Translate

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Miniatura DC Nº 04 - Lanterna Verde

Miniatura DC Nº 04 - Lanterna Verde

Dotado de um anel de poder, Hal Jordan foi escolhido por um moribundo Lanterna Verde chamado Abin Sur para substitui-lo. Jordan encarnaria a versão mais conhecida do herói esmeralda dos quadrinhos e eternizaria sua participação na DC Comics integrando equipes como a Liga da Justiça e fazendo parcerias marcantes como aquela entre ele e o Arqueiro Verde nos anos 70. Sua miniatura (Nº 04 da Coleção de Miniaturas DC Comics) chegou há algum tempo em solo Brasileiro e pode ser conferida aqui nessa matéria, junto com importantes fatos da vida desse Super-herói que é o favorito de muitos "Nerds".

Miniatura DC Nº 04 - Lanterna Verde

Hal Jordan é o meu Lanterna Verde favorito! Sua miniatura foi esculpida em uma clássica posição de juramento. Quem conhece o personagem deve se lembrar das palavras que são proferidas em forma de juramento todas as vezes que um Lanterna Verde recarrega seu anel de poder junto à sua Bateria Energética. A própria Bateria Energética, presente na mão esquerda da miniatura valoriza a figura e completa bem o cenário de juramento apontado acima.

Miniatura DC Nº 04 - Lanterna Verde

O uniforme escolhido para a peça é o clássico. Sendo o mais usado por Hal Jordan na maioria das histórias. Para mim as melhores peças da coleção são aquelas que trazem os personagens em seus uniformes clássicos. Esse pequeno detalhe nos permite ter peças que reproduzem heróis e vilões em seus conceitos iniciais, ou seja, conceitos que nos fizeram admira-los. As feições do herói também ficaram bem definidas e corretas. Algo que nem sempre é visto, sobretudo nos heróis ou vilões que possuem face desnuda.

Miniatura DC Nº 04 - Lanterna Verde

Jordan era um jovem destemido, arrojado e um tanto quanto despreocupado antes de se tornar um Lanterna Verde, uma força policial intergalática liderada por pequenos e sábios seres chamados "Guardiões do Universo". A partir de seu planeta natal (Oa), Os Guardiões armaram seres corajosos e destemidos do Universo para serem Patrulheiros Espaciais ou, como viriam a ser conhecidos, integrantes da "Tropa dos Lanternas Verdes". A missão desses seres era simples e direta: defender o bem e lutar pela paz e justiça. Hal Jordan foi o homem designado para defender o Setor Espacial no qual a Terra se encontra, substituindo Abin Sur.

Miniatura DC Nº 04 - Lanterna Verde

A mitologia apresentada acima foi constituída nos anos 60 com a chegada da Era de Prata dos Quadrinhos. Após quase uma década de ostracismo (entre 1956 e 1963) os Quadrinhos ressurgiriam pelas mãos de Stan Lee na Marvel e de Julius Schwartz na DC nos anos 60. Hal Jordan foi concebido na efervescência dessa época. Seus poderes tem total relação com o espaço, tema comum e na moda à época. Já seu antecessor, o Lanterna Verde (Alan Scott) da Era de Ouro dos Quadrinhos (1938 - 1956), possuía poderes místicos, algo que era muito mais popular na Era dos Pulps.

Miniatura DC Nº 04 - Lanterna Verde

Vieram outros Lanternas Verdes depois de Hal Jordan que passaram a complementar suas aventuras. No entanto, Jordan se tornaria o mais conhecido entre os leitores de quadrinhos. Momentos marcantes podem ser relembrados em sua carreira, dentre eles sua eterna rivalidade com outro Lanterna Verde: Sinestro. Mentor de Jordan à época de seu treinamento na Tropa, Sinestro se desviaria do caminho do bem e seria banido do Universo pelos Guardiões do Universo. Ele retornaria, no entanto equipado com um Anel Amarelo e se tornaria a grande Nêmesis de Hal Jordan. No filme Lanterna Verde de 2011 da DC Comics Sinestro foi muito bem interpretado, em minha opinião, por Mark Strong.

Miniatura DC Nº 04 - Lanterna Verde

Outro momento importante da vida de Hal Jordan como Guerreiro Esmeralda foi sua parceria com Oliver Queen, o Arqueiro Verde, nos anos 70. Sob a batuta de Neal Adams e Denis O´Neal, Jordan viveria histórias muito mais "pé-no-chão", nas quais lutou a guerra do homem comum. Situações de abuso de drogas, intrigas familiares, violência doméstica e crimes comuns passaram a fazer parte do dia-a-dia do patrulheiro espacial. Ao lado do amigo Arqueiro, Jordan entrou em contato com um mundo que não era tão "preto e branco" como aquele que se acostumara no espaço sideral. A série sempre foi muito elogiada e ficou gravada como uma das grandes fases dos dois heróis esmeraldas.

Miniatura DC Nº 04 - Lanterna Verde

Com um roteiro um pouco mirabolante para o meu gosto, outro momento que muitos comentam foi a transformação de Hal Jordan no vilão "Paralax". Iniciada a partir da Morte do Superman, essa história teria várias reviravoltas que, em minha opinião, a deixaram um pouco viajante demais. De qualquer forma é uma fase presente em qualquer compêndio que se proponha a fazer uma apanhado da vida do Lanterna Hal Jordan.

Não posso deixar de lembrar uma das versões mais interessantes deste Lanterna Verde. A versão definitiva do herói para mim: sua participação na História (que depois virou animação) Liga da Justiça: A Nova Fronteira de Darwin Cooke e Dave Stewart. Hal Jordan está perfeitamente caracterizado ali. A forma como o apresentam é, para mim, a ideal. Vale a pena conferir!!

Bom amigos... Um Grande Abraço à todos!!

24 comentários:

  1. onde eu consigo comprar wolverine e a fenix sem assinar a colecao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel...

      Acredito que para isso você terá que recorrer ao Mercado Livre, porém os preços praticados lá em geral são bem acima daqueles encontrados junto à Eaglemoss.

      Eu compraria pela Loja Virtual deles quando disponibilizarem essas peças para venda. O que acho que acontecerá em breve.

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
    2. obrigado pela resposta, entrei no site deles e esta praticamente tudo esgotado, ate pensei em dar uma passada lá, já que é perto do metro, mas daria uma ligada antes. eaglemoss certo?

      Excluir
    3. Então Gabriel...

      Na verdade as peças não se esgotaram no site da Eaglemoss. É que eles abriram a Loja Virtual deles recentemente e ainda não habilitaram as peças para venda. Apenas algumas estão habilitadas. Acredito que dentro em breve eles disponibilizarão a venda.

      Copiei o link para a Loja da Eaglemoss para vc abaixo. Dê uma conferida lá pois, como disse acima, já tem algumas peças habilitadas para compra.

      lojaeaglemossbrasil.com.br

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  2. Oi, Marcelo.... tdo bem?

    Essa do LV a princípio eu iria pular (nunca fui mto fã do personagem).... mas na hora em q saiu, achei melhor comprar ao menos pra manter alguns dos principais heróis da DC na coleção:

    e não me arrependi: assim q a peça chegou achei mto bacana..... e a pintura da minha tá exatamente igual à sua das fotos (outras peças q vi tinham diferenças na tonalidade do verde - mais escuro q as nossas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo!

      Blz!? Pois é... O LV seria difícil para qualquer um pular. Mesmo para aquele que não é fã. Isso porque, além dos motivos que vc citou, ele faz parte da Liga da Justiça também. Seria como os Vingadores sem o Thor. rs rs

      Achei a pintura boa mesmo e o lance da lanterna na mão ficou bem legal, não é mesmo!?

      Esse problema de tonalidade que vc fala eu tive com outra peça: A Mulher-Hulk. Quando eu mostra-la aqui vc vai ver. Uma parte do verde dela tem tonalidade diferente do resto da peça.

      Porém manipulei outras peças da MH e percebi que várias estavam assim.

      Abção Leo!

      Marcelo

      Excluir
  3. Essa figura ficou Show!!!!!
    E o post ficou muito caprichado. Texto e foto.
    A partir da figura do LV e do Robin ficou bem claro que as figuras da DC estão mais ricas em acessórios. (espadas, bastões, foice e etc.. todos para você encaixar..)
    Gostei muito!!
    Pra falar a verdade conheço pouco o personagem, então sou muito fã da única versão que eu conheço. John Steward da Liga da Justiça Sem Limites.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denis...

      Tudo bem, amigo? Valeu pelo comentário e elogio!

      Não tinha feito essa comparação entre as coleções quanto ao item "acessórios". Você tem toda razão! Além do bastão na miniatura do Robin, e do arco e flecha e aljava com as flechas reservas do Arqueiro Verde, mostram exatamente isso que vc falou. Inclusive acho que deve ser bem difícil confeccionar peças desse tipo.

      Quanto ao Lanterna Verde John Stewart ele é bem conhecido mesmo pela sua participação nos seriados da TV. Alias, alguns que não tiveram contato com as HQs até nem ouviram falar do Hal Jordan. Por isso, muitos acham que o John seria o LV principal.

      Valeu pela presença e amizade Denis...

      Grande abraço!!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Olá Marcelo,
    Finalmente recebi as edições 10 (Lex Luthor) e 11 (Espantalho), e a 12 será a Supergirl. Eles acabaram alterando a ordem das miniaturas, inclusive acho que eles enviaram um aviso junto com as edições 8/9 de que a sequência seria alterada. Ainda estou na espera dos brindes. Com a Eaglemoss tem sido assim: demooora mas resolve. O último e-mail que recebi diz que os brindes foram "reenviados" com prazo de 60 dias úteis, ou seja, lá para maio devem estar me entregando.
    Você tá sabendo de alguma banca que tenha os especiais Hulk e Vigia?
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos! Blz amigo!!??

      Puxa... Esses dois (Lex e Espantalho) estavam difíceis de sair, hein!! rs rs Realmente acho que deve ter ocorrido um remanejamento na ordem das peças. Particularmente acho que isso se deve à questões logísticas de importação.

      Nossa... Ainda na espera dos Brindes!! Espero que cheguem logo!!

      Cara... Quanto às Especiais serem lançadas em bancas o que eu sei é aquilo que o Eder comentou outro dia. Que eles tem um projeto de lançarem em bancas em locais com grande circulação de pessoas. Mas por enquanto é só. Vamos ver.

      Valeu Carlos! Um grande abraço pra você!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Olá Marcelo,
      Sobre os especiais Marvel em banca, dei uma procurada na região da Paulista e nada. Tinha uma banca cheia de edições antigas e dei uma perguntada. O que me foi passado é que o Hulk está previsto para este mês, e que o planejado é ser lançado um especial a cada três meses. Se isto se concretizar vai ser muito show.
      Abs., Carlos - São Paulo.

      Excluir
    3. Oi Carlos! Fiz o mesmo que você.

      Quando li rumores de que as peças haviam chegado às bancas em São Paulo eu até a Paulista e não achei nada. Se isso aconteceu foi em algumas bancas muito restritas.

      Puxa... Espero que essa informação que você colheu na banca seja verdadeira!!

      Abção!!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Pintura excelente! Umas das melhores minis que você já postou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Valeu!

      Também achei excelente essa miniatura. Diria que faz um par perfeito junto ao Arqueiro Verde.

      Gde. Abc.!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Marcelo uma bela matéria sobre o Lanterna Verde, e sem dúvida a miniatura dele está muito bem feita, com aquela lanterna na mão. Sempre gostei dele como personagem. Bem ia perguntar sobre as miniaturas 10 e 11, mas parece que já começaram a receber. Vc recebeu a sua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcílio...

      Obrigado pelo comentário. Hal Jordan é para mim o LV definitivo. Embora muitos gostem muito do John Stewart. A mini está show mesmo.

      Cara... Recebi sim. Recebi o Lex Luthor e o Espantalho recentemente. Demoraram mas chegaram.

      Espero que receba logo! Quando receber poste aqui ou no Facebook!

      Abcs!!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Oi Marcelo, ontem quando cheguei em casa, lá estava o pacote da Eaglemoss com as miniaturas da DC, o Espantalho e o Lex, e olha cara fiquei impressionado com as duas, muito bem feitas, O espantalho tem até aquela foice e o Lex Luthor que armadura show, e a peça bem pesada. Perfeito nos mínimos detalhes. E continue com esse blog maravilhoso, pois tanto o seu como o do Léo (Submundo) são visitas obrigatórias todos os dias. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Que noticia boa amigo!!

      Receber as minis é sempre um momento fora de serie! E vc tem razão! As miniaturas são muito boas!! Detalhes impressionantes. O Espantalho então...!

      Obrigado pelo reconhecimento Marcílio e pela presença sempre constante e além, é claro pela amizade!

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  8. Gostaria de saber se quem não é assinante conseguirá comprar a base separadamente valor e para quando se sim... grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tarciso...

      Como vai? Tudo bem? Espero que sim.

      Olha a base começou ser vendida separadamente recentemente na Loja Virtual da Eaglemoss. Você pode conferir isso no link que coloquei abaixo para você. No link você encontra, valor e tudo o mais.

      http://lojaeaglemossbrasil.com.br/eaglemoss/produto/Produto-3043.aspx

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  9. BOM DIA MARCELO TUDO BEM ???
    ENTÃO ONTEM EU COMPREI ESTA MINIATURA DO LV
    PERCEBI QUE JUNTO VEIO ALGO QUE PARECE SER ALGUM TIPO DE SUPORTE
    COM AS IMAGENS DE BATMAN E SUPERMAN POREM Ñ DESCOBRI BEM OQUE ERA
    POR ACASO VC SABERIA ???
    ABRAÇOSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!!!

      Blz!?

      Na verdade o que vem junto com essa peça é uma Caixa Arquivo para você guardar os fascículos. Não dá para guardar muitos, mas alguns cabem lá dentro!

      Ok?

      Grande Abraço!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. OK.....VALEU PELA FORÇA

      ABRAÇOS.................

      Excluir
    3. Imagina!

      Apareça sempre!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados