domingo, 10 de abril de 2016

Astro City - Vol. 03 - Álbum de Família



Bem amigos... Tal qual fiz com Astro City vol. 01 - Vida na Cidade Grande e Astro City vol. 02 - Confissão, este novo encadernado da série (Astro City - Álbum de Família) vale reflexões acerca do refinamento que Kurt Busiek e Brent Anderson alcançaram nesta altura da série. Conforme já comentado aqui no Blog, a série Astro City pode ser considerada uma obra de essência, de síntese do que são os quadrinhos de Super-heróis. É a evolução da Era de Ouro dos Quadrinhos sem ter passado pelo Authority Code dos anos 50 e sem a convulsão que foi a publicação do Livro A Sedução do Inocente por Fredric Wertham em 1954. É o desenvolvimento dos quadrinhos em sua essência sem as amarras impostas por esses dois eventos em negrito acima. Por isso, falar de Astro City é descobrir o que vai dentro de nós mesmos, fãs de Quadrinhos. A essência do que nos move em direção à esse mundo de maravilhas. Então... Vamos lá!

Kurt Busiek´s Astro City II #1

Este volume 03 de Astro City (Panini - Dezembro de 2015) traz as edições de 1 a 3 e de 10 a 13 de Astro City - vol. 02 (lá fora). Sendo que dentre as 07 histórias do encadernado, 02 delas ganharam o importante Prêmio Eisner de Melhor Edição Avulsa, a saber Bem-vindo a Astro City e Mostre a Todos. Bem vindo à Astro City (história que abre o encadernado) que tem por capa a figura acima, já dá o tom da perspectiva do homem comum sobre as maravilhas que são esses semi-deuses apelidados de Super-heróis. Com uma visão sensível, Busiek mostra a história de um pai que tenta criar suas duas filhas (ainda crianças) em meio ao caos que é viver em uma cidade repleta de super-heróis. Sensível e cheia de elementos clássicos, a história realmente mereceu ter sido premiada.

Kurt Busiek´s Astro City II #2

A 2ª (Mais Um Dia) e a 3ª (Aventuras em Outros Mundos) histórias são incríveis ao retratar por dentro o dia a dia da Primeira Família, equipe que homenageia o Quarteto Fantástico da Marvel, mas que no final vai muito além. Sobretudo porque em Astro City seu criador (Busiek) pode fazer o que quiser e levar seus personagens para os rumos que bem entender. Isso faz com que Busiek não precise cumprir uma "fôrma" pré-concebida. 

Kurt Busiek´s Astro City II #3

Com isso ele nos entrega duas histórias sob a perspectiva de Astra, a filha mais nova do casal Natalie e Rex, o casal principal da Primeira Família. A pequena Astra quer conhecer o mundo normal e vencer as batalhas que qualquer criança pré-adolescente precisa vencer, e no final, são as batalhas mais importantes de nossa vida, ou seja, as batalhas dentro das regras do mundo real. Muito bom!

Kurt Busiek´s Astro City II #10

A outra história a ganhar o Prêmio Eisner neste encadernado é Mostre a Todos. Gostei da história. Nela, um inventor (Sr. Potterstone) é descartado da fábrica em que sempre trabalhou ao fazer 70 anos. Ainda sentindo o quanto poderia contribuir com o mundo e temendo o esgotamento de seus dias como ser humano útil, o Sr. Potterstone se lança à uma vingança pessoal contra o sistema financeiro para provar como alguém com sua idade ainda pode ser útil. Até aí pode ser que não vejamos esse roteiro como algo inesperado, mas a história vai além e resvala em questões existenciais importantes, sempre tendo os heróis de Astro City como pano de fundo.

Kurt Busiek´s Astro City II #11

A 5ª história do encadernado traz um dos personagens mais interessantes do Universo de Astro City, o Caixa de Surpresas. Um herói com uma roupa que, em um primeiro momento, pode parecer engraçada, mas que sempre acaba por evocar o bizarro e o doentio. O que faz toda diferença na composição do herói. Na história Dentes de Serpente, o Caixa de Surpresas se vê envolvido em uma trama que mistura viagem no tempo e reflexão sobre o futuro que construímos hoje com nossas ações. E tudo isso acontecendo bem no dia em que o alter-ego do herói recebe a notícia de que será "papai".

Kurt Busiek´s Astro City II #12

A 6ª história dá continuidade à Dentes de Serpente e se chama Dia dos Pais. Esta história traz uma das capaz mais belas da série (acima). Que não preciso nem dizer de quem é (Alex Ross - capista de toda série). As duas histórias são muito boas e funcionam em sinergia perfeita!!

Kurt Busiek´s Astro City II #13

Mas o melhor ficou para o final. A 7ª história parecia ser a que eu menos ia gostar ao misturar o personagem de um Cartoon (o Leão Léo Lelé) com o universo Super-heroístico. Mas incrivelmente é uma das melhores histórias que já li!! Você pode estar pensando que eu estou exagerando, mas é exatamente isso. Na história Astro das Telas, o personagem do Leão é trazido ao mundo acidentalmente por um super vilão mas, mesmo depois da sua derrota, o Leão permanece vivo no mundo real por ser um PONTO FOCAL DE CREDULIDADE (!!). Uma história de crime, tristeza, derrocada, violência e sobretudo redenção. Mas não uma redenção piegas, mas uma redenção realmente crível. Embora essa não tenha sido a HQ a ganhar o Prêmio Eisner no encadernado, para mim é mais que excelente, pois beira a genialidade!!


Bom amigos, se você ainda não conhece Astro City, mas gosta de uma HQ que vai além da violência gratuita, que não se serve de expedientes polêmicos e sangrentos para fazer sucesso, que é genial simplesmente por trazer os quadrinhos originais de forma inteligente e simples... Bem... Então o que está esperando? Comece a ler Astro City!!

6 comentários:

  1. Cheguei a ler os scans há alguns anos atrás.

    Se algum sair uma edição definitiva, compro.

    ótimas estórias.

    também recomendo.


    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!!

      Valeu! Bom... Vc deve ter percebido que gosto muito não é de Astro City!

      Esses encadernados da PANINI estão bem interessantes, em se tratando de preço e extras viu.

      Gde. Abc.!

      Marcelo

      Excluir
  2. MARCELO BOA NOITE RECEBI EM MEU EMAIL O ANUNCIO PARA COMPRA PELA LOJA EAGLEMOSS DAS PEÇAS DO REI DO CRIME E MONSTRO DO PANTANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa amigo!!

      Valeu mesmo!!

      Por isso que eu falo... Quem tem amigo tem tudo!

      Vou correr para garantir os meus. A correria é tanta que a gente não consegue ficar checando sempre.

      Valeu mesmo por avisar!!

      Abcs!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Mario Gialuca Junior13 de abril de 2016 22:48

    Boa noite Marcelo,

    segue o link para compra do rei do crime: http://lojaeaglemossbrasil.com.br/eaglemoss/produto/edicao-especial-rei-do-crime.aspx?Site_txt=email&Origem_txt=ativos_inativos&Formato_txt=especiais_marvel_dc&Banner_txt=base_herois&Versao_txt=20160413&utm_source=email&utm_medium=ativos_inativos&utm_campaign=especiais_marvel_dc&utm_content=base_herois&utm_term=20160413&__dtracking=13784.235.1989.3e5e2

    Abraços,

    Mario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Mario! Valeu mesmo, amigo!!

      Como disse ao Reinaldo acima... Quem tem amigo tem tudo!

      Obrigado!!

      Vou cofrar já!!

      :)

      Gde. Abc.!

      Marcelo.

      Excluir