Capa do Disco - Burning from the Inside (Bauhaus - 1983) |
Há algum tempo eu não escrevia aqui no Blog para a coluna "Discos Favoritos", sendo assim resolvi escrever sobre um disco que há muito penso em colocar aqui: "Burning from the Inside" do Bauhaus. Lançado em 1983, esse disco é em minha opinião a "quinta-essência" dessa banda. Formado em 1978 na Inglaterra, o Bauhaus é para mim uma das grandes bandas do movimento "Dark". Eu a conhecí no final dos anos 80 início dos 90. Aliás, vale ressaltar que a estética "Dark" foi bem presente na literatura, cinema e música dessas duas décadas. "Burning from the Inside" sintetiza os elementos de inspiração do Bauhaus, dentre eles, o minimalismo, o neo-romantismo e uma grande atração pela estética dos antigos filmes de terror. O 1º single de sucesso da banda foi "Bela Lugosi´s Dead" uma grande homenagem ao ator húngaro Bela Lugosi, intérprete do 1º Drácula do cinema no filme homônimo de 1931.
Capa do Single da Música - Bela Lugosi´s Dead |
O single acima eu comprei no início da década de 90 e pode ser considerado hoje raridade nesse formato. Uma curiosidade é que o prórpio Bauhaus aparece no filme "Fome de Viver" (1983) tocando essa música. Nesse filme David Bowie e Catherine Deneuve fazem um desiludido e desesperançoso casal de vampiros. Voltando ao disco "Burning from the Inside" eu gostaria de destacar algumas músicas.
A 1ª faixa é "She´s in Parties". Essa canção já começa de cara com a cavernosa voz de Peter Murphy, vocalista e grande personalidade da banda. Essa música aliás, foi a 1ª que eu ouvi do Bauhaus, e já percebi que a banda era uma outra história.
Meu 2º destaque do disco vai para a 4ª faixa "King Volcano". Pense em um coral cantando um refrão repetidas vezes ao fundo, formando uma ambientação sonora ao mesmo tempo sacra e estranha, como se você estivesse em uma caverna.
A 5ª faixa é minha favorita "Who Killed Mr. Moonlight". Algo como "Quem matou o Senhor Luar". Ouvir essa música é ser transportado para uma imensa e vazia mansão vitoriana do século 19 cheia de segredos. Um som contínuo de piano ao fundo proporciona à música uma atmosfera onírica. Essa todo mundo deveria conhecer!
"Slice of Life", a 6ª faixa, (numa tradução livre "Fatia de Vida") é outra grande canção, e por incrível que pareça suave!
Minha penúltima dica do disco é "Kingdom´s Coming" (Vinda do Reino). Tentar entender as letras do Bauhaus é um exercício interessante. Essa é uma canção com sons apocalípticos em que Murphy canta uma história em que... "Ventos da loucura param ante a chegada de alguém... Um ser trazendo uma coroa de espinhos em suas mãos e carregando um grande e terrível segredo. Algo que transformará "Tudo" em "Nada" e o "Nada" em "Tudo". É uma curta e arrebatadora canção.
O disco fecha com "Hope"... uma suave e primaveril canção. Tenho outros discos do Bauhaus e dá para perceber sempre uma canção mais suave e reflexiva em cada um. Nesse disco essa canção é "Hope" (Esperança!).
Contra-Capa do Disco - Burning from the Inside (Bauhaus - 1983) |
Bom... Essa é uma grande dica: Burning from the Inside.
Ae, Marcelo... blz??
ResponderExcluirBela Lugosi merece mesmo o reconhecimento por ter popularizado o drácula no cinema!!!
não é o drácula q eu + gostei (sempre achei + legal o Christopher Lee)... mas tenho o maior respeito por ele tbm!!
mudando um pouco de assunto... queria te indicar um blog bastante útil: http://www.gerenciandoblog.com.br/
ele traz informações e dicas valiosas pra gente turbinar nossos blogs....
graças a esse site, aprendi a incluir ferramentas tipo: "Postagens Relacionadas" (q agora aparecem abaixo de cada matéria no meu blog)... e criei tbm uma pág no face!!!
vale a pena vc dar uma boa olhada nesse blog, pois tem mta coisa bacana q eles ensinam (até pra gente divulgar melhor nossos blogs)!!!
Abs!!!
Oi Léo... Valeu pela dica! Vou entrar e conhecer esse blog aí. Gostei muito da página que vc montou no face para o "Submundo".
ExcluirVou tentar fazer uma para mim também. Tentei curtir a página lá porém eu não apreço como um dos que "Curtiram". Não sei se estou fazendo (clicando) certo.
Quanto ao Bela Lugosi tenho uma outra dica. O Tim Burton lançou um fime já há alguns anos em que o Johny Deep faz papel de um cineasta dos anos 60 chamado "Ed Wood" (eleito o pior cineasta de todos os tempos). O filme se chama "Ed Wood" mesmo. Nesse filme o ator Martin Landau faz papel do ator Bela Lugosi que na época do Ed Wood estava velho, pobre e esquecido. Ed Wood chama Bela para fazer vários de seus filmes "B" e essa parceria é narrada no filme. O filme é uma homenagem não apenas a esse cineasta, mas também aos últimos anos de vida de Bela Lugosi. É interessante conferir.
Abcs. Marcelo.
Gostei da narrativa desse post!
ResponderExcluirVou visitar o blog que teu amigo o indicou.
Está chegando o dia de conhecer a Maria Fernanda.
Muito legal heim?
Precisamos colocar o papo em dia...Quando a Márcia nasceu,
tínhamos uma caminhonete chevrolet 1947 (era o máximo)
Abraços! Um final de semana abençoado e feliz pra vocês.
Oi! Tudo bem!?
ExcluirÉ sempre bom receber sua visita aqui. Mata as saudades!
Pois é... esse feriado conhecerei a Mafê (é como estamos chamando ela aqui em casa). Estamos bem ansiosos. Lícia está em Manaus, foi dar uma aula lá e irá direto de lá para Campo Grande. Eu vou sozinho daqui amanhã!
Gde. Abc.!
Marcelo.
"Uma curiosidade é que o prórpio Bauhaus aparece no filme "Fome de Viver" (1983) tocando essa música."
ResponderExcluirUma cena antológica, aliás!
Para quem gostou do filme, recomendo o livro!
Abç
Valeu Kleiton!
ExcluirVocê como profundo conhecedor de filmes deve mesmo conhecer essa cena! É mais que antológica, não é mesmo!?
Não sabia que o filme se baseou em filme. Legal. Vou procurar saber mais!
Abc.
Marcelo.