Prezados, desde que postei aqui as seguintes matérias da Coleção de Miniaturas Marvel:
- Miniaturas Marvel - Parte II, de 14 de Julho de 2012;
- Miniaturas Marvel - Brindes, de 21 de Julho de 2012;
- e Miniaturas Marvel - Dicas, de 26 de Julho de 2012;
Tem havido muitos e muitos comentários de vários amigos espalhados pelo Brasil com várias histórias bem chatas a respeito da Coleção. A maioria gira em torno de 03 aspectos:
1 - A substituição do Aranha (Brinde) com uniforme negro para o de uniforme clássico.
2 - O fato de algumas miniaturas do Aranha (Brinde) terem sido entregues com um material nada adequado para uma coleção como essa: PLÁSTICO!!
3 - Amigos que assinaram a coleção (seja pagando à vista ou em parcelas) simplesmente não terem recebido muitas miniaturas ainda do início da coleção (Ex. Coisa) e outros que estão desistindo de receber os Brindes, mesmo tendo assinado a coleção logo no início (em Maio/2012). O que mais me deixou chateado nesse tópico é o fato da PANINI ter mandado brindes e miniaturas duplicadas para alguns, enquanto outros não receberam nada!!
O atraso nas entregas pode ser compreendido pelo fato de estarmos lidando com material importado, e portanto, passível de problemas relacionados às burocráticas leis brasileiras... Alfândega... Entre outras questões que devem envolver o universo burocrático de produtos importados. Sendo assim, embora o atraso seja ruim, eu entendo. No entanto, problemas de separação do material na hora da entrega e distribuição não podem acontecer, ou tudo bem vai... Se acontecer, a empresa deve entrar em contato dando uma informação.
O atraso nas entregas pode ser compreendido pelo fato de estarmos lidando com material importado, e portanto, passível de problemas relacionados às burocráticas leis brasileiras... Alfândega... Entre outras questões que devem envolver o universo burocrático de produtos importados. Sendo assim, embora o atraso seja ruim, eu entendo. No entanto, problemas de separação do material na hora da entrega e distribuição não podem acontecer, ou tudo bem vai... Se acontecer, a empresa deve entrar em contato dando uma informação.
Há um grande anseio por parte de todos de falarem e compartilharem suas decepções e frustrações e, o mais importante, tentarem receber seus pedidos. Acho que é consenso entre todos, que queremos ajudar o mercado de colecionismo crescer em nosso país e, sendo assim, desejamos que a PANINI, ou qualquer outra empresa do ramo, cresça e se torne, com a nossa ajuda (é importante ressaltar) uma editora forte e com uma relação cada vez mais saudável com os fãs nesse mercado. Por isso, alguma coisa deve ser feita para que esse canal de comunicação seja melhorado (entre nós fãs e a empresa), mas tudo isso visando o crescimento de nossas coleções e a melhoria de atendimento das empresas nessa área. Ler a todos os comentários tem gerado em mim o desejo de ajudar de alguma forma, pois não é justo algo que tanto esperamos não chegue até nós por meros problemas de distribuição e erros de envio!! Não dá!!!
Tenho por base que todos que estão comprando as miniaturas estão contribuindo, mas quem assinou e pagou deu seu aval de confiança mesmo sem ter recebido nada... O que vejo agora no entanto, são muitos amigos simplesmente dizendo "estou quase desistindo de esperar", "vou cancelar, não aguento mais a falta de informação", "recebi brindes duplicados", "não recebi brinde nenhum"! Puxa!! Que situação!
Partindo para a prática então é o seguinte... Alguns camaradas (Jean e Clóvis Camargo) estão organizando formalmente algumas ações. Vamos a elas!
O Jean propôs em seu comentário (publicado no dia 29/07 na postagem Miniaturas Marvel - Brindes) um FÓRUM de debates na comunidade de discussões da Panini no orkut com a
intenção de reunir outros assinantes em todo
o país para troca de informações e apoio mútuo nesta
questão. Ele ainda não me enviou o link para esse FÓRUM, porém eu creio que ele já foi aberto lá. Participem! Caso ele não tenha aberto seria interessante fazermos isso.
O Clóvis Camargo (que deixou um comentário publicado na postagem Miniaturas Marvel - Parte II) entrou em contato comigo via meu e-mail particular informando que faria uma consultoria no Procon sobre o assunto. Ele ainda não me posicionou de volta, mas assim que o fizer eu comento aqui.
Amigos... Não podemos deixar esses tipos de problemas ridículos (problemas de distribuição e falta de informações) estragarem tão belo sonho. Esse espaço fica aberto para discutirmos essas coisas e ressalto a ideia de tentarmos, em 1º lugar, recebermos adequadamente nossos pedidos, e em 2º lugar, contribuirmos não para desestimularmos empresas à deixar de lançar coleções tão legais aqui no país, mas sim ajudar a construir editoras/empresas fortes e prósperas, que respeitem e sejam amigas dos fãs!!
Abc. à todos!!
Quer uma sugestão? crie um grupo (comunidade) no Facebook. Se querem realmente fazer barulho com essa história e esperam que a PANINI se mexa, o Facebook é o que está bombando no momento. Eu gosto do ORKUT, mas a visibilidade dele é baixa e nem sei se o pessoal da PANINI ainda acessa as comunidades do ORKUT. Enfim, ó sugestão....
ResponderExcluirAgora, sobre o motivo de estar acontecendo tanto esse tip ode situação é evidente: subestimaram os leitores de quadrinhos. No Brasil ainda há aquela cultura de que leitor de quadrinho é aquele alguém fútil e desocupado, que não quer nada da vida e vive de sombra e água fresca, só com uns trocados no bolso. As editoras não projetam ainda seus produtos voltados 100% para todo perfil de pessoa - desde o pobre garoto que vive de mesada até o executivo de 40 ou 50 anos que recebe meio milhão por mês. Falta de visão e preparo por parte os responsáveis. Evidente.
Concordo... Visibilidade e falta de plano estratégico sempre foram questões com as quais lidamos desde os anos 70 e 90.
ExcluirParece-me que as editoras nunca acreditaram mesmo no potencial dos leitores. Hoje o mundo das HQs e do colecioniso avançou e galgou um novo patamar. As empresas precisam acompanhar essa demanda. A quantidade de fãs é considerável e possui potencial incrível para compra.
Valeu pela dica Fabiano em relação à visibilidade para o assunto.
Gde. Abc. Marcelo.
Concordo com o Fabiano....
ResponderExcluiro orkut tá em estado terminal!!
mesmo assim, na comunidade "Fórum Panini" q eu participo... um leitor abriu um tópico colhendo assinaturas e tentando juntar a galera pra entrarem com uma ação contra a panini nesse caso!!
seria bom vc dar uma olhada lá.... mesmo q até o momento não tenha quase ninguém se manifestando no tal tópico (pelos motivos q o Fabiano citou acima)!!
particularmente, EU não posso (juridicamente) reclamar por não ser assinante.... mas apóio totalmente essa iniciativa e posso ajudar a divulgar no meu blog as ações q vcs pretendem levar adiante!!!
Abs!!
E aí Léo... Obrigado pela participação! Preciso entrar lá sim. Essa semana estou super corrido. Vou sugerir também essa mudança de estratégia para o facebook.
ExcluirObrigado também pela abertura do seu espaço como divulgação da iniciativa.
Abc.!! Marcelo.
Podem contar comigo! Também estou sofrendo problemas com a Panini. Eles não me enviaram nem os brindes e nem a edição 4 5 (Coisa e Magneto), mas já recebi o Blade e o Surfista prateado, e o Aranha (que fiquei decepcionado por estar com o uniforme normal (por expectativa não por achar ruim) ainda não recebi (tenho um email deles falando que é o VENOM e que iria receber na segunda entrega). Assim que fizerem um grupo no facebook, me avisem! :)
ExcluirBeleza André...
ExcluirInfelizmente ainda não tenho Facebook (parece brincadeira não é?! rsrs). Por isso caso qualquer um abra o debate no face tá valendo. Estou aguardando um tempinho para abrir um face pra mim.
A PANINI realmente não esperava essa procura toda eu acho. Sou como vc... Não achei ruim o Aranha com uniforme classico de brinde, apenas estava com expectativa diferente. Acho um absurdo vc não ter recebido o Coisa e o Magneto ainda! Putz que bagunça. Vc ligou pra eles perguntando sobre esse não envio? Tem um camarada que postou comentários aqui no blog na postagem "Miniaturas Marvel - Parte II" chamado Juliano Rangel que está com o mesmo problema que vc. Ainda não recebeu o Coisa! Ele tá muito decepcionado também. Qualquer coisa dê um toque pra ele, sempre acho que juntos temos mais força.
Vamos nos falando.
Abção! Marcelo.
É Marcelo, parece que não é de hoje que a Panini tem uma péssima logística e um mal tratamento ao Consumidor. Mas vamos unir forças para melhora-la, afinal, somos uma importante fatia de mercado deles, devemos ter alguma importância, não?
ExcluirJá fiz uma pagina para as Figurines, e se isso resolver o problema com a Panini (espero), pode virar uma fã-page realmente. :)
https://www.facebook.com/pages/Figurines-Marvel-Panini/470463936311484
Se puder, divulgue!! Abraços e vamos lutar por essa causa!
Oi André... Pode deixar que vou divulgar aqui!
ExcluirJá entrei no link para ver lá e ficou bem legal. Eu concordo com vc quando vc aborda esse assunto dessa forma, ou seja, tentando gerar ações não apenas destrutivas em cima da Panini, pelo contrario, fazermos ações que garantam nossos direitos mas que ao mesmo tempo sirvam para auxiliar a Panini a melhorar. Quero ver o mercado aqui no Brasil crescer e não involuir.
Eu guardo muitas recordações dos anos 80 no qual tínhamos editoras que publicavam títulos sem muito respeito pelos fãs. A Panini pelo menos vem fazendo um bom trabalho. Sei que ela precisa melhorar em alguns pontos, mas hoje temos uma oferta de títulos como nunca se viu antes no país. Acho que devemos ser co-participantes nesse processo de crescimento. E o segmento de colecionáveis é bem promissor e não pode morrer no início.
Vou ver se abro um facebook pra mim também. Valeu!! Marcelo.
Olá Marcelo,
ResponderExcluirAdorei a matéria e muito importante que os assinantes que foram enganados como nós, não deixem passar despercebido neste erro que pode prejudicar a nossa coleção. Eu também me sentido lesado com o erro deles.
Att.
João Paulo
Oi João... Blz?
ExcluirLegal seu comentário... Quanto mais pessoas se manifestarem, mais nos fortalecemos como fãs de HQs e de colecionismo.
Fiquei chateado essa semana. Recebi minhas miniaturas do Blade e do Surfista Prateado, porém a do Blade veio toda regaçada! A espada veio torta, a bainha da espada atrás das costas veio quebrada. A caixinha do surfista veio toda amassada. Fiquei chateado pra caramba.
Valeu a participação!!
Marcelo.
Marcelo. Vamos ver se isso resolve (ou ajuda). rs
ResponderExcluirMas fica ai um local visível e acessível no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Figurines-Marvel-Panini/470463936311484
Oi André... É isso aí. Como disse acima vamos lá! Vamos trabalhar para termos cada vez mais um mercado desenvolvido para fãs de HQs e de coleções.
ExcluirAbção. Marcelo.
André, Marcelo
ResponderExcluirbom dia.
Já curti a página do facebook. Ótima iniciativa.
Contem comigo.
Abs,
Léo
Valeu Leo!
ExcluirObrigado pela participação!
Abção. Marcelo.
Oi Marcelo, eu também fui enganado pois fiz minha assinatura em junho, mas em nenhum momento no site foi disponibilizado um aviso dizendo que a partir de tal data, a pessoa não teria direito aos brindes, ou seja, no meu entendimento é uma má fé tremenda. Pensaram o seguinte, se tira os brindes, não avisamos e os otários que fizerem a partir de agora dança. uma verdadeira vergonha. Se tiver alguma ação judicial conjunta, me avisem ok. Abraços.
ResponderExcluirMarcÍlio Ferreira
Arcovede - PE
O Marcílio ...
ExcluirPutz cara, ler esse seu relato me deixa muito triste. A Panini precisa melhorar esse departamento de anúncios. Uma vez anunciado a gente fica esperando receber a miniatura, no caso, os brindes.
A impressão que eu tenho é que o serviço de distribuição deles está melhorando, pois esse mês, pela 1a vez recebemos as entregas de setembro juntas e em tempo hábil, antes da Fenix ir em banca. Porém, ess questão dos brindes até hoje assombra os assinantes e sua indignação é legítima.
Qualquer a gente vai se falando. Não deixe de visitar a pagina do André Morsi no face book sobre essa coleção. Nessa pagina tem havido discussões e uma integração entre os colecionadores. No comentário acima do André tem o endereço.
Gde. Abc.
Marcelo.