Translate

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Dossiês GRANDES REVISTAS - Editora Heroica

A Editora Heroica chegou com o "pé na porta", ou seja, "chegou chegando". E por que? O primeiro lançamento da editora em 2020 foi o livro O Império dos Gibis - A Incrível História dos Quadrinhos da Editora Abril. Além da óbvia importância desta obra para estudiosos e interessados, O Império dos Gibis lança luz sobre a Editora Abril, uma editora que, embora não tenha sido a única a abrigar o licenciamento editorial de diversos personagens dos quadrinhos no Brasil, foi a que talvez melhor apresentou tais personagens aos fãs, permitindo ao público uma experiência mais coesa e cronológica da vida destes grande ícones. Editoras como Bloch, Ebal, RGE e Globo também tiveram grande importância, porém a Abril elevou a experiência de leitura de uma legião fãs à outro nível. A qualidade e periodicidade de 5 grandes revistas da editora publicadas a partir dos anos 80 foram os responsáveis por essa marca indelével em nossas mentes hoje adultas. Fui testemunha ocular de um rito mensal que ocorria nas bancas todos os meses, mesmo em rincões distante de nosso país, já que na primeira metade dos anos 80 eu morava em uma pequena cidadezinha do Mato Grosso do Sul.















Descrevi esta experiência quase espiritual (rs rs) com os quadrinhos em uma outra matéria aqui no Blog chamada a Loja Mágica. A experiência tinha início do dia 1º ao dia 7 de cada mês, quando eu esperava o título Heróis da TV. Do dia 7 ao dia 14 se dava a angustiante espera por Super Aventuras Marvel. No meio do mês (de 14 a 21) era a vez de esperar pelo Almanaque do Capitão América. Por fim, entre os dias 21 e 30 chegava O Incrível Hulk. Depois veio a fazer parte do elenco a revista Homem-Aranha. O resgate que a Editora Heroica faz destas 5 revistas por meio da coleção Dossiês GRANDES REVISTAS vai, para mim, muito além da ideia de mais um lançamento didático dentro do Universo Editorial Brasileiro. É na verdade o resgate de um quinteto de revistas que se mantém vivo no coração de vários fãs. É uma coleção que foi projetada, acredito eu, por alguém que viveu, provavelmente, a mesma epifânica experiência que eu nos idos dos anos 80, pois trouxe exatamente estas 5 revistas para representar o início desta coleção.













O leitor perceberá que os dossiês não se restringem a fazer uma mapeamento editorial apenas, mas buscam resgatar as experiências que tais revistas proporcionaram. E é nesse sentido que tais dossiês crescem como obras necessárias. No mundo atual, em que tantos títulos são apresentados aos leitores, é difícil acreditar que determinadas publicações se tornaram lendas. Debruçar-se sobre esse fenômeno é também fazer o caminho de volta à simplicidade e ao entendimento que não há a necessidade de muita pirotecnia literária para que determinada obra se torne relevante. Precisamos desenvolver a humildade de aprendermos com o passado. Portanto, mesmo que você seja um leitor novo, e não tenha vivido na época destas 5 revistas, estes dossiês lhe ajudarão a descobrir a mágica por detrás de cada uma delas. Um grande abraço à todos!














4 comentários:

  1. Essa coleção me decepcionou um pouco na parte das descrições das revistas. As imagens das capas extremamente pequenas (impossibilitando apreciar a arte) e as sinopses das edições não mostram os créditos das histórias. Mas no geral vale a aquisição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Agradeço a presença e o comentário.

      Eu sou muito saudoso. Tudo que me arremete ao início dos anos 80 sou particularmente sensível. Estas 5 revistas me marcaram muito. E quando vi esses dossiês fiquei muito contente. Sobretudo pelo resgate. Talvez eu seja meio suspeito por causa deste apreço especial por estas publicações da Abril.

      Fico imaginando se os editores não quiseram fazer algo mais voltado para o público geral e assim alcançar um nicho maior. As capas das revistas realmente poderiam ter sido colocadas em maior destaque. Fiquei um pouco frustrado mesmo quanto a isso.

      Muito obrigado!

      Abcs.

      Marcelo

      Excluir
  2. blz Marcelo?

    até hoje tenho meus formatinhos da abril e ultimamente voltei a rele los.
    das cinco coleções principais não tenho nenhuma completa, a mais próxima é a do hulk que falta umas 8 edições (entre as edições 105/118)que não comprei na época pois foi quando comecei a selecionar o que comprava.
    gostava de todas mas a preferida sempre foi a SAM e o personagem preferido é o demolidor.
    como era legal ir na banca nos anos 80, sempre foi o meu local preferido da cidade, hoje vou na banca só pra conversar com o jornaleiro que é meu amigo, quase tudo que compro é via internet atualmente, assim aproveito os descontos pois HQ está muito caro.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo Gustavo!! Tudo bem? Espero que sim. Por aqui tudo bem graças a Deus.

      Eu também consegui preservar vários formatinhos, pena que não todos que eu queria. Que época foi essa em que saíram!!

      Caramba! Então você tem bastante coisa! Faltando apenas 8 edições do Hulk! Então é um grande acervo. Parabéns!

      SAM realmente era uma pérola. Trazia um mix imbatível! Conheci os X-Men por meio dela. A segunda formação com o Byrne na arte. Pirei quanto os conheci. O Demolidor é outro que fez escola em SAM.

      Essa perda progressiva dos espaços físicos de compra tem empobrecido muito o contato presencial que era muito bom para desenvolver amizades. Isso tem sido uma pena.

      Muito obrigado pela presença Gustavo.

      Abcs.

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados