Translate

sábado, 10 de janeiro de 2015

Miniatura Marvel Nº 42 - Noturno

Miniatura Marvel Nº 42 - Noturno

Noturno é um personagem que sintetiza o quanto as aparências e os julgamentos premeditados podem enganar. Seu visual demoníaco (pele azulada, orelhas pontudas e calda) escondem a personalidade de um verdadeiro devoto cristão, além de um sincero cavalheiro. Noturno, ou Kurt Wagner, tem nacionalidade alemã e fez parte da 2ª formação dos X-Men, constituída nos anos 70 sob o comando do Prof. Xavier. O Prof. X. queria reunir uma nova equipe de mutantes para salvar os X-Men originais, aprisionados pela Ilha viva Krakoa. Noturno sempre foi um personagem que traz a amizade, a lealdade e a bondade como credenciais pessoais e, por isso mesmo, sempre foi alguém muito querido dentro do Universo Mutante. Hoje veremos um pouco de sua história, bem como algumas características desta peça que o representa dentro da Coleção de Miniaturas Marvel.
Miniatura Marvel Nº 42 - Noturno

A peça mostra Noturno em seu traje de cor clássica, porém sem as grandes ombreiras do traje original que possuíam terminações horizontais pontudas. Os dois dedos nas mãos, os dois únicos dedos em cada um dos pés, bem como as orelhas pontudas compõem um visual élfico que torna Noturno um personagem único dentro da Marvel. É claro que com a explosão de personagens mutantes nos anos 80 e 90, infelizmente a temática Mutante bem como o visual de Noturno foi banalizado ao extremo, trazendo personagens irrelevantes e que pouco contribuíram para a constituição de um Universo Mutante crível.
Miniatura Marvel Nº 42 - Noturno
Talvez a maior e melhor característica da peça seja a grande e curvilínea calda que se apresenta como um grande acessório que compõe o visual exótico do personagem. Mais que um simples adereço anatômico de Noturno, sua calda ganhou grande destaque nas histórias do personagem que passou a utiliza-la com agilidade, destreza e precisão empunhando espadas e lanças. Aliás, Noturno mostraria com o tempo uma grande habilidade na esgrima com suas mãos e calda. Essa habilidade e seu elegante e refinado gosto foram os responsáveis pela sua escolha de aparecer na pele do famoso ator de filmes clássicos Errol Flynn quando queria esconder suas características físicas. Errol Flynn foi um ator que viveu grandes aventuras de capa e espada na telona nos anos 30 e 40. Noturno aparecia semelhante à Flynn em seus primeiros anos de X-Men ao usar um "Disfarce Holográfico" que lhe dava, portanto aparência humana em público.
Miniatura Marvel Nº 42 - Noturno
Outro ponto a ser levado em consideração no que se refere à sua cauda de cerca de um metro de comprimento, é que ela é uma continuação da flexível coluna vertebral de Noturno, sendo forte o suficiente para sustentar o peso do personagem. Por ser um excelente acrobata, sua cauda funciona muitas vezes como uma terceira mão. Além de sua excelente forma física e habilidades acrobáticas, Kurt Wagner consegue se agarrar a superfícies sólidas em função de laços interatômicos entre suas moléculas e a de outros objetos. Ao redor de seu corpo existe o que os físicos atuais chamam de "Buraco de Minhoca" (portais para outras dimensões ou locais do Universo), o que suga a luz ao redor de si. Isso permite que Noturno fique transparente nas trevas. Mas é esse mesmo "Buraco de Minhoca" que dá ao personagem seu principal poder: o Tele Transporte de um local à outro dentro de nossa dimensão.
Miniatura Marvel Nº 42 - Noturno
Um radar natural ajuda Kurt a se tele transportar para lugares dentro de seu campo de visão. Isso não quer dizer necessariamente que ele precise mirar um local para poder se transportar para lá, embora isso facilite muito as coisas para ele. Outra característica interessante desse poder é que Noturno se tele transporta com maior facilidade em um eixo de Norte-Sul, o que sugere uma ligação importante entre seu poder e os polos magnéticos da Terra. O limite para seu tele transporte no eixo Norte-Sul está em torno de 4,8 km, enquanto que no eixo Leste-Oeste esse tele transporte chega à 3,2 km. Verticalmente o tele transporte de Noturno é mais perigoso e exaustivo, sendo que seu limite para o alto é de 3 km. Kurt consegue transportar pessoas e objetos consigo durante esses tele transportes, embora pessoas relatem náuseas e cansaço após a experiência (o que nunca acontece com Noturno). Ao que tudo indica, durante o transporte Noturno passa rapidamente por um outra dimensão.
Miniatura Marvel Nº 42 - Noturno
  
A miniatura de Noturno o representa de forma simples e enxuta, e por isso mesmo fiel ao personagem. As feições de Kurt apresentam-se adequadas se compararmos com algumas faces de outras peças já comentadas aqui no Blog. O passado de Noturno foi um mistério durante muitas décadas até sua relação com Mística (sua mãe) ser elucidada. Kurt é filho de Mística com o demônio Mutante Azazel, que fora banido para outra dimensão por Mutantes Angelicais. Para retornar à nossa dimensão Azazel engravidava remotamente mulheres como Mística para dar à luz Mutantes teleportadores. Quando Noturno ainda era um bebê Mística descobriu o engodo de Azazel que se utilizava de Eric Wagner (marido de Mística) para implementar seus planos. Envolvida pelo ódio e raiva de Azazel, Mística se converteu inadvertidamente à sua verdadeira forma (semelhante a de Norutno) o que lhe valeu uma perseguição pelos aldeões da Vila próxima ao Castelo de Eric Wagner.
Miniatura Marvel Nº 42 - Noturno
 Mística então atira o bebê Kurt de uma cachoeira, porém o pequeno é salvo por Azazel e deixado para ser criado por uma cigana. Não sabemos bem o motivo, porém o fato é que Kurt se converteria ao catolicismo e se transformaria em um autêntico cristão. Esse ato impensado de Mística até hoje é alvo de debates e especulações que dão conta que a Mutante executou esse ato desumano para salvar Kurt dos aldeões e seus forcados. Porém, Noturno duvidaria para sempre das intenções da mãe. Um início de vida triste e sem esperanças para alguém de coração puro e mente disciplinada para o "bem" como Kurt Wagner.
Miniatura Marvel Nº 42 - Noturno
Bom amigos... Noturno fez parte da melhor equipe dos X-Men de todos os tempos em minha opinião. Uma reformulação que acertou em tudo, inclusive ao mostrar o multiculturalismo quando Charles Xavier convoca um Mutante de cada região do Planeta: Pássaro Trovejante (um Norte-Americano Apache), Solaris (Japão), Banshee (Irlanda), Colossus (Rússia!!!), Tempestade (Norte Americana, porém filha de uma princesa do Quênia e criada no Egito), Wolverine (Canadá) e Noturno (Alemanha). A relação entre os personagens dessa equipe era outro ponto alto de suas histórias, que traziam desde seu início uma interessante amizade entre Noturno e Wolverine, um misto de admiração, provocação e deboche mútuos.
É isso aí!! Deixo meu grande abraço à todos!!

8 comentários:

  1. Olá Marcelo, tudo bem? Feliz Ano Novo!
    Eu também sou super fã dos X-Men do Claremont e Byrne. Essa explicação de buraco de minhoca para o Noturno é algo recente, não? Na época era mencionado cheiro de enxofre toda vez que ele usava o teleporte, sugerindo um poder místico (para não dizer demoníaco).
    As coleções estão em vento e popa. Recebi o Fanático quebrado como muitos outros colecionadores, mas já recebi outra peça em perfeitas condições. Estou pensando se paro ou não minha coleção Marvel com cem peças (com as especiais), assim preencheria cinco fichários. Meus espaços já estão perto do limite e a minha esposa provavelmente não vai querer outra vitrine no escritório. E que venha a coleção de encadernados DC da Eaglemoss!!!
    Você comprou alguma peça na Comic Con?
    Você pode me passar o seu e-mail? Gostaria de mandar fotos da minha coleção.
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Carlos!!!

      Como vai? Feliz 2015 pra vc e toda sua família!!

      Valeu pela presença!! Então... Estudando sobre o Noturno também fiquei surpreso com essa explicação oficial dos seus poderes. O cheiro de enxofre permanece durante suas teleportações, porém ele só conseguiria a teleportação graças ao salto que dá através do "Buraco-de-Minhoca". De certa forma eu gostei desta explicação pois trouxe um pouco mais de realismo ao seu poder. Acredito que no início de seu lançamento os autores até queriam aproxima-lo mesmo de uma origem mais mística.

      Legal que trocaram o seu Fanático. Recebi o Gavião Arqueiro quebrado em agosto de 2014 e até hoje estou esperando a reposição. Eles me enviaram a peça, porém ela extraviou, daí me deram mais 60 dias úteis de prazo para aguardar um novo re-envio. Estou aguardando.

      Puxa... nem me fale de espaço. Hoje esse é o grande problema para nós colecionadores. Estou pensando em adotar o esquema de rodízio de exposição das peças como uma forma de aproveitamento do espaço.

      Que venha a coleção DC de encadernados!!!

      Na Comic-Con eu comprei uma peça exclusiva da Iron Studios (Pizi Toys). O Homem Aranha com o uniforme negro sobre uma plataforma. Além dela aproveitei os descontos e comprei o Hulk e o Capitão América da Iron Studios! Excelentes!!

      Passo meu email com certeza! Aí vai: marcelofernandes1102@gmail.com

      Valeu Carlos! Grande abraço!!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Olá Marcelo.

    Feliz 2015...

    Já estava com saudades de seus posts sobre as miniatura. Como sempre acrescentou muito a minha heróiteca (biblioteca de heróis).

    Enfim, o Noturno sempre foi um dos mutantes mais legais da segunda formação dos x-men. Lembro de um especial de natal (acho que era) onde ele com um ramo de planta de cabeça pra baixo desejava algo pra Kitty e pro Colossus em Alemão. Como nunca aprendi alemão e na época não havia google, ficava só imaginando que seria algo pra que ficassem juntos (será?).

    Mas enfim... essa nostalgia que me faz querer ter todos os heróis que fizeram minha infância mais feliz.

    Recebi meu exemplar do Darkseid da coleção DC Chess. Bem legal. Maior que as especiais da Marvel Eaglemoss, porém mais leve. É feito de uma liga de metal e massa.

    Um abraço e obrigado por esses minutos que gosto tanto de ler seus posts.

    Esnaider

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Esnaider...

      Bom 2015 pra vc também, amigo!!

      Valeu pelo comentário! Que bom que gostou da matéria! Valeu!!

      Concordo com você. Noturno sempre foi um mutante muito interessante da segunda formação dos X-Men. Acredito que com a ascensão do ambiente sombrio e violento da Era Moderna dos Quadrinhos nos anos 80, personagens como Wolverine (também da 2ª formação dos X-Men) ganharam muito mais apelo junto ao público. Como Kurt Wagner não tinha essa "vibe" mais violenta acredito que por isso não alcançou tanto sucesso quanto seu colega de equipe.

      Essa cena que vc comenta do Noturno (que não sei também de onde é), é sim antológica, e representa muito bem o caráter amigável do personagem. Vc tem toda razão!!! Bem lembrado! Acho que sobre o conteúdo da mensagem bem que poderia ser sim algo assim. Aliás, eu sempre torci para Kitty Pride e Colossus ficarem juntos. Pena que isso não foi bem desenvolvido.

      É verdade... Esnaider. É exatamente essa nostalgia que me faz querer ter também todas as peças. Parece que a cada peça que adquiro bons momentos voltam para mim.

      Ainda não peguei nenhuma peça dessas de Xadrez. Parecem bem legais.

      Valeu mesmo Esnaider!! Espero sempre contar com sua presença e comentários por aqui. É essa troca que dá sentido ao Blog!!

      Um grande abraço!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Comprei hoje a peça em uma banca aqui da cidade, e fiquei bem feliz. Realmente, olhando ela de perto, é bem mais bonita do que em fotos. O Kurt já está em minha estante!

    Abraço!

    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago!!

      Que legal!! Puxa... Não tem nada mais legal que essa sensação que só a gente (colecionador de coração) tem. A sensação de algo que é simples e ingênuo, mas que nos trás tanta felicidade ao representar tão bem nossos gostos.

      Valeu mesmo!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Com toda certeza, Marcelo!

      É um prazer que só quem curte entende!

      Um outro detalhe que gostei muito da peça, é o fato da pintura do uniforme, principalmente na parte vinho ter sido pintada com tinta fosca, dando um aspecto envelhecido e empoleirado.

      Achei muito legal isso!

      Abraço!

      Tiago

      Excluir
    3. Olá Tiago!!

      E o mais legal é poder compartilhar com amigos que entendem esse sentimento.

      Acho interessante ler as opiniões dos colecionadores porque cada um vê um aspecto diferente do outro. Como no seu caso que viu esse detalhe da pintura que você cita. Compartilhar essas nuances diferentes nos permitem ir além na admiração da peça.

      Valeu mesmo!!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados