Translate

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Coleção A Espada Selvagem de Conan - O que Já Saiu? - Guia de Lançamentos - Atualizado - Julho 2021!!

Nº 0 - Apresentação da Coleção; Nº 01 - A Cidadela dos Condenados; Nº 02 - A Libertação de Thugra Khotan; Nº 03 - A Maldição da Lua Crescente; Nº 04 - O Conquistador; Nº 05 - A Fortaleza de Bal-Sagoth; Nº 06 - Os Profetas do Círculo Negro; Nº 07 - O Poço Macabro.

Criado por Robert E. Howard em 1932, Conan - O Bárbaro é na verdade um personagem que transcendeu suas histórias e ajudou a criar e consolidar um subgênero da Fantasia chamado Espada e Feitiçaria. Embora Robert E. Howard tenha falecido cedo, aos 30 anos por suicídio, seu personagem alcançaria outros patamares. O sucesso e relevância de Conan esta enraizado nas narrativas produzidas por Howard, recentemente publicadas no Brasil em 3 volumes pela Editora Pipoca e Nanquim. Dono de uma ética pessoal selvagem, Conan é por vezes ambíguo, anti-herói, herói, conquistador e na maioria das vezes violento. Talvez por congregar qualidades e características tão conflitantes é que ele tenha galgado a fama que conseguiu, afinal não somos todos nós ambíguos na maioria das vezes? Não entendemos o mundo ao nosso redor como uma selva cheia de perigos? Com reinos pessoais e sonhos a serem conquistados?

Nº 08 - A Torre do Elefante; Nº 09 - O Sangue dos Deuses; Nº 10 - A Cidadela Escarlate; Nº 11 - A Maldição do Monólito; Nº 12 - Os Filhos do Lobo Branco; Nº 13 - O Rei Thoth-Amon; Nº 14 - A Lua de Sangue; Nº 15 - Traição e Poder.

Conan nasceu na literatura Pulp, romances publicados em papel extremamente barato (papel de polpa, daí o nome Pulp) e comercializados em tabacarias e bancas de revistas sobretudo nas décadas de 20 e 30 nos EUA. Foi na literatura Pulp que gigantes da literatura do Século XX debutaram, dentre eles, Isaac Asimov, Philip K. Dick, H.P Lovecraft, Arthur C. Clarke entre outros. Mas foi pela Editora Marvel já nos quadrinhos que Conan ganharia uma fama mais robusta a partir dos anos 70. Um dos grandes mentores e força motriz por trás deste sucesso é o hoje merecidamente aclamado Roy Thomas. Além de ter sido um dos principais editores da Marvel nos anos 70, Thomas foi mais do que isso, ele foi braço de direito de Stan Lee e é acima de tudo um apaixonado pelos quadrinhos. Não é a toa que agora, com a morte de Stan Lee, nerds do Mundo todo voltem suas homenagens e honras à Roy Thomas, felizmente ainda vivo e em atividade.

Nº 16 - Conan, O Libertador; Nº 17 - A Espada de Skelos; Nº 18 - A Cidadela da Caveira; Nº 19 - O Templo do Tigre; Nº 20 - As Presas da Serpente; Nº 21 - Os Mantos Negros de Ophir; Nº 22 - A Morte no Labirinto; Nº 23 - A Deusa das Neves.

Embora já tivéssemos algumas iniciativas de lançar o material de Conan pela Marvel no Brasil, sobretudo na anos 80 com a lendária Revista A Espada Selvagem de Conan pela Editora Abril, nunca tivemos uma coleção única dedicada a ele com a proposta de lançar as histórias em ordem cronológica. Há cerca de dois anos a Editora Salvat, estimulada pelo sucesso das Coleções de Graphic Novel Capa Preta e Vermelha, ensaiou o lançamento desta coleção. Porém não passou da fase de testes. Agora, a Editora Panini, em parceria com a própria Salvat decidiu lança-la definitivamente em solo brasileiro. Constituída de 75 volumes, a coleção trará as aventuras do Bárbaro em ordem cronológica. Os volumes são capa dura e possuem formato grande (maior inclusive que os encadernados das coleções capa preta e vermelha). Cada volume trás, além das HQs, alguns extras interessantes, dentre eles: 1) dossiês especiais acerca do universo da série e sua criação; 2) biografia de autores (dentre eles Roy Thomas, o próprio Robert E. Howard, Barry Windsor-Smith, John Buscema); 3) capas originais dos quadrinhos de Conan (muitas do lendário Frank Frazetta); e 4) galeria de ilustrações.

Nº 24 - O Colossos de Argos; Nº 25 - O Palácio do Prazer; Nº 26 - A Filha do Deus-Rei; Nº 27 - Caçada Humana; Nº 28 - Floresta DiabólicaNº 29 - Os Anões Assassinos da StygiaNº 30 - Os Homens-Leopardos de Darfar; Nº 31 - Quando surge um Deus.

A Coleção traz a já tradicional lombada que, em conjunto, formará um painel. Particularmente achei que eles poderiam ter reproduzido na lombada um desenho mais emblemático do gênero Espada e Feitiçaria ao melhor estilo Frank Frazetta. No entanto, a lombada trará uma 1ª imagem do Conan na extremidade esquerda do painel e outra na extremidade direita. O centro será ocupado com o nome da coleção em letras gigantes. Esta coleção era aguardada por muitos, e agora aporta definitivamente em nosso país. Esperamos que ela vá até o fim, sem interrupções ou descontinuação. Como já é tradição aqui no Blog, procurarei fornecer mês a mês uma atualização dos volumes lançados no Brasil para facilitar o acompanhamento de todos.

Um grande abraço!

Nº 32 - O Tigre Branco de Vendhia; Nº 33 - Feudo de Sangue; Nº 34 - O Destruidor de Mundos; Nº 35 - O Tesouro de Demuzar; Nº 36 - A Irmandade do Falcão; Nº 37 - O Vale das Sombras Uivantes!; Nº 38 - A Fonte de Umir; Nº 39 - Assim Falou O Profeta... .

Nº 40 - Reunião em Escarlate; Nº 41 - O Outono da Bruxa; Nº 42 - Três Vidas para Um Demônio; Nº 43 - A Ilha Maldita; Nº 44 -  O Jardim de Sangue.

14 comentários:

  1. Estarão todos as Espadas Selvagens, A Fronteira do Fim do Mundo e a saga que Conan se torna rei com Shabela ao seu lado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza viu amigo. O site da coleção que visitei não chegava a dar informações tão precisas como essas que você, legitimamente, questiona. Como são 75 volumes acredito que abrangerá a trajetória mais contundente dele. Pelo que já levantei as histórias cobrirão uma período muito além da Era Roy Thomas.

      Caso encontre esta informação peço também a gentileza de compartilhar aqui com a gente! :)

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir
  2. Estou muito contente com essa coleção, se você multiplicar 4 Esc por 75 dará 296, número considerável, teremos todas as revistas e muito mais, até a saga de Belit então. Maravilhosa coleção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela presença amigo. E também por localizar o alcance da coleção. Vaeu mesmo! Pelo que dá para ver você conhece bem a cronologia Conan.

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir
    2. Esta coleção da Panini trará a republicação na íntegra da A Espada Selvagem de Conan publicada pela Marvel dos Estados Unidos. Então nessa coleção ficará de fora a Saga da Rainha da Costa Negra, que lá foi publicada revista Conan o Bárbaro. Então aqui no Brasil a saga da Bêlit vai sair no próximo Omnibus do Conan da Era Marvel!

      Quando a Editora Abril publicava a Espada Selvagem no Brasil ela não deu muita atenção à revista Conan, o Bárbaro. Tanto que aqui no Brasil ela lançou a saga da Costa Negra na Espada Selvagem de Conan. Aí muitas pessoas fazem essa confusão. Acham que essa saga vai sair na Coleção da ESC mas na verdade ela vai sair no omnibus que está republicando as histórias da revista Conan, o Bárbaro.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  3. Faltou um poster bem grande do Comércio para fechar com chave de ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo. Isso e uma lombada que exaltasse tipo um painel do Frank Frazetta. Aí realmente ia ser perfeita. Mas mesmo assim é uma coleção muitoa boa!

      Abc.

      Marcelo

      Excluir
  4. Parabéns pelo texto Marcelo... informativo como sempre... só lamento a quantidade absurda de erros de português, diagramação, tradução e afins que está na coleção... eu amava a ESC da Abril e fui voando para esta coleção... mas é um pouco decepcionante o descaso... abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo!! Que bom ver seu comentário por aqui novamente!

      Agradeço muito a presença! Verdade... Uma praga que se alastrou pela narrativa gráfica em nosso país. Para fãs como nós que esperamos tanto tempo por um material como esse realmente torna-se brochante erros desse tipo, e o motivo disso é que ao nos depararmos com os erros somos imediatamente retirados da experiência imersiva que é ler uma HQ de qualidade. E ao sermos retirados da experiência ela fica fragmentada. Muito triste mesmo!!

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir
    2. Bom dia. Para que fique ciente, muitas histórias publicadas pela Abril da ESC, apresentavam cortes de páginas. Um exemplo flagrante, é a história "A cidadela no centro do tempo" que saiu na ESC 6. Confira.

      Excluir
    3. nao dá para acreditar, eu fui ver agora, ha passagens na historia que eu nunca vi nos anos oitenta, que absurdo fui roubado descaradamente, suprimiram paginas ate da esc ! serviço porco

      Excluir
    4. nao dá para acreditar, eu fui ver agora, ha passagens na historia que eu nunca vi nos anos oitenta, que absurdo fui roubado descaradamente, suprimiram paginas ate da esc ! serviço porco

      Excluir
  5. Boa tarde, amigo.

    Como vai?

    Estou garimpando informações sobre essa coleção e acabei caindo aqui :)

    Sou um iniciado recente na Era Hiboriana e estou com dúvidas quanto ao período que a coleção abordará. A fase de Roy Thomas e Buscema, ao que me parece, realmente é o que há de melhor da personagem, porém acredito que não seja só isso que valha a leitura.
    Sendo assim, você teria alguma indicação de outros números de A Espada Selvagem de Conan que deveríamos ficar de olho? Faço essa pergunta por causa do tamanho da coleção mesmo. Pretendo pegar a fase dos medalhões, mas gostaria de saber de outros arcos que valem a atenção, ainda mais sabendo que a fase terminal da revista já não estava mais muito boa.

    Agradeço qualquer informação que possa compartilhar :)

    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Belo trabalho, comecei a colecionar mês passado e através do seu site conheci essas capas magníficas das próximas edições. Parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados