sábado, 14 de janeiro de 2017

Lendas do Universo DC - Lista de Lançamentos - Atualizado Janeiro/2017

Nº 01 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Alan Davis - Vol. 01; Nº 02 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Alan Davis - Vol. 02.

Em dezembro de 2014 vimos uma nova iniciativa da Editora Panini, muito bem sucedida aliás, em resgatar clássicos do Universo DC agrupados a partir da perspectiva dos desenhistas. Artistas que deram tons e características peculiares aos personagens da DC. A iniciativa teve como personagem foco inicial o Cruzado Encapuzado de Gotham e encheu os olhos de leitores antigos e, porque não dizer, de toda uma nova geração que apenas ouvia falar dos grandes profissionais do passado. O 1º a estampar as capas desta linha foi Alan Davis. Qualquer leitor com um pouco de experiência já deve ter localizado determinados traços característicos que, assim como um DNA, informa na hora quem é seu dono. Posso citar um exemplo disto que fará você concordar comigo na hora, John Byrne, por exemplo. O inglês Alan Davis é outro exemplo. Folhear as páginas destes dois volumes acima é uma experiência incrível porque é impossível não lembrar de personagens como Capitão Britânia e grupos como Excalibur, ambos da Marvel. Só que a surpresa é ver este mesmo traço dentro do Universo do Homem-Morcego, simplesmente incrível.

Nº 01 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Jim Aparo - Vol. 01; Nº 02 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Jim Aparo - Vol. 02; Nº 03 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Jim Aparo - Vol. 03; Nº 04 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Jim Aparo - Vol. 04; Nº 05 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Jim Aparo - Vol. 05; Nº 06 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Jim Aparo - Vol. 06; Nº 07 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Jim Aparo - Vol. 07.

Já em 2015 vimos que a iniciativa estava dando certo, pois chegava às bancas a sequencia desta linha com o artista Jim Aparo. Nascido em Nova York em 1932, Jim Aparo faleceu em 2005 sendo um dos grande desenhistas da Era de Prata das HQs. Para mim Aparo definiu o visual do Batman nos anos 80. Seu traço marcaram uma fase importante do personagem nesta década. Histórias importantes na mitologia do Vigilante de Gotham estiveram sob sua responsabilidade artística, como por exemplo Morte em Família (republicada recentemente dentro da Coleção de Graphic Novels Eaglemoss da DC - Nº 11).

Nº 01 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Neal Adams - Vol. 01; Nº 02 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Neal Adams - Vol. 02; Nº 03 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Neal Adams - Vol. 03; Nº 04 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Neal Adams - Vol. 04; Nº 05 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Neal Adams - Vol. 05.

Na mesma época (início de 2015), já começava a correr por fora o lançamento dos volumes ligados à obra de Neal Adams dentro do cânone de Batman. Para mim, os desenhos de Adams sempre foram associados à personagens como Lanterna Verde e grupos como Liga da Justiça, só que não. O destaque deste volume é a passagem de Adams pelas histórias do Homem-Morcego entre a 2ª metade dos anos 60 e 1ª dos anos 70. Outro grande ponto alto, não apenas nestes volumes dedicados à Neil Adams mas também nos dos Jim Aparo, são as histórias ligadas à revista The Brave and The Bold. Uma publicação que possuía como foco a parceria de Batman com outros personagens do Universo DC. Assim, é um grande prazer ver Batman ao lado do Arqueiro Verde, Vingador Fantasma, Desafiador, Canário Negro, Homem-Borracha, Pantera, entre outros.

Nº 01 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Marshall Rogers - Vol. 01; Nº 02 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Marshall Rogers - Vol. 02; Nº 03 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Marshall Rogers - Vol. 03.

Quase que simultaneamente, vimos também chegar às bancas a participação do desenhista Marshall Rogers dentro desta linha. Confesso que não conhecia o traço de Rogers, ou talvez conhecesse mas não ligava à nenhum desenhista específico. Mas posso dizer que frente aos comentários que vi no Facebook de amigos e colegas, acredito que é um material muito bom e emblemático.

Nº 01 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Gene Colan - Vol. 01; Nº 02 - Lendas do Cavaleiro das Trevas - Gene Colan - Vol. 02.

Gene Colan nasceu nos EUA em 1926, ou seja, muito próximo da aurora dos Quadrinhos. Mas foi na década de 60 que se notabilizou na Marvel como desenhista principal de séries como Demolidor, Homem de Ferro e Capitão América. Mas talvez seu trabalho mais popular tenha sido na revista The Tomb of Dracula nos anos 70. Ele praticamente desenhou todos os números da revista, muito popular no mainstream americano à época. Colan também criou, ao lado de Marv Wolfman um personagem conhecido do grande público atualmente, Blade. Bem, tudo isso credencia Gene Colan a estar presente nesta coleção e a ser apreciado com todo mérito que merece.

Nº 01 - Lendas do Homem de Aço - José Luiz García-López - Vol. 01; Nº 02 - Lendas do Homem de Aço - José Luiz García-López - Vol. 02.

Talvez já seja de domínio público esta informação, mas mesmo assim acho que vale a pena mencionar dado a sua importância: José Luis García-López foi ninguém menos o desenhista que estabeleceu o padrão visual dos personagens da DC nos anos 70. Em um esforço de padronizar a imagem de seus heróis em lancheiras, roupas, lençóis, canecas e tudo mais, a DC convidou García-López para trazer esta identidade visual aos seus heróis e vilões. O desenhista há muito já chamava atenção pelo seu trabalho, e estes dois volumes trazem alguns destes mais memoráveis trabalhos. O leitor destes volumes se espantará ao contemplar os desenhos e perceber que este Superman, Mulher-Maravilha entre outros personagens, são exatamente aqueles que sempre habitaram nosso subconsciente como sendo a imagem ideal dos personagens e isto não é à toda, já que muitos de nós crescemos ao lado de produtos licenciados que traziam o traço de García-López.

Nº 01 - Lendas do Universo DC: Lanterna Verde e Arqueiro Verde - Dennis O´Neal e Neil Adams - Vol. 01; Nº 02 - Lendas do Universo DC: Lanterna Verde e Arqueiro Verde - Dennis O´Neal e Neil Adams - Vol. 02; Nº 03 - Lendas do Universo DC: Lanterna Verde e Arqueiro Verde - Dennis O´Neal e Neil Adams - Vol. 03.

O lançamento destes 3 volumes acima é duplamente especial. Em 1º lugar pela óbvia proposta de trazer o traço de Neil Adams mas, em 2º lugar, o fato de contemplar uma das fases mais aclamadas destes dois personagens dentro do Universo DC. Lançadas no início dos anos 70 esta fase conseguiu sintonizar exatamente a efervescência dos problemas da época. As Editoras, confrontadas com novos problemas derivados da desilusão do "Futuro Ideal" apregoado nos anos 50 e 60 dentro da geração de Baby Boomers, deu liberdade aos roteiristas para aproximarem suas histórias de super-heróis aos problemas do homem comum. A interação entre Lanterna e Arqueiro Verde foi então usada como epicentro deste desafio, fornecendo histórias que questionavam o papel do herói e sua relevância em um Mundo muito mais complexo, em que o agressor nem sempre é o errado. O idealista Oliver Queen (Arqueiro Verde) coloca o "escoteiro" Hall Jordan (Lanterna Verde) para pensar sobre estas questões e tudo virá uma genial sequencia de histórias. Ou seja, oportunidade única de ler este material!!!

Bem amigos... Tudo que espero é que a Ed. Panini continue com esta proposta. Recentemente ela anunciou a chegada de mais volumes desta linha agora abordando a Princesa Amazona Mulher-Marilha sob o traço de ninguém menos que George Pérez, um dos gênios responsáveis pela reformulação da Princesa de Themyscira pós Crise nas Infinitas Terras.

Um grande abraço à todos!

8 comentários:

  1. Essa coleção é muito legal. Não deixei passar nenhuma. Aguardando a da Mulher Maravilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Augusto!! Eu também não!! Tô pegando todas!!

      É isso aí! Fantástica mesmo!!

      Valeu amigo!!

      Abc.

      Marcelo

      Excluir
  2. Essa coleção é muito boa mesmo, infelizmente não consegui pegar todas as do Batman.
    Mas do Arqueiro/Lanterna certeza que vou, já peguei as duas primeiras e estou esperando chegar a terceira.
    Belo post!

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Deh!

      Esses volumes do Lanterna e Arqueiro Verde são sensacionais. Não dá para perder mesmo...

      Valeu amigo!

      Marcelo

      Excluir
  3. Parabéns pela construção e manutenção deste blog. É muito bom ver todas essas informações sobre as CHM juntas e organizadas.

    Eu acho que vivemos um bom momento no que se refere às opções de boas histórias em quadrinhos nas bancas. Sempre temos alguma coisa boa para comprar, qualquer que seja o mês. Eu só coleciono material considerado clássico da Marvel e da DC, e todo mês eu vou adquirindo muitas coisas.

    Vida longa para a CHM e também para outras coleções de clássicos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lenimar!

      Desculpe a demora em responder, amigo! As coisas andam muito corridas pra mim.

      Agradeço muito sua participação e comentário. Fico contente em saber que tem ajudado!

      Concordo com vc. Realmente vivemos um momento como nenhum outro. Temos tido material inédito e republicações de grande qualidade saindo. Sinto que as vezes as editoras (Salvat) por exemplo, às vezes errem tanto em revisões de português ou falhas na encadernação.

      Eu faço como vc. 80% do que eu compro é material clássico. Espero tê-lo por aqui mais vezes comentando e participando!!

      Gde. Abc.

      Marcelo

      Excluir
  4. Consegui pegar todas e já fiz a pré da MM 3 ^^.. Bem que poderia ter algumas do Super do Byrne...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson!! Blz!?

      Parabéns pelas aquisições. Atualmente este segmento de HQs clássicas está até mais interessante do que o que está saindo nas mensais.

      Vou inserir as três da MM nesta matéria. Afinal fazem parte desta coleção!!

      Sobre seu último comentário sobre o Byrne, li no site da Panini que sairá a fase do Byrne junto ao personagem Darkside. Ou seja, ouviram suas orações! rs rs

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados