domingo, 25 de fevereiro de 2018

Miniatura Marvel Série Especial Nº 13 - Ronan

Miniatura Marvel Especial Nº 13 - Ronan

Conhecido pelo grande público apenas recentemente por ocasião de sua participação no filme Guardiões da Galáxia- Vol. 01, Ronan - O Acusador possui na verdade uma grande e longa carreira na galeria Marvel. De personalidade complexa, visto hora como vilão, hora como libertador e até mesmo herói, Ronan construiu sua reputação ficcional ao longo de mais de 50 anos. Sua 1ª aparaição data de Agosto de 1967 na Revista Fantastic Four Nº 65. Criado por Stan Lee e Jack Kirby (nossos Lenon & McCartney dos Quadrinhos), o personagem foi gerado em meio a fase mais profícua da dupla de gênios, ou seja, em meio ao tsunami criativo que foi a Era de Prata dos Quadrinhos na Marvel. Embora conhecido em sua superficialidade vilanesca no filme de James Gunn, Ronan é bem mais que um Guerreiro qualquer, é um ser que sintetiza o orgulho, o belicismo e o senso conquistador e patriótico da raça da qual faz parte, os Krees.

Miniatura Marvel Especial Nº 13 - Ronan

Ronan aparece muito bem na Coleção de Miniaturas Marvel da Eaglemoss dentro de seu Segmento Especial. Caso observemos de perto o conceito que envolve sua indumentaria e aspecto físico, verificaremos que sua concepção mistura os conceitos de "monge", "legislador/doutrinador" e "carrasco", ou seja, personagens que habitam nosso imaginário coletivo como sendo a síntese do detentor da sabedoria e leis antigas (monge), do juiz (legislador) e do executor (carrasco). Lee e Kirby conseguiram destilar estes conceitos ao conceberem um personagem que, com seu capuz, túnica e machado, puxa facilmente estes arquétipos do recôndito de nossa mente. E eis aí o porque os dois (Lee e Kirby) realmente merecem o reconhecimento eterno dos fãs de quadrinhos (sem brigas sobre quem é maior que quem). O acréscimo de alguns detalhes, tais como, braceletes e botas estilo "espacial", bem como uma face branca completam o visual para evocar a origem alienígena de Ronan. E é este conjunto de detalhes conceituais que fazem dele um excelente personagem já em seu nascedouro.

Miniatura Marvel Especial Nº 13 - Ronan

A pintura da peça está muito bem delimitada, além disso o dourado que envolve pernas e braços está numa tonalidade que lembra "metal", dando credibilidade à estatueta. A morfologia muscular está excelente em minha opinião. O artista da peça preocupou-se em definir de forma adequada os principais grupos musculares do corpo. Observamos isso ao inspecionarmos os membros inferiores com seu quadríceps, membros superiores com o bíceps e deltoide e o tronco com a definição do ventre muscular dos abdominais. O colete que recobre o tronco de Ronan possui estranhos grifos nas regiões anterior e posterior que lembram em muito, as antigas linhas egípcias, o que acrescenta um ar milenar ao conceito. É impossível não associar estes detalhes à influencia que muitos artistas tiveram, no final da década de 60, de obras como o livro Eram os Deuses Astronautas de Erich von Däniken e de filmes como 2001 - Uma Odisseia no Espaço de Arthur C.Clarke/Stanley Kubrick.

Miniatura Marvel Especial Nº 13 - Ronan

Ronan nasceu nasceu no Planeta Hala, localizado dentro da Galáxia Satélite conhecida por todos  aqui na Terra como Nuvem de Magalhães. Hala é o lar da conquistadora, imponente e belicosa raça Kree. Os Krees chegaram a visitar nosso Planeta quando o homem ainda estava em seus estágios evolucionários iniciais, há centenas de milhares de anos. Na época, os alienígenas Krees separaram um ramo de nossa raça para realização de experimentos genéticos e, desta cepa humana, nasceram o Inumanos. Caso você seja minimamente versado em quadrinhos, também se lembrará de outro Kree famoso, o soldado Kree que ficou conhecido como Capitão Mar-Vell. Ronan vinha de uma família da aristocracia Kree de pele azul, e por isso não tardou a integrar a Tropa dos Acusadores Públicos, uma força tarefa responsável em manter a lei no Planeta Hala e dentro da circunscrição do Império Galáctico Kree. Ronan ascendeu rapidamente na hierarquia da Tropa passando a ser o 3º na representatividade do povo Kree, estando abaixo apenas do Ministro Imperial e da Inteligência Suprema, este último um ser tecno-orgânico que congrega a junção de todas as mentes de grandes e ilustres membros da raça Kree já mortos.

Miniatura Marvel Especial Nº 13 - Ronan

A 1ª incursão de Ronan ao nosso Planeta ocorreu há muito tempo quando cientistas desavisados ativaram um Sentinela Kree adormecido no Ártico. O Sentinela Kree-459 tinha como função monitorar a atividade dos seres humanos e reporta-la ao Império. Ao ser despertado, o Robô entrou em modo de defesa colocando a vida dos cientistas em risco. A situação foi resolvida pelo Quarteto Fantástico, que conseguiu sobrepujar o robô. Ronan foi enviado a Terra para confrontar aqueles que haviam danificado a propriedade Kree. Assim, disposto a julgar e condenar o Quarteto, Ronan foi também confrontado e sobrepujado pelos heróis, o que despertou no Acusador um rancor e um desprezo pelo nosso Mundo, que além de tudo já possuía energia atômica. O próximo contato de Ronan com a Terra envolveu os Vingadores, que tentaram proteger-nos de um plano de Ronan de expor todos os seres humanos à uma névoa que acionava determinados genes primitivos adormecidos dentro de nós, forçando-nos a involuir à homens primitivos. O desfecho deste arco desenbocou no que ficou conhecido como A Guerra Kree-Skrull, uma Guerra que envolveu os Krees e seus eternos inimigos, os Skrulls. A partir desta guerra, a Terra passaria a ser vista como estratégica tanto pelos Krees quanto pelos Skrulls, tendo os Vingadores como os únicos defensores capazes de fazer frente à dominação alienígena.

Miniatura Marvel Especial Nº 13 - Ronan

Ronan chegou a destronar a Inteligência Suprema Kree assumindo papel de grande monarca de seu povo. No entanto, seu reinado não foi duradouro ao ser envolvido em vários acontecimentos de ordem galáctica, dentre eles a onda de Aniquilação (um tsunami destrutivo emanado a partir da Zona Negativa tendo o Aniquilador como protagonista) e a Invasão Shiar sobre o Império Kree. Eventos como esses forçaram Ronan a ter que pensar além de seus sonhos de poder pessoal para tentar salvar seu povo. Isso fez com que ele ganhasse a simpatia não apenas dos Krees, mas também de outros povos do Universo. Talvez o evento mais emblemático dentro desta nova concepção de Ronan tenha sido a aliança que ele fez com Raio Negro (soberano dos Inumanos). Aliança que foi selada com seu casamento com Cristalys, irmã de Medusa, a esposa de Raio Negro. O casamento selou a união das casas reais, transformando Ronan e Raio Negro em parentes.

Miniatura Marvel Especial Nº 13 - Ronan

Ronan já se envolveu em batalhas com os principais heróis do Universo Espacial da Marvel, dentre eles Nova, Surfista Prateado, Senhor das Estrelas, Adam Warlock e Gamora, dentre outros. Sua trajetória pavimentou um sólido caminho mitológico para si, e sua personalidade rígida transita entre o que é certo para seu povo e sua imagem pessoal de soberano. As decisões dos roteiristas em fazê-lo repensar suas ações deixaram-no mais interessante ainda enquanto personagem, e espero que no futuro ele possa ser aproveitado cada vez mais.

Miniatura Marvel Especial Nº 13 - Ronan

Evoluindo de um alienígena inicialmente ensandecido em suas primeiras histórias, para um monarca sábio e habilidoso, Ronan é muito mais do que sua participação em Guardiões da Galáxia apresentou. Para aqueles que o conheceram apenas pelo filme, seria interessante aprofundar-se em sua complexa personalidade, pois ela sintetiza muito bem a ambiguidade de nossos tempos.

 Bom amigos... É isso aí. Um forte abraço à todos!!

2 comentários:

  1. Bom dia Marcelo,
    Resolveu dar uma acelerada nas matérias, estou adorando esta enxurrada de coisas boas.,

    Ronan o Acusador tem realmente uma história bem legal no universo Marvel tendo assumido várias facetas, acusador homem de confiança de todo o império Kree, Traidor e Salvador da pátria. Um cara de muito poder e importância nas sagas chamadas galáticas. Quando li Guerra de Reis me surpreendi com a mudança delem para o bem sendo extremamente sensato ao fazer a aliança com os Inumanos e aceitando a "subjulgação" com classe (conseguiu até um bom casamento, kkk.

    No filme ficou parecendo um Vilão patético e sem muita importância (me lembrei de Gary Oldman no filme O Quinto Elemento).

    Somente uma ressalva, a Cristalys é irmã da Medusa e não sobrinha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington...

      Perdoe a demora em responder seu comentário!!

      kkkkkkk É verdade... Foram algumas matérias seguidas mesmo rs rs rs

      Muito obrigado por acompanhar o trabalho aqui do Blog Wellington.

      São realmente várias as facetas do personagem, e isso o torna bem interessante de ser trabalhado. Achei que no filme ele até ficou bem apagado e subaproveitado mesmo. Podiam ter aproveitado melhor esta pluralidade de personagem e aspectos que ele tem.

      Cara... Não li Guerra dos Reis, mas espero que saia para eu ler! Parece muito boa esta saga!! Fiquei aliás surpreso em saber que ele havia casado com a Cristalys. Para mim ela era meio que a eterna namorada do Mercúrio. rs rs rs

      Ah é verdade!! Sobre a Cristalys tem toda razão!! Farei a correção Muito obrigado pelo toque amigo!!

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados