Coleção Carros Intresquecíveis do Brasil - Volkswagen Fusca (1961) |
O Nº 02 da Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil da Editora Planeta de Agostini é o nosso querido e saudoso Fusca! Nenhum outro carro foi mais presente no imaginário do Brasileiro quanto o Fusca, também apelidado em nosso país pelos nomes: Fuca; Fuqui; Fusquinha; Fuscão; Fuquete. O modelo escolhido para lançamento na coleção foi o "Volkswagen Fusca (1961)". A miniatura, como pode ser vista acima veio, à semelhança do Nº 01 da coleção, o Chevrolet Opala SS (1976), montada sobre um pedestal no interior de uma caixa de acrílico com a paisagem acima ao fundo.
Coleção Carros Intresquecíveis do Brasil - Volkswagen Fusca (1961) |
O Fusca recebeu diversos apelidos pelos
países nos quais circulou. Em muitos desses países a VW passaria até a
adotar tais apelidos como nome oficial do carro. Em geral os apelidos
tinham a ver com "insetos", ou "anfíbios". Seguem alguns nomes
interessantes:
- Baratinha: Cabo Verde, Guatemala, Honduras.
- Besouro: Croácia, Estados Unidos.
- Escaravelho: Equador, Espanha.
- Joaninha: França, Itália.
- Sapo: Indonésia, Romênia.
- Tartaruga: Bolívia, Bulgária, Turquia.
- Forma: Finlândia.
- Bolha: Dinamarca, Noruega, Suécia.
- Esfera de Porsche: Alemanha, Aústria.
- Corcunda: Polônia.
- Ovinho: Cuba.
No Brasil o nome Fusca seria adotado oficialmente pela VW apenas no início da década
de 80. E a história que se conhece do "porque" de "FUSCA" está
relacionada, possivelmente, à uma mudança gradativa da palavra "Volks".
Como o "V" se pronuncia como "F" em alemão, o brasileiro rapidamente saiu
do "Folks" e foi para o "Fôsk", "Fusk" e por fim "Fusca".
Coleção Carros Intresquecíveis do Brasil - Volkswagen Fusca (1961) |
O nome original do Fusca na verdade era Volkswagen Sedan e aportou em
nossa terra em 1949, sendo que até 1953 foi montado por aqui pela
montadora brasileira "Brasmotor". Apenas a partir de 1953, ano no qual a
Volkswagen abriria sua filial no Brasil, é que o Fusca passaria a ser
montado pela própria VW por aqui. É difícil dizer porque esse carro virou, a
partir da 2ª Guerra Mundial, coqueluche no mundo. Com um desenho
agradável e tipo "bolha", o carro seria conhecido pela sua fama de
"prático", "resistente" e "obediente". Embora não fosse veloz, estável e
confortável, destacava-se pela sua robustez, tão necessária para vencer
as estradas de terra que existiam aos montes em nosso país nos anos 40,
50, 60 e 70.
Coleção Carros Intresquecíveis do Brasil - Volkswagen Fusca (1961) |
Tenham a certeza que qualquer pessoa no Brasil tem alguma relação com o carro, próxima ou distante. A infância de muitas pessoas foi recheada de passeios no "querido" fusca. A miniatura da coleção é bem fiel. Eu particularmente gosto muito desse modelo no qual o para-choque é cromado e cheio de voltas. O modelo conhecido como "Fuscão" seria introduzido no mercado apenas no início da década de 70, ocasião na qual os para-choques passaram a ser de lâmina única e retangulares. Em 1974 teve também uma versão do fusca chamada de "Super-Fuscão". O Super-Fuscão tinha um ronco do motor mais grave, uma sobre-tomada de ar na tampa traseira na cor preta, volante pequeno, rodas com aros menores e 04 mostradores a mais no painel. Tudo isso dava ao Super-Fuscão um ar bem "POWER". Era o sonho de consumo de muitos jovens. Andei num desses, do meu Tio Miguel, quando eu era criança de uns 05 anos. Era muito F.!!
Coleção Carros Intresquecíveis do Brasil - Volkswagen Fusca (1961) |
O fusca tinha como principais concorrentes o "Renault Dauphine" e os "DKW-Vemag". Pois esmagou à TODOS!! Foi líder absoluto e reinou sozinho no gosto do povo. Seu reinado foi até 1986, quando foram produzidas as últimas unidades. O Presidente da República Itamar Franco tentou retomar o fusca em 1994 a partir do conceito "O Carro do Povo". Os tempos, no entanto já eram outros. Estávamos prestes a cruzar um limiar tecnológico que marcaria a todos para sempre. Infelizmente nosso querido "Fusca" não conseguiria se adaptar à essa mudança.
Coleção Carros Intresquecíveis do Brasil - Volkswagen Fusca (1961) |
O Fusca sairia das estradas brasileira e entraria para a história e imaginário popular.
Por fim coloco abaixo uma imagem do verso da paisagem ao fundo da miniatura. Nesse cartão pode-se verificar algumas características dessa versão de 1961.
Bom pessoal é isso aí. Fica minha saudosa homenagem a esse carro. Abraço a todos!!
Obs.: Fonte das informações técnicas e históricas da matéria: Revista Volkswagen Fusca (1961). Ed. Planeta DeAgostini.
Obs.: Fonte das informações técnicas e históricas da matéria: Revista Volkswagen Fusca (1961). Ed. Planeta DeAgostini.
Oi Marcelo, eu tenho um Fusca 77 bege e é um xodó aqui em casa. Linda a coleção de carros inesquecíveis... pena que não chegou aqui na minha cidade... Abs.
ResponderExcluirE aí Paulo!!?
ExcluirTudo bem! Legal ver seu comentário por aqui! Tinha certeza que vc tinha alguma relação legal com o querido Fusca!!
Meu pai tinha um bege também e se não me engano era ano 77 também.
Essa coleção é bem legal mesmo!! O fascículo que acompanha cada Número é bem interessante e traz algumas informações legais.
Gde. Abc. Marcelo
Muito legal essa miniatura,tambem gostei do plano de fundo.
ResponderExcluirAbçs.
Oi Rafael... Blz? Eu tenho muitas recordações desse carro. Achei o pará-choque traseiro meio torto... Mas tudo bem. Achei esse negocio do pano de fundo muito legal. Achei que contextualizou a miniatura.
ExcluirGde. Abc. Valeu cara. Marcelo.
Esse fusquinha azul é lindo!
ResponderExcluirFiquei com pena do teu pai
ter vendido o fusca.
Abraços e uma noite abençoada.
Eu sei...
ExcluirTambém fiquei triste.
Um gde. Bj. Pra vc !!
Marcelo
Quero um fusquinha desses pra mim *---*
ResponderExcluirhttp://pandoito.blogspot.com.br/
Olá Tainá...
ExcluirTudo bem?
Obrigado pela presença aqui. Valeu. Realmente o fusca fez Escola aqui no Brasil! rs rs
Parabéns pelo seu Blog. Dei uma olhada. Bem eclético e diversificado.
Grande abraço!
Marcelo.