Translate

domingo, 24 de novembro de 2013

O Sombra - O Fogo da Criação


Recentemente a Editora Mythos lançou pelo seu selo "Mythos Books" o excelente arco O Sombra - O Fogo da Criação. A história está presente em um único encadernado recheado de capas com a arte do inigualável Alex Ross. Criado na década de 30 por Walter Brown Gibson para um programa policial de rádio, O Sombra fez muito sucesso e trazia consigo boa parte do apelo "Noir" da época. O famoso bordão "Quem sabe o mal que espreita no coração dos homens?... O Sombra sabe!" era repetido todas as vezes que o programa ia ao ar. Vários dubladores fizeram a voz do personagem no rádio, inclusive  lendário Orson Welles. Nessa matéria veremos um pouco mais a respeito desse personagem e desse ótimo lançamento em terras Brasileiras.

Capa de Alex Ross para a Edição Nº 01 de "O Fogo da Criação".

O Sombra faz parte de um conjunto de personagens de uma fase que antecedeu a Era de Ouro dos Quadrinhos. Uma fase conhecida por muitos como a Era de Platina dos Quadrinhos e que era dominada por vilões e heróis bem definidos em suas propostas (Flash Gordon, Tarzan, Buck Rogers, John Carter). Levaria décadas até o conceito do anti-herói evoluir. O Sombra, no entanto poderia ser colocado no âmbito do herói que é ambíguo em sua forma de agir e em suas motivações. Seu ar sobrenatural serviria de inspiração para um de seus sucessores já na Era de Ouro: Batman.

Capa de Alex Ross para a Edição Nº 02 de "O Fogo da Criação".

Com um tradicional perfil aquilino ressaltado por um cachecol vermelho que recobre parte de seu rosto, O Sombra é um enigmático vigilante das ruas nos anos 30 com uma missão que lembra as motivações de outro conhecido personagem, o Motoqueiro Fantasma, ou seja, fazer criminosos pagarem por seus crimes saciando assim a justiça a partir do ato da vingança. Além do cachecol mencionado acima, faziam parte de sua indumentária uma roupa preta com uma pequena capa e duas pistolas calibre 45. Exímio atirador O Sombra teria também o poder da hipnose, fazendo com que seus inimigos não percebessem sua fuga.

Capa de Alex Ross para a Edição Nº 03 de "O Fogo da Criação".

O encadernado lançado pela Mythos traz um Sombra fiel às suas origens. Com roteiro de Garth Ennis (co-criador de Preacher) O Fogo da Criação é uma boa história, pois equilibra bem dois aspectos importantes que, quando desbalanceados acabam com a história, violência e boa narrativa. Alex Ross (Reino do Amanhã, Justiça, Marvels) é responsável pelas capas das edições que saíram lá fora. O encadernado da Mythos traz todas as capas de Ross (reproduzidas aqui nessa matéria) antes do início de cada capítulo. 

Capa de Alex Ross para a Edição Nº 04 de "O Fogo da Criação".

A arte da história é, na verdade de Aaron Campbell. Não que a arte de Campbel seja ruim, porém ao nos depararmos com as capas de Ross, qualquer desenhista fica ofuscado pelo seu talento. Essa é a impressão que fica, a de que a arte de Aaron não é boa, porém isso não é verdade. Prova disso é que durante a leitura é necessário que se acompanhe bem os desenhos, pois os diálogos sozinhos não funcionam e exigem algo que os complementem para um entendimento real da cena, e isso é fornecido pela arte de Campbell. A história traz a violência que é característica dos trabalhos de Ennis, porém traz de forma contundente também a atmosfera sobrenatural ao redor do Sombra, que divide sua identidade civil com Lamont Cranston, um homem de meia idade com muitos recursos e que lembra muito o ator Humphrey Bogart.


Capa de Alex Ross para a Edição Nº 05 de "O Fogo da Criação".

Poucas explicações são dadas sobre quem é realmente esse homem durante a história, porém o leitor terá uma prévia de sua origem em um dos capítulos do encadernado. Uma origem bem interessante aliás! Enquanto está vestindo a roupa característica do Sombra, Lamont Crasnton parece encarnar alguma entidade, embora isso não fique muito claro. No entanto, a voz de Cranston muda de entonação e suas habilidades de transitar entre o fino espaço entre vida e a morte torna-se evidente quando traja seu manto de O Sombra. Isso pode ser observado quando O Sombra questiona bandidos que, mesmo mortos, respondem às suas perguntas. Em O Fogo da Criação temos todos os elementos das aventuras Pulps, porém com personagens críveis e densos.

Capa de Alex Ross para a Edição Nº 06 de "O Fogo da Criação".

O Sombra, infelizmente, não teve o cenário de suas aventuras atualizado tal qual aconteceu com outros personagens, como por exemplo o Batman, que em suas histórias atuais vive em nosso mundo presente. O Sombra (por hora) está confinado à década de 30. Porém constitui-se em um incrível personagem, dono de uma mitologia muito interessante. Melhor, aliás, que a de muitos personagens atualmente. Recomendo o encadernado (ainda disponível em várias livrarias e em algumas bancas). Parabéns à iniciativa da Editora Mythos! Que venham os próximos lançamentos anunciados anteriormente para esse ano de 2013 envolvendo outros personagens dos Pulps. Esses lançamentos foram divulgados aqui no Blog por ocasião da 1ª Edição do Mercado de Pulgas ocorrido em agosto último aqui em São Paulo.

Um grande abraço à todos! E não se esqueçam!

... O Sombra sabe o mal que se esconde em seu coração...

15 comentários:

  1. Excelente encadernado mesmo.... vale cada centavo!

    mas serei mais seletivo com os próximos da Mythos (pois já vi q o valor aumentará bastante com relação à esse do "Sombra")!!!

    de certo pra mim: "Máscaras", "Kirby Gênese", e "Vampirella!!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vampirella vai sair? Não sabia. Esse vou querer pegar também. O Máscaras também vou tentar pegar.

      Excluir
    2. Olá Leo e Thiago... Blz!?

      Bem... Como coloquei na postagem gostei muito também desse encadernado. Vale cada centavo mesmo. Como gosto dos heróis dos Pulps acabarei comprando os próximos lançamentos pois me conheço! rs rs Vou querer pagar pra ver.

      Esses que vc citou Leo, nem se fala: "Kirby Gênese", "Máscaras" e "Vampirella".

      Gde. Abc.!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Ótima postagem. Estou com bastante vontade de comprar este. Quero ver se acho por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Thiago...

      Caso vc compre fale o que achou! Espero que vc ache para comprar por aí...

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
    2. Eu vi na banca. Mas acho que vou ver se encontro na livraria, minha irmã tem bastante desconto lá.

      Excluir
    3. Beleza Thiago!

      Veja sim... Acho que vc vai gostar. No entanto, dê um toque depois sobre sua opinião!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Ótimo post! Queria saber mais mesmo sobre esse personagem do qual eu não sabia nada. Adicionei seu blog no meu blogroll.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo...

      Legal que tenha gostado do Blog. Já adicionei o Estante Nerd por aqui também.

      O Sombra tem uma mitologia muito interessante. O legal é que esse encadernado dá uma passada (ainda que rápida) em seu passado. Isso permite uma certa introdução em seu universo sobrenatural!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  4. Fala Marcelo. Vi ontem esse encadernado em uma banca que sempre compro, mas como estava com a grana curta, dei preferência ao "Vingadores: Guerra Sem Fim", que por sinal é muito bom, mas vou ver se compro ele.
    Cara, fazia tempo que não lia HQ's, mas tô redescobrindo esse prazer. Já tenho vários títulos adquiridos nos últimos meses, cada um melhor que o outro. Por exemplo essa coleção da Salvat que tá demais. O último Tempo Esgotado foi muito show, na minha opinião foi o melhor que li dos primeiros seis volumes e percebi que haverá uma continuidade da história em um volume mais a frente.
    O Reino de Amanhã já vi tb por aqui, mas o preço muito salgado, vou aguardar uma promoção, kkkkkkkkkk!
    Valeu pelas dicas e é sempre uma satisfação ler tuas postagens!
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Augusto...

      Que legal que você está redescobrindo esse mundo das HQs. Fico muito contente em saber. E mais ainda por eu ter um papel (ainda que pequeno) nesse seu retorno.

      Estou fazendo também a coleção da Salvat e, realmente, são ótimos encadernados. Com sagas de referência nos últimos anos.

      Ainda não consegui chegar neles mas é bom saber que vc está gostando! Vou olhar com mais cuidado quando for ler "Tempo Esgotado" agora que vc recomendou.

      Se conseguir compre o Reino do Amanhã sim. É sem dúvida uma obra prima.

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
    2. Muito bom amigos!

      Acabei de ler a edição da SALVAT que traz MARVELS, está é uma história muito jóia que estava esgotada há algum tempo. Retrata a vida de Phil um jornalista comum que vê todo o surgimento e desenrolar das vidas de alguns super heróis da Marvel. Esta revista custava cerca de R$ 55,00 e foi lançada agora por 29,90 graças a esta coleção.

      Estou postando esse comentário por que aprendi a gostar de HQs aqui com vocês e graças as dicas postadas no blog.

      Marcelão, Acho que seria excelente um segundo post pra falar desta coleção. Inserindo 2 informações. .1. uma foto de como está a figura formada pela lobada até agora (rsrsrs não aparece nada).... e 2. Um comparativo de custos de algumas HQs (isso se houvessem pra ser vendidas)

      Em segundo lugar.. sou muito frustrado por que comecei minha coleção há 4 meses e graças ao fato de não termos estoque regular do fornecedor de HQs (panini) não consigo achar o TerraX, Os maiores super heróis do mundo, e tão pouco Batman Silêncio e toda série deste artista (Dia das bruxas, longo dia das Bruxas, e etc.)

      Um grande abraço amigos,

      Denis

      Excluir
    3. Então Marcelo, você tem sim uma parcela de responsabilidade nessa redescoberta, kkkkkkkkk. Quanto ao Reino do Amanhã tenho pretensão de adquirir, mas quando encontrar com um desconto interessante.
      Olá Denis! Cara, concordo contigo, muitas coisas boas estão difíceis de encontra no mercado. Por exemplo li Batman: Vitória Sombria, que por sinal é muito bom, e fiquei interessado em ler o Longo Dia das Bruxas, que seria uma história anterior a Vitória Sombria, mas infelizmente não encontro, me parece que está esgotada. Ao invés da Panini relançar itens para competir com a Coleção da Graphic Novels da Salvat, deveria empreender esforços em relançar títulos que não estão na coleção da Salvat, seria muito mais interessante. Mas é isso, infelizmente cultura e entretenimento em nosso país é artigo de luxo e escasso, kkkkkkkkk.
      Abraço a vocês dois.

      Excluir
    4. Olá Denis! Blz!?

      Poxa... Que legal saber que o Blog aqui ajudou vc a gostar desse universo! Legal mesmo!!

      Olha... "Marvels", ao lado de "Reino do Amanhã" e "Justiça", todas de Alex Ross são verdadeiros marcos nas HQs. Lembro que quando li Marvels eu não queria que acabasse. Outra sensação que tive ao ler foi que por mais que eu olhasse os desenhos parecia que eu não conseguia absorver toda sua beleza. Senti isso também ao ler "LOKI" de Esad Ribic.

      Valeu pela sugestão da postagem também Denis. A lombada da coleção da Salvat realmente não revela nada ainda. rs rs Pelo que percebi os encadernados estão sendo lançados não na ordem dos exemplares na estante, mas sim obedecendo alguma outra concepção. Essa coleção traz HQs que estavam sendo vendidas por preços muitos altos mesmo. Outro exemplo que evidencia isso são as histórias do Demolidor que estão programadas para virem. A Queda de Murdock por exemplo, já vi sendo vendida por inimagináveis R$ 200,00!!

      Nossa Denis... Conheço bem essa sensação de frustração por não ter estado na ativa na época do lançamento de importantes histórias. Mas olha, por experiência própria eu te digo que na maioria dos casos vc acaba conseguindo. Terra X virou artigo raro mesmo. Mas não me surpreenderia se eles relançassem esse encadernado. Principalmente porque, em função do lançamento do último volume recentemente, muitos conheceram a saga apenas agora, aguçando a vontade de uma legião de fãs. Sendo assim acho que eles acabarão lançando novamente.

      Como estou sabendo que vc quer esses encadernados se eu os vir eu te dou um toque.

      Valeu aí Denis!!

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
    5. Valeu Augusto... Fico contente então em ter contribuído efetivamente para vc voltar a ler HQs. Eu também passei por longos períodos longe desse mundo, mas nunca me desconectando por completo dele. Penso que assumirmos esse nosso lado "nerd" só nos faz pessoas melhores, sempre. Isso porque ele nos torna mais sensíveis e nos lembra da inocência e do nosso lado lúdico. O stress do dia a dia tende a nos tornar pessoas muitas vezes frias e distantes. Por isso acho que esse hobby é muito "do bem"!

      Concordo com você Augusto... A Panini bem que podia lançar encadernados que estão sendo "caçados" pelos fãs. Como disse acima ao Denis, Terra X por exemplo é um deles. A Panini deveria contratar alguém para ficar varrendo Blgs, Sites e Páginas das Redes Sociais onde os fãs comentam. Esse funcionário teria, por exemplo, uma rara perspectiva do que o público está pedindo. Isso ajudaria muito a empresa a nortear seu mapa de lançamentos e re-lançamentos. Temos algumas coisas para comemorar esse ano com certeza, como por exemplo o re-lançamento de A Piada Mortal, Os Livros da Magia, Reino do Amanhã, Batman Ano Um...

      Espero que eles continuem com isso, pois tivemos a entrada de muitos novos leitores, ou mesmo antigos que retornaram ao hobby. Sendo assim há uma demanda com certeza.

      Grande Abraço Augusto!!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados