Translate

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Destaques 2013 - Parte I


2013 foi um ano de muitas promessas e expectativas na esfera de quadrinhos, filmes e cultura pop em geral. Foi um período marcado por ótimos relançamentos. Trazer uma lista de destaques constitui-se em um interessante exercício, pois nos permite olhar para trás e reinterpretar e resignificar muitas obras. Isso por si só é algo muito pertinente pois recoloca positivamente obras inicialmente discriminadas, ao mesmo tempo que exclui outras que nos frustraram apesar da expectativa inicial. A lista que trago aqui, informo desde já, inclui obras que tive acesso e mereceram meu destaque, ou seja, caíram no meu gosto pessoal, sendo portanto passível de divergência em relação ao gosto de outros. Nessa primeira matéria veremos os lançamentos do Primeiro semestre de 2013.

Quadrinhos

O ano abriu com um relançamento imperdível! Orquídea Negra de Neil Gaiman (roteiro) e Dave MacKean (arte) foi uma obra seminal dos anos 80, tendo inspirado os caminhos dos quadrinhos nas décadas que se seguiram. Excelente em todos os quesitos e imprescindível à todos!


Ainda no começo de 2013 foi anunciado uma linha de encadernados da Panini que chegaria às bancas nos meses seguintes e que em minha opinião deu muito certo. Trazendo histórias emblemáticas e ótimas do Homem-Aranha, esse primeiro encadernado reapresentou à fãs antigos, e mostrou pela primeira vez para muitos novos fãs, uma das mais bem escritas histórias do Homem-Aranha (ainda com uniforme negro durante a fase pré-Venon), A Morte de Jean DeWolff (roteiro de Peter David e arte de Rich Buckler e Sal Buscema). Um arco que inovou ao mostrar que o mal poderia ser mais letal justamente por se esconder no coração do homem comum, ou seja, sem super poderes. Muito Bom.


Ainda nessa linha de encadernados do Amigão da Vizinhança, tivemos o relançamento de Homem-Aranha - Tormento, com roteiro e arte de Todd MacFarlane. Dono de um traço que influenciou uma geração de desenhistas, MacFarlane estourou nos anos 90 ao desenhar o Homem-Aranha de uma forma nunca antes vista, colocando o Aracnídeo em posturas que lhe conferiam leveza e um aspecto de aranha mesmo. Eu particularmente gosto da arte de MacFarlane, embora às vezes ache as cenas um pouco poluídas. Tormento é material obrigatório sobretudo pela sua importância histórica na esfera da  arte sequencial. Bom!


A linha Noir da Marvel, que ambienta seus clássicos personagens em uma linha de tempo alternativa com estética totalmente Noir, vem tendo boa acolhida no mercado Brasileiro. Demolidor Noir (roteiro de Alexander Irvine e arte de Tomm Coker e Daniel Freedman) foi lançado dando seguimento à essa série. Gostei bastante deste encadernado que, em minha opinião, ambientou bem o personagem ao lado de gângsters e mulheres fatais. Bom!


Mark Waid é meu roteirista favorito atualmente. Depois de vários trabalhos excelentes Waid se firmou como um escritor que não usa expedientes bombásticos, violência extrema e temas polêmicos apenas para aumentar as vendas. O Viajante foi um encadernado que chegou às bancas em março e que traz nomes de peso envolvidos: Mark Waid e ninguém menos que Stan Lee no roteiro. Só isso já é motivo suficiente para se dar uma boa olhada nesse volume lançado aqui no Brasil pela Mythos Editora. Os desenhos de Chad Hardin são muito bons. Ainda não li este, porém recomendo conferir!


Para os amantes da Era de Ouro dos Quadrinhos (dentre eles este que vos escreve) Superman - Crônicas Volume III dá continuidade às histórias clássicas do Homem de Aço lançadas no período embrionário das HQs (1938 à 1956). Um encadernado que quando apreciado com o espírito correto nos permite apreciar toda força criativa, ingenuidade e elementos primordiais do herói. Excelente!


Anunciado em abril, O Que Aconteceu ao Homem de Aço chegaria às bancas apenas em julho, porém foi sem dúvida nenhuma um dos pontos altos de 2013. Com roteiro do lendário Alan Moore e arte de um dos principais desenhistas do Superman do Século XX, Curt Swan, o volume traz o que seria a última aventura do Superman. Isso aconteceu porque na década de 80 a DC reformulou todo seu universo e encomendou uma aventura que fecharia toda uma Era do personagem. Além desta lendária história, o encadernado traz outras duas aventuras do Herói de Krypton escritas por Alan Moore: A Linha da Selva e Para o Homem Que Tem Tudo. Excelente!


Doutor Destino e Doutor Estranho: Triunfo e Tormento foi outro celebrado relançamento do primeiro semestre. A história, com roteiro de Roger Stern e desenhos de Michael Mignola e Mark Badger, revela aspectos ainda inexplorados da relação do Doutor Destino com seu passado, além do conflituoso encontro entre o soberano da Latvéria e o Mago Supremo Doutor Estranho, e dos dois com ninguém menos que Mephisto! Excelente!


Antes do famigerado e recente Reboot da DC, Superman - Origem Secreta foi lançado nos EUA e chegou ao Brasil somente esse ano. Infelizmente essa história, que reconta a origem do Homem de Aço, foi desconsiderada da cronologia oficial do personagem, dando lugar ao Superman pós-reboot. Uma infelicidade mesmo, pois Origem Secreta traz uma ótima história (Geoff Johns e Gary Frank), ótimos desenhos (Jon Sibal) e uma adequada homenagem ao ator Christopher Reeve (ator que interpretou o herói no filme de 1978). Clark Kent/Superman é desenhado com as feições do ator. Bom!


Ainda falando de Mark Waid, esse ano chegou ao Brasil a Premiada Fase do Demolidor sob o comando de Waid. A Panini resolveu lançar essa série na forma de encadernados e, no primeiro semestre, chegou o número 01, "Um Novo Começo" com arte de Paolo Rivera e Marcos Martin.  A série mostra o herói cego em aventuras que resgatam elementos que há muito não víamos nas HQs. Coisas simples e inteligentes que funcionam muito bem, sem excessos e sem polêmicas. Apenas os elementos clássicos das histórias em quadrinhos do passado. Destaque para a maneira como os desenhistas conduzem a narrativa gráfica de maneira a proporcionar ao leitor a ideia de como seria enxergar o mundo sob o ponto de vista do Demolidor. Muito bom!


Filmes

Em se tratando da Sétima Arte o ano de 2013 começava com uma verdadeira obra-prima: Django Livre. Tarantino subverte o gênero Western ao trazer no papel de Django (imortalizado na primeira versão por Franco Nero) um escravo negro que por um golpe de sorte faz uma improvável parceria com um mercenário. Temas relevantes são tratados de forma séria, mesmo que Tarantino se utilize de uma narrativa semelhante à dos Westerns Espaguetis. Excelente!


Não há como não destacar o filme Homem de Ferro 3 de abril de 2013. O filme é bom, embora eu tenha me identificado mais com os anteriores. Confesso que nesse terceiro eu senti falta de ver o Homem de Ferro mais vezes em ação. O fato de Tony Stark pilotar (algumas vezes) remotamente a armadura tira, em minha opinião, um aspecto primordial do personagem, ou seja, o fato de que dentro do traje há realmente um homem de carne e osso. Mesmo assim o filme merece destaque. Bom!


J.J. Abrams firma definitivamente sua competência na direção de filmes de franquias consagradas. Em Star Trek - Além da Escuridão, Abrams prossegue de forma segura reapresentar o universo de Kirk, Spock e da Frota Estelar aos novos espectadores, sem perder de vista (o que é mais importante) os antigos e "xiitas" fãs. Muito Bom!


Livros

O universo "nerd" esteve em alta em 2013 mesmo no ambiente dos "livros". Alguns lançamentos me surpreenderam e, embora eu ainda não os tenha lido, vale menção aqui porque mostram o quão rica é a mitologia ligada aos quadrinhos e à ficção. Cada dia mais presentes nas mais variadas mídias. Abaixo seguem algumas interessantes opções de leitura.



 Amigos... Estes foram os destaques do primeiro semestre de 2013 em minha opinião. Ainda este ano trarei a segunda parte deste apanhado, englobando mais HQs, filmes e livros. Não percam!!

Aproveito esse dia (24/12) para desejar a todos uma boa noite de natal... Que o Espírito Natalino, ou seja, o Espírito da Partilha, da Compaixão, do Amor, Fraternidade e Paz Reine não apenas hoje... Mas Sempre!!

19 comentários:

  1. Oi Marcelo.
    Primeiro quero desejar um Feliz Natal para vc e sua família, que essa data seja marcada com o que ela mais representa: fraternidade, amor, paz, união e muito amor.
    Segundo, parabenizar pela excelente postagem. Como sempre com ótimas dicas e um texto muito gostoso de se ler.
    Algumas dessas edições elencadas por vc tive a satisfação de ler e posso afirmar que são muito boas mesmo.
    Relutei em comprar o encadernado do Doutor Estranho e Doutor Destino: Triunfo e Tormento, mas ao fazê-lo e lê sua história, achei demais e não me arrependi.
    Outros encadernados que adquiri recentemente e gostei demais foram Batman - O Filho do Demônio, Vampiro Americano (volumes 1 e 2), Loki, Wolverine - Arma X, Justiceiro - Bem-vindo ao Bayou, além da oitava edição da coleção da Salvat (MARVELS), que achei sensacional. dessa lista enumerada por mim, recomendo todos!
    Abraço e até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Augusto...

      Valeu pelo comentário... Vejo o Natal tal qual você descreveu. Desejo o mesmo para você e sua familia. Tudo de bom mesmo!

      Agradeço também o elogio! É muito bom saber que o texto está adequado. Obrigado pelo feed-back!

      Quanto às indicações desta postagem posso dizer que são coisas muito pessoais e muitas vezes diferentes do gosto de outras pessoas. Mas fico contente em saber que vc também concorda!

      Os outros encadernados e lançamentos que vc cita são muito bons e pretendo coloca-los na segunda metade desta meteria. Concordo plenamente com vc. Confesso que Wolverine Arma X, essa do Justiceiro e Vampiro Americano eu não li, embora já tenha ouvido falar muito bem delas. Valeu pelas dicas. A coleção da Salvat merecerá destaque na próxima postagem!

      Valeu Augusto! Tudo de bom.

      Marcelo.

      Excluir
  2. Oi, Marcelo.... este foi um ano bastante proveitoso pras HQs mesmo: tivemos tantos lançamentos importantes q foi até difícil selecionar o q comprar entre tantas opções de qualidade!!!

    e com certeza 2014 seguirá pelo mesmo caminho...

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo... Você tem toda razão... Foi um ano cheio de lançamentos e relançamentos. Acredito que 2014 seguirá pelo mesmo caminho.

      Na Mundo dos Super-heróis No 50 há uma reportagem que dá uma prévia do que vem por aí!

      Grande abraço Leo!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Oi, Marcelo. Vindo retribuir a mensagem em meu blog. Feliz Nata, tb, para você e toda a sua família. Outra grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Kleiton...

      Valeu! Aproveito para desejar desde já um ótimo 2014.

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Bom dia meu amigo! Espero que você tenha tido um Feliz Natal!! Com muitas felicidades e tudo de bom!

    Excelente postagem! Foi um excelente ano para Hqs, principalmente por que foi o meu primeiro como colecionador!

    Não vou chover no molhado, mas o que mais me chamou a atenção foi os encardenados do Superman (Origem Secretas, Cronicas 3), Batman (Terra um, Ano um, Filho do Demônio, Batman descanse em paz)
    AlexRoss e seus títulos maravilhosos (Justiça e o relançamento de Reino do Amanhã - dentro da série SALVAT a republicação de MARVELS)
    SALVAT e sua EXCELENTE coleção de qualidade, preço justo, pontualidade (sempre chega na data certa na banca) - o único demérito desta coleção é não ter assinatura, e não ter distribuição adequada para outros estados.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para este ano, vale lembrar também que a coleção de miniaturas MARVEL foi expandida para quase todo o país, além do lançamento da coleção de miniaturas DC e Senhor dos anéis.
      Como filmes: Homem de Aço (realmente adorei). Thor 2 (jóia! muito melhor que o um! Destaque para a Alma do Filme = Loki). Hobbit 2 (jóia, com mais ação que o primeiro)

      Excluir
    2. Oi Denis... Passei bem o Natal sim. Obrigado! Espero que vc esteja bem e que tenha passado um tempo bom também com os seus.

      Valeu pelo elogio amigo! Valeu mesmo! Olha... Esse ano foi muito bom mesmo Denis. Para quem, como eu, viveu uma época em que nosso mercado era um mercado muito distante do americano, ver esse ano de 2013 foi muito legal! Muitos lançamentos e relançamentos ótimos! Para vc que está adentrando nesse maravilhoso mundo dos Heróis, vc teve uma excelente oportunidade de entrar em contato com obras que há muito estavam esgotadas e que balizaram o mundo das HQs nas últimas décadas. Algumas delas estão destacadas aqui.

      Algumas das que vc cita no seu comentário estarão presentes na próxima matéria que publicarei antes de fechar o ano. Serão com certeza destacadas também! Fomos todos privilegiados esse ano ao ter as três principais obras de Alex Ross relançadas aqui: Reino do Amanhã; Justiça e Marvels.

      A Salvat foi também outro grande destaque. Há toda uma polêmica rolando na rede social sobre o fato de alguns encadernados terem a lombada não coincidindo com a outra. Eu particularmente acho isso uma coisa menor. Porém, há muita gente totalmente indignada e reclamando muito. Eu até acho que devemos reclamar sim, mas li alguns comentários por demais "xiliquentos"! rs rs A questão da assinatura é um ponto baixo mesmo. Você tem toda razão. Caso eu morasse em uma área que não tivesse chegando a coleção eu estaria muito bravo mesmo!

      Você tem toda razão ao destacar esses pontos das coleções de miniaturas Marvel, DC e Senhor dos Anéis.

      Quanto aos filmes concordo com vc, apenas o Hobbit II que ainda não vi.

      Muito legal sua participação aqui Denis. Seus comentários são sempre muito legais e agregam muito aqui no Blog.

      Um grande abraço! Nos falamos até o final do ano!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Oi Fabiano...

    Fico feliz em saber que esse ano você entrou de "sóla" (rs rs) em algumas historias dos Super-heróis. Espero que eu tenha alguma influencia nessas seus escolhas!

    Essas que vc cita (Coleção Histórica Marvel - Homem-Aranha; Poder e Responsabilidade e os Encadernados da Salvat) são realmente muitos boas e pretendo trazê-las na segunda metade desta matéria.

    "O Que Aconteceu ao Homem de Aço" é sem duvida nenhuma excelente.

    Valeu Fabiano! Ótimas escolhas as suas!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  6. Então Fabiano...

    Essa recente fase do Demolidor a que vc se refere é realmente boa. Confesso que ela não é bombástica ou mesmo inovadora. O legal nela é vermos elementos clássicos dos quadrinhos de volta. Em tempos de tanta coisa que tentam ser inovadoras mas na verdade são apenas uma repetições de formulas desgastadas, ler uma HQ em que o autor consegue resgatar os elementos clássicos de maneira inteligente é verdadeiramente ótimo. O Demolidor passou a ser tão amado principalmente depois do arco "A Queda de Murdock". Uma excelente historia de Frank Miller dos anos 80. Aliás, vamos ficar atentos porque o próximo encadernado da Coleção de Graphic Novels da Salvat é justamente esse arco. Será uma oportunidade única de compra-lo, pois ele vinha sendo vendido até por incríveis R$ 199,00. Será a chance de compra-lo por novamente incríveis R$ 29,90, pelo menos em se tratando de uma historia tão clássica.

    Esse do Neil Gaiman eu comprei também, porém ainda não li. Mas pode ter certeza que a reputação de Gaiman é verdadeira. Ele é excelente. Esse encadernado necessariamente eu não conheço, porém já li obras ímpares dele.

    Reforço também meus votos de um bom 2014 pra vc amigo! Gostei do "$uce$$o" que vc desejou! rs rs

    Grande Abraço!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  7. Muitas destas HQs estariam na nossa lista do Papo de Quadrinho se incluíssemos relançamentos. Ótima seleção, Marcelo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jota!

      Legal seu comentário aqui. Fiquei contente de vê-lo. Valeu!

      Esse ano de 2013 foi mesmo bem produtivo para a 9a arte.

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  8. Oi Marcelo, quantas publicações de qualidade tivemos em 2013. Claro que eu não pude comprar tudo o que gostaria de ter comprado, mas fico bem contente com o que consegui. Um destaque para mim, é a coleção Salvat com excelente material. Consegui focar mais nos encadernados de super-heróis e repensei minha coleção, saindo um pouco da linha infantil e procurando ampliar o leque no mundo dos quadrinhos. Homem-Aranha, Superman e Batman foram hqs que estiveram sempre na pauta deste ano, e isso é muito bom. Boas Festas para o amigo. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo! Tudo bem amigo!?

      Pois é... Se antes não tínhamos muitas opções aqui no Brasil, agora estamos tendo que racionar nosso rico dinheirinho para optar pelos melhores lançamentos.

      A Salvat é um destaque mesmo. Encadernados com arcos de histórias que estavam sendo vendidas por preços abusivos e agora teremos essas histórias por 29,90!!!

      Legal que vc se voltou para os heróis esse ano. Não que eu não ache interessantíssimo o universo infantil, porém no mundo dos heróis eu sou mais versado! rs rs

      Um grande abraço Paulo! Desejo um bom 2014 para vc e toda sua família!

      Valeu amigo!

      Marcelo.

      Excluir
  9. Fala Marcelo !!
    Concordo com quase tudo e espero na segunda parte da retrospectiva 2013 uma menção ao relançamento de Planetary, mais um acerto da Panini este ano, na minha opinião!!
    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ranniere! Blz amigo?

      Acabei de colocar no ar a 2ª metade da matéria e acabei não colocando Planetary. Mas vc tem razão! Desculpa aí! Agradeço sua lembrança. Realmente faltou. Já vou corrigir. rs rs

      Valeu Ranniere! Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  10. Esse ano de 2013 foi realmente sensacional!
    Quero ver a parte 2! rs

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André! Blz!?

      Opa! Já coloquei no ar a Parte II. Dê um conferida lá e me fale se concordou! rs rs

      Gde. Abc.!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados