domingo, 13 de agosto de 2017

Fotos Profissionais em Casa - Mini-Estúdio Fotográfico


Olá amigos... Hoje resolvi trazer uma dica que eu mesmo há muito procurava. Qualquer um que goste de colecionismo sempre teve em mente a exposição fotográfica de suas peças. Saber tirar fotos adequadas envolve estudo e conhecimento técnico acerca de luz, máquinas fotográficas e ambientes. Algo que requer estudo e aprofundamento, o que dificulta para todos nós por falta de tempo e dinheiro. Recentemente vi uma solução na internet e resolvi experimentar: ter um mini estúdio fotográfico em casa. A empresa MUTU - Produtos Criativos teve uma excelente ideia de proporcionar, de forma compacta e acessível, um mini estúdio fotográfico doméstico perfeito para quem quer fazer fotos sem fazer feio. Fiz meu pedido semana passada, recebi ontem e logo já fui testar. O resultado vocês verão nas fotos abaixo.

Família Cósmica Marvel - Eaglemoss

O vídeo na abertura desta matéria já mostra o conceito por traz do produto. Feito de chapas plásticas unidas de maneira a formar uma abóbada iluminada, o estúdio permite a inserção de fundos de várias cores dando a perspectiva de infinito à foto. No caso da foto acima eu usei o fundo branco. A iluminação em "led" é forte e elimina a necessidade de se fazer os famosos recortes na foto para retirada de fundos indesejáveis.

Heróis e Vilões da Era de Ouro dos Quadrinhos - Eaglemoss

Não há necessidade de se usar "flash" por causa da excelente iluminação. O melhor resultado é obtido deixando a máquina fotográfica configurada para uma maior captação de luz, ou seja, deixar a máquina ajustada para fazer a foto com o diafragma mais aberto. Este ajuste é comum e de fácil acesso em todas as máquinas digitais e celulares. Por isso minha recomendação (que é a mesma presente no Manual do Fabricante) é não deixar a máquina fotográfica no "Automático", mas sim no "Manual", o que permitirá tal ajuste.

Personagens Clássicos da Família Fantástica da Marvel - Eaglemoss

Na foto acima do Sr. Fantástico, Mulher-Invisível, Tocha-Humana, Coisa, Galactus e Surfista Prateado, eu ajustei a câmera para receber mais luz e, como podem ver, o fundo branco ficou sem marcas e bem integrado ao fundo branco aqui do Blog, o que deixou a foto completamente sem marcas indesejáveis. Minha expertise é baixa para fotografia, e minha prática com o mini estúdio anda é pequena, já que o recebi ontem. No entanto, já consegui fotos que me agradaram bastante.

Surfista Prateado - Eaglemoss

Surfista Prateado - Eaglemoss

Acima vocês podem verificar o mesmo personagem fotografado em fundo preto, porém com aberturas diferentes de diafragma da câmera. Fiz este experimento para verificar as várias opções de foto possíveis com um simples ajuste na câmera. Usei minha câmera digital simples da Panasonic. 

Demolidor - Iron Studios
Demolidor - Iron Studios
Demolidor - Iron Studios
Demolidor - Iron Studios
Demolidor - Iron Studios
Demolidor - Iron Studios

Obviamente, ainda preciso melhorar bastante na aquisição das fotos. Mas fiquei contente em conseguir resultados bons já de primeira. Há duas opções de tamanho de mini estúdio fotográfico na MUTU, um com 35 cm de altura, largura e profundidade e outro de 60 cm. O pedido básico acompanha o estúdio, já com a iluminação de "led" instalada, uma fonte bi-volt para ligar o "led" à rede elétrica e 03 fundos infinitos (01 branco, 01 preto e 01 verde). Além disso, estão disponíveis outros fundos em outras cores, e um segundo kit de lâmpadas de "led".

FNM D-9500 Brasinca – 1957 – Carretos - Planeta DeAgostini
FNM D-9500 Brasinca – 1957 – Carretos - Planeta DeAgostini
FNM D-9500 Brasinca – 1957 – Carretos - Planeta DeAgostini

Acredito que esta dica possa ser útil para muitos de vocês. Não achei o preço do Mini Estúdio tão exorbitante. Paguei R$ 178,00 (Mini Estúdio + Kit com 03 fundos infinitos). Na 1ª compra eles dão R$ 20,00 de desconto. O material do estúdio é semelhante àquele usado em pastas de arquivo-morto de plástico. Este é um ponto negativo, pois não é um material muito resistente. Mas acho que tendo cuidado não há problemas. Ah... A forma de fixação das paredes durante a montagem da caixa se dá por meio de ímãs já instalados nas folhas plasticas. Achei bem fácil de montar e desmontar.


Este é o estúdio montado ontem aqui em casa. Bom amigos... É isso aí... Um grande abraço à todos e boas fotos!

Um comentário:

  1. O preço é um pouco salgado, mas as suas fotos ficaram excelentes.

    parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados