Translate

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Superman-Shazam - O Retorno de Black Adam


Olá amigos... Depois de alguns dias longe hoje consegui retornar ao Blog. Há algum tempo eu queria comentar sobre uma animação que me surpreendeu positivamente, além de me proporcionar ótimos momentos de entretenimento de qualidade. Superman-Shazam - O Retorno de Black Adam é um DVD com animações da DC que vale a pena ser adquirido. Com preço justo e conteúdo de qualidade, esse é o tipo de item que todo admirador de quadrinhos deve comprar. Muitas vezes nos deparamos com artigos como DVDs e CDs com preços abusivos, o que aliás favoreceu em muito o mercado "pirata". No entanto, às vezes determinados materiais trazem preço justo, qualidade e certeza de imagem e som de qualidade. Sem dúvida nenhuma é o caso deste DVD (R$ 39,90). O disco traz 04 excelentes animações envolvendo 04 personagens da DC: Shazam/Superman (que dá nome ao DVD); Espectro; Arqueiro Verde e Jonah Hex. Com roteiros inteligentes e direção madura de Joaquim dos Santos (um nome que eu não conhecia, mas que me chamou atenção), o DVD ainda traz mais 04 animações de cada um destes personagens extraídas de séries como "Batman: O Desenho e Série"; "Liga da Justiça Sem Limites" e "Batman: Os Bravos e Destemidos. Abaixo seguem rápidas resenhas (sem spoilers) de cada curta.



No curta principal de Superman/Shazam intitulado "O Retorno de Black Adam" os dois heróis tem um interessante encontro (fatal diga-se de passagem) com outro personagem que vem ganhando espaço no Universo DC, Adão Negro. Como antítese de Shazam, Adão Negro se mostra um personagem à altura de Superman, com motivações que nos fazem pensar. Além disso, outros aspectos da mitologia de Shazam são também explorados no desenho.


Já no desenho "Conflito", extraído da Série "Liga da Justiça Sem Limites" o confronto é entre o próprio Superman e Shazam. O episódio é fantástico por mostrar a tensão existente entre dois seres poderosíssimos e com visões diferentes (não necessariamente excludentes) sobre um mesmo tema. A batalha entre os dois é devastadora. Vale a pena!

 

O Espectro sempre foi um personagem que, embora eu não conheça à fundo, sempre me interessou. Nesse curta Joaquim dos Santos imprime uma estética e atmosfera dos anos 70. A imagem é também ligeiramente envelhecida, dando uma sensação à quem assiste de estar vendo uma dessas produções de baixo orçamento dos anos 70. A história é excelente e mostra exatamente a função do Espectro. Realmente imperdível!


No episódio "Chill of the Night" (O Arrepio - tradução para o português do episódio) da série "Batman: Os Bravos e Destemidos" o Espectro aparece ao lago de outro interessante personagem místico da DC, O Vingador Fantasma. Os dois tecem uma interessante conversa sobre "Justiça" e "Vingança", tendo como pivô as motivações de Batman/Bruce Wayne. Excelente episódio!



A animação principal do Arqueiro Verde coloca o herói defendendo (por acaso) uma pequena herdeira do trono de um país Europeu. A participação especial da heroína Canário Negro mostra o quanto as relações entre Super-heróis poderiam ser melhor aproveitadas em filmes, desenhos e nos quadrinhos. Muito bom.


Em "Iniciação", episódio da "Liga da Justiça Sem Limites" o Arqueiro Verde se vê diante de um convite do Lanterna Verde John Stewart para integrar a Liga da Justiça. O temperamental Oliver Queen mostra sua divergência e vive uma aventura ao lado de um interessante Capitão Átomo, Supergirl e o próprio John Stewart. A participação final da Canário Negro é novamente decisiva!


Excelente história com o irascível confederado Jonah Hex. Retratado aqui mais jovem e até um pouco menos chocante em sua aparência. A atmosfera do curta lembra (propositadamente) os Westerns Italianos de Sérgio Leone. Ótima combinação nas mãos do novamente sagaz Joaquim dos Santos. A animação nos dá ideia do quão bem aproveitado um personagem pode ser!



No episódio "Showdown" (traduzido como "Confronto"), retirado de "Batman: O Desenho em Série" Jonah Hex aparece em um aventura contada em forma de Flashback por ninguém menos que Ra's Al Ghul. O episódio é interessante e traz revelações sobre o passado de Al Ghul, emblemático e longevo oponente do Batman. Na narrativa Jonah Hex aparece à procura de um bandido e nesse processo seu caminho se cruza com o de Al Ghul.


O DVD merece ser visto e revisto e nos mostra o quanto a DC consegue acertar em se tratando de animações. Algo que ainda lhe falta no universo dos filmes. Os curtas conseguem destilar a essência de cada personagem e nos lembra porque um dia nos apaixonamos por esse incrível universo. Uma lembrança preciosa em tempos de Reboots e histórias requentadas nos quadrinhos.


Bom amigos... Espero retornar em breve com alguns destaques do ano de 2013 em minha opinião. Grande abraço à todos!

24 comentários:

  1. Olá Marcelo, tudo bem?
    Mudando totalmente de assunto, você coleciona os encadernados da Salvat? Adquiri Guerra Secreta que é o vol. 33 e pus do lado do vol. 34, e para minha surpresa a imagem da lombada não casa. Se a imagem das lombadas é o "brinde" da coleção, como é que eles me dão uma dessas?
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Carlos, percebi hoje o mesmo problema. Fiquei sem entender. Seria uma pena não o mosaico ficar errado, já que a qualidade dos encadernados em si, é fantástica. Abs

      Excluir
    2. Oi amigos...

      Tudo bem? Então.. Vi algumas pessoas comentando sobre essa questão da lombada. Eu na verdade ainda não havia colocado os volumes em sequencia para ver essa diferença que muitos apontaram. Pelo que acompanhei de alguns comentários parece que mesmo a versão original Europeia da coleção veio alguma diferença no painel entre um encadernado e outro, ou seja, como se uma determinada linha tivesse um "degrau" entre um volume e outro.

      Não tenho experiência em gráfica ou encadernações para saber se esse tipo de painel consegue ficar perfeito para a formação do desenho final. Fiz uma coleção certa vez da Folha de São Paulo (Coleção Folha de Música Clássica) em que na lombada de cada Cd-Livro havia um pouco de uma figura maior. De início eu achava que não ia coincidir ou que ia dar uma diferença bem gritante ao final, mas quando terminou a coleção e coloquei todos os Cds-Livros uns ao lado dos outros ficou bem legal, mesmo com essas diferenças iniciais.

      Pode ser que isso aconteça com essa coleção também. Eu acho que vai dar certo. Mas vamos acompanhar amigos!!

      Gde. abc pra vcs.

      Marcelo.

      Excluir
    3. Olá Marcelo, sobre a lombada, se você deslocar a edição 34 um cm para cima vai perceber que a imagem casa. A questão é que só saberemos de outros problemas quando as edições forem se encaixando na estante. Acho que a Salvat deveria reconhecer o erro e de repente fornecer um adesivo retangular para colarmos sobre a arte da lombada.
      Sobre as miniaturas Marvel, arrumei um tempo e coloquei os primeiros vinte fascículos no fichário. Se você seguir as instruções que vem no fichário, você não coloca os fascículos nunca. Os fascículos ficam bem juntos um dos outros, o que dificulta a abertura total das páginas. É legal por ficar organizado, mas para ler é bem melhor fora do fichário. Um detalhe é que quatro edições (15 ~ 18) vieram um pouco mais altas (um ou dois mm) o que impedia a colocação no fichário. Tive de fazer um pequeno corte no fascículo próximo à lombada para ajustar a altura.
      Abs., Carlos - São Paulo.

      Excluir
    4. Oi Carlos!!

      Então amigo... Quando chegar em casa (estou em viagem) vou fazer isso que vc falou, colocar os encadernados um ao lado do outro para verificar essa questão da lombada. Mas se vc já testou isso já imagino que os meus estarão assim também. Essa sua solução seria interessante sim, deles fornecerem um adesivo para colocarmos.

      Cara... Sobre a colocação dos fascículos no fichário da Marvel, que complicação hein!? Acho que diante disso que vc falou eu nem vou usar muito esse fichário. Eu achei muito ruim esse método. Acho que pra mim não vai rolar. Vou no máximo tentar colocar os fascículos e se ficar assim vou desistir. rs rs

      Valeu mesmo Carlos pelo retorno sobre o fichário! Deu pra ter uma ótima ideia de como ficará. Caso apareça alguma novidade sobre as lombadas da Salvat a gente vai se falando.

      Abcs.

      Marcelo.

      Excluir
  2. Fala Marcelo. Muito bom você ter comentado sobre essa animação e dos "extras" que a compõe. Até porque é meio raro desenhos os quais se destacam personagens não tão carimbados como Espectro e J. Hex. Sem falar que achei a temática desses dois bastante adulta, me surpreendendo com finais mais pesados. Gostei também da animação principal, com a origem do Capitão Marvel e Adão Negro. Para quem gosta de quadrinhos e ainda não viu, é uma excelente dica. Aliás, tá valendo a pena cada vez mais os materiais lançados pela Warner / DC.
    Belo post, meu caro
    Abs
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando... Blz amigo!?

      Você tem toda razão. Às vezes nos admiramos com o potencial desses personagens mais periféricos. Isso mostra que não existem personagens ruins mesmo, mas sim escritores ruins. A temática principalmente do curta do Espectro e do Jonah Hex são adultas e surpreendem. Ótimos!

      O curta principal do Capitão Marvel (Shazam) é bem legal, sobretudo com a participação do Adão Negro. Tenho comprado toda animação da DC que sai. Tem valido muito a pena.

      Grande abraço Fernando!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Marcelão!!
    Senti falta dos seus comentários na semana passada,
    Muito jóia essa animação!

    Apenas para compartilhar, consegui comprar, e já li, o Reino do Amanhã. A Panini relançou e acabou em 2 semanas. Chegou nova remessa e parece que também está no final, na internet tem poucos sites comercializando até agora. Promoção R$62,00 na siciliano.
    Destaque para Batman Terra Um, muito legal mesmo!!!! uma pena que a turma não continuou a série do Terra Um, nem tão pouco o Batman Ano um.

    Quanto aos comentários da SALVAT acima, pra mim foi uma surpresa desagradável, mas os preços e a qualidade são tão bons que vou continuar firme na coleçao!! rsrs
    a 34 e a 36 dá pra ver que dá liga... quando chegar a 35 vai ficar ok. Agora a 33 e a 34 não tem nada a ver... pelo menos não agora... rsrs

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denis!! Valeu mesmo pelo comentário amigo! Estive meio afastado em função de problemas familiares mas vou tentar manter a constância do Blog, pois para mim é uma grande forma de espairecer!

      Essa animação que postei aqui é realmente fantástica. Surpreendi-me muito com ela. Como disse acima ao Fernando os curtas do Jonah Hex e Espectro surpreendem pela temática adulta.

      Quanto aos encadernado que você menciona é incontestável a qualidade deles, sobretudo do Reino do Amanhã! Batman - Terra Um eu comprei mas ainda tá na fila para eu ler! rs rs Gosto muito dessas linhas temporais nas quais o roteirista tem mais liberdade de ousar com o personagem. A série "Túnel do Tempo" que chegou ao Brasil nos anos 90 trouxe várias histórias do Batman em situações de realidades alternativas. Muito legal!

      Quanto à questão das lombadas dos encadernados da Salvat eu sinto que é a "bola da vez"em relação à reclamações, mas acho que que ficará tudo bem. Pode até ser que uma ou outra lombada tenha um degrau no desenho, mas no contexto ficará despercebido. Eu tô firme e forte nessa coleção e espero que a galera não desista da dela!

      Valeu Denis! Valeu mesmo pela fiel participação amigo!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Companheiro, lamento pelos problemas, espero que as coisas estejam bem em casa! se eu puder ajudar em algo, ou mesmo se precisar conversar sobre avisa!!
      Abraços

      Excluir
    3. Oi Denis...

      Valeu mesmo amigo! Qualquer coisa aviso com certeza! Obrigado pelo comentário e disponibilidade. Vamos nos falando com certeza.

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Caro amigo Fabiano!

    Muito obrigado pelo comentário! Fiquei muito contente em vê-lo por aqui. De certa temos caminhado juntos compartilhando nossas alegrias e às vezes tristezas em nossos blogs. Muitos apenas lêem, outros se arriscam a fazer amizades. Desejo à você e a todos os seus amigos e familiares uma noite de paz, partilha e amor fraternal.

    Muito obrigado amigo!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  5. ola tudo bem parabéns pelas matérias sou muito fã do shazan, uma duvida sabe oq acorreu com o grupo submundo do facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhonatan...

      Tudo bem? Obrigado pelo comentário!

      Quanto ao Grupo Submundo eu já vinha um pouco afastado há algum tempo em função dos rumos que a comunidade vinha tomando. O comercio vinha tomando uma dimensão maior que a amizade e o compartilhar. Preços abusivos estavam sendo praticados e muitos atravessadores, que só queriam se aproveitar dos colecionadores de verdade estavam se proliferando lá. Além disso, as reclamações dês-construtivas estavam se avolumando e desfavorecendo o colecionismo de qualidade. O próprio Leo, que havia criado a comunidade estava querendo sair. Como não havia possibilidade de um de nós assumi-la integralmente a decisão foi encerra-la. Cogitamos passar para alguém a gerencia da comunidade, porém o Domínio ("Submundo") estava atrelado a ela e com o número de membros o Facebook não permite mudar esse domínio. Isso pode ser feito apenas quando a comunidade é pequena, e já estávamos com mais de 1000 membros. Dessa forma a opção era acaba-la e deixar que alguns interessados montassem outra. O próprio Leo, Eder, eu, Moisa e Carlos estamos abrindo uma nova, porém bem mais restrita no sentido de que não haja comércio desenfreado dentro dela. Caso tenha interesse de participar me fale que te adiciono!

      Acabou que a forma com que o encerramento foi feito foi muito abrupto. Surpreendendo a muitos.

      De qualquer forma Jhonatan foi isso que aconteceu.

      Grande Abraço!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. poxa uma pena pois em minha cidade nao conheço praticamente nenhum colecionador e bem dizer era minha unica forma de conhecer novas figuras e o q ainda estava por vir, tenho imenso interesse em participar se eu puder.
      OBRIGADO pela atenção e até as proximas

      Excluir
    3. Oi Jhonatan...

      Vou te adicionar sim. O Grupo foi formado para o desenvolvimento de um colecionismo saudável, em um ambiente de ajuda mútua e que não favoreça o comércio agressivo de peças que muitas vezes beneficia apenas poucos que querem se aproveitar e acabam anunciando peças por preços absurdos. Entendemos que para isso existe o Mercado Livre. O Grupo é para desenvolvermos amizades, trocarmos informações e, caso aconteça de haver alguma troca ou compra que ela seja feita de forma a beneficiar ambas as partes.

      Tentei de encontrar no Facebook para te adicionar, mas não achei. Contacte-me então para que eu possa te identificar e te adicionar. Ok? O link para meu face está aqui no Blog.

      Abcs!!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Adorei a matéria, mandou bem. Ótimas animações, só me tira uma duvida, esse DVD saiu no Brasil? Onde você o comprou? Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Nataniel... Tudo bem!?

      Saiu no Brasil sim! Eu, em geral, compro as animações em DVD. Primeiro porque quero ter a liberdade de leva-la para onde quiser sem a necessidade de ter um computador, como acontece quando vc tem a animação em arquivo. Gosto de assistir em TV. Em segundo lugar sou meio chato com imagem e som e quero assistir com imagem boa.

      Olha, eu comprei essa animação na Livraria Cultura. Mas tem na loja da Comix e já vi em outros locais também.

      Se vc comprar e assistir me avise se gostou também!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Legal cara, sou exatamente como vc. Sou muito fã dos desenhos da DC, tenho todas animações lançadas no Brasil (Do Batman The Animated Series aos novos longas direto em DVD) e algumas que só saíram la fora como Young Justice.

      Cheguei a comprar essa animação la fora achando que teria legendas em nosso idioma e me dei mal kkk ainda bem que saiu aqui (apesar do atraso, pois esta animação é de 2009).

      Fiz a compra da mesma na livraria folha. Só esperar chegar.

      Me responde uma coisa, a dublagem é legal?

      E ai viu os outros longas animados da DC?

      Excluir
    3. Puxa, Nataniel... eu também. Tenho praticamente todas. Ainda sou das antigas e gosto de comprar o DVDs para ter boa imagem, som e quando quiser revê-los.

      Quando chegar seu DVD dê um toque e me responda o que achou. Blz? Quanto aos curtas principais eles não tem dublagem. Agora os curtas secundários do disco tem a dublagem de cada série da qual cada um foi retirado e é uma dublagem boa sim.

      Quanto aos outros longas eu vi recentemente Falshpoint Paradox e achei muito boa! Gostei também da animação "Grande Astros Superman". Outras que destaco são:

      - Liga da Justiça: A Nova Fronteira.

      - Batman Contra o Capuz Vermelho.

      - Batman : Ano UM.

      - Batman: O Cavaleiro de Gotham.

      Todas excelentes! Já viu alguma ou todas?

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
    4. Marcelo recentemente eu vi em uma loja um Dvd triologia, Super Man e shazam Arqueiro verde e espectro em um mesmo Dvd para comprar, só que é tudo legendado, por um acaso vc sabe se tem algum site confiavel bom que se encontre isso para baixar? se puder me responder ficaria agradecido flw...

      Excluir
    5. Oi amigo...

      Acho que esse DVD que você se refere é esse aqui da matéria mesmo. O que eu comprei veio legendado e dublado. Como comentei na matéria excelente por sinal. Você o encontra fácil nas lojas, livrarias e na lojas on-line.

      Infelizmente não sou muito de baixar coisas pela internet. Gosto mesmo de tê-los fisicamente para mostrar para amigos e sempre assistir, além de sempre ter garantia de boa imagem. Desculpe por não conseguir te ajudar com isso.

      Valeu! Grande abraço!

      Marcelo

      Excluir
    6. Flw obrigado por responder, também gosto de um bom conteudo, gosto de filmes com boa qualidade de imagens, vou seguir seu conselho e procurar em lojas e livrarias para comprar, continue assim com seu trabalho e sempre que puder continue compartilhando informações valeu abraços....
      aguardando o novo filme do Batman Son of Batman...

      Excluir
    7. Opa! Legal!

      Valeu pelo comentário... Depois se você conseguir comprar avise. E sempre que assistir algo legal passe aqui para comentar.

      Abração!!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados