Translate

domingo, 26 de outubro de 2014

Coleção de Miniaturas Marvel - Melhores Peças


Olá amigos... Há algum tenho pensado em fazer uma matéria sobre as melhores peças lançadas até aqui no âmbito da Coleção de Miniaturas de Metal da Marvel. Recebi também alguns pedidos de alguns amigos leitores aqui do Blog para construir uma matéria assim. Penso que fazer uma seleção de melhores peças é algo muito pessoal, uma vez que determinados aspectos de uma miniatura pode me atrair, enquanto os mesmos aspectos pode não causar qualquer reação em outro fã. Soma-se a isso o fato que existem peças que podem entrar para minha seleção em função de questões emocionais e afetivas em função da relação que tenho com determinado personagem. De qualquer forma, seleções assim sempre são bem vindas, uma vez que podem auxiliar aquele fã que quer investir um dinheiro na compra de algumas peças, mas que não possui muita referência para escolha. Apesar de tudo, omiti personagens que, embora eu goste muito deles, suas peças não ficaram boas e por isso perderam a chance de aparecer aqui. Por hora vocês ficarão com meus destaques do Nº 01 ao 40. Vamos lá...

Entre as 10 primeiras eu destacaria as seguintes:

Wolverine (Nº 02) - Destaque entre as 10 primeiras peças
Características que credenciam a peça: Personagem em uma postura característica; garras bem modeladas; estatura condizente com o biotipo do herói; detalhe dos pelos nos braços desnudos lembrando um animal.

Dr. Octopus (Nº 03) - Destaque entre as 10 primeiras peças
Características que credenciam a peça: Tentáculos bem moldados; pintura e modelagem do tecido do roupão caracterizando bem os antigos aventais de couro usados pelos cientistas nas primeiras décadas do Século XX; ótima postura vilanesca das mãos; personagem acima do peso (gordinho), tal qual sempre fora desenhado.


Coisa (Nº 04) - Destaque entre as 10 primeiras peças
Características que credenciam a peça: Personagem com grande histórico afetivo para mim, além disso a peça mantém uma boa pintura; a pele rochosa e craquelada está bem feita e valoriza muito a peça.


Magneto (Nº 05) - Destaque entre as 10 primeiras peças
Características que credenciam a peça: Posição de alta vilania; capacete e capa muito bem modelados, permitindo a sensação de leveza característica dos tecidos das capas.


Surfista Prateado (Nº 07) - Destaque entre as 10 primeiras peças
Características que credenciam a peça: Nove em cada 10 fãs de quadrinhos gostam do Surfista. Só isso seria um grande motivo para colocar a peça em destaque, porém ela realmente é legal. Sua enorme prancha (semelhante às usadas pelos Surfistas dos anos 60) é sensacional. A pele prateada e o visual alienígena fazem jus ao grande Surfista Prateado!!


Dr. Destino (Nº 10) - Destaque entre as 10 primeiras peças
Características que credenciam a peça: Postura de poder e arrogância; capa e tecido da túnica modelados de forma excelente. A capa parece realmente um verdadeiro manto real; máscara de metal e armadura dos braços e das pernas muito bem construidos.

Destaques 11 à 20:

Tempestade (Nº 14) - Destaque entre 11 à 20
Características que credenciam a peça: Tempestade foi uma das primeiras peças a agradar os fãs no que se refere à modelagem das feições. As roupas da personagem ficaram muito boas e o corpo escultural da mutante africana ficou muito bem modelado.


Thor (Nº 15) - Destaque entre 11 à 20
Características que credenciam a peça: Dentre a trindade principal da Marvel (Capitão América, Thor e Homem de Ferro), destaco apenas o Thor, e mesmo assim com ressalvas. A peça é robusta, o uniforme é clássico (o meu preferido), a capa traz imponência e possui um movimento lateral como se fosse soprada por um vento. Porém, poderiam ter caprichado mais na pintura e nas feições. Mesmo assim ela é destaque.


Fera (Nº 16) - Destaque entre 11 à 20
Características que credenciam a peça: Embora com um visual felino, achei a peça bem feita. O efeito dos pelos não deixaram a desejar. A peça está bem feita, porém confesso que preferia a versão mais símia do personagem.

Destaques 21 à 30:

Motoqueiro Fantasma (Nº 22) - Destaque entre 21 à 30
Características que credenciam a peça: Embora sem sua moto infernal, o personagem surpreendeu a todos ao trazer uma corrente verdadeira ao redor do tórax. Botas, jaqueta e calça muito bem pintadas e modeladas. Merecido destaque.


Kraven (Nº 23) - Destaque entre 21 à 30
Características que credenciam a peça: Unanimidade entre os colecionadores, a peça traz Kraven com sua extravagante roupa muito bem pintada e modelada. Além disso, temos um longa lança que compõe perfeitamente o personagem. Mais que merecido o destaque!


Mephisto (Nº 24) - Destaque entre 21 à 30
Características que credenciam a peça: Mephisto é destaque para mim por trazer o personagem sem nenhuma imperfeição. A face está bem modelada e a capa e a longa "tanga" estão com ondulações perfeitas. Alguns colecionadores tiveram problema com a mão esquerda estendida. Eu mesmo tive esse problema, porém colei com "Superbonder" e ficou bom.


Ciclope (Nº 25) - Destaque entre 21 à 30
Características que credenciam a peça: Além de eu gostar do personagem, achei a peça bem pintada, além de traze-lo em uma posição clássica emitindo seu raio ocular. Não está entre meu Top 10, porém eu a destaco.


Homem-Areia (Nº 27) - Destaque entre 21 à 30
Características que credenciam a peça: O destaque para a peça é unanimidade junto à todos que eu já conversei!! O personagem está muito bem pintado e a composição está perfeita, onde a mão esquerda em forma de um bloco de areia completa perfeitamente a peça com os pés fundidos em uma mesma massa de areia. Excelente!!


Pantera Negra (Nº 30) - Destaque entre 21 à 30
Características que credenciam a peça: Gostei da peça por trazer o personagem com uma pintura negra bem feita, além de dar destaque para suas luvas, botas e máscara. A anatomia do tórax e membros (superiores e inferiores) está bem feita e dá veracidade à peça.

Destaques 31 à 40

Anjo (Nº 31) - Destaque entre 31 à 40
Características que credenciam a peça: Gosto do personagem e não posso deixar de destaca-lo em função do portentoso par de asas que a peça traz. O artista que construiu a peça foi feliz ao destacar o que o personagem tem de melhor, além de ser o que o diferencia: seu par de asas. 



Venom (Nº 32) - Destaque entre 31 à 40
Características que credenciam a peça: Não sou fã do Venon, porém a peça mereceu meu destaque pela ótima modelagem, além de deixar evidente toda força macabra do vilão/anti-herói. Destaque também deve ser dado para suas mãos que mais parecem garras.


Namor (Nº 36) - Destaque entre 31 à 40
Características que credenciam a peça: Embora eu preferisse o Príncipe Submarino em sua indumentária original, essa peça está muito boa. A pintura das ombreiras, braceletes, cinto, membranas das axilas e tridente em ouro está muito boa e se destacam bem com o preto da calça e camisa. Merecido destaque!


Loki (Nº 37) - Destaque entre 31 à 40
Características que credenciam a peça: O Loki aqui representado é o mesmo da fase clássica de histórias de Walter Simonson nos quadrinhos. O que me fez destacar a peça foi a quantidade de adereços bem modelados, desde as portentosas ombreiras militares, até os chifres, capa, botas e flâmula que pende do alto da cabeça do vilão. Gostei bastante.


Mística (Nº 39) - Destaque entre 31 à 40
Características que credenciam a peça: Mística possui uma peça simples, mas mereceu meu destaque pela boa pintura da calça, blusa e pele. Sua feições estão bem modeladas e os olhos amarelos foram pintados com cuidado. A arma em sua mão e sobretudo sua sensual e letal posição garantem um bom tempo de admiração de qualquer fã.


Doutor Estranho (Nº 40) - Destaque entre 31 à 40
Características que credenciam a peça: Gostei bastante da peça do Dr. Estranho, embora suas feições pudessem ter sido melhor trabalhadas. Os detalhes de sua roupa estão excelentes. A capa está perfeita ao trazer o "ar" místico do personagem, principalmente pelas amplas e grandes golas ao redor do pescoço. A túnica mais larga que o Mago está trajando, com calça preta, luvas amarelas e mãos em forma de evocação são grandes destaques para mim. Sem esquecermos, é claro, da presença do poderoso "Olho de Agamoto" presente na união da capa ao redor do pescoço.

Bom amigos, fiz essa matéria para auxiliar alguns no direcionamento de suas escolhas, porém volto a dizer que são peças que selecionei como destaques pessoal. Essa será uma matéria em constante evolução, já continuarei sempre acrescentando personagens de destaque. É isso aí. Um grande abraço à todos!!

11 comentários:

  1. Olá, Marcelo!

    Enfim a lista das Mais Mais. Deve ter sido uma tarefa árdua, pois já estamos chegando à miniatura de número 60 :-0 Não é pouca coisa, não!

    Da sua lista eu retiraria o Ciclope e o Anjo, pois ficaram bem abaixo das minhas expectativas. Por falar nisso, você bem poderia fazer uma lista com as miniaturas que menos te agradaram, aquelas que não atenderam as expectativas, as que pareciam fantásticas nas fotos mas que não são lá tão boas ao vivo.

    Esta coleção é histórica por sua qualidade, grandiosidade e, principalmente, pelo fator sentimental. É sensacional ver ser heróis e vilões favoritos saírem das HQs e desenhos animados e poder expô-los nas estantes, expositores e etc. Sem falar nos bons Amigos que vieram junto com coleção ;-)

    Parabéns pela lista e fica a dica para a próxima lista.

    Forte Abraço, Amigo!
    Moisa Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um excelente comentário Moisa, muito pertinente!
      Eu também estava esperando mais do Ciclope e do Anjo. Pra mim, estes dois foram tão decepcionante quanto o homem de gelo =/

      Excluir
    2. achei que o anjo poderia estar se preparando para voar, ou com as asas abertas..
      a pintura dele dá uma feiçao de indiferente.... indiferente por estar ali no meio da minha coleção hehehe

      Excluir
    3. Olá amigos Moisa e Denis...

      Essa parte dos bons amigos que vieram com a coleção é a herança mais importante e duradoura da coleção.

      Realmente não foi muito fácil escolher as melhores. Há algumas que são unanimidades como por exemplo Kraven, Homem-Areia, Motoqueiro- Fantasma, Wolverine... Porém há algumas que ficam no limite, como por exemplo, Anjo, Ciclope, Demolidor, Thor. Realmente há variações importantes. Gostei muito da ideia Moisa de se fazer uma matéria com as piores... rs rs rs rs

      Sobre a reflexão da grandiosidade e importância da coleção, concordo plenamente. Realmente ter os personagens até então nas telas ou páginas das revista diretamente em nossas estantes é algo muito legal!!

      Agradeço a participação de vocês. Quando puderem informem alguma outra peça que vcs acham que merece destaque e que não consta ne seleção que fiz.

      Valeu amigo. Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Olá Marcelo, tudo bem? Então estes são os seus top 21. E em uma seleção desta realmente pesa o lado estético e o lado da afinidade com os personagens. Senti falta do Homem de Ferro na sua seleção, pois certamente estaria no meu top 10 tanto na estética como em popularidade. Se eu tivesse um orçamento para adquirir somente 10 peças eu focaria na minha preferência pelos personagens: Homem Aranha, Wolverine, Ciclops, Noturno, Kitty Pride, Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Hulk e Demolidor. Minhas maiores decepções, foram a Tempestade pelo traje, e a Fênix pela pose. A pose ameaçadora da Fênix ficaria legal na versão vermelha, mas não ficou legal na verde.
    Então Marcelo, as fotos da Disney que você mencionou não são minhas não. Até estive lá também, mas já faz um bom tempo (2000).

    Um grande abraço,
    Carlos - São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!!

      Pois é... Essa questão do lado afetivo pesa mesmo. Mas mesmo pesando isso eu não consegui inserir algumas peças de alguns personagens que gosto muito, dentre eles Capitão América e Homem de Ferro. O Capitão América é para mim um grande exemplo que os dias de hoje, em que a moral e os princípio estão ficando cada vez mais flexíveis, precisam muito. Porém, sua peça deixou muito a desejar.

      No caso do HdF eu gosto muito também, mas sabe Carlos, achei que eles deviam ter seguido a premissa original da Coleção, ou seja, "The Classic Marvel Collection". Uma coleção que traz os personagens em sua concepção clássica. Gosto muito da armadura do Tony Stark dos anos 60/70 e esperava que seria nessa concepção que o personagem viria. No entanto, eu até entendo o sucesso do personagem para as novas gerações sendo então optado por representa-lo através de uma armadura mais nova. Porém, mesmo assim achei que a peça poderia ter sido melhor trabalhada.

      Puxa Carlos!! Que mancada a questão das fotos amigo!! Tenho um amigo no face chamado Carlos e sempre o identifiquei como sendo ele. Mil perdões mesmo!! rs rs rs

      Que coisa!!!

      De qualquer forma fica meu forte abraço!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Oi Marcelo Tudo bom?
    Fiquei um pouco ausente, pois a minha nova função na empresa acabou me tomando muito tempo, agora que já estou mais habituado a nova rotina posso dedicar mais tempo para minha vida pessoal hehehe
    Fiquei muito contente com esse tópico, pois permite que a gente interaja mais com as nossas opiniões.

    Pensando em destaque do 1 a 40... resolvi arbitrar 20% deste número para os meus favoritos. TOP 8 dentro desse time:
    wolverine, octopus, coisa, fera, motoqueiro fantasma, venon, caveira vermelha, narmor

    Percebi que o caveira não teve destaque no post, mas apesar de ser uma peça simples.. ao analisar eu vejo um excelente trabalho na pintura, deixando o personagem com o olhar insano e os dentes todos saltados. (essa é uma das peças onde a pupila ficou bem centralizada)

    Abraços (PS: Consegui comprar meu Shazan em SP!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops... tira o fera (que gostei muito) e coloca o homem areia...tiro o narmor pelo kraven!
      agora sim!

      Excluir
    2. Opa! E aí Denis!

      Fico contente que esteja podendo voltar-se mais para sua vida pessoal. Esse semestre tem sido extremamente difícil também. Espero que seja apenas uma fase. Às vezes a gente tem que abrir mão mesmo de algumas coisas priorizando o trabalho. O ruim é quando isso se perpetua.

      Puxa... Interessante sua escolha pelo Caveira Vermelha. Isso é legal porque quando um amigo chama atenção para alguns detalhes de uma peça a gente passa a enxerga-la de forma diferente.

      Conforme disse ao Carlos acima, eu confesso que gosto muito de alguns personagens, como Capitão América e HdF, porém achei que elas não foram feitas com muito cuidado, daí não houve afetividade que resista. rs rs

      É claro que se me fosse dado um Número limitado (tipo Top 10) para comprar eu acho que ficaria com: Wolverine, Homem Aranha, Capitão América, HdF, Thor, Namor, Surfista Prateado, Demolidor, Coisa, Tocha Humana. Como você pode ver, se me fosse dado o direito de comprar apenas 10 eu teria optado pelo lado da afetividade, e não pelo lado da boa modelagem e pintura. rs rs

      Valeu Denis!

      Quando vir à São Paulo, dê um toque!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Difícil elaborar uma lista com as melhores, né Denis?!
    Eu dei uma olhada nas miniaturas de 1 a 40 e percebi que eu levaria muito tempo para escolher as 10 melhores, justificando as minhas escolhas. Acabei desistindo. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Moisa...

      Inclusive, conforme disse ao Denis acima, se me fosse limitado a compra de apenas 10 peças, meus critérios de compra mudariam para critérios afetivos, diferente daqueles que usei nessa postagem, que foi basicamente critérios estéticos.

      Isso porque eu pensaria o seguinte: se vou ter que ter apenas 10 que sejam os "Monstros Sagrados" da Marvel. rs rs rs

      Valeu amigo!!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados