Translate

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Festival Guia dos Quadrinhos 2018: Vertigo - Além do Llimiar e Novos Cards Guia dos Quadrinhos - 31 ao 40


No último mês de abril deste ano (2018), realizou-se mais uma edição do já tradicional Festival Guia dos Quadrinhos (FGDQ). Diferentemente de outras feiras Geeks que tem se espalhado pelo país, o FGDQ mantém as características das antigas feiras de Quadrinhos dos anos 80 e 90. O clima de camaradagem informal, bem como aquele caráter marginal (quase que de resistência) da mídia dos quadrinhos pode ser sentido e curtido no FGDQ. O evento marca a presença de uma geração de apaixonados pelos quadrinhos que procuram manter esse legado informal e de guerrilha tão tradicional dos quadrinhos. Características estas que foram sendo esquecidas em função da conversão das HQs em uma poderosa ferramenta midiática de mobilização comercial. O evento é organizado pelo Designer Gráfico Edson Diogo, editor do Site Guia dos Quadrinhos (o maior banco de dados de quadrinhos do Brasil, com 13 mil títulos cadastrados e mais de 100 mil edições) e reúne artistas divulgando seu trabalho, sebos, sessões de autógrafos, palestras, painéis e os tradicionais Cosplays. Na edição de 2017, o FGDQ trouxe o primeiro livro (Os Mundos de Jack Kirby) editado pelo site trazendo uma incrível homenagem ao Rei Jack Kirby.


Neste ano de 2018 a homenagem recaiu sobre o Selo Vertigo da DC que completa 25 anos de existência. O livro, Vertigo: Além do Limiar é um primor e traz 25 textos de vários autores (jornalistas, roteiristas, editores) acompanhados de 25 ilustrações de diversos desenhistas brasileiros sobre títulos que marcaram a existência do selo ao longo deste 1/4 de século. Além disso, ainda temos entrevistas com Jamie Delano, Peter Milligan e Karen Berger, a criadora do selo e editora de sucessos como Sandman e Monstro do Pântano. Mantendo a qualidade do primeiro lançamento, este novo encadernado tem capa dura, papel de excelente qualidade e é rico em imagens e informações. Séries que marcaram época estão presentes, desde as mais antigas como Monstro do Pântano, Sandman Hellblazer, até as mais recentes, como Fábulas, 100 Balas Escalpo.


A magnífica e enigmática capa ficou ao cargo do desenhista Will. Abaixo seguem alguns exemplos do grande cuidado com a obra.









O projeto foi financiado na Plataforma Catarse e haviam diversas opções de contribuições com seus respectivos pacotes de conteúdo. Particularmente eu escolhi contribuir escolhendo o pacote que incluía o livro + ingresso para os dois dias do evento + reserva dos 10 cards desta edição do FGDQ. Diversas figuras conhecidas do mercado nacional de quadrinhos contribuíram com os textos e desenhos da obra. Deem uma checada no quadro abaixo.


Tradicionalmente, o visitante do FGDQ, recebe em cada edição do evento um pacote com 10 cards representando capas de edições emblemáticas para a 9ª Arte Mundial, com uma breve explanação acerca da edição no verso do Card. Em 2017 fiz uma matéria (Coleção de Cards - Festival Guia dos Quadrinhos: Um Resgate Histórico!!) apresentando os cards que já haviam sido entregues e comentando um pouco sobre esta interessante iniciativa. Já foram disponibilizados cards nas seguintes edições do FGDQ: 2015 (10 Cards); 2016 (10 Cards); 2017 (10 Cards). Confira-os na matéria acima. Este ano, portanto, tivemos a continuidade desta incrível coleção que é praticamente um resgate histórico do que de melhor saiu nos quadrinhos mundiais. Confira abaixo os 10 Cards deste ano que, obviamente, trazem importantes edições da Vertigo.











É isso aí amigos! Um forte abraço à todos e vida longa ao FGDQ!!

2 comentários:

  1. Olá Marcelo,

    belo projeto, traz bastante saudosismo como a lembrança dos cards da ed. abril em 1993

    estou com endereço novo, já está adicionado amigo.

    https://acervost.blogspot.com/

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Puxa... Desculpe não ter visto este seu comentário. O Blogger parou de me notificar das mensagens. Agora preciso clicar em "Notifique-me" e agora que vi.

      Vou incluir seu Blog na minha lista de blogs amigos!!

      Forte abraço!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados