Translate

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Teatro de Sombras de Ofélia


Aproveitando a alusão à Michael Ende gostaria de falar de outro de seus livros. Esse direcionado para crianças: O Teatro de Sombras de Ofélia escrito em 1988. Ilustrado por Friedrich Hechelmann essa fábula vale a pena ser contada.



"Ofélia nasceu e cresceu querendo se tornar uma grande atriz de teatro. Seus pais queriam muito isso, por isso colocaram-lhe o nome de uma grande personagem de teatro. Ofélia possuia, no entanto, uma voz muito fraquinha e por isso não conseguia dizer as falas na intensidade adequada. Ofélia envelheceu e o único emprego que conseguiu foi o de auxiliar. Ela ficava em um biraquinho perto do palco soprando com sua vozinha baixa as falas que os atores esqueciam. Ofélia era feliz com seu singelo e discreto emprego. 


Um dia, por falta de público, o teatro em que Ofélia trabalhava foi fechado. Em seu último dia de trabalho ela ficou até mais tarde se despedindo do lugar quando de repente percebeu uma sombra na parede e perguntou: "O que é você?". A sombra respondeu: "Sou uma sombra, fico sempre aqui. Posso ficar grande e também bem pequenininha. Porém sou sozinha nesse mundo". A partir daí Ofélia começou a guardar essa sombra em sua bolsa. Várias outras sombras que eram sozinhas no mundo vieram e começaram à morar com Ofélia.


À noite as sombras se acumulavam em seu quarto, até que um dia o dono do lugar em que Ofélia morava resolveu aumentar o aluguel e a pobre velhinha teve que ir embora, pois não tinha dinheiro para pagá-lo. Ofélia saiu pelo mundo afora apenas com suas amigas sombras em sua bolsa e uma pequena mala na qual guardava seus pertences. As sombras ficaram muito tristes por Ofélia e quiseram ajudar. Elas pediram-lhe que estendesse em uma árvore um lençol branco e pularam para o lençol. Ali elas começaram a ensenar as peças de teatro que Ofélia as havia ensinado.


Muitas crianças começaram à vir, pois queriam ver o belo Teatro de Sombras de Ofélia. 


Todos que vinham sempre achavam que atrás do lençol haviam pessoas representando a peça e nem imaginavam que eram as sombras que antes perambulavam por aí sozinhas e tristes. Todos gostavam muito e Ofélia se sentia muito feliz por continuar ajudando as sombras e também por trazer alegria para muitas crianças e adultos. Um dia, no entanto, Ofélia estava caminhando com sua malinha e com sua pequena bolsa cheia de sombras e aconteceu algo diferente. Uma grande sombra a parou no caminho.


Ofélia logo perguntou à sombra: "Você também é mais uma daquelas que ninguém quer?". E a sombra respondeu: "Sim... Creio que posso dizer isso". "Você quer que eu seja sua dona também?", perguntou Ofélia. "Você gostaria de ficar comigo?", perguntou a sombra. "Claro", disse Ofélia. "Você não gostaria de saber meu nome?" a grande sombra perguntou. "Como você se chama?", indagou Ofélia. "Me chamam de Morte". Houve um grande silêncio e a sombra perguntou "Ainda assim quer ficar comigo?" e Ofélia respondeu "Sim, pode vir". Nisso a grande sombra a envolveu.


Subitamente Ofélia se achou com olhos novos, olhos que eram jovens, claros e não mais velhos e míopes. Ela se sentia jovem novamente. Parecia-lhe que tinha um novo corpo. Ofélia olhou em volta e viu um grande e imenso portão: O Portão do Céu. O enorme portão se abriu e Ofélia entrou em um suntuoso palácio, que na verdade era um gigantesco teatro. Haviam muitas figuras felizes e alegres ao seu redor.


Caminhando pelo lugar Ofélia se deparou com uma placa que informava, em grandes letras douradas: TEATRO DE LUZ DE OFÉLIA. Assim Ofélia e aquelas figuras representavam grandes e eternas peças de teatro segundo as grandes palavras dos poetas, que os anjos conseguem entender. Dizem, também, que de vez em quando o bom Deus vem assistir ao espetáculo. Mas isso a gente não pode afirmar com certeza".

20 comentários:

  1. Que lindo !!!
    Como é bom e agradável ler o que escreves...
    Fecho os olhos parece que vejo o teatro de sombras de Ofélia.

    ResponderExcluir
  2. Parece uma bom livro. Ainda tô devendo (há anos) a leitura de História Sem Fim de Michael Ende... O filme foi importante para minha infância. Ainda lerei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Kleiton!!

      Esse é um que eu recomendo! Há outro dele que eu tenho (direcionado para o público infantil, mas cheio de referências adultas) que se chama "O Pequeno Papa-Sonhos".

      Agora um livro mais adulto do Michael Ende que eu recomendo muito é "O Espelho no Espelho". Eu tenho um exemplar velho que comprei quando eu era adolescente pelo Círculo do Livro. Fiz uma postagem aqui no Blog sobre esse livro e quando tiver um tempo dê uma olhada nela. O livro é uma mistura de fantasia/realismo fantástico/surrealismo. É muito bom! Recomendo!

      Do Ende eu também tenho "Jim Knoff e Lucas, o Maquinista".

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ah!

      Aqui vai o link para a matéria que fiz sobre o livro "O Espelho no Espelho" do Michael Ende.

      http://marcelo-antologias.blogspot.com.br/2010/11/o-espelho-no-espelho-um-labirinto.html

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  4. Linda história O teatro das Sombras de Ofélia, ela marcou minha infância e hoje pude encontrá-lo *-----------* Nem creio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Cintia! Não são muitas as pessoas que conhecem essa história e conhecer você (ainda que virtualmente) é bem legal. Alguém que conhece Michael Ende.

      Obrigado pela visita e espero vê-la sempre por aqui!

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo esse Livro, Li ele pela primeira vez quando estava com 7 anos, e li ele ontem, depois de 10 anos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara...

      Que bom que gostou do post. Assim vc releu-o. rs rs

      É um livro inesquecível mesmo!

      Valeu mesmo pela visita e comentário!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Esse livro marcou minha infancia,o primeiro livro q li :')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Fico muito contente que tenha gostado da matéria. Para mim Michael Ende é uma referência. Esse livro dele, no entanto é especial para mim também!

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  8. Nossa, esse livro marcou minha infância. Um dos meus preferidos! Muito bom relê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leidjane...

      Tudo bem? Obrigado pela visita aqui no Blog e pelo comentário!

      Fico feliz que tenha gostado de rever esse livro. Michael Ende marcou muito minha adolescência. Um outro livro dele que eu indico muito é "O Espelho no Espelho".

      Fiz até uma matéria sobre ele aqui no Blog que você pode conferir no link abaixo.

      http://marcelo-antologias.blogspot.com.br/2010/11/o-espelho-no-espelho-um-labirinto.html

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  9. Poxa, esse foi o primeiro livro de que me lembro ter lido! Confesso que me emocionei na leitura! Simplesmente maravilhoso. Muito obrigado por disponibilizá-lo em seu blog, meu amigo! Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno...

      Fico feliz que tenha apreciado!! Um livro que me tocou muito!!

      Um grande abraço para você!

      Marcelo.

      Excluir
  10. Eu li O Teatro de sombras de Ofélia. Um conto belíssimo que sensibiliza o leitura ao retratar a solidão, a velhice, o fechar das portas do teatro. Ajudei meu filho a retextualizar
    esse conto em um trabalho para a escola. Com o passar do tempo quando eu estava na universidade apresentei o conto como uma releitura com as colegas de turma através do teatro. Não há como não se emocionar com essa obra.

    ResponderExcluir
  11. Hoje, acho essa história maravilhosa.
    Más quando eu era pequena, amava ler, então resolvi ler esse livro.
    Morávamos num interior numa casa imensa, no pé de 3 montanhas"serras" (moro na chapada Diamantina) sem luz elétrica.
    Usávamos candeeiro para iluminar a casa de noite, e por isso, a casa era um pouco escura.
    Eu tinha 8 anos, lia perfeitamente então não precisava de auxilio de adultos pra ler.
    Acabei de ler já à noite, jantamos, esperamos um pouco e fomos dormir.
    Foi só deitar na cama e meus pais levar o candeeiro pra o quarto deles que as sombras de Ofélia começaram a fazer o teatro delas...
    Kkkkkkkk
    A coragem de descer da cama acabou, todo lugar que olhava, lá estava a senhorinha Ofélia e suas sombras.
    Mijei na cama esse dia e mais alguns outros depois, minha irmã, de tanto eu falar, também passou a ver as sombras e, de dia, quando meus pais iam trabalhar e nos deixava sozinhas, ouvíamos algo ensima da serra gritar com voz grave o nome Oóóofééééelia...

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca esqueci esse livro. Muito bom sempre lia ele , acho que li mais de 100 vezes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados