Há algum tempo fiz duas matérias aqui no blog que me deram muito prazer, falavam dos "Westerns Spaguetti", aqui no Brasil conhecidos como "Bang-Bang à Italiana". Nelas eu abordei os dois primeiros filmes da Trilogia dos Dólares de Sérgio Leone: Por Um Punhado de Dólares e Por Uns Dólares a Mais. Como comentei anteriormente esses filmes eram, em sua maioria, co-produções entre Itália e Espanha e geraram uma gama de diretores italianos de grande talento que deram um olhar mais real, violento e crível ao gênero Western. Distanciando-se dos manjados clichês do cinema americano essas produções traziam um universo mais visceral e menos panfletário e idealizado. A partir dessas duas matérias alguns amigos deixaram comentários valiosos a respeito desse assunto. Dicas tão interessantes que resolvi compartilhá-las com todos vocês.
Dentre os comentários eu gostaria de destacar aqueles feitos pelo amigo Aprigio, professor e grande conhecedor deste gênero cinematográfico. Abaixo segue uma lista de diretores e filmes indicados por ele:
- Sergio Corbucci: Filmes - Django; Il Grande silenzio; e Il Mercenário.
- Sergio Solima: Filmes - Face to Face ou Quando os Brutos se Defrontam; La Resa Dei Conti ou O Dia da Desforra; e Corri Uomo,Corri.
- Enzo Castellari: Filmes - Keoma; e Johnny Hamlet (Baseado na Obra de Shakespeare).
- Giulio Petroni: Filme - Da Uomo a Uomo ou A Morte Anda a Cavalo; e Tepepa.
- Duccio Tessari: Filme - Il Ritorno de Ringo.
- Sergio Garrone: Filme - Django, Il Bastardo.
- Damiano Damiani: Filme - Quién Sabe! A Bullet For the General.
- Giorgio Ferroni: Filme - Un Dollaro Bucato ou O Dólar Furado.
- Enzo Barboni: Filme - Lo Chiamavano Trinitá ou Trinity.
- Mario Siciliano: Filme - Sua Lei Era a Vingança.
- Tonino Valerii: Filme - I gioni Del Ira; e Il Mio Nome é Nessuno.
As dicas são mérito do Aprigio, que aliás peço que me corrija em qualquer informação caso seja necessário. Além disso, ele sugeriu dois blogs que já visitei e são muito interessantes, pois abordam esse gênero cinematográfico com excelência, são eles:
- Por Um Punhado de Euros: http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com.br/
- Bang Bang à Italinana no Brasil: http://bangbangitaliana.blogspot.com.br/
Por Um Punhado de Euros é editado por Emanuel Neto e Pedro Pereira. Lá você pode encontrar diversos Tops Ten de Westerns Spaguettis de muitos fãs, abaixo seguem dois links, um com o Top Ten do Aprígio (1) e um outro do Paolo Avico (2) que eu gostei bastante.
Bang Bang à Italiana no Brasil de Edelzio Sanches é outro blog bem interessante que vale a pena dar uma olhada. É uma grande fonte de consulta e quando você o visita recebe de brinde o som de músicas de filmes de Westerns que ficam tocando ao fundo, proporcionando aquela atmosfera característica.
Recebí o pedido de pelo menos um amigo (Léo Radd) sobre dicas interessantes de Westerns. Aproveitando então essas que recebí e disponibilizei, espero que aproveitem para se familiarizar com esses grandes filmes de diretores donos de uma linguagem particular que atualmente está em falta no cinema, ou seja, uma linguagem em que com poucas palavras se diz muito!
"Recebí o pedido de pelo menos um amigo (Léo Radd) sobre dicas interessantes de Westerns. "
ResponderExcluirE eu agradeço mesmo, Marcelo....
anotei vários desses filmes citados acima e vou baixar todos eles!!!
o último q eu assisti foi: "Comin At Ya"... é dos anos 80 e foi rodado em 3-D (na época) e mostra um pistoleiro tentando resgatar a noiva (Victoria Abril) raptada e vendida como escrava branca!!!
minha dificulade tem sido encontrar legenda pra todos esses filmes... pois mesmo entendendo um pouco italiano, gosto de legendas pra não perder nenhum detalhe dos diálogos!!
brigadão mesmo!!!
ótima matéria!!
Abs!!
Obrigado Leo...
ExcluirDepois que você me perguntou aquela vez sobre dicas de filmes desse gênero fiquei procurando algumas na net, até porque eu também queria conhecer mais esse universo do Western Italiano saindo um pouco daqueles filmes mais conhecidos. Sabemos que há muita coisa boa que não fez sucesso e não teve aquela divulgação devido à vários motivos, até por questões de distribuição.
As dicas do Aprígio vieram muito a calhar pois ele manja bastante. Os sites que indico acima também valem a pena. Eu ia mandar essa lista para o seu e-mail particular, mas depois que ví que eram dicas muito legais resolvi fazer a postagem, até para divulgar mais os filmes e os blogs.
Esse filme que vc cita eu não ví. Anos 80 em 3-D? Deve ser bem interessante ver! Valeu.
Gde. Abc.
Marcelo.
Oi Marcelo, salvei as informações e ficou mesmo uma bela lista. Uma das coisas legais nestes filmes são essas cenas panorâmicas e como vc mesmo mencionou a trilha sonora ajuda muito. Um tipo de gênero que não pode morrer nunca... Abs.
ResponderExcluirÉ isso mesmo Paulo. Cenas panorâmicas, trilhas portentosas e uma sensação de liberdade são características desses filmes. Também não podemos esquecer da violência e de personagens duros e às vezes até humanos. Espero que aproveite Paulo. Caso assista algum fale pra gente o que achou!!
ExcluirAbc.
Marcelo
Marcelo querido!
ResponderExcluirAmei seu post...gosto muito desses filmes.
Passei para deixar-te um abraço e desejar
um final de semana lindo e abençoado.
Oi! Que legal sua visita por aqui! Agradeço suas palavras! Um bom fim de semana para vc e para todos daí!
ExcluirBj.
Marcelo.
Marcelo ficou tudo bom. Faltou apenas o "Y" de Trinity, mas isso acontece.O título de Meu nome é ninguém é na verdade "Il mio nome é nessuno", mas o erro foi meu que digitei errado quando passei a relação de filmes para você. "Nombre" na verdade é o vocábulo em espanhol.Agradeço quando diz que sou grande conhecedor do gênero, no entanto sou humilde em dizer que ainda estou na trilha, procurando rastros,como um batedor.Tenho muito que ver e aprender ainda.Vou acessar o Bang Bang à italiana no Brasil para ler seu comentário de apresentação.Nesse momento estou ouvindo a trilha de "Il mio nome é..." do grande Morrricone. Valeu.
ResponderExcluirOk Aprigio!
ExcluirJá está devidamente corrigido. Depois dê uma olhada se ficou tudo certinho. Afinal de contas espero que muitos procurem pelos filmes, e para isso eles tem que estar bem escritos mesmo.
É isso mesmo! Procurar esses filmes é como garimpar, precisamos ter espírito de batedores mesmo! rsrs
Gde. Abc.
Marcelo.
E as pesquisas grande Marcelo sobre o western spaghetti, como é que andam? Você já assistiu Bandidos com Enrico Salerno e Venantino Venantini, Tempo de Massacre com Franco Nero e George Hilton e Anda Muchacho,spara ( A volta do pistoleiro) com Fabio Testi e Eduardo Fajardo? Já tem na cabeça seu Top Ten?
ResponderExcluirUm grande Natal e um Ano Novo repleto de grandes realizações para você seu blog.
E aí Aprigio!! Tudo bem?
ExcluirLegal vc comentar novamente aqui!! Que legal!!!
Poxa, andei muito ocupado rapaz, mas em janeiro vou ter um tempo e quero colocar alguns filmes em dia. Alias, vc deixou varias dicas valiosas nesse seu comentário! Quero deixar pra vc um abraço de final de ano, vamos os falando. Acho que vou demorar um pouco para formar meu Top Ten. Mas conforme for formando minhas preferencias vou trocando "figurinhas" com vc!
Abção!
Marcelo.
sou um grande apreciador deste estilo de western. Polemizei com um apreciador do western b norteamericano. Entre meus westerns favoritos estão: Três Homens em conflito, Uma Pistola para Ringo, O Retorno de Ringo, Django, O Dólar Furado,o que não significa que não haja outros filmes que merecem ser vistos. Armando Xavier Appel
ResponderExcluirTêm westerns que devem ser redescobertos; um exemplo é O pistoleiro Marcado Por Deus, dirigido por Calvin Jackson Padget( Giorgio Ferroni), e estrelado por Anthony Steffen. O argumento é interessante, um homem que passa no circo em que trabalha como um grande pistoleiro, descobre o medo na vida real, que pela sociedade arcaica que vive é considerado covarde. Armando Xavier Appel
ResponderExcluir