Translate

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Cinco Vermelhos - Tragédia, Poesia e Uma Aula de Arte


É possível que nos envolvamos em um jornada e acabemos por ser tragados pelo horizonte de eventos de nossa obsessão à ponto de atingirmos um ponto de "não retorno"? Sim... É possível. Para o bem ou para o mal temos uma capacidade de nos entregarmos apaixonadamente a determinado assunto, pessoa ou problema à ponto de sermos tragados por ele. Se o problema em questão envolver raiva e vingança é possível que nos transformemos até naquilo contra o qual lutamos. Esta aliás era a grande preocupação de Martin Luher King, ou seja, não se transformar em seu próprio algoz no processo de combatê-lo. Cinco Vermelhos é uma HQ autoral da artista brasileira Talessa Kuguimiya. Dona de um talento raro para converter desenhos em sentimentos profundos, Talessa nos entrega uma obra de violência, obsessão, perda, dor e acima de tudo busca de significados. Cinco Vermelhos esteve na plataforma de financiamento coletivo em 2018 e foi lançada recentemente.


À semelhança de outras obras da autora, Cinco Vermelhos transcende a barreira impressa e se complementa no meio digital. Ao longo da obra o leitor encontra QRs Codes (códigos de barras bidimensionais por meio dos quais pode-se acessar conteúdos extras complementares à obra). Para isso basta ter no celular um aplicativo leitor de QRs Codes que você será direcionado aos vídeos complementares. A HQ pode ser lida sem a necessidade de se visitar os vídeos, mas caso o leitor opte por isso, estará perdendo um conteúdo profundo em música e imagem. Talessa é formada em Animação 2D e 3D e aplica nos vídeos animados toda a poesia que transborda das páginas impressas. Uma das grandes "cerejas do bolo" são as músicas que acompanham os vídeos. Compostas pela violonista e compositora Karla Dallmann as faixas traduzem em sons todo lirismo da obra, criando momentos perenes e eternos em forma de pequenos curtas animados.


A parceria entre Talessa e Karla já vem de outras obras, por exemplo Minski, uma pequena menina criada acidentalmente por uma bruxa da floresta. Os títulos da Minski (2 até o momento) valem, aliás uma matéria exclusiva. Para 2019 teremos a parceria se repetindo na próxima HQ de Talessa, Sobre Trilhos. Mas e Cinco Vermelhos? Do que se trata? Para elaboração da obra a autora mergulhou fundo em suas origens, indo buscar na figura histórica do Samurai inspiração. A história se passa dentro da Era do Xogunato, sistema de governo predominante no Japão de 1192 a 1867 que se baseava na autoridade de um líder militar (Xógum). Muitos Samurais não aceitaram se submeter à liderança destes líderes, tornando-se proscritos e caçados. Este é o pano de fundo para a história da pequena Haya.


Vítima em sua infância de um ato extremo de violência ela trilhará uma jornada de obsessão em meio ao Japão dominado pelo Xogunato. Para mim, mais importante que o fim da jornada de Haya, foi o caminho que ela trilhou. Um caminho que nos faz pensar nas coisas com as quais nos deparamos e que, cegos pelas nossas próprias incoerências, acabamos por não perceber. Talessa também buscou inspiração no teatro Kabuki japonês. Como explicado nos próprios extras da obra, o Kabuki possui alguns temas recorrentes como formas de expressão, a saber: os temas históricos, cotidianos e sobrenaturais. Cinco Vermelhos se estrutura dentro destes 3 eixos narrativos, e Haya entrará em contato com estas 3 faces do maravilhoso Japão. Há uma aura mágica que transborda da história e, se soubessémos vibrar internamente na mesma frequência da obra poderíamos até tocar esta outra realidade.


Assim como nas peças Kabuki, que se estruturam em Cinco Atos (1º - Introdução dos Personagens e Trama; 2º, 3º e 4º - desenvolvimento; e 5º ou Ato Final - Conclusão) assim também ocorre com Cinco Vermelhos. Meu conhecimento acerca da narrativa gráfica japonesa (os Mangás) é mínima. Influenciado talvez pela invasão de animações japonesas nos anos 90, nunca tive muita vontade de conhecer esta expressão de arte. Espero agora reparar este erro a partir daqui com esta ótima introdução ao gênero.


Bem amigos, aqui vai outra obra que seguramente será um dos meus destaques para 2019. Um grande abraço à todos!


- Cinco Vermelhos -
Making of

Um comentário:

  1. Marcelo Fernandes... que artigo maravilhoso !! Um texto preciosíssimo, com um requinte de análise impressionante! Além do aspecto conceitual, você trouxe outras camadas intrínsecas do meu trabalho, muito obrigada!!! É um privilégio e um prazer imenso ler os seus textos e suas análises!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados