Translate

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Festa dos Quadrinhos


Pessoal, anualmente temos aqui em São Paulo uma feira de quadrinhos que, acredito eu, seja a maior do país: a Fest Comix. Essa feira é promovida por uma loja que tem um caráter pioneiro pois desde que me mudei para São Paulo em 1994 trabalha especificamente com a venda de quadrinhos. Assim ela constitui-se no que conhecemos como Comic Shop. Ano a ano a Comix tem colocado nessa feira suas revistas novas e mais antigas em oferta para nosso deleite. A força desse mercado tem crescido cada vez mais uma vez que a Fest Comix tornou-se lugar certo para anúncios de lançamentos das mais variadas editoras ligadas ao mundo dos quadrinhos.

Essa última Fest Comix ocorreu na sexta, sábado e domingo dias 19, 20 e 21 de outubro de 2012. Esse ano fui na sexta (19) à tardinha. Foi a melhor coisa que fiz, pois tem ficado impossível visita-la aos sábados em função da "massa humana" que tem ido à feira, com direito à filas que dão voltas no quarteirão para entrar. Ano passado eu fui no sábado e em função de ter chovido naquele dia até que deu pra eu me divertir, mas esse ano quem foi no sábado sentiu a sensação de "25 de Março - José Paulino" em Véspera de Natal! Mas vamos às minhas impressões e aquisições. Estavam expostos a maioria dos encadernados de peso lançados esse ano pela Panini. Outras editoras também estavam bem representadas com stands específicos. Havia também uma seção de HQs importadas que achei bem interessante. Além disso os caras mantiveram o esquema de sessões de autógrafos com convidados importantes do mundo dos quadrinhos, dentre eles: Jamie Delano (roteirista da revista HellBlazer), Danilo Beyruth (Astronauta - Magnetar), Fábio Civitelli (famoso escritor do Tex), entre outros. Além disso, havia os tradicionais Cosplays!!

Concurso de Cosplays

Haviam revistas realmente em conta. Dentre minhas aquisições destaco: "Batman: Vitória Sombria", "Batman: Dia das Bruxas", "Astronauta - Magnetar" e alguns números da série "Fábulas" do sêlo Vertigo. Estava muito ansioso para ver as novidades que os editores Panini Marvel e DC iriam contar nas palestras que fariam no sábado e domingo, como fui só na sexta não assisti. Porém o Léo do Submundo-HQ já nos passou as novidades. Para ver a reportagem com as informações na íntegra clique aqui. Abaixo segue apenas um resumo dos lançamentos prometidos pelos editores e que reproduzo aqui a partir das infromações do Léo. 

Ao lado coloco os que provavelmente vou conferir:

- Nova fase do Demolidor sob a batuta de Mark Millar (tô dentro!!).

- Encadernado para adultos com o Justiceiro. Roteiro de Jason Aaron.

- Demolidor Noir e Justiceiro Noir (tô dentro!!).


- Coleção Histórica Marvel do Homem-Aranha (Fase clássica do Aranha tô dentro com certeza).

- Biblioteca Histórica Marvel (agora sairá anualmente apenas).

- Holy Terror - Terror Sagrado do Frank Miller (tô fora de patriotadas americanas como essa HQ parece ser).

- Encadernado "Vingadores Sombrios" com arte do brasileiro Mike Dedato (vamos ver).

- Paraíso X (tô dentraço!!!!!) Depois das dificuldades que eu passei para conseguir "Terra X" não vou deixar passar por nada a conclusão da saga!


- X-Men 6.

- Nêmesis (Mark Millar). Vou ver, não digo nem que sim nem que não por enquanto.


- Homem de Ferro: Extremis. Encadernado. Veremos, por enquanto nada a declarar.

- Relançamentos de HQs mais antigas: Batman: Asilo Arkhan (já tenho); Os Livros da Magia (já tenho pela Abril); Batman: Descanse em Paz (darei uma conferida no material); Dr. Estranho e Dr. Destino - Triunfo e Tormento (parece bom essa aí hein!!).


 - Superman - Terra 1 (reapresentação do herói para o nosso século) (vou checar).


- Flex Mentallo (Série de Grant Morrison). ( : / ).

- O Mágico de Oz, versão ganhadora do prêmio Eisner. (Como os lançamentos são muitos uma adaptação como essa só entrará na fila se tiver alguma novidade a oferecer).

- A polêmica série "Before Watchen". Digo polêmica em função do criador dos personagens (Alan Moore) ter "metido a boca" nessa adaptação que tem um certo "ar" "caça-níquel". Vale a pena dar uma conferida no material na minha opinião.


Bom pessoal, para lerem mais sobre esses lançamentos sugiro darem uma olhada na reportagem do Léo no link que postei acima, de onde tirei todas essas informações passando-as de forma resumida. Valeu! Essa foi minha experiência com a Fest Comix esse ano!!

13 comentários:

  1. Valeu mesmo, Marcelo!!!

    q bom q vc pode ir no evento e ainda cofrar esses encadernados q estão entre os melhores lançados este ano (espero q tenha descolado uma boa oferta neles, rs)!!

    é tanta coisa q foi anunciada q eu cheguei a ficar (literalmente) tonto escrevendo sobre tanto gibi ao mesmo tempo!!! mas anotei os q mais me interessaram e q eu devo cofrar qdo saírem:

    -Coleção Histórica do Aranha
    -Antes de Watchmen
    -Asilo Arkham
    -Livros da Magia
    -Demolidor e Justiceiro NOIR
    -Justiceiro MAX
    -Nêmesis

    e "talvez": Extremis....

    a do "Triunfo e Tormento" eu já tenho, mas é tão espetacular q sou capaz de comprar a versão de luxo q vai sair agora (provavelmente em capa-dura). A arte é do Mignola (criador do hellboy) e o Dr. Destino nunca tinha sido retratado tão poderosa assim (é um mago negro capaz de tocar o terror até no inferno - q é o q acontece nessa edição)!!! Obra-prima!!

    qto ao "Mágico de Oz"... ele só levou o prêmio "Einsner" (q é a mais alta premiação das HQs - similar ao Oscar só pros quadrinhos). Mas não sei quem escreve ou desenha. Essa me interessou pq li os 2 livros da Alice faz pouco tempo e achei uma boa leitura!!

    Abs!!

    PS: Ah, e já tô com a miniatura do "Demolidor" (busquei hj)... na revista vem um aviso de q a 12 do homem de Ferro sai agora no dia 1º de novembro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Leo! Beleza?

      Estava mesmo a fim de comprar esses encadernados do Batman. Olha... Em termos de desconto os caras estavam dando em torno de 20% nas revistas. Considerando difícil a gente conseguir um rendimento desses numa aplicação considero um bom desconto. A serie Fabulas fiquei interessado de ao ver tanta gente entusiasmada. Parece que é um material bom. Depois de um tempo achei o sêlo Vertigo meio repetitivo e há muito parei de comprar. Quem sabe com essa aí eu retomo alguma coisa.

      Dessas que vc anotou para "cofrar" eu acho que talvez só não compre a do Justiceiro. Quanto a Asilo Arkham eu gostei bastante quando li há mais de 20 anos atrás eu acho. Os Livros da Magia é muito bom!! Porém realmente o Harry Potter é uma cópia cuspida e escarrada do personagem principal dessa HQ, acho que o nome do menino é Tim Hunter. Vc vai gostar!

      Essa do Dr. Destino e do Dr. Estranho eu vou acabar pegando. Para mim são dois Titãs do Universo Marvel!

      Puxa! Acho que entendi mal quanto à HQ do Magico de Oz. Foi o prêmio a que vc fez referencia, né? Vou corrigir na postagem. Quanto a compra-lá vai depender da adaptação. Se for uma adaptação inteligente até rola. Só que são tantas as coisas que a gente tem que ficar mais seletivo, senão a "casa cai" $$$. : S

      Cara... Quanto a Miniatura do Demolidor eu ví nas bancas aqui de Sampa! Muito legal!!! Agora... Rolou maior estresse na pagina das Miniaturas Marvel do facebook. Em função dessa inversão que a Panini fez entre o Demolidor e o HF, muita gente achou que a Panini estava começando a descontinuar a série ou simplesmente zoando a distribuição das minis. A galera, inclusive eu, ficou bem estressada. Depois que eu fui ver o lembrete que a Panini colocou na Mini do Demolidor explicando que era apenas uma inversão na entrega, mas aí verborréia contra a Panini já tava rolando. Eu mesmo meti a boca.

      Mas sabe o que acontece? É que diante de tantas presepadas anteriores da Panini tá todo mundo com os nervos a flor da pele. Um deslize que eles fazem agora representa o gatilho para uma enxurrada de reclamações. Depois eu até me arrependi dos palavrões que soltei porque nesse caso específico acho que não é nenhum problema uma inversão dessas. Ainda mais pelo fato dos caras terem colocado esse lembrete aos fãs. Mas a Panini tem que ficar esperta, porque a galera tá curtindo muito a coleção. O que é bom, mas também deixa todo mundo com uma expectativa alta e que já foi frustrada algumas vezes anteriormente em função da má distribuição e trocas de entregas aos assinantes.

      Mas sem duvida nenhuma a do Demolidor é SHOW!! É o tipo de coisa que vc vê e não consegue ficar sem comprar, não é mesmo??

      Abção Leo!!

      Ass. Marcelo.

      Excluir
  2. "Rolou maior estresse na pagina das Miniaturas Marvel do facebook. Em função dessa inversão que a Panini fez entre o Demolidor e o HF"


    Eu não vi essa, Marcelo....

    meu tempo anda curto pra acompanhar o Facebook, mas sei q essa pág. das miniaturas é show (já li algumas postagens lá). Pena q não consigo ler tudo q rola lá pela falta de tempo mesmo... e tbm por não ter me adaptado bem ao facebook!!!

    mas pretendo visitar essa pág mais vezes qdo tiver tempo.... pois o tema das miniaturas me interessa mais atualmente do q os gibis em si, sabia??

    qto ao aviso da troca de numeração.... realmente, na minha ed. vem um adesivo avisando q a do HDF sai agora dia 1º

    por um lado foi até bom, pois agora essa mini virá antes de 15 dias....

    qto ao "Mágico de Oz", é isso mesmo: essa HQ só levou o prêmio de mesmo nome do autor. Mas por melhor q seja, tbm preciso cortar gastos, e já estou satisfeito com os 2 pockets da Alice q tenho pela L&PM (q trazem até ilustrações da época)!!! Recomendo, pois além de podermos ler a história integral (sem "adaptações" e censura - nas cenas q lembram o uso de drogas - a tal lagarta parece fumar ópio) os pockets são baratinhos: paguei 10 pila em cada!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao facebook pode crer. Acho meio confuso e sem muita ordem. Acaba me confundindo.

      Legal saber que cê tá curtindo miniatura nessa intensidade. Eu também tô nessa. Homem de Ferro por exemplo vai ser de LEI!!!

      Falando em Grandes Clássicos da literatura está sendo lançado em dois volumes os Contos Originais dos Irmãos Grimm e pelo que pude ler os contos de fada originais escritos por eles não tem nada a ver com a amenização que por exemplo a Disney fez à esses contos. A critica que lí tecia vários louvores a essa obra que de certinha não tem nada! Acho que vale a pena conferir!!

      Abc!!

      Excluir
  3. É, Marcelo! Ano que vem, se tudo der certo, estarei lá. Porém, é aquilo que você falou: ir ao sábado deve ser uma fria. Se for mesmo, optarei pela sexta-feira ou pelo domingo.

    E os preços? conseguiu descontos lá?

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Fabiano!!? Blz?

      Legal cara! Seria bom vc vir mesmo. Quem sabe não rolaria uma cervejinha em algum boteco lá perto da FestComix!

      Então ... Quanto aos preços eles estavam dando 20% de desconto nas revistas. Como um percentual desse a gente não consegue em banco nenhum se deixarmos o dinheiro rendendo eu acho que vale a pena comprar lá sim. As vezes é a oportunidade da gente comprar aquela HQ mais cara com um desconto bom.

      Tem muita coisa. Vê se aparece aí!!

      Valeu Fabiano!! Gde. Abc. pra vc cara!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Como já comentei, esse ano a FestComix coincidiu com um de meus Sábados em que trabalho e não pude ir como faço sempre. deixei pra ir no Domingo e a fila tava gigante. Mas legal ver depoimentos de pessoas que foram e gostaram. Ano que vem vou me programar e tentar ir de novo.

    sobre os lançamentos,devo comprar a grande maioria das coisas anunciadas(da marvel) já que estou dando preferência a encadernados agora. Chega de revistas mensais e suas histórias fracas que nunca acabam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mac! Beleza!?

      Bom... Sabe que há muito tempo tenho sido tentado pelo mesmo desejo: de passar a ler só encadernados, desprezando as revistas mensais. Isso é interessante porque além de vc ter a saga completa em suas mãos, em geral o acabamento de uma edição encadernada é superior, sem contar que às vezes trazem alguns extras.

      Ainda não sucumbi totalmente a esse desejo, mas tenho pensado em fazê-lo. Da Marvel tenho seguido apenas 03 revistas mensais, Capitão América e os Vingadores Secretos, Os Vingadores e HF & Thor... Mas confesso que tirando uma ou outra exceção a seqüência de historias não tem sido tão interessantes. Talvez em termos de ritmo de boas histórias eu destaque Os Vingadores.

      Quanto à FestComix acho que, ou eles aumentam e dimensionam melhor a Feira no sentido de diminuir as filas, ou ficará difícil. Esse ano também trabalhei no sábado do evento, o que acabou sendo bom porque fui na sexta a tarde, o que se revelou uma boa opção, pois não estava insanamente cheio.

      Valeu Mac!!

      Gde. Abc. Marcelo.

      Excluir
  5. Uma dúvida: o Fest Comix em SP é anual ou semestral?

    Passei mesmo só pra deixar um "oi". É que eu fico curioso pra saber se tem
    algo novo sendo postado, já. rsrsrs...

    Abraços. Tenha um bom domingo.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiano!! Legal!! Obrigado mesmo aí!!

      Então... Ela é anual.

      Todo 1º semestre do ano tínhamos há alguns anos um evento que se chamava "Marvel Day", de uns caras de um site chamado "Marvel 616". Esse ano de 2012 eles se juntaram com outros caras de outro site especializado em heróis DC (Terra Zero - Multiverso DC) e juntos fizeram o SpCon. O evento é mais para palestras, concurso de desenhos e cosplays. Eu fui. Foi bem legal, a Comix tava lá vendendo e tinha também outros sebos.

      No 2º semestre do ano temos o "Mercado de Pulgas", evento promovido pelo site "Guia dos Quadrinhos" no qual há muitos sebos e editoras expondo bem como algumas palestras. É uma FestComix, mas menor. Esse ano eu fui nele também. Aconteceu em setembro último.

      Por último temos o FestComix fechando o ano.

      Creio que em termos de feiras de quadrinhos teremos (ao que tudo indica) todo ano em Sampa esses três eventos:

      1º Semestre: SpCon.

      2º Semestre: Mercado de Pulgas e FestComix.

      Abção pra vc Fabiano.

      Marcelo.

      Excluir
  6. Valeu pela dicas. Preciso voltar a me ligar nesses sites.

    Atualmente tenho frequentado o fórum MIOLOS e agora há pouco fiz minha inscrição no fórum MULTIVERSO.

    Uma pena eu morar distante de São Paulo, senão eu participaria de todos esses eventos. Aqui em Ribeirão Preto tem tanta banca e tantos sebos bons, mas não há nenhum evento assim. Só uma feira do livro anual que não vale nada. Bem sem-vergonha ela.

    É bom saber que é uma vez ao ao que dá para eu me planejar aqui. Parece que, de todas essas, a FEST COMIX é a mais badalada... ou não?

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiano!! Beleza?

      Então ... Acho que a FestComix é bem badalada sim. Mas sabe que dessas três aí a que estava mais tranquila para se andar era o Mercado de Pulgas. Mas acho que dependendo da hora e do dia que se for da pra pegar um momento mais tranquilo.

      Que pena aí em Ribeirão na ter essas feiras. Mas olha... Comecei a frequentá-las de 2011 pra cá. Tem valido a pena! Infelizmente em feiras de livros as HQs ficam relegadas ao segundo plano o que deixa a gente bem p. da vida.

      Vê se consegue se organizar para mim numa dessas!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  7. Valeu pela dicas. Preciso voltar a me ligar nesses sites.

    Atualmente tenho frequentado o fórum MIOLOS e agora há pouco fiz minha inscrição no fórum MULTIVERSO.

    Uma pena eu morar distante de São Paulo, senão eu participaria de todos esses eventos. Aqui em Ribeirão Preto tem tanta banca e tantos sebos bons, mas não há nenhum evento assim. Só uma feira do livro anual que não vale nada. Bem sem-vergonha ela.

    É bom saber que é uma vez ao ano porue dá para eu me planejar aqui. Parece que, de todas essas, a FEST COMIX é a mais badalada... ou não?

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados