sábado, 9 de abril de 2011

Amigo Poeta

Na segunda metade dos anos 80 eu atravessava minha adolescência e estudava em um colégio interno no interior do Estado de São Paulo. Entre espinhas, hormônios e complexos eu tentava me equilibrar entre aquilo que eu achava correto e a descoberta do mundo ao meu redor. 

Janires
Nessa época lembro-me de conversar muito com Deus e lembro-me de que Ele não respondia diretamente minhas perguntas... Mas sentia que estava ali. Nesse período conheci um dos meus grande heróis: o Janires. Não o conheci pessoalmente mas sim suas músicas. Janires era um músico cristão e foi a primeira pessoa que me apresentou, atavés de suas canções, à dura realidade do mundo... mas foi também aquele que ao fazer isso também me apresentou a solução. Janires era meu amigo sem saber...

Som do Céu
Em janeiro de 1988, indo para uma apresentação em Minas Gerais, Janires chegou às 5 para meia noite na rodoviária e comprou a última passagem num ônibus para Belo Horizonte. Das duas pessoas que morreram naquele acidente de ônibus uma delas era o Janires. Cresci sem entender porque alguém que me aproximava tanto de Deus teve que ir embora tão cedo. Aprendi a deixar essa pergunta de lado... As letras das músicas do Janires falavam de mim e para mim. Foram muitas as canções que ele nos deixou. "Espelho nos Olhos" foi gravada quando ele participava da Banda Azul e, além de ser talvez uma das que mais me tocava, era também, de certa forma profética. Janires a compôs semanas antes de morrer e parecia até que ele sabia que pouco tempo depois o Pai o recolheria.

Espelho nos Olhos

"Epelho nos Olhos" - Janires 1987

"Foi há muito tempo atrás, tempos que não voltam mais. Eu com a cabeça de menino, corpo e asa de passarinho... Querendo voar... pra descobrir qual estrela eu ia namorar.

Mas muita coisa aconteceu na vida... e o menino não voou mas cresceu. E aprendeu que a felicidade é um sonho, guardado no bolso do paletó dos heróis deste mundo, que não tem tempo de olhar as flores e sonhar.

Quando a minha vida era um presente sem futuro, embrulhado num passado sem respostas. Sem ponte pra passar, estrada pra andar, sem lágrimas pra orvalhar... Jesus chegou bem de mansinho, me pôs espelho nos olhos... me deixou sonhar!  :)

Na causa do Bom Mestre já rodei Brasis, irmãos, amigos, companheiros de esperança fiz... Mas agora já é hora de ir embora viajar, mas agora já é hora de ir embora viajar. Descobrir outro mundo, outro lugar... Levo no peito saudade de você...".

Além de "Espelho nos Olhos" gostaria de deixar aqui registrada outra música do Janires que cresci ouvindo, seu nome é "Casinha":

Casinha

"Casinha" - Janires 1983

"Atrás deste monte tem... uma cidade, com casinhas brancas, casarões, moças nos portões, velhos nas janelas. E a velha Maria Fumaça descansa na praça escutando a bandinha... Tocar valsas e canções, para os corações dos jovens namorados. Atrás deste monte tem... uma cidade, com crianças no meio da rua, brincando com a Lua, contando segredos. E os velhinhos nos bancos de jardim assistem ao fim de mais uma tarde.

Atrás dessa fumaça tem... uma realidade, casinhas brancas pichadas... palavrões... pecados nos portões... fracassos nas janelas. E a velha Maria Fumaça assiste às desgraças no meio da praça. E a bandinha faz o fundo musical pra mais um funeral de quem cansou de viver. Atrás dessa fumaça tem... uma realidade, polícia e ladrões, trancas nos portões, grades nas janelas. E os velhinhos bêbados nos bancos de jardim assistem seu fim...

Atrás desse mundo tem... uma cidade, Jesus Cristo quem construiu quando subiu naquela cruz. E o caminho nos ensinou... O AMOR... Ah! O AMOR..."  :)

Obrigado Janires...

4 comentários:

  1. Que lindo Marcelo!
    Estou descobrindo suas memórias por meio de suas postagens. É bom recordar, recordar é viver!... mas, viva uma vida sem muitos questionamentos, viva mais leve, viva mais feliz, sonhe mais com o futuro pois viver é muito lindo!
    Te amo muito!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Má... viajo em suas postagens.. pois indiretamente, sempre compartilhei momentos de sua vida... mesmo de longe através de minhas orações!! Vc é muito especial! te amo!

    ResponderExcluir
  3. Janires, Rebanhão, Banda Azul, a música de qualidade como instrumento de louvor e prazer na adoração. Saudades dessas mensagens, desses músicos maravilhosos. É bom saber que outros também compartilham dos mesmos sentimentos, abraço Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato... Tudo bem amigo!?

      Que bom ver seu comentário por aqui! Principalmente numa postagem antiga como essa aqui no Blog!

      É sempre bom encontrar alguém que compartilha conosco nossas experiências e gostos.

      Foi muito legal saber que Janires deixou muitos fãs por aí!

      Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados