Translate

domingo, 21 de janeiro de 2018

Realidades Infinitas - Parte 04: Histórias Maravilhosas (Amazing Stories)


Nesta última parte desta sequencia de matérias sobre Séries Clássicas imprescindíveis de ficção científica, suspense, mistério, terror, sobrenatural e fantasia, não poderia deixar de trazer Histórias Maravilhosas (Amazing Stories no original). A série foi criada por Steven Spielberg, produzida pelo canal NBC e veiculada originalmente entre os anos 1985 e 1987 nos EUA. Admirador confesso de Além da Imaginação (Twilight Zone), Spielberg concebeu Histórias Maravilhosas seguindo os mesmos preceitos norteadores de Twilight Zone. Porém, soube acrescentar humor, drama e o mesmo tipo de magia que envolveu alguns dos filmes com os quais esteve envolvido, seja como diretor ou produtor, como por exemplo E.T. - O Extraterrestre, Os Goonies, Indiana Jones, De Volta para o Futuro, A Cor Púrpura entre outros.


A Série ganhou esse nome em homenagem à uma famosa Revista Pulp homônima de Ficção Científica. Revistas Pulps eram publicações baratas de baixo preço que começaram a aparecer a partir de 1900. Tais revistas traziam contos fantásticos e foi nelas que grandes nomes da literatura de ficção científica fizeram sua estreia. Entendemos hoje que as revistas pulps foram também as precursoras das revistas em quadrinhos, os chamados comics. Os episódios de Amazing Stories foram dirigidos de forma a passar a sensação de contos contados à noite em frente à figueira ou em noites chuvosas. Por isso, a narrativa acaba tendo uma perspectiva onírica muito forte. A série foi indicada a 12 Emmy Awards, dos quais ganhou 05. Atores muito famosos participaram dos episódios, por exemplo, Patrick SwayzeDanny DeVitoTim RobbinsMark HammilKevin CostnerDan AykroydJohn Lithgow, Kiefer Sutherland, Charlie Sheen, David Carradine, Harvey Keitel, Gregory Hines entre outros.

1ª Temporada de Histórias Maravilhosas lançada no Brasil

Apesar dos prêmios, Histórias Maravilhosas teve apenas 02 temporadas com 45 episódios ao todo. No Brasil tivemos o lançamento de apenas  01 temporada em 2009 pela Universal. Em outubro de 2017 a Apple assinou contrato com Steven Spielberg para a realização de um reboot da Série. À princípio esta 2ª versão terá 10 episódios. Com o sucesso de séries atuais de antologias fantásticas como Black Mirror e Eletric Dreams, o momento parece propício para o ressurgimento destas séries clássicas.

Histórias Maravilhosas: 02 Temporadas
Período de Produção: 1985 - 1987
1ª Temporada: 24 episódios
2ª Temporada: 21 episódios

Os episódios de Histórias Maravilhosas são verdadeiras pérolas de mistério, fantasia, magia e sobrenatural. Steven Spielberg estava em seu auge e concebeu um programa que deveria ser relançado e conhecido por todo Nerd, independente de seu nicho de interesse.

Kevin CostnerKiefer Sutherland no episódio A Missão - 1ª Temporada

Bem amigos, gostaria de agradecer e dar os devidos créditos à algumas fontes de pesquisa que consultei para elaboração destas 04 matérias sobre Séries Clássicas de Fantasia (Além da Imaginação, Um Passo Além, A Quinta Dimensão e Histórias Maravilhosas):

- Em 1º lugar agradeço e parabenizo à colunista Fernanda Furquim (Revista Veja) pelas excelentes matérias sobre algumas destas séries.

- Não pude deixar de consultar também algumas informações na Wikipédia, Sites IMDB e Adoro Cinema.


Espero que tenham gostado das matérias e caso entrem em contato com algum episódio de algumas delas não deixe de comentar!!

Forte abraço!!

6 comentários:

  1. Excelente essa série de matérias. Fala sobre Alfred Hitchcock Presents (1955-1965), Galeria do Terror e outras! abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!!

      Puxa... Obrigado pela participação. Fico contente também que tenha gostado.

      Agradeço também a dica sobre fazer matérias envolvendo estas outras séries. Excelente dica.

      Vou me preparar para elas.

      Muito obrigado!!

      Marcelo

      Excluir
  2. Ah meu amigo as opções são muitas agora rsrsr.
    A minha presença aqui é apenas de uma leitura maravilhada.
    Esse tema foi pleno para quem não conhecia nada do que sorvi aqui.
    Que bom que você deixa tudo tão bem apresentado, e nos proporciona ainda muitas opções maravilhosas.

    Grata amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria Fernanda

      Creio que posso contar sempre com sua presença acompanhando o Blog. Você tem se mostrado alguém fiel e parceira aqui do meu espaço. E isso me enche de orgulho.

      Estas séries são incríveis. Tesouros esquecidos mesmo.

      Forte abraço!!

      Marcelo

      Excluir
  3. Respostas
    1. Muito me honra saber isso Maria Fernanda...

      Muito obrigado!!

      Bj...

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados