Translate

domingo, 12 de maio de 2013

Debate: Vingadores vs X-Men


Ontem aconteceu na Livraria Devir um debate sobre a nova saga da Marvel no Brasil: Vingadores vs X-Men. Tive o prazer de comparecer acompanhado de alguns amigos colecioandores (Higor Fernandez, Moisa Oliveira, Wellington Macgaren e Marcio Mendes). O evento, organizado pelo Sérgio Roberto (O Coveiro) do Site Marvel 616, contou com a participação de outros sites como o Cruzador Fantasma, Quadrim e Terra Zero. A mesa foi formada pelo Leonardo Bento (Marvel 616), Matheus HQ Man (Cruzador Fantasma), André Faccas (Quadrim), Felipe Morcelli (Terra Zero) e o editor do segmento Aracno-Mutante da PANINI-Brasil Rogério Saladino. Confiram abaixo algumas informações e fotos do evento.

Entrada da Livraria Devir

Na entrada do evento o participante já era convocado à escolher um lado (Vingadores ou X-men). Uma vez formada a mesa um "QUIZ" de 08 perguntas foi realizado com a platéia e brindes (camiseta, boné e uma edição de "VvsX" Nº 01) foram distribuidos para quem acertasse cada pergunta. O debate transcorreu com a mediação do Coveiro e em blocos, ou seja, uma apresentação em "Power Point" norteava os tópicos a serem debatidos.

Mesa Redonda Formada. Rogério Saladino explanando sobre as relações existentes entre os eventos de Dinastia "M" e VvsX.

Nos blocos iniciais do debate as questões giraram em torno dos eventos passados que serviram de base para VvsX. Sagas anteriores como Dinastia M, A Queda e As Sagas Messiânicas dos X-Men foram colocadas em pauta. A presença do Felipe Morcelli (Decenauta convicto) fez um contra-ponto interessante sobre os tópicos levantados e foi motivo de muitas risadas.

A pequena frase proferida pela Feiticeira Escarlate em Dinastia M e que impactou diretamente todo o Universo Marvel

Passado os primeiros blocos o debate entrou diretamente no comportamento das duas lideranças das duas equipes mais poderosas da Terra: Ciclope e Capitão América. O que deu "pano pra manga" mesmo foi a competência, habilidade e atitude de Scott Summers como verdadeiro líder. Eventos que moldaram sua personalidade foram resgatados para tentar se construir um painel sobre sua forma de ver o mundo atualmente (que se assemelha muito, diga-se de passagem, à de Magneto). O debate incluiu até os conceitos básicos sobre o que é ser um "líder nato" e um "estrategista competente". Qualidades que podem ou não estar juntas num mesmo líder. Eventos antigos da "Saga da Fênix" dos anos 80 não puderam deixar de cair na conversa.


O debate teve ainda um momento no qual foi dissecado o que seria a força Fênix. Saladino, citando "Alfred Hitchcock" comentou que na verdade a Fênix poderia ser considerada, à princípio um "mote", sobre o qual uma narrativa mais importante estava se construindo, ou seja, o embate entre as duas comunidades heróicas.

Bom... Não pôde deixar de acontecer de alguém perguntar sobre futuros lançamentos: Saladino foi bem suscinto, até mesmo porque esse tipo de temática dá "pano pra manga", o que fugiria ao tema principal. Mas ele disse para todos reservarem um espaço nas estantes para 04 ou 05 encadernados que sairão até o final do ano, envolvendo pelo menos alguns destes personagens, Demolidor (de Mark Waid), Justiceiro e Deadpool.


O evento se encerrou num clima bem descontraído, sendo que no final os participantes ainda tiveram um novo "QUIZ", novos brindes e camisetas temáticas entregues pelo pessoal do site Quadrim. Em seguida uma pergunta Magna foi feita à todos, cujo prêmio era um Box do Cavaleiro das Trevas com sua trilogia. Abaixo mais algumas fotos.

Coveiro comandando o "QUIZ"


Da esquerda para a direita: Márcio Mendes, Higor Fernandez, Moisa Oliveira e eu.
É isso aí. Abc. à todos.

13 comentários:

  1. Excelente reportagem, Marcelo!!!

    pô, eu queria ter ido nessa tbm, hehe... quem sabe em alguma similar no futuro!!

    tbm gostei de saber q teremos novidades com 3 dos meus personagens preferidos: DD, Justiceiro e Deadpool....

    do "Demolidor" tem um encadenrado prometido pro mês q vem até (q parece ser o 1º arco da fase Mark Waid - inédito aqui)!!!

    já os do Justiceiro e Deadpool... eu torço pra q seja a fase MAX deles, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Leo! Blz?

      Olha... O bom de eventos como esse é que ainda que haja uma temática central, no caso VvsX, a grande contribuição mesmo é a possibilidade de encontrar amigos e comentar coisas sobre as quais gostamos. Discordâncias e diferenças de opiniões ficam em segundo plano! Agora, terem colocado um camarada DCnauta do Terra Zero realmente deu um bom e divertido contraponto! rs rs É aquela rivalidade saudável que, se bem explorada, rende ótimas tiradas!

      A gente fica te esperando por aqui Leo pra repetir um encontro desses com certeza!

      Quanto aos lançamentos estou ansioso pelo Demolidor do Mark Waid!!!

      À propósito Leo... ótima iniciativa da pagina lá facebook! Parabéns! Está "bombando"! Show!

      Abcs.

      Marcelo.

      Excluir
  2. Marcelo querido!
    Ótima postagem! Estou imaginando você nesse evento...
    Com certeza foram momentos de realizações.
    Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim! Foi muito legal mesmo! Fui com alguns amigos lá do face!

      Valeu mesmo! Estamos esperando a vinda de vcs novamente aqui pra São Paulo!!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  3. O bom de se morar em uma cidade grande é isso, ou seja, existe espaços para quem curte quadrinhos debater o seu hobe e passar um dia bem descontraído e feliz. Valeu Marcelo, bela reportagem. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcílio! Blz!?

      Olha... Atualmente que tem havido eventos mais freqüentes envolvendo cultura nerd por aqui. Estou acompanhando mais de perto esses eventos nos últimos 2 ou 3 anos e agora é que eles tem sido mais freqüentes. Bom para todos nós pois o mais importante desses eventos é a possibilidade de encontrar amigos e pessoas legais. Como disse ao Leo acima, discrepâncias de opiniões ficam em segundo plano e a amizade vem em primeiro lugar. Pelo nos que eu pude participar foram assim?

      Vc precisa qualquer hora dessas dar uma volta por aqui!

      Valeu mesmo Marcílio!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Corrigindo: "Pelo menos nos que eu pude participar foram assim!"

      Abc!

      Excluir
  4. Que vento bacana. Como disseram aí acima, morar em grandes centros tem suas vantagens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Kleiton, foi muito legal essa experiência com os amigos.

      Não conhecia ninguém pessoalmente, por isso foi bem legal esse contato. Foi um dia bem descontraído. Pude arejar a cabeça cara, tem dias que a gente precisa separar um dia pra isso.

      O evento foi bem legal e o que valeu mesmo foi o conhecimento de novos amigos!

      Abcs!!

      Marcelo.

      Excluir
  5. rsrsrsrs.... foi a primeria vez que vi uma foto tua... é engraçado isso, a gente tem essa convivência de Internet e eu sequer via uma foto...

    Aqui em Ribeirão Preto tem espaço para faer um evento igual bom como esse aí. O que falta é vontade de organizar.

    Deve ter sido muito gostoso de participar. É como estar em um lugar que parece que é uma extensão da nossa rua, eu acho.

    Obrigado por ter compartilhado!

    Abraços.


    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí amigo Fabiano! Blz?

      Pois é esse negócio de se conhecer virtualmente é engraçado, mas as amizades são tão importantes quanto aquelas que desenvolvemos pessoalmente, pelo menos pra mim. Acho que não tinha postado foto minha mesmo. Para esse encontro aí de cima eu marquei com os amigos numa padoca, como ninguém tinha me visto ainda, um dos cara falou que chegaria na padaria procurando o Clint Eastwood! rs rs rs

      Quanto ao evento é isso mesmo. Às vezes falta um ponta-pé inicial para rolar. A verdade é que a comunidade Nerd é grande pra caramba! Já somos uma nação!! rs rs

      O dia transcorreu muito legal e foi o como vc falou, uma extensão desse papo gostoso que a gente tem aqui!

      Seria legal se um dia a gente pudesse marcar aqui em São Paulo ou em alguma outra cidade um encontro entre eu, você, o Kleiton e o Leo!

      Abcs!!

      Marcelo.

      Excluir
  6. "Seria legal se um dia a gente pudesse marcar aqui em São Paulo ou em alguma outra cidade um encontro entre eu, você, o Kleiton e o Leo!"


    Seria tudo de bom mesmo! Poderíamos até aproveitar algum evento que costuma acontecer tipo uma bienal ou algum outro mais específico para quadrinhos.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Fabiano.

      Em geral muitos vem à São Paulo na época da FestComix. De repente poderia ser um evento interessante para fazermos o encontro!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados