Translate

sábado, 19 de janeiro de 2013

Miniatura Marvel Nº 14 - Tempestade

Miniatura Marvel Nº 14 - Tempestade

Ororo Munroe é a bela "Tempestade", mutante que em sua infância vivia no Cairo (Egito). Perdeu seus pais logo cedo passando à viver como uma criança de rua. Ororo foi descoberta pelo Professor Charles Xavier (líder dos X-Men) em uma de suas viagens ao Egito. A pequenina Tempestade, numa tentativa de roubar a carteira de Xavier, chama a atenção do poderoso telepata. Apenas anos mais tarde em um 2º encontro é que Xavier revelaria a origem (seus genes mutantes) e a extensão dos poderes da menina, agora já adolescente. Seus poderes conferiam-lhe a capacidade de controlar padrões climáticos, uma verdadeira deusa do "Clima". Nessa ocasião Ororo recebe então o convite para integrar o que viria a ser conhecida como a 2ª formação dos X-Men.

Miniatura Marvel Nº 14 - Tempestade

O Nº 14 da Coleção de Miniaturas Marvel traz a bela figura dessa heróina mutante que já foi, entre outras coisas, líder dos X-men e esposa do herói "Pantera Negra". Tempestade, como eu diza acima, fez parte da 2ª formação dos X-Men, na minha opinião uma das melhores formações até hoje, muito provavelmente porque eu tenha conhecido os X-Men nessa fase, início dos anos 80, época em que as histórias dessa formação foram lançadas aqui no Brasil. Tempestade, ao lado de outros mutantes de diversas etnias dentre eles, Solaris (Japão), Noturno (Alemanha), Pássaro Trovejante (Índio Norte-Americano), Colossus (Rússia), Banshee (Irlanda) e Wolverine (Canadá) foram convocados por Xavier para socorrer a equipe original dos X-Men (Ciclope, Garota Marvel (Fênix), Fera, Homem de Gelo e Anjo) que se encontrava em apuros na ilha-viva chamada Krakoa.

Miniatura Marvel Nº 14 - Tempestade

Ororo está ligada psiquicamente aos padrões climáticos da Terra, dessa forma as nuvens, tempestades, furacões e temperatura estão sob total controle da mutante, permitindo-lhe inclusive voar, tendo em vista a possibilidade de manipular os ventos ao seu redor, estabelecendo diferenças pressóricas capazes de alçar seu corpo ao céu. Todo esse poder tem estreita ligação com seu emocional. Momentos de raiva por exemplo podem significar céus nublados, raios e trovões. A personagem foi desenvolvida com maestria nos anos 70 pelas mãos do grande roteirista Chris Claremont e pelo desenhista John Byrne. Esse último seria aquele que, em minha opinião, daria a cara definitiva dos X-Men.

Miniatura Marvel Nº 14 - Tempestade

Infelizmente, o sucesso dos X-Men trouxe junto consigo uma maldição (em minha opinião). Diante de tão rentável produto a Marvel expandiu nos anos 80/90 o universo mutante sem muito critério, criando diversas equipes e saturando os leitores com uma cronologia extensa, complexa e, na maioria das vezes, inverossímel demais. À tudo isso eu nomeei de "A Grande Merda Mutante". Histórias inteligentes e cheias de sacadas legais foram sendo substituidas por um tema que inicialmente até tinha tudo a ver "A Militância Mutante", ou seja, o fato dos mutantes serem temidos e combatidos pelo Homo-Sapiens. Porém, a condução desta temática ao extremo e a criação de centenas de personagens mutantes definitivamente saturou todos os padrões, pulverizando o brilho e carisma dos personagens originais.

Miniatura Marvel Nº 14 - Tempestade

Tempestade provaria ser, ao longo de tantos anos de comabte ao lado dos X-Men, uma mulher forte, sábia e de posições firmes. O visual clássico da heroína (visto nesta miniatura) é meu favorito. Vale lembrar que no final dos anos 80, época em que HQs com personagens mais violentos e obscuros estavam em voga, a Marvel conferiu à Ororo um lay-out mais "punk", com cabelo moicano e tudo. Felizmente a conceituação clássica voltou a fazer parte da personagem e atualmente podemos ver Ororo com visual bem parecido ao da miniatura.

Miniatura Marvel Nº 14 - Tempestade

Um dos grande charmes desta verdadeira "Deusa dos Ventos" é o contraste entre seu cabelo totalmente branco e sua pele morena. Grande sacada do primeiro roteirista e desenhista de Tempestade, Len Wein e Dave Cockrum, respectivamente. Essa tem sido uma das miniaturas que mais surpreendeu os colecionadores. Talvez porque pouco se esperava dela, sendo assim, quando chegou às bancas Ororo arrancou expressões de surpresa e porque não dizer "suspiros" dos amigos. Seu traje bem trabalhado na peça, o famoso detalhe de sua capa presa aos pulsos (que permite que a capa praticamente se infle durante seus voôs) bem como feições muito bem trabalhadas (a melhor até agora eu diria), merecem mesmo nossa admiração. Parabéns aos artistas desta peça.

Miniatura Marvel Nº 14 - Tempestade

Na coluna da direita aqui do blog eu disponibilizei "links" para todas as postagens já feitas referentes à essa coleção. Deixo meu abraço à todos!

12 comentários:

  1. Parabéns, Marcelo, as fotos ficaram ótimas!
    Tempestade é uma das personagens da Marvel que mais gosto. A miniatura ficou realmente muito bem feita e é uma das mais bonitas também, embora poderiam tê-la esculpido numa posição de voo, com a capa esvoaçante e com a base de acrílico (tipo Northstar e Aurora).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moisa...

      Concordo, ficou bem legal mesmo.

      Isso que você fala sobre a miniatura ter sido esculpida em outra posição que melhor definisse o personagem ou que o colocasse em uma clássica posição, eu sentí em relação ao Surfista Prateado. Sua miniatura é uma das que eu mais gosto, apesar disso penso que teria ficado bem legal se ele estivesse numa daquelas emblemáticas posições singrando o espaço sideral em cima da prancha!

      Mas é claro que algumas situações devam ser difíceis de reproduzir tendo em vista o material no qual é moldada a peça (metal). Não saberia dizer o grau de dificuldade de colocar o personagem em determinada posição.

      Obrigado pelo comentário!

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  2. Linda mesmo essa miniatura....

    é uma das q eu achei + bonitas e complexas da coleção: eles optaram por reproduzir na figura um uniforme bastante complicado (devido à capa estar ligada às luvas e botas dela)!!!

    mas o resultado foi esplêndido....

    qto aos gibis: tbm não gosto da "expansão" mutante (q só serviu pra saturar o gênero e entupir as bancas de entulho).

    encerrei oficialmente minha coleção de X-Men com a mini-série desenhada pelo Jim Lee nos anos 90... a partir daí, só compro encadernados com sagas fechadas (o último foi o vol. 1 da fase do Morrison, q tbm não tive interesse em continuar colecionando - fiquei só com o nº 1)!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo... Blz?

      Achei esse detalhe da ligação entre a capa e os punhos muito legal também. O uniforme é bem complicado mesmo. Daí o mérito do escultor. Não sei se é sempre o mesmo para todas as peças, mas pelo jeito não deve ser, pois dá pra notar que algumas possuem um refinamento maior.

      O "entupimento mutante" foi a mortalha que baixou sobre esse universo. Haja visto o que tentaram fazer no filme X-Men 3, reproduzindo centenas de mutantes. Esse é, aliás, um problema que há muito me chama atenção: a quantidade enorme de personagens nas histórias. Isso satura o leitor e impede o desenvolvimento mais profundo de um único personagem. Quando isso é feito temos obras-primas (Ex.: A Queda de Murdock).

      Estou parado também em relação ao universo Aracno-Mutante. Não dá. É muito do mesmo. Digo isso com pesar, pois quando você vê o personagem isolado (veja o exemplo da Tempestade), a gente vê o potencial que tem... Mas... :(

      Abc Léo!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Olha, não tenho certeza... mas "ACHO" q é o mesmo artista q faz todas as figuras da marvel mesmo!!!

    pelo menos é a impressão q passa qdo ele mostra os detalhes e o processo de criação no blog: http://marvel-figurines.blogspot.com.br/ (vale uma conferida nessa link, Marcelo)!!!

    seja como for, existe uma certa irregularidade emsmo... nem todas as figuras mantém o mesmo nível (razão pela qual eu façom uma seleção das melhores, rs)!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Valeu pela dica Leo. Acho que em algum momento e já acessei esse blog.

      Se for o que estou pensando ele é mantido por cara que seria da equipe criativa da coleção.

      Beleza Leo... Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  4. As fotos de suas postagens estão ótimas!
    Quantas miniaturas faltam para completar a série?
    Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigado pelo elogio!

      Olha... Em relação às miniaturas eu diria que faltam muitas. Lá fora sairam mais de 200 peças e aqui no Brasil a coleção está confirmada até o Nº 100... Ou seja, falta muito ainda!

      Gde. Bj.

      Marcelo.

      Excluir
  5. Oi Marcelo, esta é uma miniatura que gostaria muito de ter. As fotos ficaram fantásticas. O texto também está muito completo e com seu toque pessoal. É verdade os X-Men viraram uma coisa doida com tantas reviravoltas e uma infinidade de personagens e formações. Coisas pra vender gibis, imagino... Mesmo com tudo isto, ainda gosto muito de X-Men.
    Enfim, o importante mesmo é que a miniatura está linda, e estamos curtindo muito ver cada uma delas aqui. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo... Fico feliz que tenha gostado das fotos e das informações!

      Acredito que essas idas, vindas e reviravoltas são essencialmente para vender mais mesmo. Ficou uma onda meio ridícula de matar e depois reviver os personagens. Sou muito contra isso, pois vemos que é estritamente por razões mercadológicas. E os X-Men estão cheios disso!

      Fico feliz que com tudo isso vc ainda consiga ler os mutantes. Realmente a premissa de suas histórias são ótimas.

      Gde. Abc. Paulo.

      Marcelo.

      Excluir
  6. Marcelo são ótimas as miniaturas, mas porque nunca encontro a tempestade com a roupa clássica? tem algum problema , é mais dificil ou não fazem mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo...

      Tudo bem, amigo?

      Então... O visual desta coleção foi concebido baseado na versão mais antiga do personagem (pelo menos na maioria deles). Como a Tempestade apareceu primeiramente com esta roupa em Giant-size X-Men Nº 01 de Maio de 1975, creio que por isso optaram em representa-la assim. Muito embora para alguns ela seja mais conhecida pelos visuais que ela adotou depois.

      Nesta coleção coleção vc realmente a encontrará apenas com essa roupa mesmo.

      Valeu amigo!!!

      Gde. Abc!!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados