Translate

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Aos Novos Leitores de HQs: Guerra Civil

Destruição em Stamford - Início da Saga
Para um novo leitor de histórias em quadrinhos (HQ) um problema difícil de equacionar é tentar entender as histórias que envolvem os personagens. A cadeia de eventos que antecede o início da leitura geralmente é uma barreira difícil de transpor. Assim, o novo leitor acaba por sucumbir e desiste de adentrar nesse interessante, e às vezes complexo universo.
 
Nesse contexto, vale a pena falar de um ótimo arco de histórias (já lançado em um encadernado no Brasil pela Panini) e que redefiniu a atual fase do Universo Marvel tradicional. Essa história seria um bom ponto de partida para qualquer novo leitor. Eu daria a ela meu sêlo de "História Favorita": Guerra Civil.
Encadernado "Guerra Civil" - Série Marvel De Luxe - Panini Books
Já há algum tempo a Marvel vem optando por lançar, com uma periodicidade relativamente anual, uma mega-saga que envolve todo seu universo de personagens. Guerra Civil foi uma dessas mega-sagas lançada em 2007 e que revolucionou, na minha opnião, a abordagem no mundo imaginativo dos heróis.

Após um incidente que levou à morte várias crianças, envolvendo jovens e inexperientes heróis, o governo decide aprovar uma lei: a “Lei de Registro de Super-Humanos”. Todo e qualquer super-humano deveria agora trabalhar para o governo sob registro. Tal lei divide a comunidade super-humana mundial e provoca um “racha” nunca visto antes. Do lado governamental Tony Stark (Homem de Ferro) convoca os heróis a caçarem todo e qualquer herói que não se submeter a essa lei. Do outro lado, nada menos que o Capitão América passa para a clandestinidade e organiza uma resistência. Com cenas de uma violência ainda pouco explorada nas HQs a história se desenrola de forma consiste e com um bom ritmo.


Para mim dois momentos são cruciais nesse arco. Primeiro: o embate inicial entre Homem de Ferro e Capitão América, um combate nunca antes visto entre dois grandes heróis. Um combate tão destrutivo que quase os leva à morte, com direito à mandíbulas deslocadas, costelas e braços quebrados.


Um segundo e fantástico momento, para mim, fica por conta da participação do Justiceiro (Vigilante Solitário e com métodos pouco ortodoxos). Em uma reunião da resistência o Justiceiro executa um colega simplesmente por se opor à causa do Capitão América (presente na mesma sala no momento da execução). Steve Rogers passa à espancar o Justiceiro que simplesmente não reage! Após vários minutos de violência do Capitão sobre o Justiceiro você percebe o porque da falta de reação: mesmo para uma mente deformada como a do Justiceiro, o leitor se dá conta do peso de um símbolo.


Guerra Civil: Um grande momento que você (novo leitor) não deve deixar de ler!

4 comentários:

  1. esse é o mesmo q no site da panini tem o wolverine na capa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amigo!

      Na verdade essa HQ foi lançada inicialmente em fascículos (2007 ou 2008 aqui no Brasil) e em 2010 na forma de encadernado dentro da série Marvel de Luxe da PANINI. A capa é essa que está na matéria (a 2ª figura). Em fascículos eu realmente não me lembro de como eram as capas. Mas te dou uma dica. No site Guia dos Quadrinhos eles tem um MEGA acervo de capas. É só digitar a história que você chega facilmente nas capas que compõem a série. Segue abaixo o site:

      http://www.guiadosquadrinhos.com/

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Na própria edição encadernada, no fim do livro, tem a galeria de capas, com todas as capas da edições em fascículos.

      Excluir
    3. Opa! Valeu Flávio!!

      Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados