segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Colecionismo - Retrospectiva 2015


Prezados... 2015 foi um ano ímpar para o colecionismo no Brasil. Apesar dos últimos 05 cinco anos terem sido de crescimento exponencial nesta área, eu diria que 2015 abrigou acontecimentos importantes bons e ruins,  o que transformou a vida de nós, colecionadores, numa verdadeira Montanha-russa de sentimentos. Tanto que achei que o assunto merecia esta matéria para nos situar um pouco sobre o estado do tema atualmente.


O ano de 2015 começou com a sinalização indireta (por parte da Eaglemoss) de que o lançamento das Especiais das Coleções de Miniaturas Marvel/DC continuariam para além daquela lista divulgada em Julho de 2013 no Nº 40 da Revista Mundo dos Super-heróis. Isso deixou todo mundo animado. Outra notícia boa no início do ano foi o lançamento da 2ª Coleção de Graphic Novels por parte da Editora Salvat: Os Heróis Mais Poderosos da Marvel. Todos sabíamos que a Coleção de Capa Preta parecia um sucesso de vendas, porém com esse 2º lançamento tivemos a confirmação disso. Concebida para 60 encadernados, com volumes lançados agora na sequencia e com uma linda arte na lombada (também lançada na sequencia), a coleção se fixa na abordagem de um personagem ou grupo em cada volume. Atualmente a coleção vai a todos vapor e sua Lista de Lançamentos pode ser acompanhada aqui no Blog no link acima (em vermelho).

 

A bomba, no entanto veio em Maio de 2015 quando inesperadamente colecionadores começaram a receber a Especiail da DC Superman Centennial Park em resina. O material não é de todo ruim, porém a forma como tudo ocorreu deixou a todos perplexos. Falta de comunicação, tentativas de se alterar anúncios de "metal" para "resina", reclamações e muita indignação estiveram presentes. Muitos colecionadores deixaram de comprar as miniaturas Especiais da DC a partir daí, outros seguiram em frente e tentaram superar o trauma.




A Planeta DeAgostini consolidou em 2015 seu protagonismo na área do colecionismo automobilístico lançando 03 coleções voltadas ao tema (Caminhões Brasileiros de Outros Tempos, Veículos de Serviço do Brasil e Táxis do Mundo), além de expandir uma 4ª que já vinha sendo lançada no Brasil desde 2012, a Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil. Todas essas coleções, bem como suas características podem ser conferidas clicando-se nos links em vermelho acima.


Outro importante fato a ser ressaltado em 2015 foi o anúncio por parte da Eaglemoss de que a coleção de Miniaturas Marvel seria lançada na íntegra no Brasil (uma grande notícia sem dúvida nenhuma!!). Porém, esse lançamento obedeceria a um esquema específico: 170 miniaturas (não necessariamente a primeiras 170 da coleção) serão lançadas em bancas (como já vem acontecendo) e as 30 últimas virão em packs duplos, ou seja, 15 packs totalizando as 30 peças que não irão para as bancas. Isso tem deixado um pouco confuso o acompanhamento da coleção, por isso lancei recentemente uma matéria aqui no Blog para acompanharmos quais peças exatamente estão sendo lançadas em packs. Confira e acompanhe aqui: Lista de Packs Marvel Eaglemoss.


Uma das grandes novidades do 2º semestre de 2015 foi o lançamento da Coleção de Graphic Novels da DC agora pela Eaglemoss. Após um acordo com a PANINI a Eaglemos finalmente conseguiu emplacar uma coleção com grandes arcos da DC em 60 volumes que à semelhança de suas contrapartes da Salvat, também forma uma linda imagem nas lombadas. Alguns atrativos especiais desta coleção são um melhor acabamento gráfico, os créditos das histórias na própria capa de cada volume, bem como a possibilidade de assinatura. Para facilitar o acompanhamento da coleção você também encontra aqui no Blog uma matéria com a sequencia dos lançamentos: Coleção de Graphic Novels Eaglemoss - Lista de Lançamentos.


Uma das últimas grandes novidades do ano foi a notícia da expansão da Coleção de Graphic Novel da Salvat (Capa Preta). Pioneira nessa linha de coleções no Brasil, esta coleção provou o potencial do mercado brasileiro em absorver esse tipo de lançamento. Quem completou a coleção até o Nº 60 e enfileirou os volumes pôde perceber que há uma ordenação cronológica dos arcos apresentados (dos mais antigos (números iniciais) para os mais recentes (números finais)). Assim, a Salvat expandirá a coleção para mais 60 volumes, sendo 40 deles anteriores ao número 01 que serão numerados em algarismos romanos e trarão arcos clássicos dos anos 60, 70 e acredito que 80. Já os 20 volumes acima do Nº 60 continuarão trazendo arcos mais recentes. De minha parte fiquei muito feliz com a expansão, sobretudo frente a possibilidade de adquirir arcos clássicos.

Bom amigos, essas foram os grandes acontecimentos do colecionismo que eu acompanhei no ano de 2015. Sei que alguns amigos terão outros que poderiam até ser inseridos nesta lista. No entanto, estes foram os marcantes para mim.

Um grande abraço à todos!!

14 comentários:

  1. Mais uma vez parabéns pela ótima pagina Marcelo, realmente o ano de 2015
    Foi uma montanha Russa. Pelo menos a expectativa para 2016 e de muito coisa boa, pode aparecer principalmente pela Eaglemoss, bom vamos aguarda
    Forte abraço e um feliz 2016 a vc é família !!!!!!!!!
    ( Lucas Lima )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas... Blz?!

      Realmente foi uma Montanha-russa de notícias boas e ruins. Mas no final acho que o saldo foi positivo com certeza.

      Espero que a Eaglemoss nos traga muitas Especiais!!

      Grande Abraço Lucas!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Essas "lindas lombadas" são uma tentação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Kleiton...

      À princípio pensei que seriam apenas mais um atrativo menor, mas quando vemos o resultado final percebemos que fazem uma diferença sim.

      Abração!

      Marcelo

      Excluir
  3. Parabéns pela matéria, Marcelo!

    Um feliz ano novo, e continue sempre com este blog que tanto ajuda e diverte os fãs de HQ's, coleções e afins!

    Um abraço.

    Att,
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel!!

      Feliz ano novo par você também!!

      Valeu mesmo! Fico muito contente que o Blog ajude e divulgue o colecionismo e as amizades. Pode deixar que continuarei sim!

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Olá Marcelo. Parabéns pela página e que em 2016 tenhamos mais o que festejar no mundo do colecionismo. E tbem melhoras na economia do pais para que possamos ter como R$ acompanhar tantas coleções ótimas. Abraço e Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!!

      Pra você também meu amigo!! Que 2016 traga novos ventos ao nosso país. Que vislumbremos novos horizontes econômicos mas principalmente como povo!!

      Obrigado pela presença aqui no Blog e principalmente pelo comentário acima!

      Grande abraço pra você!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Parabéns pela retrospectiva, Marcelo....

    Esse ano foi puxado mesmo pro colecionismo, hein?

    Apesar das dificuldades financeiras, consegui fechar 2015 com minhas coleções em dia (tanto de gibis qto de miniaturas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo...

      Realmente 2015 foi um ano difícil sem dúvida nenhuma. Espero que 2016 comece a melhorar pelo menos.

      O Colecionismo teve toda uma reviravolta por conta dos embrolhos da Eaglemoss. Sempre ficamos na esperança de que ela aprenda com os erros. Vamos ver.

      Desejo um grande 2016 para vc, amigo!!

      Abração!

      Marcelo.

      Excluir
  6. blz marcelo?

    feliz 2016 pra vc.
    acho que num futuro próximo (já ta rolando?) a pessoa que gosta de HQs e miniaturas vai ter que escolher ou uma ou outra.
    eu até gostaria de comprar algumas miniaturas, mas a grana não ta sobrando e fico só com as HQs mesmo.
    bela matéria, gosto deste blog.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!!

      Feliz 2016 para vc e toda família também!!

      Realmente a priorização tem rondado a porta de todo colecionador. Isso nos deixa muito tristes. Mas mais triste mesmo seria paralisar tudo, portanto isso ainda é uma opção viável.

      Agradeço muito Gustavo, sua presença e comentários aqui no "Antologias". Apareça sempre!!

      Um grande abraço para você e para toda sua família!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Olá Marcelo, tudo bem?
    Ótima matéria. O duro é arrumar espaço e grana para tanta coisa legal.
    Optei por não fazer a coleção completa das miniaturas Marvel e dos encadernados Capa Vermelha. Vou procurar selecionar as edições mais interessantes. Hoje comprei o Guardião (da Tropa Alfa). Não adquiri nenhum Pack, mas continuo firme com as especiais Marvel.
    Sobre a expansão da capa preta serão 40 edições da fase clássica (I a XL) e 20 da fase moderna (61 a 80).
    Um grande abraço e um ótimo 2016. Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!! Tudo bem, amigo? Feliz 2016!!

      Obrigado! Realmente o espaço vira o grande limitador para o colecionador. O dinheiro também é, mas até aí ele pode priorizar uma ou outra coleção que em algum momento vai ocupar muito espaço. Com toda razão.

      Você mesmo optou e acho que esse é um bom caminho mesmo. O Guardião me surpreendeu! Uma peça simples, sem muitos adereços e que chama atenção!

      Puxa!!! Valeu mesmo pelo toque! Vc tem toda razão! Serão 40 da fase clássica e 20 da moderna! Jà vou alterar essa informação aqui na matéria!

      Valeu mesmo Carlos!

      Um grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados