Translate

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Jambocks! - O Brasil na Segunda Guerra Mundial


A Editora Devir acaba de lançar a Parte 2 da HQ "JAMBOCKS!".  A história, dividida em quatro partes, ilustrada brilhantemente pelo desenhista Felipe Massafera e com roteriro de Celso Menezes, narra a particpação do Primeiro Gupo de Aviação de Caça Brasileiro na 2a Guerra Mundial. A história é contada através dos olhos de um jovem brasileiro pacifista e que se vê de repente envolvido no conflito.


A Parte 1 da história havia sido lançado em 2010 pela editora Zarabatana Books e contava os preparativos para a entrada do Brasil na Guerra. Chamo atenção para a grande arte de Massafera que se inspira nos grandes ilustradores do passado. Sua experiência em desenhar tudo à mão usando tintas e pincéis torna seus desenhos em Jambocks! uma experiência fantástica para os olhos. Às vezes parece que você está diante de uma verdadeira pintura sobre uma tela.

Jambocks! - Parte 1 - Prelúdio para Guerra - Editora Zarabatana Books

Jambocks era o nome-código com qual os americanos chamavam os pilotos brasileiros na 2a Guerra Mundial. A palavra quer dizer "chicote", e é uma derivação da palavra "Sambok", uma vara de madeira usada na Indonésia para açoites. Na África do Sul a vara passou a ser confeccionada em couro de rinoceronte e hipopótomo. Na 2a Guerra a palavra foi americanizada e se tornou o nome "Jambocks", referindo-se então aos nossos pilotos.


A Parte 2 foi lançada recentemente e mantém o mesmo primor da Parte 1 de 2010. A continuação chama-se "Jambocks! - Defendendo o Canal do Panamá" e conta com prefácio de João Barone (baterista da Banda Paralamas do Sucesso), que é autor de livros sobre a 2a Guerra Mundial e é Presidente do Grupo Histórico da FEB.

Jambocks! - Parte 2 - Defendendo o Canal do Panamá - Editora Devir

Essa é uma grande oportunidade para se conhecer não apenas uma boa história sobre nossa participação na 2a Grande Guerra, mas também para você apreciar a excelente arte de Felipe Massafera e verificar a excelência das HQs nacionais.


O projeto conta com o apoio do "Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo" (PROAC) e da "Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo". Mesmo que você não seja iniciado nessa temática (2a Guerra Mundial) vale a pena conferir, pois a leitura é agradável e as ilustrações (novamente chamo atenção) fantásticas!



Jambocks! pode ser encontrada nas livrarias do Brasil e vale muito a pena! Todo glamour, incerteza e selvageria da guerra podem ser vistas, bem como a forma com que o Brasil, que inicialmente era neutro no conflito, se viu obrigado a tomar parte e mandar nossos avós para os "Campos" e "Céus" europeus, muitas vezes para a MORTE.


Eu só espero que a Parte 3 e 4 não demorem tanto para serem lançadas como ocorreu entre as Partes 1 e 2. É isso aí! Não perca!

Jambocks!!

12 comentários:

  1. Gostei dessa postagem... Parabéns!
    Jambocks é livro ou filme?
    Se tiveres, traga-o para que
    eu possa ler ou assistirmos aqui.
    Abraços! Boa noite e um amanhã
    abençoado pra vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma HQ (História em Quadrinhos). Podemos chama-lá de Comic Book, ou seja, uma HQ em formato de livro. Esse é um formato mais requintado de gibi, comercializado em livrarias.

      Os Comics Books ficam geralmente em locais específicos direcionados para HQs nas livrarias. É só perguntar para os vendedores, pois hoje é um grande segmento de vendas dentro das livrarias.

      Gde. Abc.!!!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Bom dia Marcelo. Vim até aqui para conhecer teu cantinho das HQs. Bateu uma saudades da infância, das tardes de domingo quando eu ia no cinema só para trocar revistinhas... ah, velhos e bons tempos... hoje já nem leio mais. Como sabe tive o prazer de conviver com teus pais durante 5 maravilhosos dias em Nova Andradina. Pena que a gente não pode se conhecer... mas conheci você e a tua esposa através das fotos. Pelo que vi vocês adoram uma aventura... legal mesmo... as fotos são maravilhosas... continuem a viajar pois conhecer novos lugares é tudo de bom, com certeza. Bem, espero conhece-los pessoalmente um dia... não faltará oportunidade, com certeza. Um grande abraço, fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Germano...

      Valeu pelos comentários. Fico feliz que tenha gostado lá de N.A. Espero que volte mais vezes. Realmente não faltará oportunidade para nos conhecermos. Boa viagem para você!

      Abcs. Marcelo.

      Excluir
  3. Valeu pela força, Marcelo...
    Assim que vi seu texto eu compartilhei o link no facebook.
    Vi que você me escreveu mas andei recebendo tantas mensagens nos últimos dias que acabei perdendo-a.
    Mas muito obrigado mesmo.
    E fico feliz que tenha curtido.

    Abração e valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso! Quanta honra recebe-lo aqui no blog!!

      Não há o que me agradecer, seu trabalho e o do Felipe está ótimo, quero acompanha-lo de perto porque é ótimo!

      Obrigado por ter "linkado" a postagem no "face". Valeu!!

      Apareça mais vezes. E à próposito: O texto de apresentação sobre você, escrito na "orelha" do "Jambocks Parte 1", está muito, muito bom. Curti muito! Mostrei até para minha esposa e ela achou genial.

      Valeu!!! Gde. Abc. Marcelo.

      Excluir
    2. Fico feliz que tenha curtido.
      E minha biografia é verdadeira, viu?
      rs
      Abração!

      Obs. Ótimo blog. Temas legais, bem-escrito, bem ilustrado.. parabéns! Vou entrar nele de vez em quando...

      Excluir
    3. Obrigado Celso!

      Tenho usado o blog como veículo de expressão... Vinha um pouco desanimado... Mas a partir do momento que comecei escrever mais para mim mesmo, do que para os outros tem sido muito prazeroso. Penso que todos temos um mundo de coisas guardadas só esperando a forma certa de colocar para fora. Não é mesmo?

      Gde. Abc. Valeu!!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Oi, onde posso comprar as HQs. Quantas páginas tem cada volume. Quanto tempo levou para fazer cada uma? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí? Blz!?!?

      Então... A Parte 02 de Jambocks! (Defendendo o Canal do Panamá) foi lançada recentemente pela editora Devir, então não é difícil de achar. Em livrarias tipo: Livraria Cultura, Saraiva, Siciliano é possível achar. A Devir tem um site de vendas de seus produtos e no link: http://loja.devir.com.br/catalogsearch/result/?q=jambocks você encontrará essa parte 02 para vender por R$ 31,50.

      A Revista tem aproximadamente 20 páginas e possui um acabamento muito bom, papel couchê e lombada quadrada. Daí possivelmente o preço um pouco mais alto.

      Quanto à Parte 01 "Jambocks - Prelúdio para Guerra" é um pouco mais difícil de achar pois foi lançada em 2010. Mas algumas livrarias ainda devem possui-la em estoque. Esse não é um produto que vc encontrará em banca, apenas em livrarias mesmo. Caso vc NÃO encontre a parte 01, sempre é possível se apelar para sebos. No site "Estante Virtual" vc deve achar. Esse site (Estante Virtual) é uma compilação de sebos de todo o Brasil que enviam pelo correio.

      Blz? Caso tenha alguma outra dúvida é só escrever!

      Valeu amigo! Marcelo.

      Excluir
    2. A primeira edição tem 48 páginas e a segunda, 56. 20% das páginas são de extras. Cada edição demorou um ano e meio pra fazer, entre pesquisa e arte.
      Grande abraço!

      Excluir
    3. Valeu Celso!! É verdade... Acabei pulando os extras. E eles fazem uma grande diferença, pois enriquecem a obra e contextualizam o leitor.

      Quando puder informe mais sobre o seu trabalho para conhecermos, divulgarmos e curtirmos. Pois vale a pena!

      Ficarei esperando mais visitas...

      Valeu mesmo!!

      Abc. Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados