Translate

sexta-feira, 25 de abril de 2014

A Saga Fundação - Parte III: SEGUNDA FUNDAÇÃO


 Alerta: 
Sugiro a leitura deste post apenas se você já leu os livros Fundação e Fundação e Império.

Nas duas primeiras partes desta série de matérias sobre a incrível Saga da Fundação de Isaac Asimov, escrevi resenhas sobre os livros Fundação e Fundação e Império. Nesta 3ª parte veremos um pouco (sem spoilers) do terceiro livro que encerra o que conhecemos como "Trilogia da Fundação". Esses 03 primeiros livros foram escritos durante a década de 40 e lançados no início dos anos 50. Mais de 30 anos depois, no início da década de 80, é que Isaac Asimov escreveria a continuação da história, lançando mais 04 livros: 02 continuando a história logo após o terceiro livro (Segunda Fundação) e outros 02 mostrando eventos que antecederam ao 1º livro (Fundação).

Isaac Asimov

Em Segunda Fundação temos dois momentos distintos, na 1ª parte do livro vemos o poder de um único homem crescer à ponto de ameaçar o Plano inicial de Hari Seldon. O plano que restabeleceria em apenas um milênio o já destruído Império Humano Galáctico. Nesse livro, a 1ª colônia humana fundada por Hari Seldon em um planeta distante na periferia da Galáxia chamado Terminus, já possui 03 séculos de existência e abrigou o surgimento do que ficamos conhecendo como 1ª Fundação. Assim, a 1ª Fundação se desenvolvera como um sólido embrião para o futuro florescimento do 2º Império Humano Galáctico. Porém, esse homem misterioso que ameaça o Plano de Seldon, torna-se um poderoso inimigo e consegue subjugar toda a 1ª Fundação. Isso faz com que a segunda e misteriosa colônia estabelecida por Seldon (conhecida em lendas apenas como Segunda Fundação) precise sair das sombras para fazer frente ao inigualável e inesperado inimigo. Com isso descobrimos que toda uma raça de homens conseguiram desenvolver poderes mentais inimagináveis dentro desta misteriosa colônia. Serão eles que sairão das sombras antes do tempo e terão que defender a 1ª Fundação, ao mesmo tempo que tentarão a todo custo preservar o Plano inicial de Hari Seldon.

O Mulo no Planeta Kalgan

De seu palácio no Planeta Kalgan esse poderoso homem, conhecido apenas como "O Mulo" tentará aniquilar a Segunda Fundação. Jogos de poder, perigos e, sobretudo deduções científicas e analíticas marcam esse incrível embate pela sobrevivência da 1ª Fundação e de todo o futuro da Galáxia previsto pelo Plano Seldon inicial.

Arkady Darell em Trantor

Na segunda parte do livro os eletrizantes acontecimentos que marcaram o embate entre o Mulo e os integrantes da Segunda Fundação ficaram para trás. Mas não tanto tempo se passara a ponto da curiosidade dos habitantes da 1ª Fundação sobre a misteriosa Segunda Fundação se desvanecer. Assim, uma grande aventura tem início tendo Akady Darell, uma jovem adolescente, como pivô. Arkady inicia uma viagem em busca da Segunda Fundação e viaja ao Planeta Kalgan, antigo lar do Mulo, e depois vai ao misterioso Planeta Trantor, antiga capital do já distante Império Humano. Essa trama final encerraria por cerca de 30 anos a Saga da Fundação, e os fãs de Asimov teriam que esperar até os anos 80 para vê-la continuar. Hoje, no entanto temos o prazer de tê-la publicada na íntegra aqui no Brasil pela Editora Aleph. À todos os fãs de ficção científica eis um clássico fantástico que não pode faltar em nenhuma estante!!

Na próxima matéria sobre esse tema falarei sobre o tão esperado 1º livro que, no início dos anos 80, deu continuidade à essa grande saga: "Limites da Fundação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados