Translate

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Realidades Infinitas - Parte 01: Além da Imaginação (Twilight Zone)


Por que todo amante de obras de fantasia, ficção, ficção científica, terror e suspense deveriam (obrigatoriamente) conhecer as séries Além da Imaginação (Twilight Zone), Um Passo Além (One Step Beyond), Quinta Dimensão (The Outer Limits) e Histórias Maravilhosas (Amazing Stories)? Porque simplesmente tudo que veio depois destas séries nas décadas de 70, 80, 90, 2000 e atualmente, derivaram das fantásticas e incríveis ideias e questões abordadas nelas. Praticamente todos os grandes autores de ficção e fantasia estiveram envolvidos nos episódios destas séries de alguma forma, e todos os cultuados escritores e roteiristas que vieram depois foram extensamente influenciados por elas. Nesta série de matérias você as conhecerá, entenderá sua importância, ousadia, período em que foram produzidas e retomadas aos longo dos últimos 60 anos e, além disso, veremos também o que já saiu no Brasil de cada uma delas.
 

Além da Imaginação (Twilight Zone)
Primeira Versão - 1959 à 1964
Batizada no Brasil de Além da Imaginação (Twilight Zone ou Zona do Crepúsculo em tradução direta para o português), a série foi criada pelo célebre Rod Serling, roteirista norte-americano que revolucionou a TV ao pensar em algo que transcendia todas as outras coisas produzidas à época. Além da Imaginação abordava assuntos fantásticos, estranhos e cheios de pontos filosóficos. Lendas, mitos, superstições foram colocados em foco e discutidos em episódios nos quais pessoas comuns passavam por situações extraordinárias, fazendo-nos questionar os limites da realidade. O que antes era discutido por autores como Isaac Asimov, Ray Bradbury, J.R.R. Tolkien entre outros, em círculos literários mais restritos, passou a ser apresentado para as massas de forma crível e com altíssimo nível. Pela série passaram atores que na época ainda eram jovens e pouco conhecidos, mas viriam a se tornar astros do cinema. Aliás, há todo um valor cinematográfico histórico na série, uma vez que é possível identificar astros e estrelas ainda jovens atuando nos episódios, bem como diretores que deixariam sua marca no cinema.

Além da Imaginação - A Série Clássica no Brasil - As 05 Temporadas

No Brasil, apenas recentemente tivemos o lançamento completo da série clássica pelo selo World Classic da Distribuidora Line Store. Vendida em bancas de jornal pelo Brasil e em algumas livrarias, é possível encontrar todos os boxes da série. Uma obra-prima que passa completamente despercebida por muitos fãs de literatura fantástica.

Além da Imaginação - Série Clássica: 05 Temporadas
Período de Produção: 1959 - 1964
1ª Temporada: 36 episódios
2ª Temporada: 29 episódios
3ª Temporada: 37 episódios
4ª Temporada: 18 episódios
5ª Temporada: 36 episódios

Além da Imaginação (Twilight Zone)
Segunda Versão - 1985 à 1989
A década de 80 viu o retorno da série no ano de 1985, possivelmente em função do grande sucesso de filmes do universo de fantasia na época. De forma muito relutante a Rede de TV CBS cedeu aos pedidos de retorno da série da equipe de produção original e de diretores como Francis Ford Coppola e Steven Spielberg, voltando a investir na franquia. Embora Rod Serling tivesse falecido em 1975, sua viúva, Carla Singer, supervisionou a produção. Esta 2ª versão é tão interessante quanto a primeira ao tratar de assuntos tão instigantes como aqueles acima mencionados. Infelizmente, o público não deu a resposta no nível que a CBS esperava, mesmo tendo alguns episódios aclamados pela crítica.

1ª Temporada de Além da Imaginação - 2ª Versão Lançada no Brasil
No Brasil, por enquanto temos lançado apenas a 1ª temporada desta 2º versão da série.

Além da Imaginação - 2ª Versão: 03 Temporadas
Período de Produção: 1985 - 1989
1ª Temporada: 59 episódios
2ª Temporada: 21 episódios
3ª Temporada: 30 episódios


Além da Imaginação (Twilight Zone)
Terceira Versão - 2002 à 2003
Em 2002 houve novo retorno da Série, narrada pelo ator Forest Whitaker. Nesta versão, além de temas fantásticos, foram incluídos assuntos mais contemporâneos como terrorismo, racismo, gênero e sexualidade. Alguns episódios da série clássica foram reapresentados (remakes), outros atualizados para o mundo contemporâneo. Tivemos até mesmo a continuação de um episódio da série original dos anos 60 chamado It's a Good Life, no qual uma criança (Anthony) possuía poderes mentais. Na continuação o mesmo ator que interpretou a criança no anos 60 (Bill Mummy) aparece adulto como Anthony.
No Brasil esta terceira versão permanece inédita!😞

Além da Imaginação - 3ª Versão - Inédito no Brasil

Além da Imaginação - Terceira Versão: 01 Temporada
Período de Produção: 2002 - 2003
Temporada: 44 episódios

Twilight Zone - The Movie
Em 1983, pouco ante de estrear a segunda versão, Steven Spielberg (amante da Série) produziu o filme Twilight Zone - The Movie, chamado no Brasil de No Limite da Realidade. O filme trazia 04 episódios de 30 minutos cada um, sendo 03 refilmagens de episódios clássicos e 01 episódio novo, com direções de John Landis, Steven Spielberg, Joe Dante e George Miller. Durante as filmagens ocorreu um trágico acidente de helicóptero que vitimou o ator Vic Morrow e mais 02 atores infantis. O acidente foi durante o episódio dirigido por John Landis intitulado Time Out. Atualmente o filme encontra-se fora de catálogo no Brasil. 😞

Twilight Zone - The Movie (No Limite da Realidade no Brasil) - de 1983

Além da Imaginação (Twilight Zone) recebeu diversos prêmios durante o período em que esteve em exibição. São eles: 03 Prêmios Emmy, sendo 02 para Rod Serling e 01 para George Clemens pela Cinematografia; 03 World Science Fiction Convention Hugo Awards (Dramatic Presentation: 1960, 1961, 1962); 01 Directors Guild Award para o Diretor John Brahm; 01 Producers Guild Award para Buck Houghton pela produção da série; e 01 prêmio da Unit Award for Outstanding Contributions to Better Race Relations.

Não perca a próxima matéria sobre outra série que chocou a muitos por tratar de temas ligados à espiritualidade e vida após a morte: a polêmica Um Passo Além (One Step Beyond)!!

Forte abraço!

8 comentários:

  1. Muito interessante Marcelo.
    Tem alguma coisa no youtube delas?
    Com certeza eu iria gostar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fernanda...

      Acredito que tenha sim. Como tenho as temporadas em DVD nunca olhei. Mas com certeza deve ter sim.

      Acredito que você iria gostar com certeza!!

      Forte abraço!

      Marcelo

      Excluir
  2. amo ficção científica.

    Excelente post!

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Então são dois!!

      rs rs

      Forte abraço!

      Marcelo

      Excluir
    2. agora que já passou um bom tempo...
      vc conseguiu assistir tudo ou grande parte?
      os roteiros são bons mesmo?

      Excluir
  3. Muito legal o seu blog Marcelo, você sabe informar se a 2ª versão, foi aquela cuja a REDE GLOBO passou entre os anos de 86/87? Eu era criança na época, então tenho apenas uma vaga lembrança de alguns episódios, me lembro que já eram episódios em cores, e passavam aos domingos à noite.

    ResponderExcluir
  4. Conheci o seriado "Além..." em 2001, pelo saudoso canal USA (futuro UNIVERSAL), e simplesmente se tornou o meu favorito! De lá pra cá, revejo os meus episódios favoritos (ou só, ou qdo os mostro para algumas pessoas) que são vários. Excelente blog, e excelente texto sobre o "Além..."

    As homônimas (de 1985, de 2002, e a de 2019) não chegam aos pés da original, embora tenham alguns bons episódios.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados