Translate

domingo, 23 de março de 2014

Superman - Batman: Inimigos Públicos


Superman - Batman: Inimigos Públicos é uma animação baseada em uma história em quadrinhos homônima do famigerado roteirista Jeph Loeb. A animação, lançada em DVD no Brasil já há algum tempo, segue a tradição das boas/ótimas animações da DC. Podemos dizer que, nessa área de animação a editora se coloca à frente da concorrente Marvel, trazendo animações que marcaram época desde os anos 90, tais como Batman: A Série Animada, que ajudou a redefinir o conceito ao redor do Homem-Morcego para toda uma nova geração, além de algumas mais recentes e comentadas aqui no Blog, Ponto de Ignição e Superman-Shazam: O Retorno de Black Adam. Superman - Batman: Inimigos Públicos traz uma história mediana, porém como veremos a seguir seu ponto alto é sem dúvida nenhuma alguns incríveis extras presentes no DVD lançado no Brasil.


A animação coloca Batman e Superman como aliados ao terem suas atividades marginalizadas em função da ascensão à Presidência dos EUA de ninguém menos que Lex Luthor. A partir de uma metódica campanha contra a atividade de super-humanos, Luthor coloca a opinião pública contra os dois vigilantes. A animação tem momentos muitos interessantes, embora no final esteja um pouco abaixo, em minha opinião, de outras animações da DC.


Dentre esses momentos interessantes da animação ressalto em primeiro lugar a relação entre Superman e Batman, que revela uma dinâmica de quase "irmãos" entre eles, com direito à tiradas ácidas de um para com o outro, além de um sentimento mútuo de proteção e cuidado. Batman funciona como um irmão mais velho para Clark, enquanto que para o Superman, Batman é alguém que ele admira, embora às vezes precise ser controlado dentro de sua visão particular de justiça.


Outro ponto alto é a presença de alguns super-heróis e vilões da DC. Ao terem suas cabeças colocadas à prêmio, Batman e Superman serão perseguidos por diversos vilões que aparecem tentando ganhar uma recompensa. Adicionalmente, a dupla terá que lidar com super-heróis à serviço do governo americano que agora compartilham a visão de Luthor a respeito do Homem de Aço.


Como disse acima, o ponto alto do DVD são os extras. A animação é vendida em dois discos. No DVD 1 encontramos o filme junto com um interessante material adicional. O telespectador poderá assistir à pequenos documentários sobre a realização de algumas importantes animações da DC, além de uma passagem sobre a série "A Noite Mais Negra". Os mini-documentários trazem informações sobre o processo criativo de cada uma das obras e pequenos comentários de alguns "pesos-pesados" do departamento de filmes animados da DC. Abaixo segue a lista do material:

1 - Mini-docmentário: A Noite Mais Negra (Por dentro do evento da DC Comics: Geoff Johns);

2 - Mini-docmentário sobre a animação: Mulher-Maravilha - A Princesa Amazona;

3 - Mini-documentário sobre a animação: Batman -  O Cavaleiro de Gotham (Uma Evolução Anime);

4 - Mini-documentário sobre a animação: Liga da Justiça - A Nova Fronteira (Da Graphic Novel ao Filme de Animação);

5 - Mini-documentário sobre a animação: Lanterna Verde - Primeiro Voo;

6 - Trailers da Animação "Lanterna Verde - Primeiro Voo", de "Fringe" e "Batman: Asilo Arkham".


É no DVD 2, no entanto que se encontra um material ainda mais interessante. No documentário "Uma Batalha de Mentes", de pouco mais de 20 minutos, Alan Burnett, Gregory Noveck, Paul Levitz, Joeph Loeb, Danny Fingeroth e a Dra. Robin S. Rosenberg (Editora do livro "Psychology of Superheroes") debatem sobre os perfis psicológicos de Bruce Wayne e Clark Kent. O documentário é cheio de interessantes "insights" a respeito da psiquê de cada personagem e a fala da Dra. Robin são as mais interessantes, pois partem de uma psicóloga que analisa as motivações e emoções intrínsecas de cada um.


Outro ponto alto é o documentário "Jantar com o Pessoal da DCU e com o convidado Kevin Conroy". Para quem não conhece, Kevin Conroy é a voz por trás do Batman nas diversas animações da DC. O documentário tem 26 minutos e nada mais é do que uma conversa descontraída durante um café da tarde informal entre Gregory Noveck (vice-presidente do Departamento de Criação da DC Comics à época da animação), Bruce Timm (produtor executivo de diversas animações da DC e das famosas séries de animação do Batman e do Superman nos anos 90), Andrea Romano (a grande (em minha opinião) diretora de elenco e dublagens das animações da DC) e Kevin Conroy. Em função da informalidade o documentário ficou gostoso de assistir e interessantes informações sobre o processo criativo da animações são relatadas.


Prosseguindo no sortido material extra temos ainda um mini-documentário sobre a animação "Liga da Justiça: Crise em Duas Terras". Destaques para os comentários de Andrea Romano e do roteirista da animação Dwayne McDuffie. Assistir alguns dubladores em ação nesse documentário é muito interessante, sobretudo a dublagem do ator James Woods para o personagem Coruja.


Por fim o DVD 2 se encerra com chave de ouro ao trazer dois episódios escolhidos a dedo por Bruce Timm da Série Animada do Superman dos anos 90 em que Batman e Superman aparecem juntos. Os episódios são: O Demônio Renasce e Hora do Cavaleiro. Bem, como podem ver é material extra para ninguém botar defeito! rs rs


Superman - Batman: Inimigos Públicos é uma animação que classifico como mediana à boa, porém tem seu ponto alto ao ser lançada junto com material extra tão interessante como o descrito acima. É isso pessoal! Grande abraço!

3 comentários:

  1. Gosto dessa animação!
    E quanto aos extras, minha nossa são excelentes mesmo!
    Bela postagem Marcelo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André! Valeu!

      Realmente achei os extras o ponto alto dessa animação. Gostei da animação em si também. Porém, achei Ponto de Ignição bem melhor.

      Valeu!

      Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados