domingo, 20 de março de 2011

1969

1969 foi um grande ano. O mundo via, de certa forma, seus jovens amadurecerem definitivamente. A sede de liberdade ou liberação era grande. De alguma forma aquela geração se via incumbida da missão de demolir a hipocrisia e a institucionalização completa das pessoas. Mas outras coisas grandes também aconteceram nesse ano. O homen foi à lua... foi criado os aviões Concorde e Boing 747.

Primeiro vôo do Concorde
Aconteceu nos Estados Unidos o maior festival de rock and roll de todos tempos "O Woodstock", onde Jimi Hendrix com sua lisérgica guitarra manteve milhares de jovens acreditando no Flower Power e Janis Joplin (a caipira, tímida e solitária menina do interior americano) abriu a boca e cantou, deixando todos boquiabertos com seu triste e poderoso blues.


Woodstock
Coisas estranhas também aconteciam naquele ano: Muammar al-Kaddafi instalava um golpe de estado e assumia o poder na Líbia. O excêntrico e maluco Charles Mason se auto-intitulava o profeta do apocalipse e passava a falar em nome de Deus para diversos jovens americanos, e em seu nome destruiram vidas.

Mas foi em meio à esse torvelinho de coisas que uma amiga minha nasceu. Talvez até por ter nascido em meio à tanta transformação é que talvez ela tenha nascido com espírito inquieto, destemido, voraz por sempre conhecer coisas, lugares e sensações. Minha irmã sempre nos assustou com sua alma indomável, transbordante de sentimentos  e coragem. Alguém que ficou grudada em mim e participou de meus primeiros passos. Não tenho,  praticamente, nenhuma foto da época em que eu era apenas uma criança ou bebê na qual ela não esteja. Ou seja, sua existência ligou-se à minha. Quando se é pequeno a gente sempre acha que a irmã mais velha possui informações que ainda não foram disponibilizadas à nós.

Irmã mais velha
É assim que irmãos mais novos vão construindo sua admiração pelos mais velhos. Vendo-os  enfrentar a vida antes da gente, vendo-os sofrer primeiro que a gente. Vendo-os experimentar o certo e o errado primeiro que a gente. Assim temos apenas que trilhar o caminho já desbravado por eles. Sendo assim fui construindo minha admiração por ela. Como na foto ao lado ela sempre esteve me acompanhando e velando.

Simples... Suave... Alegre
 De uns anos pra cá minha admiração cresceu  mais, tendo em vista sua força de vontade, obstinação, carinho e fidelidade à todos. Dela podemos dizer que é alguém que realmente "...conserva tudo fielmente".  Crescemos  inicialmente juntos, depois separados, mas sempre unidos por uma ligação mais "sentida" do que "comentada". Daqui a alguns dias ela fará aniversário... foi assim que lembrei dela. Alguém que quando eu encontro sempre me fala (sem dizer) que a vida é mais simples... fácil... suave... e alegre do  que aquela que eu sempre insisto viver. Feliz aniversário...

5 comentários:

  1. É verdade!! Como será viver sem irmãos mais velhos?! Felizmente essa é uma pergunta que Graças ao bom Deus não preciso responder rsrs, pois presenteou-me com dois irmãos a quem sempre admirei e que desbravaram os caminhos para mim, depois foi só seguir rs. A Marcia é exemplo de força, garra, determinação, obstinação, amor pela vida e paixão por tudo que faz. Faz da vida uma passagem simples e feliz. Um jeito todo especial Marcia de ser.....
    Parabéns querida manhinha!! te amo!!

    ResponderExcluir
  2. Voce é realmente muito especial...
    Sou privilegiada pelos filhos que Deus me concedeu.
    Amo voces!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns.... muito bonito o que vc escreveu sobre a Marcia, realmente ela merece cada palavra que você escrever.... Muitas Felicidades é tudo o que desejo à ela e toda a sua família.!

    ResponderExcluir
  4. Meu querido irmão... vc sabe e não preciso mesmo dizer.. o qto és importante em minha vida.. nossa infancia.. nossas brigas no fusquinha do papai para ver quem ia no (buraco) rsrs... lembranças nossas que o tempo não apaga!!
    Obrigada pela linda homenagem!! Amo muito vc!!

    ResponderExcluir
  5. Amei sua visita no meu cantinho.
    Seu carinho me faz muito bem!
    Amo muito (voces)de montão.
    Um abraço muito carinhoso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados