entretenimento no qual a preocupação com uma história intrincada e profunda não existe. Existe apenas a vontade de se trazer uma aventura legítima e honesta. A edição da Editora Pipoca e Nanquim possui, como de costume, acabamento excelente e extras incríveis que transcendem o personagem Dan Brand. Temos peças publicitarias desenhadas por Frazetta de um inestimável valor histórico para 9ª Arte. Uma edição que o leitor, se souber aproveitar, se deliciará.


A Morte Viva é uma adaptação do livro homônimo de 1958 do autor francês de ficção científica Stefan Wul. A história é suficientemente obscura e hermética para se criar a atmosfera perfeita para o terror fantástico. A adaptação é de Olivier Vatine e a arte, simplesmente excepcional, é do português Alberto Varanda. Uma obra de excelente acabamento pelo selo Gold Edition da Editora Mythos. Questões como os limites da ciência, a dor de uma perda, o enfretamento do desconhecido estão fortemente presentes e em nada envelheceram desde a época em que a história foi publicada em livro. Fiquei muito curioso em conhecer outras obras de Wul.


Muito celebrada entre os fãs dos Vingadores, A Saga de Korvac envolve nomes de peso da indústria dos quadrinhos, dentre eles George Perez (falecido recentemente em maio de 2022), Sal Buscema, Bill Mantlo, David Michelinie entre outros. Esses artistas simplesmente ajudaram a moldar a Era de Bronze dos Quadrinhos e fizeram história. A Saga possui vários adjetivos positivos por fornecer excelente simbiose entre arte e roteiro. Nela os Vingadores em sua formação setentista se vê às voltas com um estranho vilão (Michael Korvac) que na verdade possui raízes mais misteriosas no futuro, e esse é o motivo do envolvimento da formação futurista e clássica dos Guardiões da Galáxia (Charlie-27, Martinex, Nikki, Yondu e Major Vance Astro, Geena Drake e Águia Estelar). Realmente um trabalho que nos faz lembrar como um quadrinho pode ser interessante e envolvente. Há diversos momentos emblemáticos na obra, e um deles mostra Thor entrando em uma igreja Cristã acompanhado dos Vingadores e emitindo sua opinião sobre o Deus ali representado. Clássico dos clássicos.


Com o lançamento da adaptação de Sandman na NetFlix em 2022, resolvi reler os primeiros arcos  originais presentes nesse encadernado definitivo do Rei do Sonhar. Torna-se incontestável o fato de que a obra, apesar de seus 33 anos, ainda continua relevante, profunda, enigmática e incrível. O encadernado traz exatamente os arcos adaptados na primeira temporada do streaming. Reler Sandman torna sua citação obrigatória entre as melhores leituras de qualquer ano. O seriado entregou uma obra com algumas mudanças em relação ao original, que não chegaram e comprometer o DNA da obra (pelo menos em minha opinião). No entanto, fica muito claro para mim o quanto a versão original dos quadrinhos é realmente melhor. Nos quadrinhos temos determinados recursos narrativos impossíveis de serem adaptados, e isso é mais que motivo para dizer que o quadrinho continua melhor, ou seja, mais profundo, mais visceral, mais lírico, poético e dark.


5 Por Infinito foi um quadrinho lançado pela Editora Pipoca e Nanquim em 2018. Os elogios feitos a ela nas diversas mídias à época de seu lançamento, sobretudo pela arte de Esteban Maroto, não são exagerados. Maroto é realmente um gênio artístico ao fornecer densidade à desenhos usando poucas linhas e o uso racional do preto e branco. É incrível a solidez ou a fluidez que ele consegue fornecer à uma página. Por ter sido escrita ao longo de um espaço de tempo amplo, podemos ver a arte de Maroto evoluir ao longo do encadernado. Um volume único no mundo por trazer todas as histórias do grupo (sim, 5 por Infinito é um grupo de exploradores) e ainda a derradeira delas, que foi escrita anos depois fechando um longo ciclo exploratório espacial. Tudo muito bem amarrado. 5 Por Infinito mistura diversos gêneros da literatura fantástica tendo como linha principal a ficção científica e, dentro deste gênero, os designs concebidos por Maroto são simplesmente incríveis: naves, estações, laboratórios, roupas, mobília... Uma mistura de arte retrô com os lisérgicos e psicodélicos conceitos dos anos 70. Tudo maravilhoso.


Fechando o ano de 2022, gostaria de falar de O Perfeito Estranho. Quando vi esse material ser lançado pela Editora Veneta em 2017, logo pensei... "Esse material é quente!" (mesmo sem saber do que se tratava exatamente). Demorou um pouco para eu adquiri-lo, e mais um tempo ainda para eu lê-lo. Trata-se da obra quadrinística completa de um artista pouco conhecido, Bernie Krigstein. Alguém que eu também não conhecia mas que teve uma célebre passagem pelos quadrinhos da EC Comics nos anos 50. Bernie foi uma das vítima do Authority Code americano, que forçou os quadrinhos a se tornarem mais infantis naquela época. Com uma sólida formação acadêmica, Bernie era também pintor, e com isso trouxe para os comics toda sua bagagem artística diferenciada. O encadernado da Veneta traz uma introdução maravilhosa que nos mostra quem foi o artista e o quanto sua trajetória foi minada, contra sua vontade, até fazê-lo desistir da 9ª Arte. Um exemplo de alguém talentosíssimo e que surgiu em um momento completamente desfavorável para que seu talento fosse aproveitado nos quadrinhos. Uma pena... Sobrou sua profícua passagem pela EC que a Veneta fez o favor de nos presentear com esse volume.

É isso aí amigos... E você? Quais HQs leu e gostaria de elogiar?

Coloque aqui nos comentários. Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados