Translate

sábado, 17 de agosto de 2013

6º Mercado de Pulgas - Novidades


Aconteceu hoje em São Paulo (Capital) o 6º Mercado de Pulgas, evento de venda e troca de revistas em quadrinhos e artigos colecionáveis. Promovido pelo site Guia dos Quadrinhos, com apoio do Site/Loja Planeta GIBI, Gal Editora e Revista Mundo dos Super-Heróis, o evento tem se consolidado como uma das atrações anuais no circuito dos quadrinhos paulistano. O Mercado de Pulgas é sempre marcado pelo bom humor dos seus organizadores que, ao longo do dia brindam os visitantes com convidados ligados aos quadrinhos. Em mesas-redondas acompanhamos debates sobre o mercado brasileiro de quadrinhos, curiosidades e novidades. Além disso, há sessões de brindes entregues durante um ou dois "Quizz".


Esse ano acompanhei o evento durante boa parte da tarde, visitando os "stands" de sebos, onde sempre se pode garimpar alguma raridade. Visitei também o "stand" da Revista Mundo dos Super-Heróis onde pude bater um papo rápido com o Editor Manoel de Souza. Durante a conversa ele me revelou a temática da nova revista da Editora Europa: Mundo Nerd. Manoel informou que a nova revista tratará de aspectos do universo nerd apresentando-os sob uma ótica moderna e dando enfoque às perspectivas futuras. A já consolidada Revista Mundo dos Super-Heróis voltaria a se focar mais especificamente no universo Super-Heroístico apresentando os assuntos sob uma perspectiva histórica e contextualizada.

Galera respondendo ao Quizz

O ponto alto para mim foi o "Bate-Papo" com o Editor Chefe do segmento Marvel/DC da Panini Brasil: Fernando Lopes. De forma bem humorada a sessão se iniciou com Lopes tecendo um painel sobre a evolução dos quadrinhos nos últimos 30 anos no Brasil. Resumindo essa 1ª parte ficou claro que as Editoras ainda não encontraram uma solução para o dilema de atender fãs ardorosos (sem os quais não consegue sobreviver) e a necessidade de angariar novos leitores. Além disso, Lopes inseriu na conversa um ponto de vista novo para mim, ou seja, em um mundo dominado pela tecnologia e pelas redes, as Revistas em Quadrinhos são relevantes apenas por um motivo: elas são o repositório das marcas e conceitos sobre os quais as editoras são construidas. Para dar um exemplo ele comentou que o Homem de Ferro em décadas de existência nunca chegou a dar 1/10 do lucro que um único filme dele deu. Dessa forma salientou a importância dos quadrinhos para que marcas e conceitos sejam mantidos, muito embora o verdadeiro lucro venha de outras mídias.

Bate-Papo com o Editor Marvel/DC da Panini Brasil: Fernando Lopes

No âmbito das novidades Lopes confirmou alguns lançamentos anteriormente divulgados. No segmento Marvel ele salientou a importância da saga Vingadores x X-Men, que fundamentará o caminho dos personagens da editora nos próximos anos. No lado da DC ele economizou e disse que, como assumiu o cargo de Editor Marvel/DC agora (antes Lopes estava mais ligado apenas à Marvel), não se sentiria confortável em dar informações sobre lançamentos DC. Lopes confirmou a revista do "Juiz Dredd" para mais seis números, ou seja, com o nível de vendas atuais o Juiz tem seu lugar garantido. Ainda em relação ao Dredd foi confirmado o lançamento de um encadernado contando a origem do personagem. Para mim, no entanto (que sou fã do universo PULP) a maior alegria foi a confirmação dos lançamentos no âmbito Panini/Mythos. As revistas da Dynamite Entertainment sairão conforme previamente anunciadas. O Aranha (Spider), Fantasma (The Last Phantom), O Sombra, Morcego Negro, Kirby Gênesis e Masks (publicação que trás Sombra, Zorro, Besouro Verde e O Aranha) foram revistas lembradas como futuros lançamentos. Além disso, Alice no País das Maravilhas.








Bem... Não posso deixar de expor aqui minhas aquisições feitas no evento. Primeiramente adquiri "Batman Crônicas - Volume 01", encadernado que traz em ordem cronológica as primeiras aventuras do Homem-Morcego diretamente de 1939! Para mim um verdadeiro tesouro. Já tinha o volume 02, porém estava atrás dessa há muito tempo e tinha quase certeza que não acharia lá.


Minha 2ª aquisição foi algo com o qual me deparei em um "stand" e me surpreendeu. Entre 1983 e 1985 (quem é leitor antigo deve se lembrar) tivemos o lançamento do Dicionário Marvel ao longo de diversas revistas da Marvel/Abril da época. Lembro-me de possuir muitas páginas desse dicionário, mas como muitos nunca cheguei à termina-lo. Ao visitar um dos "stands" me deparei com esse Dicionário Marvel completo e encadernado! Não pude deixar de adquiri-lo. Ao folheá-lo pude perceber que, ao que tudo indica, ele deve ter sido reproduzido de algum original. As páginas são idênticas às originais, porém estão novas e cheirosas (algo pouco comum em material antigo). Isso me leva a crer que é uma reprodução a partir das páginas originais. Porém, fiquei contente assim mesmo pois ele está completinho!



Bom amigos... Lá se foi mais um Mercado de Pulgas. Para mim valeu a pena! Deixo aqui um grande abraço à todos!

O amigo Moisa (esquerda) e eu.

16 comentários:

  1. E ae Marcelo, blza?

    Cara só vai ser nesse fim de semana?
    E ocorre todo ano?

    Abçs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Alexandre! Blz!?

      Então cara... Esse evento (Mercado de Pulgas) é anual mesmo. Infelizmente.

      Mas existem alguns outros que acontecem por aqui, como por exemplo o Festcomix, e o SPCon. O Fextcomix é uma feira de quadrinhos promovido pela loja Comix. É geralmente em outubro.

      Já o SPCon é o antigo Marvel Day, evento promovido pelo site Marvel 616. O SPCon teve sua 1ª edição no ano passado e foi legal. Esse ano eu ainda não vi nenhuma menção a ele. Vamos ver.

      Valeu Alexandre!

      Abc!

      Marelo.

      Excluir
  2. Ótima postagem. Um lugar onde eu gostaria de estar. Parabéns pelas aquisições. Interessante o trabalho de reprodução que devem ter feito com esse dicionário! E mais interessante ainda é a ideia de Fernando Lopes (também tradutor) acerca do papel das publicações de quadrinhos, atualmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kleiton...

      Achei interessante também a visão do Lopes. Às vezes ele é um pouco ácido em suas colocações, mas gosto dele. Acho-o muito competente e sabe combinar o difícil binômio Fã-Homem-de-Negócios!

      Fiquei muito contente de adquiri o dicionário Kleiton. Todos nós que temos um pezinho nos anos 80 nos deparamos em algum momento com ele. Desde ontem não me canso de folheá-lo! rs rs

      O posicionamento do Lopes sobre o papel das HQs eu achei interessante e correto. No fundo, os quadrinhos constituem-se na mídia-mãe dos personagens, sendo assim sua existência deve continuar como "ninho" de ideias.

      Abção!

      P.S. Assistiu ao Homem de Aço? O que achou?

      Marcelo.

      Excluir
    2. Marcelo, não assisti! :-)

      Excluir
    3. Blz Kleiton! rs rs

      Você pode ver depois no DVD!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
    4. Agora é o jeito! Estava em Recife. É tanto cinema na cidade. Mas estavam todos LOTADOS. Um sufoco, em especial por ser época de férias.

      Excluir
    5. Bom... De qualquer forma depois conte o que achou. Blz!?

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Puxa, só esse dicionário já valeu a ida ao evento...

    nunca o li completo, e acho q devem ter reproduzido ele impresso a partir de arquivos digitais (já vi pra baixar com essa mesma capa, mas o link tava "quebrado" e não consegui o download)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Leo!

      Como disse acima não me canso de folhear o exemplar desse dicionário! Eu acho que ele deve ser o que eles chamam de "Fac-Simile", ou seja, uma cópia mesmo e é bem possível que seja de arquivo digital.

      Mas cara... Eu nem liguei. Até porque conseguir um dicionário daquele original com certeza as páginas estariam muito amareladas e quem sabe até rasgadas.

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Marcelo pois acredite meu amigo eu tenho esse dicionário completo aqui em casa, em uma época que as revistas vinha para minha cidade e eu colecionava todas elas. Não está encadernado mais está muito bem conservado. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca Marcilio!

      Que relíquia então essa sua!! Cara... ao folhear esse que eu comprei eu não pude deixar de voltar ao passado. Lembrei das minhas compras mensais de formatinho lá na minha cidade em que morava no interior do Mato Grosso do Sul!

      Guarde muito bem esse seu tesouro amigo!!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
    2. Realmente Marcelo, bons tempos, onde esperávamos ansiosamente pelo próximo mês para comprar nossas revistas em formatinho e claro com um atrativo a mais que era o Dicionário. Quanto ao tesouro está muito bem guardado. Abraços.

      Excluir
    3. Pois é Marcílio...

      De certa forma perpetuamos aquele singelo prazer de quando éramos garotos cultivando ainda esse Hobby. Eu me sinto orgulhoso de colecionar essas coisas. Acho que nos faz pessoas mais sinceras e do bem!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Fala meu amigo, voltei, rsrsrs.

    Parece ser maneiro esse evento, sinto falta desse tipo de eventos aqui no RJ. Fiquei surpreso ao ver esse dicionário Marvel, pois eu tenho a Enciclopédia Marvel, e a arte da capa é quase a mesma que essa. Achei que fosse a mesma revista, mas ao folhear, reparei que não são iguais.

    Eu também tenho essa revista do Batman, que você adquiriu. Falta para mim o número 2. É interessante, eu gosto muito do Morcegão.

    Continuando no ramo dos encadernados, comprei a minha versão definitiva de JUSTIÇA - EDIÇÃO DEFINITIVA, estou MUITO ansioso para recebe-la. Alex Ross é mito. Se puder, faça uma matéria sobre ela.

    Curti seu post sobre a animação da liga, e adição da "aba" animações. Eu gosto muito de desenhos e animes, assim como de mangás, também. Vou assistir assim que puder. No que eu puder ajudar, é só falar.

    Recomendo na sessão animações, AKIRA. Pois já dá para linkar com o mangá, sem falar que é um grande clássico, né? Caso não seja a sua praia a animação japonesa, fica para a próxima, rsrsrs.

    Um grande abraço, amigo, e desculpe o hiato no comentários, esse pré-casamento é muito trabalhoso, rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michael... Blz!?

      Nós Nerds deveríamos nos unir e promover mais desses encontros. A gente participa de tanta coisa chata em nossa vida que deveríamos separar um tempo para falar dessas coisas pessoalmente! rs rs

      Olha... Esse dicionário foi uma achado pra mim. Eu tenho a Enciclopédia Marvel também e ela tem mesmo uma capa muito legal! Esse dicionário, no entanto é para mim uma relíquia porque eu me lembro que era um "parto" conseguir juntar as páginas. Quando vi tudo ali encadernado eu falei "Não" Para tudo!" rs rs

      Quanto à revista do Batman eu sou meio saudosista e gosto de ler essas coisas antigas com um olhar diferente, ou seja, considerando o "Espírito da Época". Isso pra mim ressignifica tudo.

      Em relação à JUSTIÇA não tenho o que falar. Alex Ross é "único" mesmo amigo. Não possuir um encadernado desses é um pecado. É pedir para se arrepender muito depois. Valeu pela sugestão da matéria Michael. Vou fazer sim!

      Agradeço o comentário sobre a animação da Liga! Depois que vc assistir avise o que achou. Eu gostei muito, como vc pôde ver! rs rs Resolvi abrir o tópico ANIMAÇÕES porque tenho assistido muita coisa boa da DC e queria um espaço para comentar. Agradeço também sua disposição em contribuir aqui no Blog. Será muito bem vindo!

      Putz! AKIRA é também um clássico mesmo. Assisti no cinema se não me engano. Foi muito inovador para época.

      Quanto ao preparativos para o casamento eu sei como é. É bom, mas cansa às vezes! rs rs

      Estava mesmo sentindo falta do teu comentário! Mas boa sorte aí!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados