domingo, 5 de agosto de 2012

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil 03 - Puma GTE Coupé (1973)

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Puma GTE Coupé (1973)

O Nº 03 da Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil é o esportivo e arrojado Puma (1973). Esse carro foi um dos grandes expoentes esportivos no Brasil entre o final da década de 60 e ao longo da década de 70. Desde que nasceu, o Puma teve sua história intimamente ligada ao automobilismo, que na segunda metade dos anos 60 estava em alta, pois competições esportivas possuiam grande importância para fabricantes de automóveis no Brasil, além de serem laboratórios de desenvolvimento de produtos ou simplesmente canal de divulgação.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Puma GTE Coupé (1973)

O Puma se originou de modificações que foram feitas por um intusiasta brasileiro de autmóveis, Genaro Malzoni, em cima do modelo DKW Vemag. O objetivo era produzir um carro competitivo nas pistas e que proporcionasse à equipe de corrida da Vemag um carro à altura de seu rival nas pistas, o Interlagos Berlineta da Willys-Overland. A grande modificação instituída por Genaro em cima do DKW foi reduzir a distância entre os eixos cortando o chassi do Vemag. Isso se revelaria uma modificação que traria agilidade e aerodinâmica ao protótipo.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Puma GTE Coupé (1973)

O nome inicial do Puma era "GT Malzoni", carro que foi apresentado no salão do automóvel de 1964. Sua comercialização se deu, inicialmente, por meio das concessionárias Vemag. Com a compra da Vemag pela Volkswagen em 1966, novas decisões foram tomadas para tornar o GT Malzoni mais acessível ao grande público, dentre elas o carro passaria a se chamar Puma e ganharia um desenho inspirado na Ferrari 275 GTB4. Esse carro seria conhecido como Puma GT e foi apresentado no salão do automóvel de 1966. Porém, com o fim da produção do DKW (que servia de plataforma para montagem do carro), o Puma GT passou a se chamar Puma GT 1500, agora com um desenho baseado em um carro chamado Miura P400 e com base na mecânica Volkswagen. O Puma GT 1500, com design já clássico do Puma, foi um sucesso e carregava o espírito do "Porsche Brasileiro".

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Puma GTE Coupé (1973)

Toda essa movimentação tinha iniciativa totalmente brasileira! Por isso a Volkswagen não via isso com bons olhos, pois o Puma poderia concorrer com outro carro, o Volkswagen Karmann-Guia, esse sim um carro oficial da VW. É por isso que nem todas concessionárias da Volks vendiam o Puma. Algumas não participaram desse projeto.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Puma GTE Coupé (1973)

A Puma foi uma empresa que conseguiu uma façanha: a conquista e o sucesso de um carro genuinamente esportivo nacional, produzindo mais de 22 mil unidades. Ainda no auge do sucesso a Puma lançou, em 1974, o Puma GTB. Um carro "nervoso" e "irado" para os padrões da época. Ele tinha mecânica Chevrolet Opala e era um "coice de mula" em se tratando de potência. Ao mesmo tempo que o Puma GTB impressionava pela aparência, era bom aos olhos de quem estava de fora do carro e de quem estava atrás do volante. Com o fim dos anos 70 e início da crise que assolaria a década de 80 a Puma iniciou seu declínio, entrando em concordata em 1985, o que conduziui à sua falência.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Puma GTE Coupé (1973)

A miniatura do Puma apresentada na Coleção agrega as prerrogatias que fizeram do carro um sucesso: suas linhas esportivas, a robustes do seu desenho e o toque europeu dos carros da Porsche. À semelhança das outras miniaturas já lançadas, essa vem em uma caixa de acrílico, presa em um pedestal com a paisagem acima ao fundo que, em minha opinião, reproduz o espírito de sucesso econômico que o Brasil viveu na década de 60, início dos anos 70 e que contextualiza bem o carro. Para conhecer as outras duas miniaturas já lançadas da coleção clique nos nomes: Nº 01 - Chevrolet Opala SS (1976); Nº 02 - Volkswagen Fusca (1961). Abaixo estão expostas algumas características do Puma GTE Coupé (1973).


O Puma foi um sonho brasileiro que deu certo. Feito por pessoas simples, entusiastas e que gostavam do que faziam. Quando tais características estão presentes é difícil não acontecer.

Obs.: Fonte das informações técnicas e históricas da matéria: Revista Puma GTE Coupé (1973). Ed. Planeta DeAgostini.

9 comentários:

  1. Oi Marcelo, matéria excelente. Lindo esse carro. Lembro bem que era um dos carros mais rápidos da época. Já andei de Puma é "nervoso" mesmo... Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela presença e comentário Paulo.

      Existem alguns carros que passeavam pelo imaginário das pessoas. Eu poderia te falar vários (e pretendo fazê-lo ao longo das próximas postagens) mas o Puma é um deles.

      Lembro-me que quando eu o via nas ruas, eu já pensava em esporte e liberdade.

      Vamos se o personagem "Paulinho Gibi" emplaca nessa promoção!

      (http://paulogibi.blogspot.com.br/2012/08/vote-no-paulinho-gibi-para-ser-o-novo.html)

      Valeu aí!

      Abção. Marcelo.

      Excluir
  2. Beleza de postagem. Já tinha ouvido falar do uma, mas não sabia quase nada a respeito, não com todo esse conteúdo histórico. Essa coleção é sua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Fabiano!! Tudo bem?

      Então cara, o Puma foi um carro muito bom, não apenas nas questões mecânicas e de desempenho, mas também porque foi criado a partir de um sonho de caras brazucas. Nacional! Eu acho isso muito legal.

      Estou comprando por enquanto essas miniaturas. Sempre gostei de coleção de carros, mas nunca tinha feito porque sempre que tentava eu percebia que não havia uma coleção na qual tivéssemos um padrão continuo de tamanho e de qualidade. Temos muitas miniaturas de carros por ai, mas as escalas são diferentes e eu não queria ter miniaturas de tamanhos diferentes. Essa da planeta de agostini obedece a mesma escala ao longo da coleção e tem qualidade. Ela é um pouco extensa... Vamos ver até aonde eu vou nela.

      Valeu aí! Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  3. "uma", na verdade é "Puma"...rsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é Fabiano! Às vezes o computador pensa sozinho e completa as palavras das maneiras mais engraçadas possíveis. rsrs

      Abc. Marcelo

      Excluir
  4. Tomara que você obtenha, no mínimo uns 50 carros.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela matéria.
    O Puma é um dos meus sonhos de consumo. Estou há uns 8 anos para a minha aposentadoria e penso em possuir um destes pra curtir na velhice. Mas tem que ser o modelo da foto, com "guelras" de tubarão nas laterais traseiras. Muito show de bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa André! Valeu mesmo cara, por compartilhar teu sonho aqui e deixar esse comentário!! Putz, que legal!!

      Sempre achei bonito esse carro. E vc tem razão, os detalhes laterais parecem barbatanas mesmo! rs rs

      Espero que encontre esse carro. Caso isso aconteça divida a felicidade com a gente comentando aqui de novo!

      Abção e apareça sempre!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados