Translate

domingo, 10 de setembro de 2023

Pílula Gráfica #31: Crime e Poesia - (2022)

















Redenção é um dos processos ou atos mais almejados pelo ser humano. Pelo menos por aqueles que guardam dentro de si uma centelha de indagação acerca do sentido de tudo. A história narrada em Crime e Poesia parece saída de um daqueles enredos inverossímeis que eventualmente encontramos. Ela trata de muitas coisas, mas para mim trata de redenção. Crimes, dentro de crimes que se somam e se somam e que, ainda que de forma impossível, encontram redenção em um processo difícil de auto aceitação, injustiça e abandono. A história do homem chamado Matt Rizzo que, através do filho, Charlie Rizzo, sobreviveu para ser contada e descoberta. Uma história com raízes no bárbaro crime cometido na primavera de 1924 pelos jovens aristocratas Nathan Freudenthal Leopold, Jr. e Richard Albert Loeb, mais conhecidos como Leopold & Loeb. Dupla que sequestrou e assassinou com requintes de crueldade um menino de 14 anos de idade (Bobby Franks) nos EUA. Um crime que ressoou por décadas no imaginário das pessoas e acabou por atingir de certa forma também Matt Rizzo. Crime e Poesia apresenta de forma muito clara e honesta o labirinto pelo qual andamos em nossa existência  e as escolhas que fazemos. Nesse labirinto podemos, entretanto, encontrar as migalhas deixadas por outras pessoas que já o trilharam e sabiam o quão difícil é aprender a ser feliz com o que se tem e com o simples. No caso de Matt Rizzo, Homero, Virgílio, Shakespeare, Milton, Whitman, Emerson... Matt aprendeu do jeito mais difícil a viver o simples e a se maravilhar com o comum.

"Destituído de todos os sinais vitais, ele ficou parado ao lado da Correnteza silenciosa, como um Navio encalhado, separado de todos os laços terrenos.

Enquanto estava suspenso, além da revogação do tumulto mortal da vida, uma mão esticada gesticulou para ele da outra margem e o impulsionou a avançar, pela Vontade Divina, e ele cruzou o Rio silencioso com os dois braços esticados para quem gesticulara; e um abraçou o outro com força;

a Morte emergiu levando o fardo dos espólios corporais; Scorto, despojado de sua carcaça mortal, emergiu belo e imaculado, com os mesmo traços, porém mais perfeito e mais jovem que qualquer obra de Arte ou Escultura poderia conceber.

Transfigurado, a nuvem de um homem sem pecados, a testa se deslocando para cima, Ele se elevou, alcançando os jubilosos prados do Paraíso eterno."

Dos Escritos de Matt Rizzo

2 comentários:

  1. Boa tarde, pesquisando na internet pelas coleções da Eaglemoss encontrei seu blog onde voce descrevia desde 2013 as coleções da DC e de carros brasileiros. Meu pai era um grande colecionador tendo completado as coleções da DC, Marvel e Senhor dos Anéias assim como uma coleção de carros que parece ser essa de carros nacionais mas acredito que esta não esteja completa. Meu pai colecionava gibis antigos também. Meu pai faleceu recentemente e estamos procurando interessados que queriam adquirir as suas coleções. Elas não são de interesse da minha mãe e acredito que possam ajudar em sua aposentadoria e a seguir em frente. Você conhece alguém que tenha interesse em coleções de quadrinhos ou action figures que queria dar uma olhada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. Perdoe-me a enorme demora em responder! Então... Em primeiro lugar quero manifestar meus sentimentos pela sua perda. De verdade.

      Sobre a coleção entendo seu cuidado com ela por ter sido do seu pai. Você poderia me encaminhar algumas fotos desta coleção? Desde já muito obrigado. (marcelofernandes1102@gmail.com).

      Abcs!
      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados