Com o recente início das publicações no Brasil do Universo de Sandman, decidi reler Os Livros da Magia de Neil Gaiman. Publicado originalmente em 1990 nos EUA, em 1991 no Brasil em forma de fascículos pela Editora Abril, e republicado pela Editora Panini em 2013 em edição de luxo, Os Livros da Magia é uma história em 4 capítulos que é o ponta pé inicial para todo um Universo arcano baseado em personagens da DC, alguns criados pelo próprio Gaiman dentro da série Sandman. Reler algo é um processo interessante, já que ninguém é mais o mesmo de pois de anos, e isso por si só já abre as portas para novos dimensionamentos e resignificações de obras anteriormente visitadas. Posso dizer que Os Livros da Magia cresceram em dimensão e importância após esta releitura.
Muito antes de existir Harry Potter, existia Timothy Hunter, personagem criado por Gaiman nesta primeira minissérie de 1990. Poderíamos até dizer que o Bruxo de Hogwarts parece ter sido uma cópia de Tim Hunter. Apesar da semelhança de idade, Harry Potter e Tim Hunter estão inseridos em Mundos muito diferentes, o de Timothy Hunter é muito mais perigoso e próximo de nossa realidade. A minissérie Os Livros da Magia serviu para apresentar Tim Hunter e seu lugar dentro do Universo Mágico Adulto da DC. Infelizmente, depois da publicação em 1991 pela Editora Abril, nada mais foi lançado do jovem Tim por aqui, o que está mudando com a reabordagem do personagem a partir do selo O Universo de Sandman, dentro do qual novas histórias de Tim Hunter serão trazidas para cá.
John Constantine, Dr. Oculto, Mr. Io e Vingador Fantasma |
Em Os Livros da Magia são 4 os personagens incumbidos de apresentar ao menino o Mundo Arcano. Um Mundo que coexiste junto ao nosso mas que pode ou não ser revelado às pessoas, dependendo apenas do quanto elas se abrem para crer. Vingador Fantasma, John Constantine, Dr. Oculto e Mr. Io são os responsáveis em conduzir Tim à aspectos distintos do Universo da Magia, a saber: passado, presente, o mundo das fadas e o futuro. Mas o que o menino teria de especial? Tim Hunter é, na verdade, um garoto que traz dentro de si um potencial enorme para se tornar o próximo grande mago da Terra. Se ele se tornará esse mago tudo dependerá do que ele decidir frente ao que lhe for mostrado.
Recheada de referências mitológicas Os Livros da Magia impressiona não apenas pelo texto de Gaiman (muito bem ajustado ao Universo DC na época e à própria Mitologia que havia criado), mas também em função da primorosa arte de 04 desenhistas: John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson (este último, infelizmente abandonaria, anos depois, a carreira de desenhista para seguir carreira na medicina oriental). A arte dos 04 permite ao leitor uma íntima sintonia com os mundos e momentos que a história pretende retratar. Literalmente o leitor se sente imerso em um ambiente estranho, sobrenatural e cheio de interfaces com nosso mundo. Neil Gaiman estava em seu auge nesta época e há diversas intersecções entre a história e a Saga do próprio Morpheus.
Outro aspecto muito interessante da obra é a presença de diversos personagens da DC ligados ao mundo da magia. Dentre os mais conhecidos temos Desafiador, Espectro, Zatanna, Sr. Destino, Madame Xanadu, Jason Blood/Etrigan. Mas há também outros personagens da mitologia clássica e da DC, mais obscuros. O estudioso de quadrinhos com certeza deve ter identificado. Dentre eles O Mago Sargon, Zatara - O Mago, Dr. Terrence Thirteen (Dr. 13), Tala - A Rainha do Mal, Tannarak - O Feiticeiro, Félix Fausto, Jacinto e Leandro, Barão Winter, Thomas - O Leal, O Gigante Maugys, Snout e Sr. Glory, ambos do Mundo das Fadas, a Bruxa Baba Yaga... A respeito de Etrigan é muito interessante entender de onde vem a profunda relação entre Jason Blood (cujo nome verdadeiro era Iason) e o mago Merlin. Uma relação que acabou por acorrentar Jason ao Demônio Etrigan. A participação do próprio Sandman (na época ainda Lorde Morpheus) é rápida mas cheia de significado. Para os leitores de Sandman da velha guarda revisitar sua participação na história não tem preço.
Os Livros da Magia é uma ótima porta de entrada para o Universo Místico da DC, sobretudo agora com a iniciativa da editora em dar continuidade ao Universo de Sandman. Um grande abraço à todos.
Nossa, há anos que li. Minha edição é da Abril do ano de 1992. Preciso reler. Mas resenhas assim me ajudam a recordar um pouco da trama.
ResponderExcluirComo você disse, saiu em fascículos. Mas, depois, reuniram tudo num "encadernado de luxo", como gostavam de anunciar.
Sobre: "O estudioso de quadrinhos com certeza deve ter identificado.", penso que podemos ir mais além. Estudiosos de magia encontram um grande arcabouço de referências em trabalho de caras como Gaiman, Morrison e, claro, Moore.
Abraços!
Verdade Kleiton...
ExcluirTal qual F.W. Murnau fez em Nosferatu. Certa vez assisti a um documentário dizendo das diversas referências que Murnau buscou no Mundo da Magia. Referências estas que estão expressas em diversas cenas do filme.
São muitas as referências em Os Livros da Magia e me surpreendi em como a história continua interessante, lírica, onírica e capaz de captar nossa atenção.
Caso releia um dia lembre de comentar aqui suas impressões! rs rs
Abcs!!
Marcelo
Marcelo tudo bem?
ResponderExcluirEstou entrando em contato em sua última postagem, mas o assunto é outro.
Tenho uma coleção de miniaturas da Eaglemoss (Marvel) e estou interessado em vender as peças. Caso tenha interesse ou saiba um canal onde eu possa oferecer agradeço!
Obrigado
Olá Marcos...
ExcluirPerdoe-me a demora em responder. Pode deixar amigo, se souber de alguém interessado eu aviso sim.
Abcs!
Marcelo