Translate

terça-feira, 17 de julho de 2012

Álbuns de Luxo da Marvel: Uma História de Sucesso


Em 2010 a PANINI inaugurou uma linha de publicações que já vinha, há algum tempo, dando sinais de boa aceitação pelo público, sobretudo em grandes Livrarias. O segmento dos "Álbuns de Luxo". Para as grandes livrarias esse foi o empurrão que faltava para inaugurarem, difinitivamente, uma seção em suas prateleiras dedicada somente à Histórias em Quadrinhos. Sob o sêlo "Marvel DELUXE" esses álbuns, também conhecidos como "Encadernados de Luxo", são realmente sonhos de consumo para muita gente. É difícil interpretar o sucesso desses encadernados, pois mesmo sendo caros, tem vendido e se esgotado rapidamente. Acredito que uma das explicações é a decisão da PANINI lançar tais encadernados com arcos de histórias fechadas (com início, meio e fim), dessa forma o leitor que não tem paciência de acompanhar mensalmente nas bancas o lançamento de cada capítulo da saga, pode simplemente esperar um pouco e depois lê-la de uma vez só em um álbum com luxuoso acabamento. Outra explicação também pode estar ligada à "Visibilidade" da publicação. Algo que as editoras nacionais nunca souberam aproveitar muito bem. Ao colocar tais álbuns em livrarias, um público que não frequenta bancas de revistas e, se frequenta não dá à mínima para "Gibis", simplesmente passou a se interessar por seus heróis de infância agora colocados em sagas completas e dentro de Encadernados Luxuosos para se exibir numa estante. 

Bom... Elocubrações à parte coloquei abaixo um histórico dos lançamentos desses álbuns aqui no Brasil até hoje.

2010 -


Guerra Civil: Arco de Histórias de 2007 que narra um racha entre a comunidade Super-Heróica precipitado por uma ação inadvertidada de um grupo inexperiente de heróis que resultou na morte de centenas de crianças. Já fiz uma matéria aqui no Blog sobre esse arco, que para mim foi um marco (clique para ver)!

Guerra Civil - Capa
Guerra Civil - Contra-Capa


















2011


O ano de 2011 mostrou o fôlego desse sêlo, pois saíram 02 Encadernados do Capitão América e 01 do Thor na linha "DELUXE". Vamos à eles.

Capitão América - Soldado Invernal: Volume lançado em Julho de 2011 que traz as Histórias que culminam com o retorno de um antigo e importante personagem do passado do Capitão! Um arco de histórias que ocorreu logo após a marcante e violenta dissolução dos Vingadores na década de 2000. Num clima de "Guerra Fria", espionagem e um importante envolvimento da União Soviética a história precipitou vários dos acontecimentos que vemos atualmente no Universo Marvel. Detalhe! Conforme anunciado nesse último final de semana pelo "Marvel Studios" na Comic Con de San Diego (importante feira Mundial ligada à Quadrinhos), o próximo filme do Capitão América terá exatamente esse nome "Capitão América: Soldado Invernal". Podemos esperar que a história terá tudo a ver com esse arco apresentado nesse álbum!

Capitão América: O Soldado Invernal - Capa
Capitão América: O Soldado Invernal - Contra-Capa



















Capitão América - Ameaça Vermelha: Lançado também em Julho de 2011 o álbum traz a continuação dos eventos ocorridos no "Soldado Invernal". Com roteiro de Ed Brubaker (escritor que marcou época nas histórias do Capitão) esses dois encadernados poderão se tornar perciosos itens tendo em vista que o próximo filme do Caps será, ao que tudo indica, baseado nessa História.

Capitão América: Ameaça Vermelha - Capa
Capitão América: Ameaça Vermelha - Contra-Capa



















Thor - O Renascer dos Deuses: Álbum de Abril de 2011 que conta a história do retorno à vida do Poderoso Thor e de todo o panteão de Deuses Asgardianos que estavam em um limbo existencial (ou se você quiser... Mortos) após os eventos que ocorreram no Ragnarorok (O Fim dos Tempos). Chamo atenção para dois eventos desse arco: 1º - Quando Thor restaura a cidade dourada de Asgard nos arredores da cidade de Broxton no estado de Oklahoma, EUA (evento que norteraria todos os acontecimentos nas sagas futuras da Marvel nos últimos anos). 2º - O "Bate-Boca" entre Thor e Homem de Ferro, no qual Thor cobra explicações pela "lambança" que Toni Stark havia feito em Guerra Civil e sobre a história de Tony ter simplesmente "clonado" Thor, como pôde ser visto em Guerra Civil. Meu... Esse diálogo entre os dois foi F...! A arte de Oliver Coipel ajudou a transformar, na minha opinião, esse arco de histórias em algo marcante.

Thor: O Renascer do Deuses - Capa
Thor: O Renascer do Deuses - Contra-Capa



















2012 -


Os Novos Vingadores - Motim!: O ano de 2012 começou logo com uma "TIJOLADA". Isso mesmo... Literamente. Em fevereiro de 2012 a PANINI lançou um verdadeiro "TIJOLÃO" (nada mais... nada menos que 380 PÁGINAS!! Temos que admitir os caras da PANINI foram ousados). O Encadernado "Novos Vingadores: Motim!" tem roteiro do famoso e adorado Brian Michael Bendis e trata de eventos que ocorreram após a dissolução dos Vingadores conforme falei acima na década de 2000. A narrativa é sobre essa lacuna que a ausência dos Vingadores abriu, levando à uma rebelião na "Balsa" (penitenciária de segurança máxima especializada em manter atrás das grades vilões super-humanos). A história é importante porque marca a re-estruturação dos Vingadores conforme os conhecemos hoje nas histórias em quadrinhos. Esse encadernado foi "ROMBO" no meu caixa!!


Os Novos Vingadores: Motim! - Contra-Capa
Os Novos Vingadores: Motim! - Capa



















Thor - Em Nome do Pai: Na sequencia de "Motim!" a PANINI já sapecou esse 2º Encadernado de luxo do Thor. Essa história se passa após a volta dos Deuses descrita no 1º Encadernado acima do Thor e foca bastante a conflituosa vida da família real de Asgard: Odin (Pai), Thor e Loki (Filhos). Eu sempre achei bem rica essa relação entre esses personagens, uma vez que o ódio de Loki em relação ao pai está sempre presente nas relações entre pais e filhos. Guardadas as devidas proporções essa relação entre Odin e filhos sempre me lembrou a "Parábola do Filho Pródigo" que Jesus contou.

Thor: Em Nome do Pai - Capa
Thor: Em Nome do Pai - Contra-Capa



















Capitão América - A Morte do Sonho: Recentemente, em maio de 2012, vimos mais um lançamento ligado ao Caps. Alardeada aos quatro ventos, a "Morte" do Capitão América chegou até a ser comunicada no Jornal Nacional da Globo nas palavras do William Boner por ocasião de seu ocorrido nos EUA em 2006. Com roteiro de Ed Brubaker a história narra, como o prórpio nome sugere, a morte do Capitão. Bem... "Morte" entre aspas mesmo, porque como todo mundo sabe ele volta depois em uma série de histórias que eu achei muito fantasiosas. Eu sou do tempo que quando morria alguém nos quadrinhos morria mesmo! Lembro do impacto que causou a morte do "Warlock" nas mãos do Thanos nos anos 80, história que li em Grandes Heróis Marvel quando eu tinha 12 anos em 1983. Não que essa história do encadernado seja ruim, não é isso... A verdade é que fico meio "p." da vida com esse negócio de mata depois ressucita... mata depois ressucita... (é o caça-níquel imperando!). Isso contribui para deixar as histórias sem credibilidade. Mas tudo bem. Foi um desabafo! Seguem as capas abaixo!

Capitão América: A Morte do Sonho - Capa
Capitão América: A Morte do Sonho - Contra-Capa


















E encerrando essa longa matéria...

Invasão Secreta: Programada para Julho de 2012 temos o Encaderando de Luxo "Invasão Secreta". Na minha opinião esse foi um arco de histórias bem fraco. Lançado há não muito tempo, a história tem como grande evento a ascenção do megalomaníaco Norman Osborn (antigo inimigo do Homem-Aranha na pele do Duende Verde original) à um dos homens mais importantes do mundo ao controlar uma agência de segurança super poderosa conhecida como "Martelo". Essa saga sedimentou o caminho para uma outra saga que se seguiu à essa e que terminou há não muito tempo aqui no Brasil chamada "Reinado Sombrio".

Invasão Secreta - Capa

Essa matéria cobre todos os Encadernados de Luxo do sêlo "Marvel DELUXE" lançados até hoje no Brasil pela PANINI. Cada álbum possui muitos "Extras", incluindo capas alterantivas, matérias, resumos de acontecimentos e tudo o mais.  Uma ideia que parece que deu certo. Como pôde ser visto, tais encadernados cobrem boa parte dos principais acontecimentos da ultima década no Universo Marvel, e isso também justifica sua importância. É isso aí! Abc. a todos!!

16 comentários:

  1. Marcelo querido!
    Parabéns pela seu post!
    Visitei o blog do teu amigo...
    Gostei muito,e deixei um comentário.
    Abraços! Dias abençoados pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Valeu! Deixei um comentário no blog do Clemente também!

      Ele está indo para Bonito.

      Abc. Marcelo.

      Excluir
  2. Bem completa essa matéria.... parabéns!!!

    desses aí, acabei não comprando nenhum, mas tenho a Guerra Civil em mini-série avulsa!!

    o resto eu li na internet mesmo....

    esses encadernados + caros eu prefiro comprar só qdo for de material clássico (q é o q eu realmente curto no final das contas)!!!

    mas reconheço q pra quem gosta da fase atual, deve ser bacana ter essas ed. caprichadas na estante, né??

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Léo ... Blz?

      É um material bem acabado... Porém caro. Acho que a Panini quer atingir um outro público. De qualquer forma surpreendi-me ao perceber que esses encadernados trazem os principais eventos da última década da casa das idéias.

      Eu acabei comprando para me inteirar das coisas. Realmente elas enfeitam a estante.

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  3. Boa noite amigo Marcelo. Se teu sobrinho Luís seguir os passos do tio... a saga vai continuar... olhando tuas postagens sobre Thor e outros, bateu uma saudades do tempo em que eu mais lia gibis do que estudava... Um grande abraço, fique com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Germano... Blz!?!?

      Espero que esteja tudo bem e que seu amigo (o bolinha) esteja melhor.

      Boa viagem.

      Abc! Marcelo.

      Excluir
  4. Olá, Marcelo.
    Legal esses álbuns! Eu já tive a oportunidade de comprar alguns para o meu filho, mas sempre nas bancas. Ele adorava estes personagens da Marvel. Eu sempre preferi Disney.
    Gostei do blog e já estamos seguindo, eu e a escritora Rita Santos.
    Gostaria que conhecesse o blog da Turma do Guaraná, e se quiser, deixe sua opinião registrada.
    Grande abraço

    Paulo Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo!

      Muito obrigado pela visita, comentário e por estar seguindo meu blog.

      Vou olhar com certeza o Blog da "Turma do Guaraná". Aliás vi algumas tiras dessa "Turma" no Blog do Paulo Gibi e gostei muito.

      Espero conhecer também a Rita. Ela é muito bem vinda também.

      Abcs. Marcelo.

      Excluir
  5. Respostas
    1. E aí amigo! Tudo bem?

      Valeu pela visita e comentário!! Apareça.

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  6. ola Marcelo conheci seu blog hoje e achei d+ vc sabe me dizer se ainda acho esses albuns, abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo... Tudo bem?! Poxa, fico feliz que tenha gostado aqui do Blog!

      É como eu sempre falo, quando a gente escreve e fala sobre aquilo que se gosta, com sinceridade, acho que acaba saindo alguma coisa boa.

      Então cara... Esses álbuns realmente são interessantes por conseguirem trazer num único volume arcos de histórias importantes do universo Marvel e que foram determinantes na mitologia atual dos heróis.

      Olha, respondendo à sua pergunta eu diria que talvez você os encontre, porém com alguma dificuldade. O álbum "Guerra Civil" esses dias mesmo eu fui atrás dele para comprar para meu cunhado do MS e não encontrei.

      Valeria a pena pesquisar no site de grandes livrarias como Cultura, Saraiva, Siciliano e talvez até no Submarino. Fiz até uma busca no site da Saraiva e da Siciliano há pouco e achei o álbum "Capitão América - A Morte do Sonho". Outra opção seriam sebos ou mesmo o Mercado Livre. Mas recomendo antes uma varredura nas grandes livrarias do país.

      Depois deste último álbum desta matéria (Invasão) sairam outros dois: "Os Novos Vingadores - Motim" e "Os Novos Vingadores - Guerra Civil".

      Mas Eduardo, caso eu veja por aqui em algum lugar eu dou um toque.

      Ah! Vale uma dica. Há também aqui em São Paulo uma Comic Shop bem legal chamada Gibiteria HQs e Afins (tel. 11 - 3167-4838). O dono se chama Otávio e é bem gente boa. Eu já achei coisas muito boas e raras lá com ele. Por último tem um sebo de Gibis aqui em sampa chamado Rika (http://www.rika.com.br/shop/) que também vale uma verificada.

      Bom... Espero ter ajudado. Apareça mais vezes Eduardo! Vamos trocando informações e curiosidades!!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Marcelo, esse "Thor: Em Nome do Pai" ganhei na loja LigaHQ, quando fiz uma compra. Que brinde!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUe legal Kleiton!!

      De vez em quando aparecem uns brindes que realmente valem a pena!!

      Eu tenho esse e o anterior "Thor: O Renascer dos Deuses". Esse último conta a importante história do despertar do Thor após o "Ragnarok". É uma história muito importante pois conta o aparecimento de Asgard nos céus de Oklahoma.

      Essa que vc ganhou eu ainda não cheguei nela para ler. Mas só o nome já me atrai!

      Depois me conte se gostou!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  8. Muito Boa matéria parabéns Marcelo, e vc poderia fazer uma nova abordagem desse tema , falando das atuais Deluxe ,.. vlw Marcelo Abraço !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!! Legal Roberto!! Valeu!

      Sabe que esses dias mesmo eu pensei nessa postagem e pensei em dar uma atualizada no tema.

      Agora com sua sugestão vou fazer com certeza.

      Grande abraço! Valeu!!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados