Translate

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Miniatura Marvel Nº 09 - Capitão América

Miniatura Marvel Nº 09 - Capitão América

O Nº 09 da Coleção de Miniaturas Marvel é dos meus personagens favoritos. O Capitão América foi criado por dois grandes ícones da indústria dos quadrinhos, Joe Simon e Jack Kirby em 1940. Ele nasceu no que conhecemos como a Era de Ouro dos Quadrinhos (1938 - 1951) e é fruto desta época em quase todas as suas características. Em sua criação o Capitão foi um sucesso imediato. Logo de início ele já é colocado para lutar contra as forças do Eixo na Europa em plena 2ª Guerra Mundial, algo que os fãs de quadirnhos da época queriam que outros personagens fizessem, como o Superman da DC por exemplo, porém muitos editores relutavam. Inserir um personagem dos comics (gibis) no cenário político real foi algo muito relevante.

Miniatura Marvel Nº 09 - Capitão América

Após o final da 2ª Guerra os gibis perderam muito em popularidade, de maneira que diversos personagens caíram no esquecimento. Não foi diferente com o Capitão América. Excetuando-se uma ou outra aparição após a Era de Ouro ele praticamente havia sido esquecido. Com o início da Era de Prata em 1956, capitaneada sobretudo por Stan Lee na Marvel e por Julius Schwartz na DC, diversos personagens seriam atualizados, revigorados e explodiriam novamente nas bancas. O Capitão foi resgatado de seu limbo de maneira magistral por Stan Lee. Com uma história bem engendrada, Lee situaria o Capitão nos anos 60 informando que ele teria permanecido congelado em um bloco de gelo no mar do norte após uma explosão no final da 2ª Guerra. Seu resgate ficaria ao cargo do grande e joven grupo de heróis conhecido como Vingadores. Com essa hsitória o Capitão estava de volta ao mundo.

Miniatura Marvel Nº 09 - Capitão América

O Capitão América é na verdade Steve Rogers, um franzino e idealista jovem que sonhava em fazer algo grande pela humanidade, porém seu físico o faria ser rejeitado pelo exército. Rogers foi então voluntário em 1940 numa experiência científica do governo dos EUA na qual ele reberia um "Soro" do super-soldado que o transformaria num homem com força e reflexos extremamente aumentados. O coração de Steve, no entanto, permaneceria o mesmo. Sua força de vontade para se sacrificar pelo mais fraco permaneceria inabalada. A nostalgia que envolve o personagem sempre me chamou muito atenção. Apesar de seus sacríficios na 2ª Guerra Mundial ele teria ainda que se adaptar e se encontrar em um mundo diferente do seu ao acordar muito tempo depois de sua hibernação. Essa solidão e estranheza de Steve Rogers em seu novo mundo foi objeto de uma postagem recente que fiz aqui no Blog: Capitão América: Um Homem a Frente do Seu Tempo, uma HQ publicada em Avante Vingadores Nº 53.

Miniatura Marvel Nº 09 - Capitão América

Embora alguns leitores desafisados possam achar que Steve Rogers é apenas mais um "pau-mandado" do governo dos EUA, isso não é verdade. O Capitão já provou que não é um simples soldado cumpridor de ordens do Tio Sam, e ele mostrou isso em várias situações nas quais lutou por valores que extrapolaram objetivos governamentais. Posso citar duas delas. A 1ª foi nos anos 70 quando, em um história que até hoje é muito elogiada, ele percebe a corrupção do governo americano. Ao final desta saga ele abandona seu uniforme e passa a operar sob o codinome de "Nômade". Interessante é que no final dessa história dá a entender que o presidente americano responsável por essa desilusão de Steve Rogers é Richard Nixon, o famoso e corrupto presidente norte-americano.

Miniatura Marvel Nº 09 - Capitão América

A 2ª e mais emblemática situação ocorreu recentemente (2007) por ocasião da Mega-Saga "Guerra Civil", na qual o governo americano aprova uma lei pela qual todos os super-heróis teriam que atuar como agentes registrados do Estado, respondendo diretamente ao presidente e à CIA. Steve Rogers literalmente rompe com tudo e passa a atuar como "cabeça" da resistência (heróis que se negaram a se registrar como super-humanos). O Capitão provaria a todos os heróis e a todos os fãs desinformados de quadrinhos que ele age sob leis mais nobres e perenes. Essas diversas facetas do personagem: idealista, pronto a se doar pelo outro, ser independente em suas ideias e valores, além de um pouco antiquado em relação aos novos costumes tecnológicos, me fazem coloca-lo entre os meus preferidos.

Miniatura Marvel Nº 09 - Capitão América

Bem, se você o achava um personagem simples e vazio, sugiro ler um pouco de sua biografia. Essa miniatura da Coleção Marvel Figurine é bem interessante, embora eu creia que deva ter sido difícil fazê-la. Sobretudo para o pintor, pois a máscara parece ter sido um desafio devido a pequena área disponível para pintura. Eu gostei bastante. Decidí colocar um céu com nuvens ao fundo da miniatura e não a bandeira dos Estados Unidos, pois é assim que vejo o personagem, como alguém que luta por valores que transcendem um país apenas. Espero que tenham gostado. Grande abraço a todos!

16 comentários:

  1. ótima postagem, Marcelo!!!

    essa é uma das minhas miniaturas favoritas tbm...

    sou fã do capitão desde a infância, e vc citou aí algumas das melhores fases da carreira dele!!!

    ele tbm já foi expulso dos EUA pelo presidente Clinton na saga "Homem Sem Pátria" (q saiu aqui em "Marvel 98" e tbm num encadenrado da panini: "Operação Renascimento")!!! Mto boa essa saga tbm (recomendo)!!!

    sobre as miniaturas... já saiu em SP a 11 (Fênix): e não faz nem 1 semana q eu comprei a do "Destino"!!!

    por mim, blz... qto + rápido acelerar a coleção, melhor, rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Leo!

      Olha realmente eu gosto muito do Capitão... Em geral eu falo que gosto muito do Surfista Prateado, e é verdade. Porém eu diria que o Capitão está alí... Em pé de igualdade.

      As características da personalidade do Steve Rogers que coloco acima fazem dele alguém muito especial. O posicionamento dele nas duas historias que citei e o ocorrido nessa que vc cita provam como ele possui ideais que transcendem uma determinada posição política. Acho ele um personagem com um super potencial para render boas HQs. Eu tenho essa Operação Renascimento que vc cita. Não me lembro direito da história. Vou ler!!

      Pois é... Quanto a coleção propriamente dita estou torcendo para que a Panini tenha regularizado a distribuição. Em setembro foi inesperadamente correta. Agora ... Estou ansioso para ter mais notícias sobre futuras decisões da Panini quanto a novos lançamentos dessa coleção acima do No 26 e quem sabe lançamentos da coleção da DC. Mas é como falou no seu blog... Acho que ficará para o ano que vem mesmo.

      Gde. Abc. Leo! Valeu!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Oi Marcelo!!!

    Parabéns pelo seu Blog Marcelo. Conheci ele hoje e adorei as fotos.

    Tu já tem fotos da Jean (Fênix) ? Kra minha decepção foi grande. A miniatura não foi Fiel a apresentação da Marvel, ou so a minha veio diferente? Ela veio com a cabeça pra baixo, e o braço esquerdo não muito levantado. E para minha surpresa, deixei um exemplar pq os dedos dela estavam descascados e optei por outra, e qnd abri em ksa, ela veio um descascado atrás do ombro (detalhe q não deu pra perceber com a embalagem lacrada) .. =O ... resumindo, a miniatura é muito mal feita!!! Aguardo uma foto da sua, vou tirar uma minha aqui!!!

    abrassssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jones!!

      Beleza!? Poxa... Valeu mesmo pela sua visita e comentário. Fico feliz que tenha curtido as fotos!! Tenho feito postagens sobre cada uma das Figurines que já saíram aqui no Brasil pela coleção. Espero que goste das outras fotos também!

      Cara... Já recebi a da Fenix sim. A minha até que tá legal. Teve uma que eu recebi e que veio com uma parte quebrada, foi a do Blade. Liguei na Panini e eles me mandaram um Voucher para eu envia-lá pelo correio que eles trocariam para mim. Enviei faz umas duas semanas. Estou no aguardo do re-envio da parte deles. Vamos ver!

      Espero que eles me mandem, senão vou me arrepender de ter mandado. Antes uma miniatura com alguma coisa quebrada do que ficar sem. Infelizmente para nós colecionadores essas coisas fazem diferença. Às vezes as pessoas acham até ridículo, mas eu por exemplo fico bem chateado quando acontece essas coisas!

      Quero ver se posto um fotos do Dr. destino e da Fenix logo mais.

      Gde. Abc. Jones ... Apareça mais!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Marcelo continue assim, não conhecia seu blog, agora passarei aqui com mais frequência, rs

      Da uma olhada aqui nas fotos e me diz se ela ta parecida com a sua peça.

      As fotos.

      .Aqui as fotos normais q clico das peças.
      https://picasaweb.google.com/107479410545825173419/ColecaoMarvel

      .Aqui fiz uma comparação da Jean q comprei com a da publicação; e a falha q veio no cotovelo e não no ombro.
      https://picasaweb.google.com/107479410545825173419/Varios

      Obs: Perceba q a postura dela e mais inclinada q a original (Tanto o braço direito da foto, qnt a cabeça)
      E sobre a falha pode ser pequena, mais como sou exigente demais e q pagou quase 40 reais na peça, é deprimente. rs

      Excluir
    4. Oi Jones! Valeu pelo reconhecimento! Obrigado mesmo!

      Ví as fotos que vc postou no Picasa. Entendo vc quando diz de sua exigência. Cara!! Sou exatamente assim. Muita vezes estou numa banca e vejo varias miniaturas até comprar a que acho melhor. O pior que sou assim também com revistas. Poxa... Se estou pagando... Exijo que o material esteja em bom estado. Muitos que vêem isso não entendem por acharem que esse tipo de material (miniaturas e revistas) não merecem esse grau de exigência. Como é meu hoby eu exijo sim esse tipo de excelência.

      Olha... Em relação às diferenças entre as peças elas existem mesmo. Hoje passei numa banca e tinha duas miniaturas da Jean Grey expostas. Havia uma diferença razoável entre elas. Numa a perna esquerda estava numa posição, na outra miniatura a perna estava numa posição que dava nitidamente para perceber que ela foi moldada de um jeito diferente. Vc tem razão.

      Ainda não fiz fotos da minha para postar aqui. Cheguei em casa há pouco mas amanhã quero comparar a minha da Fenix com a sua.

      Agora... Uma outra coisa. Olhando as suas outras fotos das outras miniaturas eu ví que a sua do Coisa estava partida ao meio! Cara! Eu acho que eu lembro de vc do site do Leo (Submundo HQ). Vc por acaso não comentou lá que a moça que limpa sua casa havia derrubado no chão o Coisa?? Lembro que alguém comentou isso lá e eu me sensibilizei bastante. Eu até sugeri à pessoa (que eu acho que era vc) que eu poderia rastrear a miniatura em algum lugar para ela comprar!

      Poxa... Acho que era vc sim. E se for... Fico contente de tê-lo aqui como amigo! Valeu mesmo!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
    5. "Muita vezes estou numa banca e vejo varias miniaturas até comprar a que acho melhor. O pior que sou assim também com revistas."

      Marcelo nessa banca q costumo comprar, q alias fica no supermercado Carrefour aqui perto de casa, eu não tenho acesso aos fascículos, peço ao dono da banca uns dois exemplares e escolho um, meio q ruim ... pq fico "com vergonha" de pedir uma 3ª, simplesmente por acharem q é frescura da minha parte, so q não; deixa q isso é uma exigência minha em querer tudo nos conformes, já q estou pagando e pagando caro pela miniatura, e o qro em perfeitas condições! So q como vimos isso não é muito possível.
      Estou pensando em até comprar em outra banca as próximas edições, no caso no centro aqui da minha cidade. Nessa banca as edições ficam todas a disposição do comprador e posso escolher livremente. ;)

      "Em relação às diferenças entre as peças elas existem mesmo."

      Existem sim, vejo tbm a sua do Aranha, a cabeça da sua miniatura mostra ele com face mais pra cima, a minha mais pra baixo! O molde das miniaturas está confirmada q muda!

      "Ainda não fiz fotos da minha para postar aqui. Cheguei em casa há pouco mas amanhã quero comparar a minha da Fenix com a sua."

      Aguardo as suas fotos da Fênix!! Qro comparar tbm com a sua e não so da publicação. rs

      "Eu até sugeri à pessoa (que eu acho que era vc) que eu poderia rastrear a miniatura em algum lugar para ela comprar!"

      A situação do Coisa ficou tão feia q nem coloquei ele mais no meu móvel. rsrs
      To esperando ter uma economia a mais e comprar outra dele, já q o site da Panini voltou a disponibilizar a venda das 5 primeiras edições!! E o Coisa é um dos meus personagens favoritos.
      Da Jean como disse ao Léo no blog dele, vou comprar uma tinta da Acrilex pra Metal e cobrir a falha. Se der certo quem sabe tento no Coisa tbm.

      Um Grande Abraço. ;D

      Excluir
    6. E aí Jones?! Blz?

      O 1º ponto que você toca (possibilidade de escolha) é o que fez com que muitos escolhessem a compra em banca e não as assinaturas, ou seja, a possibilidade de escolha da melhor peça. Como já disse antes, eu tive o desprazer de receber uma Miniatura que veio quebrada . É muito ruim! Penso igual. Já que estou pagando quero um produto na sua melhor condição.

      Quanto à diferenças entre as peças inicialmente eu achava que eram bem discretas, agora percebo que não é bem assim.

      O ocorrido com o seu "Coisa" foi bem emblemático pra mim. No dia seguinte do seu comentário no blog do Léo eu já tava falando para a Senhora que vem na minha casa dar uma arrumadae limpada:

      "Pelamordedeus!! Deixa que eu limpo as MINIS!!!!!"

      Espero que você consiga dar um trato na miniatura da Jean. Depois me conte se esse lance da tinta funcionou!

      Abção!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. "Sobretudo para o pintor, pois a máscara parece ter sido um desafio devido a pequena área disponível para pintura."
    -
    Pois é. Dá uma satisfação enorme saber que cada estatueta foi pintada à mão. Essa coleção é interessante, bonita, relevante e vendida a preço justo (considerando o material, acabamento etc.).

    Felizmente, por milagre, surgiu essa figura do CA na Cidade onde resido há alguns anos. Comprei no ato.

    Como sempre, ótimas fotos. O site das "figurines" é uma porcaria para checar como os bonecos realmente são. Essas imagens ajudam muito. Repito que, neste quesito, o Antologias e Submundo-HQ estão fazendo um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleiton...

      Realmente esse foi um dos aspectos que me fizeram gostar muito dessa coleção, a individualidade das peças e a preservação da anatomia dos personagens. Isso faz com ela seja uma obra de arte e não um brinquedo.

      Legal vc ter conseguido comprar o Capitão América, tem outros personagens bem legais também. A do Surfista é outro destaque pra mim.

      Realmente as fotos no site oficial da coleção são bem ruins para termos a ideia clara das peças. Vc tem razão.

      Fico contente que vc tenha curtido as fotos e esteja gostando aqui do blog. Para mim o grande estímulo para postar é poder interagir com as pessoas que gostam desse universo dos quadrinhos, cinema e do colecionismo. Você por exemplo é alguém que tranzita super bem em todos essas interfaces. Parabéns!

      Valeu Kleiton.

      Gde. Abc. Marcelo.

      Excluir
  4. "Como sempre, ótimas fotos. O site das "figurines" é uma porcaria para checar como os bonecos realmente são. Essas imagens ajudam muito. Repito que, neste quesito, o Antologias e Submundo-HQ estão fazendo um ótimo trabalho."


    Brigadão mesmo, Kleiton!!!

    já faz um tempo mesmo q eu tenho notado (e até já comentei isso) de q as fotos oficiais do site da panini (q são as mesmas da Eglemoss inglesa) na verdade são "maquiadas" no photoshop pra parecerem + perfeitas ou com as cores + vivas!!!

    o "Duende Verde" é o maior exemplo disso.... a figura sequer se parece com a de VERDADE (e inclusive tá em uma posição diferente além de ter as cores + fortes)!!!

    mesmo assim, tenho curtido mto a coleção... só acho q os sites oficiais não precisavam desses subterfúgios pra mascarar as coisas. A coleção já é tão bonita ao vivo: pra quê maquiar ela no photoshop, né??

    e após o relato do amigo Jones....

    confesso q fiquei bastante curioso pra ver as fotos (REAIS) da fênix... pois essa é uma q eu só conheço pelos sites oficiais, hehe!!!

    ficarei (ansiosamente) no aguardo das próximas atualizações com fotos, rs...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Leo... Outros exemplos disso é a do Coisa e a do próprio Capitão América que estão com cores mais vivas.

      Isso pode gerar até uma insatisfação em quem compra porque a pessoa acaba esperando uma miniatura semelhante a do anuncio.

      Mesmo assim elas tem seu brilho próprio e mesmo não sendo exatamente iguais à do site oficial é uma bela coleção.

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  5. Oi Marcelo, adorei ver as fotos de pertinho com os detalhes do Capitão América. O texto está muito bem explicado e claro que foi legal ver todo este lado político do personagem. Acho que o Capitão America sempre foi o herói que causou maior polêmica no mundo político por causa deste combate com vilões do mundo real. Bacana demais a postagem, curti de montão. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo... Beleza?

      Valeu pelo comentário. Essa miniatura ficou legal. Para mim dava para escrever muitas matérias sobre essa intersecção política do Capitão. Poderia fazer filmes mais adultos, envolvendo política internacional.

      Seria muito legal ver um filme dele por exemplo envolvendo-o em toda essa questão Afeganistão-Iraque. Fico imaginando qual seria a posição dele diante de uma questão tão complexa, uma vez que ele luta pela liberdade.

      Os caras deviam pensar em utiliza-lo assim. Tipo uma vertente de filmes com temática mais adulta dos Estudios Marvel. Seria bem legal!!!

      Abção! Marcelo.

      Excluir
  6. Oi Marcelo!

    Essa miniatura do Capitão América ficou bem legal,!

    PS: Tem uma nova enquete no Meu Blog ;)
    Abçs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados