Translate

domingo, 15 de novembro de 2015

Vingadores vs X-Men vs Quarteto Fantástico


Olá amigos... Eu havia dito à mim mesmo que não faria uma postagem sobre esse encadernado aqui no Blog, mas apenas uma pequena chamada sobre ele na página do "Marcelo - Antologias" no Facebook. No entanto, ao terminar minha leitura e refletir bem sobre seu conteúdo eu mudei de ideia. Decidi escrever sobre os arcos contidos neste volume por trazem consigo a essência das HQs que entretêm, instigam a imaginação e divertem, ou seja, as HQs que pessoas como eu cresceram lendo em sua adolescência.


O encadernado está dividido em quatro arcos de histórias, e isso é o mais legal, ou seja, os dois primeiros trazem dois embates travados na década de 80 (1987 para ser mais exato) entre Vingadores vs X-men (1º Arco) e X-Men vs Quarteto Fantástico (2º Arco). O 1º foi publicado originalmente na revista The X-men vs The Avengers de 01 à 03 (capas abaixo). 


Neste primeiro arco o estopim para a rusga entre as equipes é ninguém menos que o destino de Magneto. Temos um Mestre do Magnetismo agora integrante dos X-men e que se diz regenerado. Os demais mutantes da equipe (Tempestade (no melhor estilo moicano e sem poderes), Wolverine, Vampira, Destrutor e Cristal) relutam em acreditar nele mas o aceitam como integrante. Porém uma sequencia de eventos culminam com a decisão dos Vingadores (Capitão América, Thor, Cavaleiro Negro, Dr. Druida e Capitã Marvel) em caçar Magneto para leva-lo a julgamento. Pois é nesse ponto (o destino de Magneto no tribunal mundial) que as duas equipes se chocam. Para apimentar mais ainda a situação temos a presença de uma equipe de heróis mutantes (!!) soviética (Os Supersoldados Soviéticos - Vanguarda, Estrela Negra, Homem de Titânio, Ursa Maior e ainda a participação especial do Dínamo Escarlate) que também querem levar o antigo vilão à julgamento na União Soviética. Com uma narrativa simples e ao mesmo tempo extremamente atrativa, os personagens não são sorumbáticos como vemos muitas vezes atualmente, pelo contrário, funcionam muito bem e a todo momento você quer saber mais de cada um e da dinâmica entre as equipes.


O 2º arco mostra o improvável embate entre a família fantástica da Marvel e os X-Men. Publicada originalmente na revista Fantastic Four versus The X-Men (1987) de 01 à 04 (capas acima) a história tem um "mote" bem diferente: Lince Negra encontra-se presa em sua forma espectral após o Massacre dos Carrascos (um grupo de assassinos que percorreu os túneis abaixo de Nova York chacinando todos os mutantes com que cruzavam). Após o combate Noturno e Colossus ficaram às portas da morte e a bela Kitty Pryde ficou incapacitada de retornar à sua forma sólida e pior, começou a ver a força de coesão entre seus átomos ser perdida. Com pouco tempo de vida Magneto procura o Quarteto solicitando ajuda de Reed Richards, que se sente incapaz de ajuda-la em função de um plano maquiavélico arquitetado por ninguém menos que o Dr. Destino. Intrigas, mal entendidos e drama em uma trama conduzida de forma coesa e crível.

Os dois últimos arcos são as pérolas do encadernado!! A Panini teve a excelente ideia de publicar embates das mesmas equipes acima, só que dos anos 60!!! É possível fazer uma viagem ao túnel do tempo e observar as diferenças no visual, narrativa e abordagem de cada personagem.


Este 3º arco foi Publicado originalmente em The Uncanny X-Men Nº 09 de janeiro de 1965. Os jovens mutantes (ainda adolescentes - Ciclope, Anjo, Fera, Garota Marvel e Homem de Gelo) enfrentam os também jovens Vingadores (Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Gigante e Vespa). O motivo do embate na verdade se dá em função de um equivoco no enfrentamento do vilão Lúcifer. Uma história que, uma vez lida no contexto da época, torna-se incrível ao nossos olhos. Fantástico registro histórico!


Por fim, a última pérola do encadernado foi publicada originalmente na revista Fantastic Four Nº 28 de julho de 1964. Aqui vemos um enfrentamento entre os X-men (formação original citada acima) e um Quarteto Fantástico (Sr. Fantástico, Mulher-Invisível, Coisa e Tocha Humana) narrado em sua concepção original (!!). Grande oportunidade para jovens e velhos leitores entrarem em contato com personagens em suas personalidades originais e embrionárias. Oportunidade também para vermos Pensador Louco e Mestre dos Bonecos em ação.

Bem amigos... Resolvi trazer esta matéria poque nunca é demais falarmos e indicarmos boas histórias. Com preço de capa de R$ 26,90 este é um lançamento que não podemos deixar passar em "branco" em função da possibilidade de vermos representadas Eras distintas dos quadrinhos em um mesmo material. Além, é claro do fato de serem arcos que, apesar de antigos, ainda trazem o frescor das boas historias.

4 comentários:

  1. blz marcelo?

    tenho estas HQs no formatinho da abril (épicos marvel), nem passou pela minha cabeça recompra-la em formato americano.
    não lembro bem se estas HQs eram boas e este foi o motivo de não compra-las.
    não comprei nada ate agora que a panini republicou dos xmen (anos 90 pra frente) que foi lançado, nem as com os desenhos do jim lee, na época eu gostava mas hoje não.
    gosto mais de material clássico, a coleção histórica marvel é mais a minha praia.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Gustavo!? Blz, amigo!?

      Você tem razão. Esse material até saiu mesmo em ÉPICOS MARVEL em formatinho. Porém, eu não tinha. Mas bem lembrado!

      Na minha opinião esta fase do X-Men retratada no encadernado desta matéria é uma das últimas fases que gostei. Nos anos 90 eles pisaram na bola ao tornarem o Universo Mutante de uma complexidade que afastou muita gente. Além, disso a insistência no tema "MILITÂNCIA MUTANTE". No final a gente não conseguia ler uma história sequer dos X-Men que não fosse envolvendo preconceito.

      Para mim, os X-Men que valem a pena são os dos anos 80, 70 e 60. E pelo jeito você tem a mesma opinião.

      Valeu amigo!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Bom dia querido Marcelo!
    Vim visitar seus heróis e te deixar um abraço!
    Tenha uma semana de bênçãos e alegrias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa! Que legal ver sua presença aqui!

      Obrigado mesmo!!!

      Muitas saudades!

      Bj!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados