Translate

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Joe Golem - Detetive do Oculto (Melhor de 2021)!


Às vezes somos lembrados do motivo que nos fazem tão fãs de quadrinhos. Em meio à tantos lançamentos, uma simples HQ pode parecer irrelevante diante de tantas opções. Joe Golem me chamou atenção já pela capa ao evocar quase que em 100% o espírito dos antigos PULPs. Mesmo assim estava receoso de comprar porque conheço pouca coisa do Mike Mignola, apesar de sua grande fama com Hellboy. Mas na segunda ou terceira página a obra já tinha me fisgado completamente. A história até tem clichês das tradicionais histórias de sobrenatural, mas o que impacta é 1) a forma como é contada, 2) a ambientação e 3) a arte. Mignola criou um universo fantástico no qual Nova Iorque foi engolida pelo mar em função de um cataclismo no início do século 20. Boa parte da cidade e da ilha de Manhattan ficaram submersos, passando a lembrar muito Veneza, só que com toda a decadência usual das obras "Noir". O nome do personagem já parece dar pistas de sua origem e, em paralelo à trama (ambientada na década de 60), é contado uma outra história que se passa na Eslovênia do Século 15. 

Capa de Dave Palumbo para Joe Golem - O Apanhador de Ratos Parte 1

As capas são do artista Dave Palumbo e conseguem resgatar todo vigor dos Pulps. A arte interna é de Christipher Golden e olha... É incrível! Golden possui um traço muito parecido com o de outro artista, o búlgaro Alex Maleev. O diferencial são as expressões e posições dadas aos personagens. Você é completamente imerso nas expressões faciais, sensações de movimento e "trejeitos" dos personagens. Mas outro diferencial é a paleta de cores desbotadas usadas pelo colorista Dave Stewart. Esse desbotamento auxilia em muito o clima onírico, mágico e alavanca a representação decadente dos cenários.

Capa de Dave Palumbo para Joe Golem - O Apanhador de Ratos Parte 2

A edição da Editora Mythos é em capa cartonada e traz duas histórias: O Apanhador de Ratos e Os Mortos Submersos. Para mim Joe Golem já figura entre as melhores HQs de 2021, se não a melhor. Parte deste meu entusiasmo é explicado pelas questões apresentadas acima, mas não posso deixar de dizer que o gênero é também meu preferido. Mas mesmo que o sobrenatural não seja sua primeira escolha nas livrarias e bancas, eu recomendaria fortemente você conhecer a obra. São poucas as HQs que conseguem sincronizar tão bem, ambientação, história, arte, diálogos, profundidade de personagens e temática interessante.

Capa de Dave Palumbo para Joe Golem - O Apanhador de Ratos Parte 3

Capa de Dave Palumbo para Joe Golem - Os Mortos Submersos Parte 1

Capa de Dave Palumbo para Joe Golem - O Apanhador de Ratos Parte 2

Sem dúvida nenhuma uma HQ que precisa ser conhecida e a Mythos precisa dar continuidade à sua publicação no Brasil! Abcs. à todos!

2 comentários:

  1. espero que seja tao boa quanto você disse, ou vou querer meu dinheiro e meu tempo de volta. o tempo também em dinheiro. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Álvaro...

      Puxa... Que responsa hein! Mas tenho certeza que gostará. Há uma simbiose muito muito entre arte, enredo e personagens.

      A questão que citei das expressões e movimentos dos personagens é um dos pontos alto da obra. Dimensionando muito bem a trama.

      Depois me avise o que achou.

      Abcs.!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados