Translate

domingo, 13 de abril de 2014

Projeto - "A Era de Ouro dos Quadrinhos" - Uma Iniciativa que deu certo


Há alguns meses atrás divulguei aqui no Blog uma iniciativa dos amigos Marcelo e Alice Feldmann intitulado: Projeto "A Era de Ouro dos Quadrinhos". O projeto possuía como base o Portal Catarse, um site que alberga projetos dos mais variados artistas e que aproxima o publico de diversas iniciativas e os faz coparticipantes auxiliando e viabilizando financeiramente tais ideias. No caso dos amigos Marcelo e Alice o desejo era trazer, em formato de "Biblioteca Histórica Marvel", um conjunto de histórias (já em domínio público) da Era de Ouro dos Quadrinhos à uma nova legião de leitores. Tive a honra de participar do projeto e contribuir com essa grande ideia que se concretizou na forma do encadernado acima e que recebi recentemente.


O encadernado veio acompanhado dos brindes prometidos, um despertador no estilo retrô e uma caneca com uma cena de quadrinhos da Era de Ouro. O valor histórico de uma material desses é incontestável e a seleção de histórias apresentadas traz consigo um pequeno histórico de cada personagem, bem como a reprodução de cada capa das revistas originais. Foram 18 histórias que abrangem um período curioso e mítico das histórias em quadrinhos. Mesmo pelas capas o leitor observará o forte conteúdo panfletário necessário durante o período de Guerra. Abaixo podemos ver as capas e perceber a excelente seleção e trabalho.



















O encadernado abrange histórias de um longo período e é um material raro, sobretudo em função do trabalho de tradução, letreiramento e restauração das histórias. Os responsáveis pelo projeto tem dado continuidade ao excelente trabalho em um blog específico sobre a Era de Ouro: O Golden Age - A Era de Ouro dos Quadrinhos. Vale muito a pena segui-lo.

Encadernado e Brindes Recebidos

Deixo meus parabéns ao Marcelo e à Alice, principalmente pela persistência ao tocar um projeto como esse. Ao ler o relato do Marcelo percebemos que o que não faltam são os incansáveis "malas-sem-alça" pelo caminho que sempre criticam e tentam corromper boas ideias. Espero que venham outras iniciativas como essa.

Abraço à todos!

8 comentários:

  1. Bacana a iniciativa ter dado certo mesmo....

    tbm divulguei essa empreitada na época e espero q sirva de incentivo pra q novas coleções do tipo sejam produzidas tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Leo...

      Há muita coisa antiga que está em domínio público e que poderia chegar até nós através desse tipo financiamento.

      As histórias que não couberam o encadernado em função da falta de espaço o Marcelo Feldmann está postando no Blog que mencionei na matéria.

      Vale a pena.

      Abcs!!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Uma pena Marcelo que eu não apoiei um projeto como esse, pois não conhecia como era esse financiamento coletivo e recentemente apoiei um do desenhista Klebs Júnior, Pátria Armada, e estou esperando a partir de junho ou julho chegar a edição, pois foi um sucesso o financiamento. A edição ficou muito bonita e os brindes também e vc claro está de parabéns por ter essas preciosidades em casa. Outra coisa já salvei aqui o blog Golden Age - A era de ouro dos quadrinhos e vou começar a dar uma olhada. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcílio...

      Tudo bem amigo!? Para mim foi uma grande sorte ter conhecido à tempo esse Projeto. Achei a iniciativa tão que à época eu até fiz uma postagem de divulgação aqui no Blog para tentar agregar mais pessoas à ideia, pois caso não se conseguisse a quantidade almejada o projeto não sairia do papel. Felizmente tudo deu certo.

      O Blog que o Marcel Feldmann vem desenvolvendo vem incluindo histórias que não couberam no encadernado e que possuem tanta importância quanto. Vale a pena, pois dá para baixar as páginas.

      Legal que vc está apoiando um projeto também. Achei esse tipo de iniciativa de financiamento coletivo muito interessante e válida.

      Valeu Marcílio!!

      Grande Abraço!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. E tem como adquirir uma edição, mesmo não tendo participado do financiamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos...

      Blz!? Sua pergunta foi respondida abaixo pelo próprio autor do Projeto. Sendo assim, corra o mais rápido que puder e entre em contato com ele conforme as instruções abaixo! Boa Sorte!!

      Espero que consiga o seu exemplar! Vale a pena!!

      Abc.!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Marcelo, mais uma vez só tenho a agradecer pelo seu apoio no projeto e fora dele. Estou engatinhando ainda na montagem do blog, mas espero um dia chegar perto do seu, que é muito bem organizado. Quanto ao tema nem se fala, pois sou fã de quadrinhos e miniaturas também. Reparei que tem muita gente procurando ainda informações sobre como adquirir o encadernado. Recebemos algumas cópias a mais da gráfica sim, mas são poucas e temos um grupo de pessoas que quer adquiri-las. Em respeito a quem participou do projeto estamos mantendo os mesmos valores. Então se alguém ainda quiser basta entrar em contato conosco pelo blog ou e-mail que verificaremos a disponibilidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Marcelo!

      Obrigado pelo comentário. Estarei por aqui sempre apoiando e ajudando no que precisar. O Blog aqui tem sido um espaço que fui construindo aos poucos, com uma dica aqui e outra dica ali. Muitas das ferramentas que fui incorporando à ele foi fruto de algumas pesquisas rápidas na internet. Há muitos blogs que demonstram facilmente a inserção de instrumentos interessantes na plataforma. Confesso que não sou nenhum expert, porém fui colocando uma coisinha aqui e outra ali que deixou o espaço legal.

      Foi bom você ter passado essa informação sobre os encadernados remanescentes, pois daqui para frente se tiver alguém perguntando algo sobre a aquisição de algum exemplar vou repassar sua resposta.

      Valeu Marcelo! Grande abraço para você!! Vamos nos falando e mantendo a parceria!!

      Marcelo Fernandes

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados